Aparato do Entretenimento: Além da Betty: outras novelas que inspiraram séries de TV
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Além da Betty: outras novelas que inspiraram séries de TV

America Ferrera como Betty Suarez em "Ugly Betty". Créditos - Divulgação/Reprodução da Internet


Para a colombiana "Betty, a Feia", ficar marcada como uma das novelas mais bem sucedidas de todos os tempos, após quase três anos no ar, não seria o suficiente - conquistar Hollywood era o próximo passo. 

Dentre as vinte refilmagens da história, em diversos países, está a série "Ugly Betty" - dramédia produzida por Salma Hayek e com America Ferrera no papel título. Com a adaptação, o fenômeno da "feia" atingiu novos patamares: Ferrera faturou um dos dois Globos de Ouro da série, sendo o outro o de Melhor Série de Comédia ou Musical.

Ana Maria Orozco foi a Betty original. Créditos - Divulgação/Reprodução

O sucesso de Betty renderia uma nova adaptação dos States, de volta ao formato que a consagrou como um sucesso mundial: em 2019 - vinte anos após o início da colombiana -, a estrela Elyfer Torres reviveu a protagonista na telenovela americana "Betty, a Feia em Nova York". 

Elyfer Torres trouxe a Betty para uma nova geração de telespectadores latinos. Créditos - Divulgação/Reprodução

E a jornada de Betty não foi o único folhetim de sucesso a inspirar séries de televisão norte-americanas - outras produções, também  com protagonistas mulheres, beberam da fonte da forma mais popular de expressão artística da televisão latino-americana: a telenovela.  

A seguir, confira novelas que viraram seriados de televisão.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Créditos - The CW/Divulgação/Reprodução

JANE THE VIRGIN: Uma sucessora de "Betty" como sucesso arrasador de público e crítica em Hollywood. Logo no início, "Jane the Virgin" foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical, em 2014. Protagonista, a estrela Gina Rodriguez ganhou na indicação de Melhor Atriz. 

Créditos - The CW/Divulgação/Reprodução

"Jane the Virgin" é uma adaptação vaga da novela venezuelana "Juana la virgen", produzida em 2002. No Brasil, foi exibida pela Record no mesmo ano. 

Na série, a personagem título é uma jovem cristã de 23 anos que engravida acidentalmente por inseminação artificial, durante uma ida à ginecologista. Mantendo conexões com a série original, Jane é uma venezuelana vivendo em Miami.


"Jane" não só adapta, como também faz paródia de elementos típicos das telenovelas latino-americanas e conta com um rosto conhecido do meio para essa sátira: famoso por "A Feia Mais Bela", o ator Jaime Camil viveu Rogelio de la Vega, um galã de telenovelas. 

"Jane the Virgin" foi idealizada por Jennier Snyder Urman, produtora por trás de sucessos da TV como "90210", "Gilmore Girls" e a versão atual de "Charmed". A série chegou ao fim após cinco temporadas, em 2019.




Créditos - Frequency Films/Friendly Films/Skeeter Rosenbaum Productions/Divulgação/Reprodução

A RAINHA DO SUL ("Queen of the South"): A nossa (?) Alice Braga estrela e produz esta adaptação da telenovela norte-americana "La Reina del Sur", por sua vez inspirada no romance homônimo do espanhol Arturo Pérez-Reverte. 

Créditos - Frequency Films/Friendly Films/Skeeter Rosenbaum Productions/Divulgação/Reprodução

A poderosa titular do drama é Teresa Mendoza (Braga), uma jovem mexicana que se envolve com um traficante de drogas e tenta mudar de vida. 


O rapaz acaba assassinado e Teresa foge, atravessando a fronteira com os EUA e se juntando a um antigo conhecido para derrubar o líder da quadrilha, agora atrás dela. Aqui começa a ascensão de Teresa - ela inicia seu próprio negócio de distribuição de drogas e fica rica. Com as prosperidade, entretanto, vêm novos problemas.

"Queen of the South" teve a produção paralisada devido à pandemia em março de 2020, mas uma quinta temporada já está a caminho. Conhecida por seu papel na novela "Garotas Bonitas", a musa Kate del Castillo viveu Teresa na série original. 




