Aparato do Entretenimento: Relembrando Sucessos: Lazos de Amor, a novela que consagrou Lucero como atriz
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Relembrando Sucessos: Lazos de Amor, a novela que consagrou Lucero como atriz

Lucero caracterizada como Maria Guadalupe, Maria Paula e Maria Fernanda - Créditos: Televisa S.A

No início de 1995 a produtora Carla Estrada lançou uma novela de época intitula "Alondra", apesar de ser considerado um projeto ambicioso naquele período, a novela por fim acabou não sendo um grande sucesso como era esperado, mas também não foi um fracasso.

Isso com certeza não deixou Carla Estrada feliz, já que em outubro daquele mesmo ano ela já lançava outra novela, que trouxe uma ideia bastante inovadora e curiosa pra época, colocar uma atriz para viver trigêmeas, sendo que uma delas seria a mocinha, a outra uma jovem cega e a outra por fim a vilã da trama. Foi nesse contexto que surgiu a novela que seria o grande sucesso de 1995, que colocaria Carla Estrada de vez no topo da Televisa e que marcaria para sempre a carreira de Lucero: "Lazos de Amor".


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Luis José Santander e Lucero em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

A novela narra a saga de irmãs trigêmeas idênticas, mas de personalidades totalmente opostas. Maria Guadalupe, Maria Paula e Maria Fernanda perderam seus pais em um acidente de carro fatal quando elas tinham apenas três anos de idade. Maria Guadalupe estava no carro no dia do acidente e todos pensavam que ela havia morrido afogada no rio. Mas, na realidade, ela não morreu. Foi encontrada e criada pela humilde e bondosa Ana, que resolveu ajudá-la, já que a menina havia perdido a memória e não lembrava de nada, ficando sem nenhuma recordação do seu passado ou de sua origem.

Já Maria Fernanda perdeu a visão no acidente, mesmo assim se apresentava como uma moça alegre, doce e generosa. Ainda assim, acredita que a irmã esteja viva e faz um grande esforço para encontrá-la. Como é uma moça muito tímida isso a impede de ter muitos amigos e namorados, o amor entretanto bate em sua porta quando ela conhece Geraldo.

Maria Paula por sua vez é bastante diferente das suas irmãs. É uma jovem caprichosa, egoísta e fútil, que quer sempre chamar a atenção, especialmente de sua avó Mercedes, e de seu tio Eduardo, de quem é louca para arrancar dinheiro e por quem nutre uma paixão secreta.

Maria Guadalupe e Ana levam uma vida humilde, até o dia em que decidem ir embora do lugar de onde viveram, deixando tudo para tentar a vida na capital, Cidade do México.

Na capital, Guadalupe conhece Nicolas, um homem por quem se apaixona. Nicolas é um rapaz bom, que trabalha como motorista de táxi e que vive na grande Cidade do México com seu avô. Nicolas ama Maria Guadalupe, mas os dois terão que enfrentar muitos obstáculos no caminho até conseguirem ficar juntos.

Por fim, os laços de amor unem as três, apesar de Maria Paula ter feito de tudo para evitar o encontro, já que ela não suporta a ideia de ter que dividir a herança da família com mais uma pessoa. No final da trama, acaba sequestrando suas irmãs, matando seu tio Eduardo e por fim se suicidando, mas a cena final da trama não deixou claro quem de fato morreu...

Lucero e Otto Sirgo em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

A produtora Carla Estrada definitivamente sempre gostou de experimentar coisas novas em suas novelas. "Lazos de Amor" não ficou de fora ao colocar uma mesma atriz para interpretar trigêmeas. A atriz escolhida para "enfrentar" esse desafio foi Lucero que simplesmente arrasou no papel das trigêmeas, Lucerito soube diferenciar cada uma delas perfeitamente e brilhou nessa que foi a grande performance como atriz de sua carreira.

