Aparato do Entretenimento: Desperdício: Séries mexicanas que nunca foram exibidas no Brasil
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Desperdício: Séries mexicanas que nunca foram exibidas no Brasil

Mayrín Villanueva, Alejandra Barros e Ximena Herrera em foto promocional da série "Sin Rastro de Ti" - Créditos: Televisa S.A

O formato fechado de séries é uma das apostas da Televisa neste momento. O conglomerado mexicano tem transformado suas telenovelas - conhecidas por longa duração - em produções com orçamentos mais vindouros e com duração diminuta. Uma narrativa que a TV espanhola e a turca utilizam a muitos anos.

Pois bem, há cerca de três anos as "novelas por temporada" tem ganhado espaço no Las Estrellas, com uma entrada mais tímida no mercado internacional, o novo estilo tem atraído público na mesma proporção em que afasta. 


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento

Adriana Louvier e Danilo Carrera em foto promocional da série "Sin Rastro de Ti" - Créditos: Televisa S.A

Em terras brasileiras essas "telenovelas por temporada" deram as caras de forma sutil em um passado distante e provavelmente não retornarão tão cedo. Em contrapartida, séries da TV mexicana já fizeram check in na terra da corrupção. O seriado "Chaves" é a prova mais consistente dessa investida, que ainda conta com a recente "La Rosa de Guadalupe". Além da CNT (saudades querida) que trouxe o êxito "Mujeres Asesinas".

Na coluna dessa semana irei me ater a séries mexicanas que nunca deram as caras no Brasil, mais precisamente na TV aberta e que poderiam garantir bons índices de audiência. Siga comigo.  

  
Pôster promocional da série "Gossip Girl Acapulco" veiculada no mercado internacional - Créditos: Televisa S.A

Gossip Girl: Acapulco

Baseado no programa de TV original Gossip Girl, a versão mexicana apostou em personagens diferentes. Desta vez a série acontece em Acapulco, a famosa cidade do México. Os personagens falam em espanhol e são baseados na alta sociedade mexicana. 

Uma produção de Pedro Torres (Mujeres Asesinas) para e Televisa em parceria com El Mall e Warner Bros, o seriado protagonizado por Sofía Sisniega teve um sucesso mediano e um desempenho razoável entre o público latino. O que pesou mesmo foi ter sido uma espécie de "spin-off" da série original. 


Pôster promocional de "Sin Miedo a la Verdad" para o mercado internacional - Créditos: Televisa S.A

Sin miedo a la verdad

A série segue a história de Manu, um menino introvertido com habilidades especiais, não só para consertar telefones celulares, mas para violar sistemas e senhas. Graças a Doña Cata, conseguiu sobreviver escondido de um passado cruel que o assombra, deixando uma sombra terrível em sua alma e marcando seu rosto. 

Manu trabalha na Plaza de la Computación, onde todos os tipos de dispositivos eletrônicos são reparados, ajustados e obtidos, e a única maneira de Manu lidar com a dor que o passado lhe causa é ajudando os outros.

Criação da dupla Rubén Galindo Jr. (Hoy voy a cambiar) e Marcelo Strupini (Los simuladores) - Sin Miedo a la Verdad - aborda em cada episódio uma história diferente e os mais vastos temas são interpelados: bullying, cyberbullying, sexting, catfish, corrupção, dentre outros. O seriado protagonizado por Álex Perea (El hotel de los secretos, La doble vida de Estela Carrillo) converteu-se em um sucesso na TV mexicana e a segunda temporada segue em cartaz no Las Estrellas. 


Pôster promocional da série "Sin Rastro de Ti" para o mercado internacional - Créditos: Televisa S,A

Sin rastro de ti

Na noite anterior ao casamento, Julia (Adriana Louvier), uma jovem pediatra com um futuro brilhante, desaparece sem deixar vestígios. Cinco anos depois, no meio da estrada, um estudante universitário encontra uma mulher vestida de noiva, sozinha e desorientada. 

O menino a leva para o hospital mais próximo e durante a viagem a mulher consegue dizer-lhe o nome: Julia Borges. O problema é que ela não se lembra do que aconteceu durante esses cinco anos. 

Protagonizada por Adriana Louvier e Danilo Carrera a série de apenas 16 episódios foi uma aposta assertiva da Televisa. Um produto sólido e com conteúdo consumível. 




