Aparato do Entretenimento: A Dona: Lucero, conheça um pouco da história dessa grande artista mexicana
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

A Dona: Lucero, conheça um pouco da história dessa grande artista mexicana

Lucero como a protagonista de 'Soy Tu Dueña'. Créditos: Televisa S.A

Desde quando o SBT exibiu a primeira novela mexicana há 39 anos atrás, o Brasil se apaixonou pelas novelas da Televisa e seus atores. A emissora abriu as portas para que os atores da emissora de San Ángel viessem a encantar o povo brasileiro, e um deles com certeza atende pelo nome Lucero. No texto de hoje, vamos falar sobre a trajetória dessa grande atriz e cantora, contando um pouco de sua vida e carreira.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Uma artista completa. Créditos: Reprodução/Instagram

Lucero Hogaza León nasceu em 29 de agosto de 1969 na Cidade do México, filha de Luz Maria León Saubinet e de António Hogaza López. Na infância Lucero sofria de dislexia e esse diagnóstico - quem a ajudou a superar - foi seu irmão António Hogaza. Apesar de ser canhota, também escreve com sua mão direita. Na infância já mostrava o seu grande talento, tocando violão em festas de família. A menina tinha um grande sonho: o de ser artista. Dessa maneira, sempre que possível mostrava seu dom e sua paixão pela música e também pela atuação, dom esse que encantaria milhares de pessoas e faria com que ela tivesse uma legião enorme de fãs.



Nossa querida e inesquecível Chispita. Créditos: Televisa S.A

Sua estreia na televisão ocorreu em fevereiro de 1980. Após vários testes, Lucero conseguiu o posto de apresentadora de um programa da Televisa, o 'Alegrías de Medio Día'. Era ali o começo de uma grande carreira na televisão e na música. E por falar em datas, seu primeiro disco foi 'Te Prometo' e foi gravado em 1983 pela gravadora Musart, o disco fez sucesso e conquistou o Disco de Ouro no México. Ainda em 1983, Lucero ganha sua primeira protagonista: a Isabel da novela infantil 'Chispita'; a primeira trama infantil a ser exibida pelo SBT em 1984, fazendo um enorme sucesso, sendo exatamente por conta desse contexto a sua primeira visita ao Brasil ainda no mesmo ano, fazendo com que fosse a segunda atriz mexicana a visitar o país.


Ela ama o que faz e por isso transparece tanto amor. Créditos: Reprodução Instagram

E os prêmios que essa mulher ganhou? Se fossemos falar sobre todos eles, escreveríamos um texto muito longo. Ainda em 1984, Lucero foi agraciada com o Prêmio 'El Heraldo' na categoria de Melhor Atriz Infantil por causa da série Chiquilladas, série que fez parte do elenco antes de 'Chispita'. Nos anos 80 acontece também seu debut no cinema mexicano, vários longas, dentre os quais destaca-se o filme 'Fiebre de Amor' ao lado do cantor Luís Miguel. Em 1990 é escalada como protagonista da novela 'Cuando Llega el Amor' tendo também no mesmo trabalho a música tema da novela, canção rodeada pela palavra sucesso que acabou ficando por bastante tempo como a mais tocada nas rádios mexicanas. O sucesso e o prestígio que a Lucero tinha eram enormes.
 



Faz parte da sua essência. Créditos: Reprodução/Instagram

Uma grande característica em sua carreira são as músicas de Mariachi, algo que ficou bastante evidenciado na década de 90. O primeiro álbum com esse estilo foi 'Com Mi Sentimiento' gravado em 1990. Dessa década poderíamos citar sobre as apresentações no 'Festival Viña del Mar', dois álbuns “Lucero” e ¡Cariño de Mis Cariños! fonografias eses que alcançaram a 13ª posição do 'Billboard Top Latin Albums' e de tantos outros sucessos na carreira dela. Se falássemos de tudo, o texto seria gigante. Porém uma coisa vale destaque: a brilhante atuação nas trigêmeas Maria Paula, Maria Fernanda e Maria Guadalupe em 'Lazos de Amor' novela produzida por Carla Estrada em 1995, outro imenso sucesso. Grandiosa foi a atuação da artista nessa melodrama, fazendo com tivesse reconhecimento e colocando 'Laços de Amor' ao status de obra inesquecível.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Alegria, é com esse dom que ela levanta sua voz. Créditos: Reprodução/Instagram

Outra grande característica da artista é o seu lado religioso. Em outubro de 1997 veio pela segunda vez ao Brasil, para participar do 2º Encontro Mundial das Famílias no estádio do Maracanã, cantando para o Papa João Paulo. Já em 1998, cantou o tema da novela 'O Privilégio de Amar' juntamente com o seu marido na época, Manuel Mijares. Em 2000, a artista volta para as novelas em 'Mi Destino Eres Tu' ao lado de Jorge Salinas e Jaime Camil, garantindo uma repercussão mediana, contudo outro grande marco chegaria em sua carreira em 2005, a trama 'Alborada' novela assinada pela produtora Carla Estrada onde atuou ao lado de Fernando Colunga.
 