Das três personagens, a que mais se destacou com certeza foi a vilã Maria Paula. Ela não agia com uma vilã psicopata comum, na verdade ela era uma jovem que era consumida pelos seus sentimentos de carência, envolvidos com seu egoísmo e ambição por dinheiro, além do desejo que sentia pelo seu tio Eduardo, o famoso toque na sobrancelha foi outro ponto alto da personagem. O sucesso foi tão grande que em alguns momentos podemos afirmar que essa personagem ofuscava até mesmo a própria Lucero.

O restante do elenco esteve super bem, além de Lucero outros destaques foram, Luis José Santander que era um ator venezuelano que foi lançado no México nessa novela, e fez muito sucesso na época, Luis atuava bem e até foi protagonista novamente da novela seguinte de Carla Estrada "Te Sigo Amando", entretanto sua carreira não decolou na Televisa como esperado.

Marga López que esteve em "Alondra", viveu Mercedes avó das trigêmeas. Uma mulher que sofria por não saber o paradeiro de sua neta, a atriz esteve ótima no seu papel assim como Verónica Merchant que irritou o público na pele de Virgínia, uma jovem bem chatinha que ficava no meio do Romance de Maria Guadalupe e Nicolas.


Lucero, Verónica Merchant e Luis José Santander em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A


Mesmo sendo feitas na metade da década de 90, as cenas onde tinham Lucero interpretando as gêmeas estiveram bem realizadas, poucas foram as cenas onde o chroma-key ficava muito visível. A produção da novela em geral esteve de muito bom gosto, onde o público podia ver belos cenários, figurinos agradáveis e muitos takes realizados em ambientes externos.

O roteiro da trama em minha visão só pecava em alguns pontos, como o ritmo da história, que em alguns momentos soava lent, o reencontro das três irmãs que demorou para acontecer, além é claro das tramas secundárias que foram pouco interessantes e o fato da gêmea cega ser muito ingênua, fazendo seu romance com Geraldo ser um tanto sem graça. A novela no entanto jamais foi um trama tediosa, mesmo sem muitas reviravoltas ou grandes acontecimentos, você conseguia se sentar em frente a televisão, se divertir e encantar com a história da novela.

Os momentos que mais ficaram marcados na mente do público foram a morte de Nancy (Felicia Mercado) ao ser empurrada de um prédio em construção por Maria Paula, o reencontro das trigêmeas e o ELETRIZANTE final que segue vivo até hoje na mente do telespectador.


Afinal, Maria Paula morreu ou não? - Créditos: Televisa S.A

O último capítulo foi simplesmente perfeito! Maria Paula fez suas irmãs de reféns na mansão, armou um circo DELICIOSO e deu um fim em seu sentimento pelo tio tirando a vida dele e logo em seguida cometeu seu suicídio. Após isso vemos Maria Guadalupe já casada com Nicolas, quando de repente, volta a fazer o gesto na sobrancelha que Maria Paula fazia, deixando no ar a dúvida sobre qual delas realmente sobreviveu.

Na época, os meios de comunicação e o público se questionaram se Maria Paula estava usurpando ou não o lugar da irmã. Se ela tivesse uma prancha e um babyliss escondidos no local do sequestro, é bem possível que estivesse de fato no lugar da irmã usurpando seu lugar.

Elenco reunido em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

No Brasil foi exibida pelo SBT entre 3 de abril e 7 de julho de 2006, em 70 capítulos, substituindo a reprise de "Café com aroma de mulher" e sendo substituída pela reprise de "Cúmplices de um resgate", às 14:15.

A novela chegou por aqui onze anos após sua transmissão original e já estava um pouco datada quando foi exibida, onde infelizmente não fez sucesso, além do mais foi transmitida na época daquela terrível crise de audiência que assombrou o SBT entre 2006 e 2007. 



Siga o nosso perfil no Google News

Só o SBT mesmo pra exibir uma trama como "Lazos de Amor" tão tarde, tenho certeza que se tivesse sido exibida no final da década de noventa substituindo "A Usurpadora" ou então no início da década de 2000 na 'Tarde de Amor' substituindo "Camila" por exemplo, aposto todas as minhas fichas que a novela teria sido um grande sucesso.

