Aparato do Entretenimento: Esquadrão Suicida: em defesa de Jared Leto - de Leto, não de seu Coringa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Esquadrão Suicida: em defesa de Jared Leto - de Leto, não de seu Coringa

INJUSTIÇA: Jared Leto teve chance roubada em "Esquadrão Suicida" (2016). Créditos - 

Foi com grande entusiasmo que recebi a notícia de que Jared Leto interpretaria o Coringa em "Esquadrão Suicida" (2016), de David Ayer. Leto deve voltar ao personagem na versão de Zack Snyder de "Liga da Justiça" e, mesmo com sua trajetória malfadada como o Príncipe Palhaço do Crime, o entusiasmo permanece o mesmo. 

Já a Internet, é claro, não está reagindo bem ao anúncio

O vilão favorito de todo mundo cairá sempre como uma luva em qualquer ator metódico, excêntrico e camaleônico - por essa razão, nomes como Willem Dafoe e Christoph Waltz são constantes em fan castings na web.  
 

ESPANTO: Visual causou relativa estranheza nos arrobas, ao ser divulgado. Créditos - DC Films/Ratpac Entertainment/Atlas Entertainment/Divulgação/Reprodução

Também por isso, Heath Ledger e Joaquin Phoenix faturaram suas respectivas estatuetas do Oscar após encarnarem o Palhaço do Crime em interpretações que recriaram o personagem no imaginário popular. Com Leto, não teria sido nada diferente.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



À época do anúncio, "Jared Leto é o novo Coringa" não deve ter soado tão ruim para qualquer apreciador de bons filmes, ou do cinema de modo geral, ou que conhecesse a carreira do ator-cantor. 

PESADELO: Jared Leto em "Réquiem de Um Sonho" (2000). Créditos - Artisan Entertainment/Protozoa Pictures/Thousand Words

Leto havia acabado de ganhar o seu Oscar por "O Clube de Compras Dallas" (2013) e personagens antipáticos ou envoltos em dramas pesados e obscuridade são sua marca registrada. 

O currículo o deixava até mais predisposto a um psicopata sádico como o Coringa do que o saudoso Heath Ledger, vindo de filmes mais bem-humorados. Tendo estrelado longas como "10 Coisas que Odeio e Você" e "O Segredo de Brokeback Mountain", os fãs torceram o bico na web quando Ledger foi anunciado como o Coringa (parece mentira, mas aqui estão os prints).

FORÇA: Leto no onírico "Sr. Ninguém" (2009). Créditos - Pan-Européenne/Wild Bunch/Reprodução

Com o vocalista de 30 Seconds to Mars, o diretor David Ayer não só tinha a faca e o queijo na mão, como também um curinga na manga para "Esquadrão Suicida" faturar um Oscar de Melhor Ator para Leto (cujo talento não foi o único desperdiçado no longa, tal qual mostrou Margot Robbie). 

Sempre de terninho roxo nos filmes, a visão de David Ayer apelaria para as fases mais espalhafatosas do Coringa nos quadrinhos - das referências a David Bowie e Prince em "O Cavaleiro das Trevas", com teor mais andrógeno e sexualizado, às tatuagens de "All Star Batman and Robin". 

OUSADIA: Algumas das inspirações do Coringa de "Esquadrão Suicida": a versão de "All Star Batman and Robin", de Scott Snyder e Greg Capullo e do "Batman" de Grant Morrison. Créditos - DC Comics/Reprodução

A reinvenção do Coringa nos quadrinhos inspirava a reinvenção do personagem em live-action, que pedia o ator e as referências ideais.

Tinha tudo para dar certo e talvez os resultados teriam sido melhores, em um estúdio diferente.

Jared Leto em premiere de "Esquadrão Suicida". Créditos - Reprodução da Internet

Sempre sabotando seus filmes, a Warner Bros. reeditou "Esquadrão", cortando as cenas do Coringa e diminuindo drasticamente o papel do Duque Branco da Morte no longa. 

Na versão cinemática, Leto possui apenas dez minutos de cenas, após ter sido promovido [e pago] como ator principal. Sem cumprir as expectativas de fãs e críticas, o filme acabou apedrejado. Sendo o Coringa um ícone e com o legado deixado por Heath Ledger, Jared Leto levou a pior. 

