Aparato do Entretenimento: Relembrando Sucessos: Garotas Bonitas, um melodrama juvenil cativante com a pegada do seriado 'Barrados no Baile'
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Relembrando Sucessos: Garotas Bonitas, um melodrama juvenil cativante com a pegada do seriado 'Barrados no Baile'


Emma Laura, Kate del Castillo, Cecilia Tijerina e Tiaré Scanda em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Todo mundo bem sabe que o seriado ‘Barrados no Baile’ (Beverly Hills, 90210 - no original), foi um grande sucesso entre o público adolescente durante toda a década de 1990. Todo esse sucesso abriu os olhos do produtor Emilio Larrosa para produzir uma novela na mesma pegada do seriado.

Emilio então decidiu apostar numa trama adolescente que envolvia quatro jovens que tinham o sonho de se tornarem artistas e que viviam várias aventuras durante todo esse processo. Foi assim que surgiria uma das melhores novelas de 1991 da carreira de Emilio e um dos dramas juvenis mais importantes da Televisa: ‘Garotas Bonitas’.

Siga o nosso perfil no Instagram

Emma Laura, Tiaré Scanda, Alejandro Camacho, Cecilia Tijerina e Kate del Castillo em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Quatro garotas de classes sociais diferentes querem entrar na academia de arte TAES "Ateliê de Artes Cênicas". Elas são: Mônica, Elena, Letícia e Isabel. Nesta busca pela fama, o amor chegará a elas, mas, nem tudo é perfeito. 

Frederico Cantú fará com que elas passem por muitos problemas, mas elas conseguirão superar. Frederico Cantú, é o sobrinho de Guilherme Sánchez Zúñiga e primo de Mônica. Ele conta com a confiança de seu tio, porém sua ambição junto com a de sua mãe Martha, os guiam a preparar um plano para acabar com seu tio e ficar com sua fortuna. Para fazer valer seus planos, ele se alia com o pai de sua namorada Margarida, principal concorrência de seu tio no ramo dos supermercados, para roubar as ideias de Guilherme e Rodrigo, namorado de Mônica, culpando a este último de espionagem industrial e o mandando à prisão, antes de Guilherme morrer de uma parada cardíaca.

Frederico conhece Letícia através de Monica e ela o seduz por interesse, mesmo estando apaixonada por Joaquim, que foi por quem ela se apaixonou a princípio para ingressar à Academia. Ao mesmo tempo, Mônica começa um romance com Rodrigo, ex-namorado de Elena, que é meia-irmã de Mônica.

Alejandro Camacho como Frederico em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Novelas que tratavam o universo dos adolescentes sempre foram muito escassas na Televisa. Até que em 1987 a produtora Carla Estrada mudou essa situação ao produzir o melodrama juvenil ‘Quinceañera’, já no ano seguinte a produtora Julissa entregava a novela ‘Dulce Desafío’ que retratava as aventuras de jovens rebeldes num internato. As duas produções foram um sucesso e ambas foram protagonizadas por Adela Noriega.

Já no ano de 1991, Emilio Larrosa quis surfar nessa onda de dramas adolescentes e buscando inspiração no seriado americano ‘Barrados no Baile’ produziu ‘Garotas Bonitas’ (Muchachitas, no original). A novela foi um grande sucesso popular entre os adolescentes da época e motivos não faltaram para isso.

A novela estava muito bem situada no ano de sua exibição, qualquer jovem que assistisse à novela se identificava com as protagonistas da história, seja por seus sonhos, seus romances, aventuras, dificuldades ou intrigas. A trilha sonora, os figurinos e penteados também ajudaram nessa identificação do público com a novela. 

Mas o ponto alto da novela foi a escalação do elenco, as quatro jovens escolhidas por Larrosa deram tudo de si e cabem à elas a maior parte do sucesso da novela.

Elenco em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Cecilia Tijerina deu vida a Mônica, uma jovem rica que sonhava em ser atriz. Cecilia que ganhava um papel importante nas novelas após fazer alguns papéis menores em trabalhos anteriores, pode compor aqui uma personagem bastante ingênua, mas bem carismática que acabava ganhando a simpatia do telespectador. Cecilia que já tinha uma carreira bem ampla nos cinemas, parecia ter um futuro bem promissor nas novelas, entretanto acabou se afastando da teledramaturgia, voltando a aparecer numa produção somente quinze anos depois, em 2006 na novela ‘La Verdad Oculta’ também de Emilio Larrosa. 

Após participar de duas novelas anteriormente - também em papéis menores - Emma Laura recebia uma grande oportunidade no papel de Isabel, uma jovem rica muito sensata e que sonhava em ser bailarina. Das quatro protagonistas na minha humilde visão, Emma era a menos talentosa, mas muito carismática, sabendo compor Isabel de uma maneira muito promissora, deixando desejar um pouco somente nas cenas em que exigia uma carga dramática maior. Após esse papel, Emma só apareceu em outra novela apenas em 1996, justamente como a antagonista da novela ‘Marisol’ e antes de abandonar de vez as telas.

Kate del Castillo que era filha do já consagrado ator Eric del Castillo fez seu debut no mundo das novelas na pele de Letícia, uma jovem de classe média que fingia ser rica e que adorava seduzir homens para brincar com eles, além disso não foram poucos os capítulos em que ela tinha uma conduta de falsiane. Podemos dizer que Letícia era uma espécie de ‘Teresa’ daquele início da década. Das quatro protagonistas, Kate foi a que mais se consagrou no ramo, protagonizando inúmeras novelas na sequência, como ‘Mágica Juventud’, ‘La Mentira’ e ‘Ramona’. Hoje em dia, Kate é uma grande estrela narco das novelas da Telemundo.

