Aparato do Entretenimento: Aliança Francesa discute sustentabilidade com documentário inédito de Québec
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Aliança Francesa discute sustentabilidade com documentário inédito de Québec


O projeto ganha uma edição totalmente digital: o filme Seu Lixo, Minha Riqueza ficará disponível gratuitamente dentro do Festival Varilux em Casa, na plataforma Looke, de 20 a 28 de junho. O bate-papo com especialistas ocorre no dia 25 de junho, quinta-feira, às 18h, em uma live no canal Youtube do Teatro Aliança Francesa.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento

Desenvolvimento sustentável é um dos assuntos com mais evidência atualmente, ainda mais nos tempos de pandemia com as projeções futuras. Com a finalidade de manter um diálogo e uma imersão no assunto, a Aliança Francesa e o Escritório do Québec em São Paulo realizam mais uma edição do Cine Conversa. A atração une exibição de filme e um bate-papo, e desta vez, ganha um novo formato em tempos de quarentena. 

O filme Seu Lixo, Minha Riqueza (Tes déchets, Ma Richesse) ficará disponível gratuitamente dentro do Festival Varilux em Casa (http://festivalvariluxemcasa.com.br/), na plataforma Looke, de 20 a 28 de junho, com legendas em português. Já a discussão sobre o documentário e os temas envolvidos ocorre no dia 25 de junho, quinta-feira, às 18h, por meio de uma live no canal Youtube do Teatro Aliança Francesa (https://bit.ly/37oHgSY).


O encontro online terá como convidados Adriano Andreghetto (Especialista em Ciências dos Alimentos que já trabalhou em projetos nas áreas de sustentabilidade e desperdício de alimento em países como Portugal, Suíça e Alemanha); Étienne Beauregard (Consultor De Comércio Internacional que atua no setor das tecnologias limpas e da eficiência energética); e Rodrigo Bogéa (Engenheiro Ambiental pela Universidade de Brasília com profundado conhecimento na área de resíduos sólidos urbanos). O evento será mediado pela jornalista Amalia Safatle (revista multimídia Página22 focada em sustentabilidade).


Seu Lixo, Minha Riqueza é dirigido por Karina Marceau e se passa em Québec, onde há um número cada vez maior de adeptos ao modelo de economia circular. Um padrão econômico audacioso que coloca o meio ambiente no coração dos seus negócios e se torna benéfico tanto para as empresas e o consumidor quanto para o conjunto do planeta.

O filme propõe descobrir os projetos inspiradores que essa nova categoria econômica suscita em diversas regiões do Québec. Uma oportunidade para desmistificar esse tipo de economia, reencontrar os geradores e os atores dessa nova revolução industrial e compreender os benefícios diretos dos quais usufruem empresas, o meio ambiente e a população.

O documentário é rodado em Québec, onde cerca de 80% de sua população tem o francês como língua materna, o que representa mais de 8 milhões de pessoas. É uma cidade importante no cenário internacional, pois promove esforços para fortalecer o idioma e tem uma política de fortalecimento da língua francesa em respeito à diversidade cultural. 

Este evento é possível graças à Lei de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da ALL – Accor Live Limitless e Société Générale, parceria com TV5mondeEdu, Festival Varilux em Casa, Verakis, Pagina22, e realização do Escritório do Québec em São Paulo, Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 


TAG

Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Aliança Francesa discute sustentabilidade com documentário inédito de Québec