Para a colombiana "Betty, a Feia", ficar marcada como uma das novelas mais bem sucedidas de todos os tempos, após quase três anos no ar, não seria o suficiente - conquistar Hollywood era o próximo passo.
Dentre as vinte refilmagens da história, em diversos países, está a série "Ugly Betty" - dramédia produzida por Salma Hayek e com America Ferrera no papel título. Com a adaptação, o fenômeno da "feia" atingiu novos patamares: Ferrera faturou um dos dois Globos de Ouro da série, sendo o outro o de Melhor Série de Comédia ou Musical.
Ana Maria Orozco foi a Betty original. Créditos - Divulgação/Reprodução |
O sucesso de Betty renderia uma nova adaptação dos States, de volta ao formato que a consagrou como um sucesso mundial: em 2019 - vinte anos após o início da colombiana -, a estrela Elyfer Torres reviveu a protagonista na telenovela americana "Betty, a Feia em Nova York".
Elyfer Torres trouxe a Betty para uma nova geração de telespectadores latinos. Créditos - Divulgação/Reprodução |
E a jornada de Betty não foi o único folhetim de sucesso a inspirar séries de televisão norte-americanas - outras produções, também com protagonistas mulheres, beberam da fonte da forma mais popular de expressão artística da televisão latino-americana: a telenovela.
A seguir, confira novelas que viraram seriados de televisão.
"Jane the Virgin" é uma adaptação vaga da novela venezuelana "Juana la virgen", produzida em 2002. No Brasil, foi exibida pela Record no mesmo ano.
Na série, a personagem título é uma jovem cristã de 23 anos que engravida acidentalmente por inseminação artificial, durante uma ida à ginecologista. Mantendo conexões com a série original, Jane é uma venezuelana vivendo em Miami.
"Jane" não só adapta, como também faz paródia de elementos típicos das telenovelas latino-americanas e conta com um rosto conhecido do meio para essa sátira: famoso por "A Feia Mais Bela", o ator Jaime Camil viveu Rogelio de la Vega, um galã de telenovelas.
"Jane the Virgin" foi idealizada por Jennier Snyder Urman, produtora por trás de sucessos da TV como "90210", "Gilmore Girls" e a versão atual de "Charmed". A série chegou ao fim após cinco temporadas, em 2019.
A poderosa titular do drama é Teresa Mendoza (Braga), uma jovem mexicana que se envolve com um traficante de drogas e tenta mudar de vida.
O rapaz acaba assassinado e Teresa foge, atravessando a fronteira com os EUA e se juntando a um antigo conhecido para derrubar o líder da quadrilha, agora atrás dela. Aqui começa a ascensão de Teresa - ela inicia seu próprio negócio de distribuição de drogas e fica rica. Com as prosperidade, entretanto, vêm novos problemas.
"Queen of the South" teve a produção paralisada devido à pandemia em março de 2020, mas uma quinta temporada já está a caminho. Conhecida por seu papel na novela "Garotas Bonitas", a musa Kate del Castillo viveu Teresa na série original.
Créditos - ABC Studios/Cherry/Wind Productions/Televisa Internacional/Disney - ABC Domestic Television/Divulgação/Reprodução |
DEVIOUS MAIDS: Se "Desperate Housewives" focava nas desventuras das patroas, em "Devious Maids" (do mesmo criador, Marc Cherry), o show é das empregadas.
Na série, um grupo de jovens latinas sonhadoras e ambiciosas trabalha nos lares da nobre Beverly Hills. Inevitavelmente, elas acabam envolvidas nos segredos, mistérios e crimes dos poderosos da área.
|
"Maids" é baseada na mexicana "Ellas son... la alegría del hogar" (2009), que já ganhou uma versão turca. Em um divertido crossover com "Desperate Housewives", a atriz Roselyn Sánchez fez uma ponta como sua personagem Carmen em um dos episódios da série.
Créditos - ABC Studios/Cherry/Wind Productions/Televisa Internacional/Disney - ABC Domestic Television/Divulgação/Reprodução |
Uma das donas de casa desesperadas era produtora de "Devious Maids": a musa Eva Longoria. A saudosa Naya Rivera ("Glee") interpretou a empregada Blanca Alvarez em quatro episódios de "Devious Maids".
Apesar da audiência e repercussão boas e da campanha dos fãs por uma continuação, a série foi cancelada sem conclusão - o infame cliffhanger - após quatro temporadas, em 2016.
Um pouquinho "Lua de Cristal", a trama traz a protagonista Loren Tate, uma tímida jovem cantora e compositora sonhando com uma carreira na música e com o astro Eddie Duran.
Infeliz com os novos rumos de sua carreira, Eddie lança um concurso em busca de composições mais profundas. Loren o vence e os mundos dos dois colidem.
A inspiração de "Hollywood Heights" é a mais antiga da lista: a mexicana "Alcanzar una estrella", exibida pelo Canal de las Estrellas em 1990.
A novela tinha astros teens da música mexicana na história e nos bastidores - os protagonistas foram vividos por Mariana Garza e Eduardo Capetillo, famosos ex-integrantes do grupo Timbiriche. Capetillo ficou conhecido no Brasil por seus papeis em "Marimar", "Carrossel 2" e "Amy - A Menina da Mochila Azul".
O sucesso de "Alcanzar una estrella" gerou um filme e uma novela-sequência, que tinha Ricky Martin como protagonista.
View my Flipboard Magazine.
Siga a nossa revista no Flipboard
Uma jovem Jaimie Alexander (creditada como Jaime Alexander) em "Watch Over Me". Créditos - Divulgação/Reprodução |
WATCH OVER ME: O triângulo amoroso mais inusitado da lista - uma estudante de psicologia acaba dividida entre o milionário dono de uma corporação envolvida com bioterrorismo e seu segurança. Ex-Miss Universo, Dayanara Torres protagonizou a trama.
Lady Sif no Universo Cinemático Marvel e estrela da série "Blindspot", a atriz Jaimie Alexander fez parte do elenco. Casper Van Dien ("Tropas Estelares") interpretou o antagonista.
A série é baseada na novela argentina "Resistiré", exibida pelo canal Telefe em 2003. A original tinha a ex-chiquitita Celeste Cid interpretando a protagonista e ganhou um remake mexicano em 2006, "Amar sin límites".
Créditos - Telefe/Divulgação/Reprodução |
Siga o nosso perfil no Pinterest
Siga o nosso perfil no Google News
Siga-me no Twitter: @zevirtovsf
0 thoughts on “Além da Betty: outras novelas que inspiraram séries de TV ”