Aparato do Entretenimento: Tesoura em ação: Sete (7) cenas polêmicas de novelas mexicanas que seriam picotadas pela edição do SBT
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Tesoura em ação: Sete (7) cenas polêmicas de novelas mexicanas que seriam picotadas pela edição do SBT

Susana González em desfecho antológico da personagem Cecília da novela 'La Candidata'. Créditos: Televisa S.A

Considerada um patrimônio televisivo no Brasil, as novelas mexicanas desembarcaram em solo brasileiro pelas mãos do SBT ainda nos primórdios do canal e desde então fazem parte do 'DNA' da emissora de Silvio Santos. Exibidas com grande apelo nos anos 90 e 2000, elas ganharam notoriedade pela alta carga dramática, cenários pobres, romances proibidos e muito exagero em cena. Contudo, esse estereótipo, quase sempre associado as novelas mexicanas é praticamente inexistente atualmente. 

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Com a chegada de novas tecnologias, a Televisa, principal produtora dos melodramas no México mudou seu estilo. Lapidado e refinado, as obras dos anos de 2015 pra cá ganharam mais investimento por capítulo e consequentemente melhor delineamento técnico, o que rapidamente foi associado a tramas mais ousadas, de pouco apelo do público, mas que tendem para a nova tendência de mercado. Foi neste salto que a empresa perdeu a sua 'assinatura' e passou a apontar no cenário das telenovelas como uma produtora mais ousada, que visa, sobretudo ganhar o público do streaming, da nova geração.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Neste período entre mudanças de gestão, a Televisa levou ao ar pelo Las Estrellas uma boa gama de folhetins. Tramas atrevidas, intensas e com cenas que no Brasil, seriam dizimadas pela edição. Na coluna da semana vamos recordar sete cenas que sim, seriam picotadas pela tesoura do SBT.

🚨 Esse texto possui SPOILERS, prossiga com cuidado.

Federico Ayos, Susana González e Rafael Sánchez-Navarro em cena da novela 'La Candidata'. Créditos: Televisa S.A

Em 2016, Giselle González levou ao ar na Televisa uma obra original ambientada nos bastidores de uma corrida eleitoral mexicana. Protagonizada por Silvia Navarro e Victor González, 'La Candidata' chamou a atenção principalmente pelo arrojo da temática. Com (muitas) cenas de abuso sexual, psicológico, violência doméstica e entraves políticos - a telenovela de pouco mais de 60 capítulos é a obra ideal para a tesoura da edição do SBT trabalhar. Embora Silvia Navarro seja a protagonista, quem teria a maior faixa de cenas cortadas não seria ela e sim Susana González, que na trama vive sua irmã. Cecília é uma personagem ambígua e altamente rica em texto e desenvolvimento, bastarda, Cecília sofreria bastante nas mãos dos editores da emissora de Silvio Santos. Antagonista, a personagem acaba se envolvendo no decorrer da trama com seu cunhado e sobrinho, pai e filho, fornecendo uma cena de sexo a três que sequer seria exibida no Brasil - assim como seu suicídio na banheira. Aliás, 'La Candidata' nem deve ser uma possibilidade.

Fátima Molina em cena da novela 'Te Acuerdas de Mí'. Créditos: Televisa S.A

Produção de Carmen Armendáriz em 2021, 'Te Acuerdas de Mí' é uma versão de um drama turco de sucesso na América Latina. Protagonizada por Fátima Molina e Gabriel Soto, o melodrama passou quase despercebido na grade noturna do Las Estrellas, mas garantiu ao seu público cativo uma boa frequência de cenas fortes e destemidas. Segmentada sobre um plano de vingança da protagonista, a telenovela guarda para sua reta final uma das cenas mais impactantes. Fausto, vivido pelo ator Juan Carlos Barreto tenta enforcar a filha Vera, após sequestrar o neto, em uma das cenas mais tensas da novela. A angústia também segue firme na devolutiva de vingança entre os vilões, Olmo (Guillermo García Cantú) em retaliação acaba matando Jacinto, interpretado por Markin López com um tiro na testa a sangue frio. Uma telenovela onde a tesoura honraria sua função.

Victor González em cena da novela 'Quererlo Todo'. Créditos: Televisa S.A

Engana-se você que a faixa vespertina do Las Estrellas é leve, muito pelo contrário é bem intrépida. Em 2020, Ignacio Sada retornou as telenovelas com 'Quererlo Todo' produção estrelada por Danilo Carrera e Michelle Renaud. Um drama rural nutrido por uma base de vingança e amores proibidos foi o estopim para que os vilões Leonel (Victor González) e Sandy (Scarlet Gruber) aprontassem todas e um pouco mais com o casal água com açúcar. E sobrou para todo mundo, principalmente para o melhor amigo da protagonista, Remi, interpretado pelo ator Rubén Branco. Acidente aéreo, discussões, brigas, porém o melhor, perdão (o pior) ficou para a reta final. Remi, foi morto a pauladas pelo vilão Leonel na frente da melhor amiga e teve seu corpo queimado após uma cena de vários minutos de violência.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Livia Brito em cena da novela 'La Piloto'. Créditos: Televisa/W Studios/Lemon Studios