Créditos - ABC Studios/Cherry/Wind Productions/Televisa Internacional/Disney - ABC Domestic Television/Divulgação/Reprodução

DEVIOUS MAIDS: Se "Desperate Housewives" focava nas desventuras das patroas, em "Devious Maids" (do mesmo criador, Marc Cherry), o show é das empregadas. 

Na série, um grupo de jovens latinas sonhadoras e ambiciosas trabalha nos lares da nobre Beverly Hills. Inevitavelmente, elas acabam envolvidas nos segredos, mistérios e crimes dos poderosos da área. 

Créditos - ABC Studios/Cherry/Wind Productions/Televisa Internacional/Disney - ABC Domestic Television/Divulgação/Reprodução

"Maids" é baseada na mexicana "Ellas son... la alegría del hogar" (2009), que já ganhou uma versão turca. Em um divertido crossover com "Desperate Housewives", a atriz Roselyn Sánchez fez uma ponta como sua personagem Carmen em um dos episódios da série. 

Créditos - ABC Studios/Cherry/Wind Productions/Televisa Internacional/Disney - ABC Domestic Television/Divulgação/Reprodução

Uma das donas de casa desesperadas era produtora de "Devious Maids": a musa Eva Longoria. A saudosa Naya Rivera ("Glee") interpretou a empregada Blanca Alvarez em quatro episódios de "Devious Maids".



Apesar da audiência e repercussão boas e da campanha dos fãs por uma continuação, a série foi cancelada sem conclusão - o infame cliffhanger - após quatro temporadas, em 2016. 




Créditos - Sony Pictures Television/Televisa/Nickelodeon Pictures/Viacom/Divulgação/Reprodução

HOLLYWOOD HEIGHTS: Esta série limitada do canal TeenNick (do grupo Nickelodeon) foi coproduzida pela Televisa e pela Sony Pictures e durou 80 episódios, entre junho e outubro de 2012. 

Um pouquinho "Lua de Cristal", a trama traz a protagonista Loren Tate, uma tímida jovem cantora e compositora sonhando com uma carreira na música e com o astro Eddie Duran. 


Infeliz com os novos rumos de sua carreira, Eddie lança um concurso em busca de composições mais profundas. Loren o vence e os mundos dos dois colidem. 

Créditos - Sony Pictures Television/Televisa/Nickelodeon Pictures/Viacom/Divulgação/Reprodução

A inspiração de "Hollywood Heights" é a mais antiga da lista: a mexicana  "Alcanzar una estrella", exibida pelo Canal de las Estrellas em 1990. 

A novela tinha astros teens da música mexicana na história e nos bastidores - os protagonistas foram vividos por Mariana Garza e Eduardo Capetillo, famosos ex-integrantes do grupo Timbiriche. Capetillo ficou conhecido no Brasil por seus papeis em "Marimar", "Carrossel 2" e "Amy - A Menina da Mochila Azul".


O sucesso de "Alcanzar una estrella" gerou um filme e uma novela-sequência, que tinha Ricky Martin como protagonista.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.





Uma jovem Jaimie Alexander (creditada como Jaime Alexander) em "Watch Over Me". Créditos - Divulgação/Reprodução

WATCH OVER ME: O triângulo amoroso mais inusitado da lista - uma estudante de psicologia acaba dividida entre o milionário dono de uma corporação envolvida com bioterrorismo e seu segurança. Ex-Miss Universo, Dayanara Torres protagonizou a trama.

Créditos - Divulgação/Reprodução

Lady Sif no Universo Cinemático Marvel e estrela da série "Blindspot", a atriz Jaimie Alexander fez parte do elenco. Casper Van Dien ("Tropas Estelares") interpretou o antagonista. 

A série é baseada na novela argentina "Resistiré", exibida pelo canal Telefe em 2003. A original tinha a ex-chiquitita Celeste Cid interpretando a protagonista e ganhou um remake mexicano em 2006, "Amar sin límites".

Créditos - Telefe/Divulgação/Reprodução



Siga o nosso perfil no Pinterest





Siga o nosso perfil no Google News



Siga-me no Twitter: @zevirtovsf


TAG

Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Além da Betty: outras novelas que inspiraram séries de TV