No Brasil vale comentar que ganhou um novo tema de abertura, com a gravação da música original em português feita por Lucero. Confira a abertura a seguir:



Ainda sobre sua exibição no Brasil, gostaria de fazer um comentário acerca do excelente trabalho da dubladora Izabel Lira nas trigêmeas, pois dublar uma personagem já não deve ser fácil, então imaginem três com personalidades totalmente diferentes. Assim como Lucero, a dubladora soube conduzir as personagens perfeitamente, parte do sucesso da atriz aqui no Brasil devemos inclusive a Izabel, pois é necessário que o profissional de dublagem favoreça o ator ou atriz que esteja dublando e Lira faz isso de uma maneira incrível. 

Foto promocional de "Tres Veces Ana", remake de "Lazos de Amor" - Créditos: Televisa S.A

Em 2016, foi feito um remake da novela intitulado “Tres Veces Ana”, que trazia nada mais nada menos que Angelique Boyer no papel das trigêmeas, repetindo sua parceria com Sebastián Rulli e David Zepeda. Entretanto o remake não marcou os telespectadores como "Lazos de Amor". O público apontou que a história era muito lenta, que a trama tinha muitas cenas de sexo e que o mocinho da história vivido por Rulli era bem esquisito, mas isso aqui é assunto pra outra coluna...

Antes de finalizar a coluna, o Aparato conversou com Priscila Luciano, consumidora assídua de novelas mexicanas, entre elas a pauta de hoje, Lazos de Amor.


Laços de Amor foi a primeira novela a conseguir uma coisa que outras não conseguiram até aquele momento, em 1995, respeito. Seu principal legado foi conseguir mostrar que novelas mexicanas poderiam ser exemplo técnico. A novela fugia do padrão conhecido no Brasil, aquele criado por Pimstein, era uma produção original, que não envolvia uma mocinha pobre apaixonada por um mocinho rico. Montada às pressas, todo processo de construção da história e produção foi feito de forma intuitiva, não havia sido feita uma novela com três personagens interpretados pela mesma atriz até então, juntá-las numa mesma cena parecia algo impossível. Para a protagonista, um trabalho ainda mais desafiador, levando em conta o trabalho fora da TV, como cantora e uma agenda cheia de eventos. Diante de todos esses desafios, a novela teve um início lento, depois das coisas acomodadas, tudo deslanchou, a história em si, não caminha rápido, nesse sentido, o trabalho de Lucero teve um peso ainda maior, era a vilã, também interpretada por ela, o motor da história, era ela a tentar impedir o tão sonhado encontro entre as irmãs, separadas no acidente em que teve certa culpa. Foram irmãs, com características diferentes e interpretadas de formas diferentes. Dentro desse contexto, a novela contou com outras grandes atuações, contando com o famoso "tio Eduardo", interpretado por Otto Sirgo, Marga López era a avó que perseguia o sonho de encontrar a neta perdida, Maty Huitron era a a mulher que salvou e criou Maria Guadalupe, a trigêmea perdida, a novela contava ainda com a participação da cantora Crystal, que era cega na vida real. A novela teve um final épico, com uma dúvida deixada no ar, qual das irmãs realmente morreu.

Lucero como Maria Fernanda em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

O saldo final de "Lazos de Amor" é super positivo teve uma boa história, um elenco acima da média, uma excelente direção de Mónica Miguel e uma ótima produção de Carla Estrada, sendo considerada por muitos um clássico da televisão mexicana. Por fim admita que você também já fez o gesto na sobrancelha de Maria Paula em frente ao espelho que eu sei (Risos!).

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Siga-me no Twitter: @EduardoOAlves2 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Relembrando Sucessos: Lazos de Amor, a novela que consagrou Lucero como atriz