Créditos: Reprodução/Instagram

O amor da Lucero pelo povo brasileiro não é recente. Em 2006 o SBT exibiu a novela 'Laços de Amor' exibição que garantiu a ela a regravação da canção tema, só que agora em português para os embalos da abertura, em sua janela na TV aberta brasileira. Ainda em 2006 foi premiada pelo Emmy Awards por sua influência e história na televisão latino-americana. Após um hiato, em 2008, acabou sendo escalada para viver a vilã Bárbara Greco na novela 'Mañana es para siempre' do produtor Nicandro Díaz, ganhando prêmios como o ACE de Melhor Atriz e o prêmio People em Español de melhor vilã. Em 2010 outro grande sucesso: 'Soy Tu Dueña' (A Dona no Brasil), com sua protagonista Valentina Villalba (Villácia no Brasil). Aqui temos outra vez Lucero protagonizando uma novela ao lado do Fernando Colunga.


Siga o nosso perfil no Pinterest

Ela é meio brasileira. Créditos: Reprodução/Instagram

Já caminhando para os “finalmente” desse texto, é válido ressaltar novamente o amor da artista pelos brasileiros. Em 2015, com o sucesso de 'A Dona', Lucero visitou o país pela terceira vez, mostrando sua simpatia e talento no Teleton e detalhe: falando português. A artista gravou o CD “Brasileira”, gravou DVD no Teatro Gamaro/SP em 2017, e foi a primeira atriz mexicana a participar de uma novela brasileira, tendo participado da versão brasileira de 'Carinha de Anjo'. É um amor imenso pelos brasileiros, um amor puro e verdadeiro.



Créditos: Televisa S.A

Sabe aquele ditado que diz que “filho de peixe, peixinho é”? Pois então, isso aconteceu com Lucerito, filha de Lucero com Manuel Mijares. A menina cantou 'El Privilégio de Amar' juntamente com o pai em uma live no início desse ano de 2021, mostrando que herdou toda a beleza, talento, carisma e simpatia da mãe. Lucerito é linda e se optar por seguir a carreira artística, terá uma grande carreira pela frente. Quem sabe daqui a alguns anos não escrevamos um texto sobre ela? Talento de sobra ela já tem.


Siga o nosso perfil no Google News

Reprodução/Instagram

Para encerrar é preciso falar da dublagem da artista por aqui. Lucero foi dublada por Sandra Mara Azevedo (a primeira dubladora da Chiquinha do Chaves) na novela Chispita, quando as novelas ainda eram dubladas pela Elenco, cooperativa de dubladores que funcionava no núcleo de dublagem do SBT em SP, em 1984. No final dos anos 80 o núcleo de dublagem do SBT foi extinto e a emissora passou a mandar as novelas para a Herbert Richers, no Rio de Janeiro. Por motivos desconhecidos, o SBT mandou redublar Chispita na Herbert em 1992, com Fernanda Crispim (dubladora da Angelique Boyer) dublando a Lucero. Atualmente, a voz da artista no Brasil é a da dubladora Izabel Lira, tendo a dublado pela primeira vez em 'Laços de Amor'.
Créditos: Reprodução/Instagram

E é isso gente, o texto teve o intuito de trazer um pouco da carreira da Lucero e render uma simples homenagem a essa grande artista, que nesse ano completa 41 anos de carreira. A matéria foi singela e resumida, pois escrever sobre todos os prêmios que essa mulher ganhou, é um trabalho árduo e a lista seria imensa. Lucero é uma artista maravilhosa, dona de um talento incrível, carisma sem igual, uma luz sublime e que encanta a todos. Merece todas as homenagens possíveis. Bom... espero que tenham gostado, e até mais.

Agradecimento aos fãs da Lucero que contribui com muitas das fotos dessa coluna. Curtiu? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.

Siga-me no Twitter: @MGSNoveleiro 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “A Dona: Lucero, conheça um pouco da história dessa grande artista mexicana