'La Piloto' é uma das primeiras telenovelas da gestão de Patricio Wills a frente do Grupo Televisa e entrega ao público uma proposta de folhetim bem diferente da habitual 'novela rosa'. Protagonizada por Livia Brito, a 'supersérie' segue disponível no catálogo da Netflix. Thriller de ação e suspense, o cerne de romance acaba ficando em segundo plano, o que abre espaço para uma protagonista que carrega nuances de vilã. Yolanda (Livia Brito) é uma vítima que rapidamente se entrega ao narcotráfico, na esperança de cumprir seu maior sonho, ser uma piloto de avião. Esse emaranhado de situações, levam ao telespectador cenas de violência, assédio, lutas corporais, muito tiroteio e mortes. É sangue para todo lado. Durante os primeiros capítulos da telenovela produzida em parceria com as produtoras Lemon Studios e W Studios, Yolanda é estuprada pelo seu padrinho com a promessa de uma matrícula no curso preparatório de pilotos, mas com a recusa, ela vai em busca de justiça e corta o rosto de seu violador com uma faca. No SBT, a lua entraria em cena.

Silvia Navarro, Gabriel Soto e Adriana Louvier em cena da novela 'Caer en Tentación'. Créditos: Televisa S.A

Leonardo Bechini e sua equipe de colaboradores estavam dispostos a chocar o público em 2017 quando o remake da argentina 'Amar después de amar' estreou no Las Estrellas. Produção de Giselle González (olha ela aqui de novo), 'Caer en Tentación' retrata a vida conjugal de um quarteto de amigos que vivem a infidelidade como uma válvula de escape. Uma trama moderna, o folhetim é uma das apostas da Globoplay para 2022, mas na TV aberta a novela passaria bem perto de ser trucidada. São cenas de automutilação, assédio sexual, moral, violência física, traições, consumo de entorpecentes, entre outros temas que não seriam facilmente digeridos pelo público mais conservador da TV aberta brasileira. E uma das cenas mais antológicas da produção é justamente a masturbação. Tabu e motivos de discussões por onde passa, na cena é possível notar o inicio do caso extraconjugal entre Damián e Carolina, uma traição que o espectador não aceitaria.

Siga o nosso perfil no Google News

José Pablo Minor e Paz Vega em cena da série 'Cuna de Lobos'. Créditos: Televisa S.A

Catalina Creel de María Rubio foi um marco na história da teledramaturgia latina, considerada por muitos como a melhor vilã das novelas mexicanas, a personagem ganhou outra intérprete em 2019, com o remake, agora em formato de série para o projeto 'Fábrica de Sueños'. Paz Vega foi a escolhida para personificar a fria e calculista Catalina, atriz espanhola de grande apelo, Vega criou uma outra estirpe e moldou a sua maneira a perversa personagem. Disponível no catálogo do Prime Video, Catalina Creel do seriado é assassina, falsa, dissimulada e uma ótima 'apaga arquivo'. Ela é a responsável por matar praticamente grande parte do elenco, com fins trágicos, fortes e regados a muita violência e sangue. Anunciada no pacote do SBT no final de 2021, uma das cenas mais emblemáticas é justamente quando Catalina corta a língua de seu aliado Álvaro (
José Ramón Berganza) alegando falta de confiança. Parte dela também a morte de Gélica (Azela Robinson) que após ser enganada com uma promessa de amor que a faz assumir a culpa de um crime no lugar da vilã, acaba se suicidando na cadeia depois de ser rejeitada.

Macarena Achaga e Bárbara Lopez em cena da novela 'Amar a Muerte'. Créditos: Televisa S.A

Criação do escritor Leonardo Padrón, o casal Juliana e Valentina de 'Amar a Muerte' é uma constituição única dessa versão moderna do clássico 'En Cuerpo Ajeno' de Julio Rimenez. O relacionamento entre duas mulheres é retratado de forma coesa, sem estereótipos e melhor, com as idas e vindas de um casal comum, que compartilha amores, desilusões, choros e alegrias. A problemática neste sentido é o provável preconceito. Uma aproximação tão nua e crua, de um casal lgbtqia+ em um horário vespertino e com público conservador, fazem de 'Amar a Muerte' uma obra que sofreria com os cortes em uma exibição na TV aberta. A cena da primeira vez da pareja 'Juliantina', por exemplo, embora muito sutil e bem dirigida, seria um prato cheio para os cortes. No streaming a conversa é justamente o contrário.

----- || ----- || -----

Existem muitas outras cenas que seriam o estopim para a tesoura agir, como a masturbação na banheira da novela 'Tres Veces Ana' e antes de 2015, a cena de estupro de 'Yo no creo en los hombres' e os suicídios de 'El color de la pasión'. Curtiu a matéria? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. 

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Tesoura em ação: Sete (7) cenas polêmicas de novelas mexicanas que seriam picotadas pela edição do SBT