Aparato do Entretenimento: Relembrando Sucessos: Maria Isabel, a novela que conquistou a alegria da audiência no Brasil
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Relembrando Sucessos: Maria Isabel, a novela que conquistou a alegria da audiência no Brasil


Adela Noriega em foto promocional da novela 'Maria Isabel' - Créditos: Televisa S.A

A produtora Carla Estrada vinha de dois grandes sucessos seguidos, ("Laços de Amor" e "Sigo te Amando") e tentava emplacar mais um grande sucesso no horário nobre usando a história de uma índia repleta de truques folhetinescos. Foi assim que surgiu "Maria Isabel", o grande sucesso da Televisa em 1997.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Adela Noriega caracterizada como 'Maria Isabel' - Créditos: Televisa S.A

A história segue uma jovem índia chamada Maria Isabel que é pobre, generosa e honesta. Ela mora com o pai Pedro e a segunda esposa dele chamada Chona que a odeia e vive em pé de guerra com Maria Isabel. A melhor amiga dela chama-se Graziela, que é filha de Félix Pereira, um homem muito rico, cruel e insensível. As duas meninas crescem juntas, até que Félix decide enviar Graziela para um internato. Anos depois Graziela retorna para o povoado e se apaixona por um engenheiro, mas o pai dela decide que ela vai se casar com o filho de um amigo dele. No entanto ela fica grávida do engenheiro que conhece.

Com medo da ira do pai, deixa a cidade natal dela com Maria Isabel (Que é acusada por todos de ser a mulher com quem o engenheiro tinha uma relação) quando fica sabendo que seu grande amor e pai da filha que carrega no ventre morreu em um acidente. As duas vão para Guadalajara onde Graziela dar a luz ao bebê que recebe o nome de Rosa Isela (Risos!) em homenagem a uma boneca que ela e Maria Isabel tiveram quando criança. Graziela entretanto morre alguns dias depois de dar a luz. Ela então vai para o México onde tenta todo tipo de trabalho para criar a menina. Depois, alguns anos, conhece Ricardo Mendiola, que a emprega como uma serviçal na casa dele.

Ricardo é um engenheiro muito rico e generoso que trata Maria Isabel com muito respeito. Ela logicamente fica apaixonada por ele, mas mantêm isto em por muito tempo em segredo. Até que um incidente a faz confessar todo seu amor por ele e Ricardo percebe então que também está apaixonado por. Ambos decidem se casar. Todo mundo está contra este casamento, especialmente a filha de Ricardo, a mimada Glória. No entanto, depois de muito sofrimento e muitos obstáculos, finalmente ficam juntos.



Adela Noriega e Fernando Carrillo em foto promocional da novela 'Maria Isabel' - Créditos: Televisa S.A

Para viver a índia, Carla Estrada trouxe de volta ao México a estrela Adela Noriega, que estava afastada da Televisa há oito anos e seu retorno era muito aguardado pelo público, Adela brilhou no papel da índia, não foram poucas as vezes que Noriega conseguiu emocionar o público com sua interpretação que lhe rendeu seu terceiro prêmio TVyNovelas de melhor atriz juvenil. Ainda vale dizer que a diva retornou a empresa em um contrato milionário com a emissora. 

Já para viver o galã Ricardo a produtora trouxe da Venezuela o ator Fernando Carrillo, que logo logo se converteu em um dos galãs do momento, ele também se saiu bem na pele de Ricardo. Os dois atores tiveram uma excelente química em cena e se converteram em um dos pares favoritos da audiência, sendo que o relacionamento entre os dois saiu das telas para a vida real, mas quando o ator pediu Adela em casamento, ela recusou, terminando o relacionamento de ambos.

