Aparato do Entretenimento: Superman 80 anos: 22 curiosidades sobre o Homem de Aço
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Superman 80 anos: 22 curiosidades sobre o Homem de Aço


Superman de volta com a famosa sunga em Action Comics #1000, na arte de Jim Lee.

Para o alto e avante! Em 2018, aquele que é considerado um símbolo do gênero super-herói celebra seus 80 anos - e o parabéns da DC Comics começou com o lançamento da "Action Comics" de número 1000 nesta quarta, 18 de abril. A edição super especial (desculpem, não resisti) conta com diversas capas variantes de grandes artistas e traz o Superman de volta com a famosa sunga vermelha, após ter sido abandonada pela DC Comics em 2011.

No clima do aniversário do Homem do Amanhã, confira um aparato de curiosidades sobre o ícone, seus criadores, sua criação e tudo o tiver o famoso "S" marcado. 

ESTREIA - "Action Comics" #1000 marca a estreia do autor Brian Michael Bendis na DC Comics. Famoso roteirista da Marvel, Bendis é criador de ícones da casa como Jessica Jones e o Homem-Aranha Miles Morales. 


É FESTA: Duas das diversas capas comemorativas de "Action Comics" #1000.

ADVENTO - Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1933, a vinda do herói só aconteceria em 1938, quando seus criadores o venderam para a Detective Comics (atual DC Comics) por 130 dólares.

INSPIRAÇÕES - O ator e comediante do cinema mudo Harold Lloyd foi a inspiração para o personagem Clark Kent. Já a imponência e o bom humor vieram do também ator Douglas Fairbanks, astro de "Robin Hood" e "A Marca do Zorro".


 

CIDADE GRANDE - O criador Joe Shuster se inspirou em sua cidade-natal, Toronto, para compor o visual de Metrópolis, lar do Superman. Mais tarde, Nova York se tornou a principal referência visual da cidade. "Metrópolis" vem do filme de 1927.

CARECA - Originalmente, o personagem foi concebido como um vilão careca e telepata que pretendia dominar o mundo. 


Um fanzine com o "Super-Man" original.
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
PODERES - Em sua estreia, a descrição icônica trazia únicos poderes do Super-Homem: "Mais rápido que uma bala. Mais rápido que uma locomotiva. Capaz de saltar edifícios com um simples pulo." A visão de raio-X debutou em 1939, enquanto a visão de calor só apareceria dez anos depois.

NO CÉU - Sem dúvida o Super-Homem nos faz acreditar que o homem pode voar, mas isso só acontece por causa do desenho de 1940. Os animadores encontraram dificuldade em reproduzir os super-saltos do azulão e resolveram o problema com o voo.


ACREDITE: Foi o desenho memorável de Max Fleischer que deu ao azulão o dom de voar.

INTERVALO - Outro aspecto importante da mitologia do Super-Homem que não debutou nas HQs foi a kryptonita. O calcanhar de aquiles de Clark fez sua estreia no rádio - tudo porque o dono da voz do herói queria dar uma pausa do drama. Eis que a desculpa resultou no episódio "O Meteoro de Krypton", em 1943. As pedrinhas verdes só brilhariam na HQ seis anos depois. 


LETAIS - Aspecto icônico da mitologia do Superman, a kryptonita estreou no programa de rádio do herói, na década de 40.

REALIDADE - Nesse mesmo episódio, o Superman enfrentou a Klu-Klux-Klan.

MISTUREBA - No universo da Amalgam Comics, que mesclou a Marvel e a DC nos anos 90, o Superman foi fundido ao Capitão América, formando o Super Soldado.




TROCA TUDO - Em "Speeding Bullets", uma história paralela da série "Elseworlds" da DC Comics, o bebê Kal-El é descoberto por Thomas e Martha Wayne em Gotham e se torna o Batman; Lex Luthor se torna o Coringa, e Bruce Wayne se torna o Superman. 

SURPRESA - Segundo Martha Kent em "Liga da Justiça Sem Limites", ela e Jonathan eram obrigados a embalar os presentes de Clark com chumbo para que sua visão de raio-X não estragasse a surpresa.


NUMA OUTRA VIDA: Batman (Clark Kent) mete medo no conto "Speeding Bullets".

POWER COUPLE - Como pensar em Superman sem lembrar de Lois Lane? É indiscutível que Lois e Clark são a tampa e a panela. Contudo, o herói já teve outras namoradas icônicas, como a Lana Lang (conforme popularizou a série "Smallville"), a sereia Lori Lemaris e, mais recentemente, a Mulher-Maravilha.

FRÁGIL - Falando nela, a princesa amazona já conseguiu cortar a garganta de aço do Superman com sua tiara, numa tentativa desesperada de detê-lo do controle mental de Maxwell Lord.




CARA LIMPA - Diferente de muitos heróis, o Superman não usa máscara por valorizar a confiança das pessoas - para ele, é possível conseguí-la mais facilmente vendo seu rosto.

ANTIPATIA - O personagem incomodou nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, a propaganda Americana vinha aos montes em suas revistas, somado ao fato de que Shuster e Siegel eram judeus. Respondendo à mensagem, jornal nazista "Das Schwarze Korps" descreveu o Superman como "um cara simpático de corpo desenvolvido e mente atrofiada".

ALTERNATIVO - Ironicamente, o Superman possui uma versão alternativa nazista - o Overman. Na Terra-10, a tecnologia da cápsula do bebê Kal-El - e o próprio - foram as chaves para a vitória da Alemanha na Segunda Guerra e seu consequente domínio.


O Overman da Terra-10.

SUGANDO O CALOR - Quando o Superman foi mordido pelo Drácula, a radiação solar no sangue do Homem de Aço fez o doce vampiro explodir - e depois o Batman é que é o f*da.


NA LUZ DO LUAR: Drácula explode ao beber a radiação solar do Superman.

SUPER-DOTADO - A memória fotográfica e a super-velocidade tornam Clark capaz de ler livros rápido o bastante para adquirir conhecimento a nível PhD em um determinado assunto em uma questão de segundos.

FALANDO NISSO - O livro favorito de Clark é "O Sol É Para Todos", de Harper Lee. 

GAROTAS DE AÇO - Ao todo, o Superman já foi surpreendido por seis Supergirls ao longo de suas HQs. Obviamente, para muitos fãs, a versão definitiva é a prima do herói, Kara Zor-El.


SUPER-MULHERES: As várias versões da Supergirl na arte do cearense Ed Benes.

O FILHO SE TORNA O PAI - Depois de vários personagens assumirem o manto, atualmente, o título de Superboy pertence ao filho de Clark e Lois, Jonathan "Jon" Kent. Outras representações notáveis do Superman como pai são o arco "O Que Aconteceu ao Homem de Aço", de Alan Moore, e o infame "O Cavaleiro das Trevas Parte II" de Frank Miller, no qual o Superman e a Mulher-Maravilha são pais da Supergirl Lara.

aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está fr
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)

Siga-me no Twitter: @zevirtovsf 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Superman 80 anos: 22 curiosidades sobre o Homem de Aço