ÁS: Fase de reinvenção do Coringa nas HQs acabou inspirando uma versão diferente *demais*. Créditos - DC Films/Ratpac Entertainment/Atlas Entertainment/Divulgação/Reprodução

Massacrado pelo estúdio, "Esquadrão Suicida" é um filme impossível de se defender, com teor irritantemente inconsistente (resultado do corte do conteúdo mais maduro) e potenciais não alcançados, sendo o Coringa um deles.

"Esquadrão" acertou em cheio nas escolhas de elenco e o Arlequim do Ódio de Jared Leto não flopou por uma escalação errada, por ele ser um ator medíocre ou que não merecesse outra chance. 



Não faltou em Leto um aspecto definidor do Coringa e que fez as iterações de Ledger, Joaquin Phoenix, Jack Nicholson e Cameron Monaghan (na série "Gotham") tão marcantes: a insanidade genuína em cena. 

De fato, a super sanidade do Coringa, condição que o faz falar com os leitores das HQs e o deixa ciente de que é um personagem de quadrinhos, está mais em Leto do que em qualquer outro desses atores. 

Em "Esquadrão Suicida", ela pode ser vista em seus olhos.


PALMAS: Heath Ledger foi atacado por fanboys na web ao ser anunciado como Coringa em 2006. Créditos - 

O erro está na caracterização errada (as tatuagens acabam passando mais a ideia de um fã do Coringa do que do próprio e faltaram o sorriso e da gargalhada macabros), na transposição falha da estética mais ousada do personagem das HQs para o live-action e, claro, a já citada e trágica redução de sua participação no longa. 

Nada que não pudesse ser consertado em filmes futuros - afinal, o universo cinemático da DC só estava começando. 

O HOMEM QUE RI: Jared Leto teria sido impressionado tanto quanto Joaquin Phoenix em "Coringa" (2019). Créditos - 

Em um momento que cairia no esquecimento, "Batman v Superman" trouxe para o live-action uma das passagens mais tristes da vida de Bruce Wayne, após a morte de seus pais: o assassinato brutal do Robin nas mãos do Bobo da Corte Genocida. 

LEMBRA? Warner Bros. esqueceu momento marcante de Batman e Coringa. Créditos - DC Films/Ratpac Entertainment/Atlas Entertainment/Cruel and Unusual Films/Warner Bros. Pitcutes/Divulgação/Reprodução

Com Jared Leto despachado, foi-se a oportunidade da exploração profunda desse capítulo e do antagonismo entre o senhor do crime e o Batman nesse universo. Obtusa, a Warner Bros. também se desfez da trama.

Não é como se Jared Leto não fosse capaz de impressionar em um "Batman" solo ou em uma continuação de "Esquadrão", como Joaquin Phoenix impressionaria no aclamado longa de 2019. 

Alheio e injusto, o estúdio passou Leto para trás de vez, deixando-o de fora do vindouro "The Suicide Squad", de James Gunn.



Felizmente, o injustiçado pode ter encontrado a chance de mostrar a que veio - as boas novas de sua presença na versão do diretor de "Liga da Justiça" sugerem que, assim como há mais de um Batman e Superman em live-action, também pode haver mais de um Coringa. 

*O* ESQUADRÃO SUICIDA: Anti-heróis ganharão nova chance, mas Coringa de Jared Leto ficou fora do line-up. Créditos - DC Comics/Divulgação/Reprodução

Zack Snyder dividirá sempre opiniões quanto à qualidade de seus filmes, mas está nele o potencial para fazer o público esquecer o Coringa estranho (em um sentido ruim) de "Esquadrão Suicida". 

Desconsiderando o Doomsday de "Batman v Superman", se há algo que Snyder e seu figurinista parceiro Michael Wilkinson entendem bem, é de caracterização. 

Reparando esta falha, talvez o público possa perdoar os crimes de "Esquadrão Suicida" e apreciar o Príncipe Palhaço do Crime que há em Jared Leto.

Créditos - DC Films/Ratpac Entertainment/Atlas Entertainment/Divulgação/Reprodução








 


 

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

 
 
 


Siga o nosso perfil no Pinterest






Siga o nosso perfil no Google News



Siga-me no Twitter: @zevirtovsf 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Esquadrão Suicida: em defesa de Jared Leto - de Leto, não de seu Coringa