Além de Fernando o elenco também trouxe outras novidades, como a contora Ilse, que interpretou Graziela. Ilse fazia parte de um grupo musical chamado Flans, entretanto sua carreira de atriz foi um fiasco total, já que esse foi seu único papel numa novela, embora ache que para um primeiro contato com as novelas Ilse não tenha se saído mal, merecia outra oportunidade numa trama com um papel maior. A outra novidade foi Sabine Moussier, que já tinha uma carreira como apresentadora no México, fez aqui sua estreia em novelas, fazendo a primeira de muitas amantes que faria ao longo dos anos.

Outros destaques no elenco foram Susana González na pele da sofrida Elisa, José Carlos Ruiz e Mônica Miguel, que viveram Pedro e Chona o pai e a madrasta da índia, Ximena Sariñana e Paola Otero na pele das irritantes Rosa Isela e Glória, filhas de Maria Isabel e Ricardo, respectivamente.


Maria Isabel e Rosa Isela em foto da novela - Créditos: Televisa S.A

A adaptação ficou a cargo de René Muñoz que foi obrigado a se afastar da novela. Isso se deu devido ao fato de querer realizar algumas mudanças na história original. A família de Yolanda Vargas Dulché que era a autora original da história não se conformou com as mudanças que René desejava fazer, e afirmaram que se ele mandasse Maria Isabel para a prisão quem iria para a prisão era ele. Com isso coube a Liliana Abud e Carmen Daniels adaptarem o restante da obra. 


Só teve um ponto no enrendo que eles abusaram da boa vontade do público, que foi a desculpa pela qual Ricardo traia Maria Isabel com Mireya (Sabine Moussier), ele afirmava que gostava da amante porque ela era mais refinada que sua esposa. Se você já tinha ranço de Luís Fernando em "Maria do Bairro" dizendo que traia Maria porque ele não cumpria com suas obrigações de esposas, aqui seu ranço se multiplica infinitamente.


Perdoo ou não perdoo pessoal? - Créditos: Televisa S.A

Ainda destaco a produção da novela que foi um luxo, Carla Estrada caprichou nas escolhas das locações e figurinos e também na construção da aldeia onde viviam os índios. A direção de cena e de fotografia também foram muito satisfatórias.

No Brasil o folhetim foi exibido pelo SBT na antiga Tarde de Amor, entre 20 de novembro de 2000 a 19 de fevereiro de 2001, em 66 capítulos, substituindo "Sigo Te Amando" e substituída por "Camila"

Aqui no Brasil a novela foi sem sombra de dúvidas um dos maiores sucessos da antiga faixa e chegou a liderar na audiência por alguns momentos, mas destaco aqui dois dias em especial, quando em 15/12/2000 numa sexta-feira a índia venceu a Sessão da Tarde e liderou sobre o programa que exibia o filme "Super Xuxa Contra O Baixo Astral" e no dia 28/12/2000 quando em plena semana de festas de fim de ano a índia bateu seu recorde de audiência e marcou 16 pontos onde chegou a liderar também por alguns momentos.

Durante sua exibição no SBT a novela nunca teve sua abertura exibida e jamais se soube o motivo, mas conhecendo o SBT deve ter sido por preguiça e má vontade mesmo. Ainda assim durante a exibição da trama era tocado muitas vezes o belo tema de abertura interpretado por Alejandro Fernandez e intitulado "Si Tu Supieras".


Mesmo tendo sido um grande sucesso aqui no Brasil, a novela nunca foi reprisada pelo SBT. No meio de tantas reprises das Marias e da Usurpadora, a emissora podia muito bem ter encaixado Maria Isabel em algum momento, não é mesmo?


Explica SBT porque você nunca reprisou minha novela - Créditos: Televisa S.A


No geral "Maria Isabel" foi uma excelente novela, tinha uma história simples, mas extremamente cativante, possuía uma protagonista que emocionava e divertia e um casal cheio de química. Uma novela que com certeza marcou a qualquer pessoa que tenha conferido a saga da índia.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.




Siga o nosso perfil no Google News


Siga-me no Twitter: @EduardoOAlves2 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Relembrando Sucessos: Maria Isabel, a novela que conquistou a alegria da audiência no Brasil