Pôster promocional da série "Mujeres de Negro" para o mercado internacional - Créditos: Televisa S.A

Mujeres de negro

Com um sorriso no rosto, Vanessa (Mayrín Villanueva), Jacqueline (Alejandra Barros) e Katia (Ximena Herrera) se despedem de seus maridos no cais. Eles vão até o barco prontos para dar um passeio, mas minutos depois, uma explosão os fazem explodir diante dos olhos de suas mulheres. O plano não era perfeito, mas o resultado foi o esperado: elas não terão mais que suportar suas vidas infelizes ao lado daqueles homens. Agora existem três mulheres livres. 

Baseada na série "Viudas Negras" do canal francês Eurochannel, o seriado mexicano produzido por Carlos Moreno para a Televisa em 2016 é uma espécie de série-novela. Protagonizada por Mayrín Villanueva, Alejandra Barros e Ximena Herrera, "Mujeres de Negro" possui ao todo 51 episódios.

A série original já foi exibida na TV por assinatura através do Mais Globosat e encontra-se disponível no catálogo do Globosat Play e Prime Video.


Pôster promocional da série "Juntos, el corazón nunca se equivoca" - Créditos: Televisa S.A

Juntos, el corazón nunca se equivoca

Primeira série mexicana protagonizada por uma pareja gay, a produção gira em torno da história de amor entre Aristóteles e Temo, que deixa Oaxaca para começar uma nova vida juntos na Cidade do México. 

Spin-off da novela "Mi Marido Tiene Familia" - Aristemo - é ousada pela proposta: mostrar a naturalidade e convivência de um jovem casal homossexual no conservadorismo do México. 

Atual cartaz do Las Estrellas, "El Corazón Nunca se Equivoca" é protagonizada por Emilio Osorio e Joaquín Bandoni e conta ainda com as atuações estrelares de Leticia Calderón, Sergio Sendel, Helena Rojo, Nuria Bages, Laura Flores, Víctor González e grande elenco.

Eu e Grazy, já fizemos crítica da série aqui no Aparato, e caso você se interesse pode clicar AQUI que te levamos até lá.


Pôster promocional de "Blue Demon" - Créditos: Televisa S.A

Blue Demon

O seriado segue a vida de Alejandro Muñoz Moreno, um homem que superou todas as probabilidades de se tornar um campeão mundial de Wrestling, sob o nome de Blue Demon. Motivado pela falta de oportunidades na pequena fazenda onde nasceu, assim como o desejo de transcender algo mais importante que a vida camponesa de seu pai; aos 11 anos, viaja para Monterrey para morar com seus tios. 

Anos mais tarde, trabalhando na mina, é notado em suas habilidades de luta, que o levam a conhecer o mundo do Wrestling, e buscar um destino de reconhecimento que gradualmente o levará a ter sucesso sob a máscara de Blue Demon, mas para conseguir isso, primeiro precisará superar seus medos e confrontar seus "demônios".

Protagonizada por Tenoch Huerta (Narcos: Mexico e 007 Contra Spectre) e Ana Brenda Contreras (Corazón indomable, Dynasty), "Blue Demon" foi uma aposta do Blim, plataforma de streaming da Televisa para o mercado latino e fruto da parceria entre Sony Pictures Television, Teleset e Televisa. 

Em outra colunas sobre séries e novelas mexicanas do Prime Video havia abordado Blue Demon, pois o seriado encontra-se disponível no catálogo da plataforma. 


 
Pôster promocional da série "La Piloto" - Créditos: Televisa S.A

La Piloto

Baseada em fatos, a série segue os acontecimentos da vida de Yolanda Cadena, uma jovem que descobre até que ponto consegue alcançar o seu grande sonho: ser piloto de avião. 

Seu primeiro contato com o mundo da aviação é o trabalho de aeromoça e lutando contra todos os obstáculos de um mundo masculino, Yolanda conhece John, um experiente piloto e chefe de uma organização de tráfego aéreo, que a ensina a pilotar pequenos aviões. Apaixonam-se, mas um agente da DEA aparece na estrada, caindo em um triângulo amoroso que coloca Yolanda no meio do conflito altamente perigoso.

