Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: Com roteiro ágil e direção familiar, "Los Elegidos" promete fugir do óbvio mexicano
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: Com roteiro ágil e direção familiar, "Los Elegidos" promete fugir do óbvio mexicano

Carlos Ferro (Mario García) e Sara Maldonado (Jimena García) em cena da novela "Los Elegidos" - Créditos: Televisa S.A

Estreou ontem no México (01/07) através do Las Estrellas, a novela "Los Elegidos, una familia poderosa" ou simplesmente "Los Elegidos" [nome comum e popular nas redes sociais]. Protagonizado por Carlos Ferro e Sara Maldonado, a telenovela é uma adaptação livre da obra espanhola "Los Protegidos" da Antena 3.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Fruto da parceria entre Sony Pictures e Televisa - Los Elegidos - tem previsão de 70 capítulos na TV mexicana. A novela leva a assinatura do produtor Andrés Santamaría (El Clon, Doña Bárbara, La TormentaZorro: La Espada y La Rosa), adaptação de Rodrigo Ordoñez e Fernando Ábrego [tem uma equipe de roteiristas junto] e direção da dupla Carlos González Sariñana e Bonne Cartas.

Acompanhei os dois capítulos da trama [que na verdade mais valem por três, já que na estreia foi duplo], e separei os pontos cruciais do folhetim mexicano. Sigam comigo. 

  
Família Garcia Garcia - Créditos: Televisa S.A

Sinopse

Reunidos ao acaso, a família Garcia Garcia esconde dois temerosos segredos: (1) não são realmente uma família de verdade e (2) as crianças e jovens que a compõem têm habilidades extraordinárias. São mutantes. Presos em uma realidade ilusória, terão que se esconder do sinistro coronel Morrison, um ex-militar dos EUA que planeja usar os poderes da família Garcia Garcia para seu próprio benefício: enriquecer. Para conseguir, Morrison usará todo seu arsenal de mutantes e espiões para descobrir o paradeiro da família Garcia.

Atuação

Primordialmente divide-se em três faixas etárias: o infantil, juvenil e adulto. Por tratar-se de uma novela familiar, Los Elegidos, tem um núcleo infantil considerável, encabeçado por Maximiliano Uribe como Carlos Garcia e Paola Real como Lucia Garcia, que monopolizam o eixo central de toda trama. Mutantes, ambos apresentam temperamentos distintos e poderes que moldam a sua personalidade. Carlos, por exemplo é acanhado e retraído, vítima de bullying, usa seus poderes telecinéticos para atrair novas amizades. Já Lucia é poderosa e corajosa, tendo como base a leitura de mentes, usa sempre seus dons para descobrir falsos amigos e assim proteger todos a sua volta. Paola Real é um achado, tem uma presença marcante e atua com propriedade, prova disso é o espaço que sua personagem ganhou nos capítulos iniciais. 

O elenco juvenil é outro ponto assertivo, Macarena Garcia ainda é uma atriz mediana, mas seu carisma onipresente faz de Sandra uma das melhores personagens da novela. O estilo hard, prepotente e ciumento de Sandra ganha um tom jovem ainda mais intenso com sua atuação. Macarena não é uma atriz inexpressiva, nem tampouco sofre por excessos, o que combina com sua personagem: fechada e reclusa em seu mundo, porém com um coração imenso. Jason Romo intérprete de Felipe García, vulgo "Cobra" é justamente o oposto. Cobra é garanhão, metido e arrogante. O dono da verdade e razão. Jason, por incrível que pareça, em seu primeiro grande papel na TV pontua como o grande destaque. Não destoa do elenco adulto e transita livremente entre o teen, é solto e consistente. Uma promessa da Televisa.   

No quesito protagonista, Sara Maldonado apresentou maior intensidade e por mais que seus últimos trabalhos tenham deixado a desejar, em "Los Elegidos" ela tem dado conta do recado, principalmente com o elenco infantil. Parece que nasceu pra isso. Por sua vez, Carlos Ferro, simplesmente "nem apareceu" e digo em metáfora. Mario Garcia, seu personagem não apresentou praticamente nada de relevante e isso nem se deve ao ator, e sim as sequências de cenas que o ceifaram de pontos cruciais da estória. 

