Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: Go! Vive a Tu Manera refresca o cenário teen com trama bem armada
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: Go! Vive a Tu Manera refresca o cenário teen com trama bem armada


Go, Vive a Tu Manera refresca o cenário teen com trama bem armada - Créditos: Netflix Latam

O sucesso da novelinha juvenil original Netflix "Go! Vive a Tu Manera" é justiçável, a trama escrita por Patricia Maldonado possui elementos chaves usados de maneira brilhante, que capturam a atenção de quem assiste produções voltadas para o público adolescente.


Siga o nosso perfil no Instagram


Sinopse

A novela é centralizada na história de Mia (Pilar Pascual) uma jovem talentosa e sonhadora cujo objetivo é triunfar na carreira artística, ela sabe que o primeiro passo para concretizar este desejo é ser aceita na escola Santi Mery e atender a oficina "Go", a mais prestigiosa academia focada em artes e esporte do país. Dentro do colégio a garota precisará lidar com Lupe (Renata Toscano), a popular estrela da oficina e namorada de Juanma (Santiago Seaz) principal rival de Alvaro (El Purre), irmão de Lupe e capitão do time de basquete do colégio, por quem Mia se apaixona. Com muito esforço e talento, a menina provará a todos que tem o que é necessário para triunfar.



Trailer de "Go, Vive a Tu Manera" - Netflix Latam


Roteiro

Assinado por Patricia Maldonado, veterana no mercado juvenil o roteiro de "Go! Vive a tu Manera" é simplório, não que isso seja um aspecto negativo, pelo contrário, por ser uma obra de fácil absorvição, a torna mais atrativa para o público alvo ou até mesmo aquele público que apenas quer sentar e relaxar num final de semana, por exemplo. 

Recheada de clichês do gênero, a produção acerta na armação dos arcos da história. É visível a preocupação da produção em entregar uma trama ágil e bem amarrada, mesmo que pra isso tenham que renunciar a diálogos robustos. 


Direção

Com direção artística de Nicolas Mellino e Sebastian Mellino e direção geral de Mauro Scadolari e Estela Cristin, o programa apresenta cortes de cena eficientes e coesos com a argumentação do enquadramento da atração. Outro aspecto interessante são os atores, que são bem marcados e posicionados. "Go, vive a tu manera" é eficiente e casa perfeitamente com a proposta do showrunner Victor Thavan.


Fotografia

Colorida, vibrante e solar, estes são apenas alguns adjetivos que se podem atribuir a fotografia de Sergio Dotta e Ignacio Aveiller. Com enquadramentos de longa distância e média distância na medida certa, o trabalho da dupla é bem executada, principalmente em cenas externas. 

Um complemento visual coerente a proposta argumentativa da direção de Scadolari.



Desenho de Personagem

Go! Vive a tu manera apresenta personagens cativantes e carismáticos, o que gera uma automática afeição por parte do telespectador. A motivação dos personagens são bem elaboradas, por exemplo, Lupe é vendida como antagonista juvenil central da trama, mas ela não é vilã simplesmente por ser ou por puro despeito, a camada mais profunda da personagem interpretada por Renata Toscano é bem argumentada com o andamento da história. Lupe é vitima de vários complexos emocionais de sua mãe Mercedes, que acredita sempre que os fins justificam os meios e fruto do descaso da mãe que a superprotege. 

Juanma por sua vez é a princípio apresentado como um mimado e egocêntrico jogador de basquete cujo objetivo é tirar de Alvaro o posto de líder, a medida que avançamos conhecemos outra perspectiva do personagem vivido por Santiago Seaz, vimos a jornada do jovem em busca das suas verdadeiras paixões e o conflito que isso trás para o adolescente. Vemos o quão importante é se conectar com aquilo que de fato te apaixona. A infelicidade do intérprete de "Ya No Mas" é justificada pela falta de motivação em seguir sua verdadeira vocação e isto refletia em suas ações. 


Elenco Protagônico de "Go! Vive Tu Manera" - Créditos: Netflix Latam


Atuação

O elenco de "Go! Vive a tu Manera" é encabeçado pela mexicana Pilar Pascual no papel de Mia, a protagonista do folhetim. Pascual é atriz desde os nove anos e este é seu primeiro grande papel no mundo da atuação. A menina carrega consigo uma forma natural de interpretar, joga com Mia, sua personagem de maneira brilhante sem colocar força na maneira como conduz o papel. 


