![]() |
Erick Elias durante as gravações de "Betty en NY" - Créditos: Telemundo/Reprodução: Instagram |
Natural de Guadalajara e descendente de uma família de arquitetos, o ator que também estudou desenho industrial, decidiu explorar novas possibilidades na atuação, pintura e escultura. Na adolescência, Erick integrou o grupo musical "Tierra Cero" - razão que acabou norteando sua carreira para o mundo das artes.
![]() |
Jorge Enrique Abello e Erick Elias durante as gravações de Betty en NY - Créditos: Telemundo |
Protagonistas
Apesar de ter participado de produções como, 'Amigos para sempre' que foi transmitida no SBT em 2001 e "Pobre señorita Limantour" telenovela que relevou a estrela Thalía, foi no programa "Protagonistas de Novela" produzido pela Telemundo em 2003 que Erick Elias ficou conhecido pelo grande público.
A partir daí o ator não parou mais e participou de diversas produções, entre elas: 'Gitanas', 'El cuerpo del deseo' e 'Locas de amor'. Na Telemundo apresentou o programa 'El podel del saber' onde foi homenageado e recebeu as chaves da cidade de Miami, por seu trabalho na campanha que incentivava jovens hispanos a não deixarem os estudos.
![]() |
Créditos: Reprodução/Instagram |
Estreia em terras tupiniquins
Apesar de 'Betty, a feia em NY' ser o primeiro trabalho de grande progessão do ator no Brasil, sua estreia em telas brasileiras foi em 2007 na RecordTV na novela 'Zorro, la espada y la rosa' como Renzo, o vilão da trama. Produzida pela Telemundo, a novela trazia para o mundo fotógrafo a história do herói da TV norte americana.
Famoso no meio das novelas latina, Erick Elias protagonizou em 2010 junto a Paulina Goto a novela 'Niña de mi corazón'. Na trama produzida por Pedro Damián, interpretou Dario Alarcon. A novela, é remake de 'Mi pequeña traviesa' que também teve sua versão brasileira produzida pelo SBT em 2002.
Em 2011, Elias participou da novela 'Ni contigo ni sin ti' onde interpretou o personagem Iker Rivas Olmedo. A trama é uma adaptacao da novela brasileira 'Te Contei?' de Cassiano Gabus Mendes que infelizmente não teve boa repercussão no México, nem na América Latina.
Já em 2012, Erick participou do folhetim 'Porque el amor manda' na trama deu vida a Rogelio Rivadeneira, antagonista cômico que tornava a vida do protagonista vivido por Fernando Colunga impossível. A novela foi um sucesso incontestável, que teve até sua duração estendida.
![]() |
Créditos: Reprodução/Instagram |
Longe das comêdias, em 2014 protagonizou junto a Esmeralda Pimentel 'El color de la pasión'. Um de seus projetos mais auspiciosos interpretou Marcelo, personagem que busca vingar a morte do seu irmão, mas acaba se apaixonando por Lucia, personagem de Esmeralda Pimentel.
A novela chegou a ser disponibilizada no Brasil pelo TLN Network com exibição através da Guigo TV, mas acabou sendo retirada do ar, sem grandes explicações.
Com medo do que aconteceu com a irmã, Julio acaba tornando-se camareiro no hotel que pertence a família Alarcon, e em meio aos mistérios que rondam o sumiço de sua irmã, acaba se apaixonando por Isabel Alarcon, a filha dos donos do hotel de luxo. Na produção de Roberto Gómez Fernández, Erick atua ao lado de Carlos Rivera, cantor mexicano, conhecido por ter suas canções estampadas nos temas de novelas da Televisa.
![]() |
Créditos: Reprodução/Instagram |
Teatro, cinema e dublagem
Adepto a novos desafios, Erick debutou no teatro em 2012 na peça "El cartero" onde interpretou Mario, um homem simples, o mensageiro pessoal do escritor chileno Pablo Neruda vivido pelo primeiro ator mexicano Ignacio López Tarso. Na obra teatral, Elias usa as poesias do escritor para conquistar Beatriz, vivida pela atriz Livia Britto. A mãe da moça, por sua vez, é interpretada pela grande atriz mexicana Helena Rojo. Na história ela faz o imposivel para a paixão dos dois não aconteça.
![]() |
Créditos: Reprodução/Instagram |
Novo projeto na Telemundo
Com o desfecho de "Betty en NY" Erick não teve muito tempo de descanso, logo foi alocado no novo projeto da Telemundo, a novela "100 días para enamorarnos" versão americana do sucesso argentino "Cien días para enamorarse".
![]() |
Créditos: Reprodução/Instagram |
O elenco é formado por Ilse Salas (Las Niñas Bien; Cantinflas), Mariana Treviño (La Casa de las Flores; Overboard), Erick Elías (Betty en NY; Hotel de los Secretos) e David Chocarro (El Recluso; Señora Acero). Sylvia Sáenz e Héctor Suárez Gomiz, de "Betty en NY" também estão confirmados no elenco.
-----|| -----
Escrita por: Lorena Paixão
Colaboração: Hiago Júnior