Por fim, Tiaré Scanda deu vida a outra protagonista da obra, Elena, uma jovem bastante pobre e que trabalhava o quanto podia para ajudar sua mãe. Tiaré que já havia atuado em duas produções anteriormente, brilhou nesse que foi o grande papel de sua carreira, muitos diziam que ela era a menos bonita das quatro protagonistas, entretanto era a mais talentosa e encantadora, era impossível não gostar da personagem que ganhava a admiração dos telespectadores com o seu modo alegre de ser. Após a novela Tiaré protagonizou apenas uma única novela, ‘La Culpa’ de 1996, porém teve outros personagens de destaque em ‘Laberintos de Pasión’, ‘Amarte es mi Pecado’, ‘Por Ela Sou Eva’ e ‘Que Pobres Tão Ricos’.

Tiaré Scanda como Elena em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Na área das vilanias se destacaram Alejandro Camacho na pele de Frederico Cantú, o primo de Mônica, um jovem bastante egocêntrico, cruel e muito ambicioso, que passava por cima de quem fosse para atingir seus objetivos e que nutria uma obsessão por carrinhos, ação que acabou se tornando uma marca do personagem. Frederico Cantú foi considerado pelo público o grande vilão do ano.

Kenia Gascón deu vida a Margarida, uma jovem muito mimada e arrogante, que odiava o grupo de garotas e que sempre procurava uma maneira de infernizar a vida das quatro no instituto de arte onde elas estudavam.

Laura León que já era uma cantora bastante popular no México e que já havia feito algumas participações em novelas anteriores como ‘Amor em Silêncio’, ganhou um grande papel na novela como Esther a mãe de Elena e assim como a filha também teve uma grande amizade na adolescência com outras jovens que acabaram separadas por causa de uma disputa amorosa. Laura nesse momento se tornou a ‘musa’ de Emilio e protagonizou várias novelas do produtor: ‘Dos Mujeres, Um Camino’, ‘El Premio Mayor’ e ‘Mujeres Engañadas’.

Laura León em cena da novela - Créditos: Televisa S.A

A novela teve 200 capítulos e Emilio Larrosa decidiu incorporar na novela um novo grupo de ‘Garotas Bonitas’, encabeçado por Itatí Cantoral, Yolanda Ventura, Lorena Herrera e Tere Salinas. Dessas quatro apenas Tere Salinas não vingou no ramo, Itatí como a gente bem sabe viveu Soraya Montenegro em ‘Maria do Bairro, Yolanda se destacou bastante em ‘Coração Selvagem’ como Açucena e por te participado de várias novelas infantis e Lorena se destacaria por papéis voluptuosos nas novelas ‘Marisa Isabel’, ‘Amy, A Menina da Mochila Azul’ e ‘Lola, Érase una Vez’.

A novela também deu a Anahí sua primeira personagem importante nas novelas, na pele de Betty, a filha de Pedro papel defendido por Sergio Sendel.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Por causa de tantos esticamentos, Tiaré Scanda já tinha outros compromissos agendados e teve que se ausentar das gravações dos últimos capítulos da trama, como solução Emílio Larrosa programou uma cena em que Elena é atacada por Frederico e acaba em coma. No último capítulo Tiaré voltou aos sets de filmagem para que sua personagem acordasse do coma e finalmente tivesse um final feliz. 

Emilio Larrosa gostou tanto da fórmula de quatro amigas protagonistas que voltou a repetir a dose em 1998 na novela ‘Soñadoras’ e em 2001 na novela ‘Amigas e Rivais’. Assim como ‘Garotas Bonitas’ as duas produções foram grandes sucessos de audiência no período de suas exibições.

Kate del Castillo em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

No Brasil a trama foi exibida pelo SBT, entre 02 de março e 31 de maio de 1993 em 65 capítulos. Devido aos baixos índices de audiência a novela viu seus 200 capítulos serem transformados em poucos mais de 60, infelizmente a novela também nunca ganhou uma nova oportunidade na emissora da família brasileira.

Nos Premios TVyNovelas de 1992 recebeu oito indicações, vencendo nas categorias de atriz revelação para Tiaré Scanda e atriz coadjuvante para Laura León. 

Em 2007, Larrosa produziu um remake da obra intitulado ‘Muchachitas Como Tú’ que foi protagonizado por Ariadne Díaz, Gabriela Carrillo, Gloria Sierra e Begoña Narváez, respectivamente nos papéis que foram de Kate del Castillo, Tiaré Scanda, Cecilia Tijerina e Emma Laura na versão original. Essa versão foi repleta de erros e um grande fracasso, entretanto aconteceu algo bem interessante, Ariadne Díaz e Gabriela Carrillo que interpretaram as mesmas personagens de Kate del Castillo e Tiaré Scanda na versão original foram as únicas que também seguiram na carreira artística. Curioso, não?

Elenco em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Siga o nosso perfil no Google News

No geral, ‘Garotas Bonitas’ foi uma novela muito boa, que apostou em uma trama moderna para conquistar seu público alvo e que em nenhum momento teve medo de apostar em coisas novas, pecou um pouco pelo excesso de capítulos, mas nada que tire seu brilho. Um melodrama juvenil que encantou a todos nós e que nunca será esquecido pelos fãs.
 

Siga-me no Twitter: @EduardoOAlves2



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Relembrando Sucessos: Garotas Bonitas, um melodrama juvenil cativante com a pegada do seriado 'Barrados no Baile'