Seu colega de cena é José Giménez, que deu seus primeiros passos na série da Disney "O11CE" em uma performance bem tímida como Alejandro, um dos jogadores do time rival. Após a serie El Purre como é chamado entregou uma atuação minimalista, porém insegura no papel de Tommy Grecco da telenovela juvenil da Nickelodeon - Kally's Mashup - ao assumir como protagonista em Go!, Giménez apropriou-se de uma postura mais segura em sua maneira de interpretar, alcançando o tom do personagem e entregando de forma correta tudo o que o que se espera de Alvaro Paz.

Santiago Seaz em cena como Juanma em Go! Vive a tu Manera" - Divulgação: Netflix

O inexperiente, porém talentoso Santiago Seaz é a grata surpresa do elenco, o músico de ofício entrega uma atuação magnífica na pele do incompreendido Juanma. O destaque vai para suas cenas de drama, onde o jovem deixa claro as emoções das quais o personagem enfrenta. Seaz joga com o personagem alcançando-o nas diversas nuances, sempre carregado de expressividade e naturalidade. 



Renata Toscano é a antagonista da história e funciona muito bem no drama, também assim como Santiago, a atriz cujo a carreira começou em pequenos filmes independentes, entrega uma interpretação correta e no tom, buscando sempre contrapor com um pouco de comédia as cenas carregadas de drama pertinente em seus plots. A atriz é o contraponto perfeito a atuação natural de Pilar, fazendo com que Lupe seja a antagonista perfeita para a ingênua Mia. 


Trilha Sonora

O que se espera de uma trilha sonora de um folhetim teen é entregue em "Go! Vive a tu Manera". Com a assinatura de Santiago Mellino, responsável por inúmeras trilhas sonoras de sucesso de novelas da Disney, os dois discos lançados pela Warner Music Argentina mescla melodias pops com ritmos urbanos e enfatiza bem o contexto geral do programa: o colorido e a vibração transcrita em cada letra. 



Vocalmente o material está bem servido: a voz soprano de Pilar Pascual é o achado perfeito e casa com a personalidade meiga, porém forte de Mia, El Purre em seu solo mostra o quão evolutivo tem sido o seu desenvolvimento artístico, com a voz mais madura, o baritono de ofício demonstra uma outra vertente em seu solo - a baladinha "Voy A Crer" onde o intérprete sai de sua zona de conforto - El Purre é acostumado a performar músicas urbanas colocando em seu desempenho interpretativo, uma vulnerabilidade emocional, exatamente o que a música precisa. 

Dono de uma voz única, Santiago Seaz é com certeza o melhor intérprete vocal masculino do cenário musical atual. Santi possui uma maneira única ao interpretar seu solo "Ya No Mas" onde abusa de sua voz privilegiada como baixo de ofício. Usa e abusa dos falsetes durante a canção que só enriquece a peça musical. 

Renata Toscano é a própria explosão em forma humana e isso não seria diferente na sua interpretação vocal - mezzo soprano - ela brinca e joga com as notas indo do grave de "See You" onde segura uma nota de respeito até o agudo "Cheerleaders (Llego a ahora)". É como diz o seu solo 


"Todas querem a imitar, ela é a rainha desse lugar." 

Realmente com esse nível de domínio vocal fica claro o porque muitos deveriam prestar atenção nela.


Original Cast Of Go! Vive a Tu Manera


Performance ao vivo do elenco de Go! Vive a Tu Manera

----- || ----- || -----

Você é fã de Go! Vive a tu Manera? Então deixe o seu comentário aqui no site. Tá procurando pela primeira vez, também deixe seu comentário. 

Antes de me despedir, deixo algumas sugestões de críticas escritas pelos colunistas do Aparato.

Crônicas de San Francisco
Alta Mar
Los Elegidos, una familia poderosa
Coisa Mais Linda
Elisa y Marcela
Disney Bia
El Corazón Nunca se Equivoca
Chernobyl

Agora sim, até a próxima. Hasta luego.


----- || ----- || -----

Escrito por Graziely Sofia
Revisão: Hiago Júnior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: Go! Vive a Tu Manera refresca o cenário teen com trama bem armada