Roteiro

Rodrigo Ordoñez, Fernando Ábrego e sua equipe são ágeis. Em pouco tempo de novela, vários acontecimentos. Uma roleta de emoções. Sem demoras, explicações coerentes e situações interessantes. A matrícula dos "filhos" dos Garcia Garcia na escola, por exemplo, fluiu tão bem e rápido que em um piscar de olhos tudo aconteceu.    


Maximiliano Uribe (Carlos García) e Carlos Ferro (Mario García) em cena da novela "Los Elegidos" - Créditos: Televisa

Direção

Logicamente com todo o aparato televisivo e tecnológico que a Sony agrega, não poderia dar errado. Assim como a equipe de adaptação, a direção corre livre e sadia na condução da telenovela, que ganha um tempero mais leve e familiar. 

Cenário, Vestuário e Fotografia

Outro ponto com objetividade. Nos três aspectos citados, apresentam um preparo decente. Os cenários são alegres e luminados, seja na casa dos Garcia ou na escola onde as crianças estudam. O vestuário de modo geral é mais do mesmo, porém com um toque moderno, vale destaque o uniforme escolar, que lembra muito da série "Elite" da Netflix, porém menos sensual. A fotografia não é ruim, tampouco excelente. Como bem disse: é objetiva.    

Música e Abertura

O que ainda peca Macarena na atuação, no âmbito musical ela é um estouro. O tema de abertura interpretado por ela é um "ciclete" dos bons, com uma pegada pop e nuances sutis de rap, Macarena mostra todo seu talento. A composição combina em letra, número e grau com o enredo do folhetim.



Por mais que seja bem produzida e fiel ao produto, a abertura não é tão interessante. Tem grande valia pela aposta em efeitos e transições, mas não tem um "boom" que chama atenção e enche os olhos. Não é ruim, mas também não é a melhor da Televisa.   

 
Macarena García (Sandra García) e Jason Romo (Felipe García) em cena da novela "Los Elegidos" - Créditos: Televisa S.A

Destaques

O casal de irmãos fake, Sandra e Cobra são o grande triunfo da trama, que já desponta como um sucesso nas redes sociais. Em uma visita rápida a hastag da novela em plataformas como Twitter e Instagram é possível ver o quanto o shippe é aclamado. E não é loucura da internet, Macarena e Jason funcionam muito bem como casal. É até engraçado torcer que fiquem juntos, afinal de contas são "irmãos" na trama, mas acreditem é possível. 


Jason Romo (Felipe García) e Macarena García (Sandra García) em cena da novela "Los Elegidos" - Créditos: Televisa S.A

Considerações Finais

"Los Elegidos, una familia poderosa" se propõe a trazer uma temática diferente, ousada e proporcional ao consumido pela TV atualmente. O cenário mutante tem ganhado proporções gigantescas em todo mundo e direcionar uma produção neste segmento é contar com público seleto. 

Nos últimos dois anos, a Televisa tem tentado fugir de projetos água com açúcar, deixado as novelas trash e rosas de lado, e cedendo espaço na grade para locações grandiosas, roteiros com teor mais sublime e direções audaciosas. O que se pode ver no vídeo, são telenovelas, bioséries e séries abertas para o novo. Diálogos mais condizentes com a realidade e focados em abordar o factual.  

Em "Los Elegidos" o público tem ao seu dispor: o novo, o factual e o aberto ao diálogo. E tudo, misturado com boas doses de humor e drama familiar. A julgar pelos dois capítulos exibidos até hoje (02/07), os "Garcia Garcia" prometem ser uma das melhores produções do ano. 


----- || ----- || -----

Espero que tenha curtido? Deixe seu comentário aqui no site, ou caso queira, me procure no Twitter. Estou sempre por lá. 

Estava me esquecendo; não vá embora ainda, antes leia a crítica que escrevi com a Grazy sobre a série "Juntos el corazón nunca se equivoca" também da Televisa.

Agora sim, câmbio desligo. 


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: Com roteiro ágil e direção familiar, "Los Elegidos" promete fugir do óbvio mexicano