Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: Ousada e polêmica "Like la Leyenda" é um grande acerto da Televisa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: Ousada e polêmica "Like la Leyenda" é um grande acerto da Televisa

Elenco principal de "Like la Leyenda" - Créditos: Televisa S.A

Quando fala-se em novela mexicana adolescente, logo vem a cabeça "Rebelde", pois bem, já são mais de dez anos que o folhetim de maior sucesso juvenil acabou. De olho nesta parcela órfã de público, Pedro Damián retorna ao cenário jovem, só que agora com uma pegada mais adulta e polêmica. "Like la Leyenda" estreou no último dia 10 de setembro no Canal de Las Estrellas no México e tem dividido opiniões. 

Acompanhei a trama mexicana desde a sua estreia e hoje trago a vocês minha crítica. Vem comigo!

aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)

Roteiro


A novela narra a experiência de um grupo de jovens estudantes de um prestigioso colégio interno, o Instituto da Vida do Conhecimento e Evolução (Life Institute of Knowledge and Evolution - LIKE), pelo qual viverão o primeiro amor, amizade, música e conflitos. Eles transformarão seu mundo interno e externo, num processo em que cada dificuldade os tornará mais fortes. 
"O texto tem como foco principal apostar em polêmicas" - a primeira vista - essa é percepção. Consumo de bebidas alcoólicas, sexo, consumo de drogas, tráfico, bullying virtual, diversidade sexual, assédio... São apenas alguns dos temas abordados. O que coloca os protagonistas em segundo plano.

Porém, com o desenrolar dos acontecimentos e em demanda de personagens [são muitos] o roteiro torna-se mais elástico e passa a abordar mais friamente os temas polêmicos, contudo agora mesclando aos poucos seus protagonistas. Deixa de ser "jogado" para ser inclusivo.   
  aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)

Produção

Pedro Damián foi sagaz ao criar um folhetim e lançá-lo como banda, bem como fez com "Rebelde" e "RBD". O estilo musical querendo ou não instiga, te faz querer acompanhar. No quesito produção, Damián está no patamar "OK".   

"Like la Leyenda" não é uma grande produção, tampouco beira o rídiculo. É uma trama interessante de se acompanhar. É atual e enfática. Não firula com tabus. É natural. 

Tamanha abertura para o novo, poderá quem sabe em um futuro próximo atrapalhar a entrada de "Like" em outros países. Exportação em países conservadores, por exemplo, talvez se torne inviável. O que em um patamar geral não tira o brilho do folhetim.

Abertura

Tenso. É bem aquém do programa "Like". Tudo bem que tenta transparecer interação nas redes sociais, fugir do óbvio de outras produções da Televisa, mas ainda assim é estranha. Parece que não condiz com o apresentado na trama. Sem falar que é uma promo que evoluiu pra entrada de novela. Dentre tudo é o que mais destoa no projeto. 


aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
Conectada

Multiplataforma. "Like" é em tempo real na TV e na internet. Inteligente, pois agrega público na TV e nas redes sociais. A interação no Instagram e Twitter, com enquetes que tem a missão de concluir a empatia de determinado personagem de acordo com o capítulo do dia é um ponto a favor. 

Atuação

É complicado, mas na atuação "Like" ainda peca. Elenco jovem e no geral com pouca experiência trazem ao programa ainda um pouco de insegurança. Nos 10 primeiros capítulos apresentados até então, alguns atores se destacaram, enquanto outros não. O bom disso é que tudo ainda está no começo. E este cenário pode mudar.

Já no elenco adulto é tudo muito regular, e talvez essa seja a pegada. Não "engolir" os mais jovens na atuação e aos poucos irem progredindo.



Fotografia e Direção

Nem parece o Elite Way School de "Rebelde". A equipe de cenografia junto a competente direção de fotografia trouxeram jovialidade a novela. Os cenários são alegres e contemporâneos.

O jogo de câmeras rápido, mudanças drásticas de cena para cena e a apresentação em tópicos no começo causa estranheza, mas com o tempo tudo se torna compreensível. 
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
Destaques


Emilia e Léon - Créditos: Televisa S.A

Emilia Ruiz (Ale Müller): Segura. Essa é a palavra que define Ale. Na atuação conseguiu logo despontar em relação aos outros colegas, e talvez isso se deva ao seu plot inicial: "Ser mãe jovem". Sua imposição ao atuar, bem como a força marcante de sua personagem fazem de Emilia um dos pontos positivos desse inicio de "Like".  




Manuela e Machu - Créditos: Reprodução Internet

Manuela Gandia (Violeta Majagranzas Belda): ao meu ver é o maior destaque do elenco jovem. Sua personagem dúbia, engraçada e desbocada tem uma interpretação única. Violeta conseguiu em poucos dias transmitir inúmeras emoções, foi da risada ao choro e tudo com a mesma intensidade. Entregue ao papel. A independência de Manuela forjada com os percalços da vida, fazem da personagem um dos melhores destaques positivos da trama de Damián. 



Antonia e Carlos - Créditos: Televisa S.A


Claudio Meyer (Santiago Achaga): o papel de melhor amigo sem sombra de dúvidas ficou a cargo de Claudio. Sua destreza ao proteger Antonia (Roberta Damián) foi um dos grandes acertos. Santiago atua sem amarras, é livre o que por fim dá o tom necessário ao seu personagem Claudio. Outro ponto positivo é o seu vocal, canta muito.



Rivalidade


Gabo e Humberto - Créditos: Televisa S.A

Oscar Schwebel (Humberto) e Christian Chávez (Gabo) são outro ponto de destaque em "Like". A rivalidade e o texto ácido entre ambos, compõe uma rede de intrigas que poderá se desenrolar muito bem no decorrer dos capítulos. A inveja e cobiça por parte de Humberto é o acerto ascendente, bem como a interpretação digna e correta de Chávez com seu justiceiro Gabo. 



Ainda não mostrou a que veio...


Flávio Nogueira como Thiago em "Like la Leyenda" - Créditos: Televisa S.A

Dentre todos os personagens apresentados, Thiago foi o menos desenvolvido. Ficou preso quase que único e exclusivamente em cenas de futebol [😑]. Por ser brasileiro seu espanhol ainda é falho e talvez por essa questão tenha sido poupado de cenas que exijam grandes diálogos. Até então suas cenas são praticamente monólogos. Não mostrou a que veio, nem tampouco teve oportunidade. 

-------------------------------

"Like la Leyenda" é um projeto audacioso, que tem como base fugir do óbvio. Vale a pena dar uma conferida.


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: Ousada e polêmica "Like la Leyenda" é um grande acerto da Televisa