Dentre todas citadas, La Piloto é a que menos me agrada, porém a série ganhou certo destaque na TV mexicana e americana, tendo ao todo duas temporadas. A criação de Carlos Bardasano (Amar a Muerte) protagonizada por Livia Brito usa e abusa do elemento ação. 


Pôster promocional da série "Érase una vez" - Créditos: Televisa S.A

Érase una vez

Produzida por Marcos Osório Vidal (Los Simuladores, O11CE, Supermax), Gustavo Malajovich (El Jardín de Bronce, Esperanza Mía) e Hernán Goldfrid (Tese Sobre um Homicídio) -  Érase una vez - nada mais é do que uma releitura da coleção de 12 histórias infantis clássicas, adaptadas ao gênero policial, mas de um ponto de vista sombrio e sofisticado.

Outra produção do Blim, o seriado chegou a ser exibido no Canal 5, emissora do grupo Televisa, porém sem grande alarde. Sem protagonista delimitado, o seriado segue o arco de histórias como "Chapeuzinho Vermelho", "A Branca de Neve", "O Gato de Botas", dentre outras. Possui apenas uma temporada de 12 episódios.


Pôster promocional de "40 y 20" - Créditos: Televisa S.A

40 y 20

Paco é um amante divorciado de quarenta anos e Fran é um jovem de vinte anos com uma fraqueza pelos anos quarenta. Pai e filho passam todos os fins de semana juntos e muito bem acompanhados: mulheres e mais mulheres. 

"40 y 20" é a típica comédia sobre um pai divorciado que gosta de mulheres mais jovens e seu filho que gosta de mulheres mais velhas. 

Protagonizada por Jorge 'El Burro' Van Rankin (Salomé, Inocente de Ti) e Mauricio Garza (Betty en NY, La Patrona, El Señor de los Cielos) trata-se de outra série idealizada para o Blim e que acabou ganhando as telas do Las Estrellas e conquistando o público. Ao todo, 40 y 20, possui quatro temporadas. Detalhe: o canal do Blim no YouTube disponibiliza os episódios em áudio original. Só procurar.




Pôster promocional de "Sincronía" - Créditos: Televisa

Sincronía

Criação de Gustavo Loza (Al otro lado, Silencio profundo e La otra familia) e protagonizada por Eduardo Arroyuelo (7 días, Sr. Ávila) - Sincronía - narra o drama de Demian que para fazer grandes negócios, precisa arriscar e as vezes sujar as mãos para se salvar. Munido a Demian outras histórias dramáticas diferentes e ambientadas na Cidade do México são contadas sob a perspectiva de cada um de seus numerosos personagens. Três histórias e quatro pontos de vista. Quem está falando a verdade?

Produzida pela Adicta Films e distríbuida pelo Blim, estreou no México em março de 2017. Mais uma minissérie do que propriamente uma série, "Sincronía" surpreende pelo seu roteiro desafiador.


Pôster promocional da série "Dogma" - Créditos: Televisa S.A

Dogma

Bruno (Daniel Martínez), é um homem do mundo da ciência e que abandonou suas crenças religiosas depois de uma crise de fé. Até que um dia, recebe de uma misteriosa autoridade uma missão específica: encarregar-se de testemunhar e investigar milagres e fatos sobrenaturais para concluir a veracidade destes. 

Ao seu lado, Bruno terá Alicia (Iliana Fox), uma teóloga especializada em cultos religiosos de alto nível acadêmico, mas que se permite acreditar no inexplicável. 

Dogma possui apenas uma temporada e 13 episódios. Rituais de exorcismo e outros fenômenos sobrenaturais, além de uma história cheia de dilemas que testam a capacidade de acreditar e endossar fatos e situações fora do comum.


Pôster promocional da série "Yago" para o mercado internacional - Créditos: Televisa S.A

Yago


Uma série-novela, Yago é mais uma adaptação do clássico romance francês, O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas. Considerado remake da turca Ezel, a versão mexicana produzida por Carmen Armendáriz é protagonizada por Iván Sánchez e possui 65 episódios.




----- || ----- || -----

Espero que tenham curtido o tema dessa semana. Conto com sua leitura na próxima coluna. E não se esqueça; comente. 

Hasta luego!


Escrito por: Hiago Júnior
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Desperdício: Séries mexicanas que nunca foram exibidas no Brasil