Aparato do Entretenimento: Primeiras Impressões | Amor Dividido: Aberta para discutir temas importantes, novela que marca o retorno de Angelli Nesma a Televisa pode se revelar como um grande acerto
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Primeiras Impressões | Amor Dividido: Aberta para discutir temas importantes, novela que marca o retorno de Angelli Nesma a Televisa pode se revelar como um grande acerto

Andrés Palacios, Eva Cedeño e Gabriel Soto em arte promocional da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

Com o término de 'SOS, Me Estoy Enamorando' a Televisa abriu espaço em sua grade no Las Estrellas para 'Amor Dividido' telenovela que marca o retorno da produtora executiva Angelli Nesma Medina.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Estrelada por Eva Cedeño, atriz em alta na Televisa, a trama com temática sobre imigração ilegal, desembarca com um leque de temas importantes, diluídos em um bom drama/romance. Contextualizada com a estética melodramática que as folhetins latinos tiveram no passado, a obra apresenta o trivial com um olhar diferente. Acompanhei a primeira semana de 'Amor Dividido' e trago agora minha crítica com as primeiras impressões da novela.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Pôster promocional da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

Sinopse

Abril e Max não têm nada em comum: ela é muito latina, enquanto ele é muito "gringo". Para a família, Abril vem em primeiro lugar, já para Max o principal é ser bem sucedido no mundo corporativo. Ela adora viver no campo e trabalhar em família. Ele, apesar de ser meio mexicano, esqueceu completamente suas raízes e segue feliz vivendo em um país de primeiro mundo. Essas duas pessoas dificilmente poderiam se apaixonar, mas por diferentes razões, ambas chegam, contra sua vontade, para se estabelecerem na Cidade do México e suas vidas começam a mudar radicalmente, até que os caminhos de ambos se unem em meio a solidão e decepção.

Pôster promocional internacional da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

O elenco de 'Amor Dividido' é composto por Eva Cedeño, Gabriel Soto, Arturo Peniche, Irina Baeva, Andrés Palacios, José Elías Moreno, Gaby Rivero, Eugenia Cauduro, Pedro Moreno, Elsa Ortiz, Jessica Mas, Ramiro Fumazoni, Lisardo, Marco Méndez, Pedro Sicard, Julio Mannino, Lambda García, Federico Ayos, Laura Vignatti, Alfredo Gatica, Pablo Valentín, Fabían Robles, Fernando Robles, Roberto Tello, Pato De La Garza, Iker García Meza, Paulina Ruiz, Sergio Madrigal, Ivan Ochoa, Jorge Gallegos, Ricardo Franco, Ligia Uriarte, Mar Bonnelly, Abril Schreiber, Luis Xavier, Francisco Avendaño, Mara Cuevas, Ricardo Vera, Jorge Ortín, Carlo Guerra, Alejandro Peniche, Fermín Zúñiga, Andrea Guerrero, Rocio Leal, Jessy Santacreu e Haydee Navarra.

Gabriel Soto e Eva Cedeño em foto promocional da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

Produção

Longe das novelas mexicanas e da Televisa desde o fim de 'Me Declaro Culpable' em 2018, 'Amor Dividido' marca o regresso da produtora Angelli Nesma ao conglomerado mexicano. E ao seu lado está o produtor associado J. Ignacio Alarcón, amigo de longa data e parceiro em outros melodramas da produtora. Amizade e boa gerência se fizeram presentes nos primeiros cinco capítulos da obra, que mesmo se apegando em alguns aspectos da trama original, segue seu caminho solo na tentativa de distanciamento e atualização. O salto de tempo e o descanso da dupla também funciona como um aspecto positivo, trazendo frescor ao horário no qual a telenovela se destina. É uma produção jovem, leve, dinâmica e aberta para a discussão de temas importantes.

Andrés Palacios e Eva Cedeño em foto promocional da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

Direção

Após um desempenho pra lá de positivo na direção de cena de 'Te Doy la Vida', Sergio Cataño retornou a sociedade com Angelli Nesma, união que trouxe a tona semelhanças com outros três projetos da dupla, de 'Al diablo con los guapos' a jovialidade de 'Llena de amor' a leveza e por fim a ousadia de 'Abismo de Pasión'. Os estereótipos, vícios e caras e bocas dos personagens se distanciaram do passado e agora chegam com uma nova roupagem, mais limpos, singulares e próximos da realidade. Uma questão que conta com o apoio da tecnologia, bem como o aperfeiçoamento do próprio telespectador, que agora, em pleno ano 2022, já não se afeiçoa tanto as individualidades de um passado não tão distante. Outro acerto da telenovela é justamente a escolha de Luis Eduardo Reyes para gerir um cargo de importância sumária na direção de cena ao lado de Sergio Cataño, trazendo a experiência dos clássicos e cinema ao ambiente da TV aberta mexicana.

Eva Cedeño e Gabriel Soto em foto promocional da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

Roteiro

História original de Adriana Suárez (Café con aroma de mujer), Javier Girado (Allá Te Espero), Pedro Rozo (Para volver a amar) e Camila Bruges (Secretos del paraiso), a adaptação de 'Amor Dividido' é baseada na versão do escritor Juan Carlos Alcalá, que no momento cumpre carga horária dupla na Televisa, vez que também é o responsável pela adaptação de 'Mi Fortuna es Amarte', trama estrelada por Susana González e David Zepeda. Versão moderna da colombiana 'Allá Te Espero' de 2013, 'Amor Dividido' conta ainda com a contribuição de Rosa Salazar (Que te perdone Dios) e Fermín Zúñiga (Lo que la vida me robó). Assim como na direção e produção, o folhetim é um revival da equipe de Angelli Nesma. Um drama ágil, intenso e interessante, que une o romance, costurado a uma boa dose de suspense. A vilania também se faz presente, em aspectos do dia a dia, nas más escolhas, amizades, e também na sede por vingança a todo custo.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Irina Baeva como a vilã Debra em cena da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

Temas importantes

Toda boa novela tem a função de garantir entretenimento e também de informar, afinal de contas ela é um produto que se expande a grande massa, atingindo vários públicos, faixas etárias, crenças... Esse discurso não é de hoje, as telenovelas tem essa missão - até social. A primeira semana de 'Amor Dividido' entendeu muito bem essa atribuição e garantiu ao telespectador uma gama eclética de temas importantes e que merecem espaço na TV aberta. Proposições como acessibilidade para pessoas com Deficiência- PcD, aborto, homofobia e imigração ilegal ganharam tempo de tela e de uma maneira incrivelmente bem trabalhada. Inclusiva. Contextualizada. Um acerto da equipe.

Dupla nacionalidade

Bem como a obra original da Colômbia, 'Amor Dividido' aborda a dupla nacionalidade como um dos eixos centrais da trama. O sonho de conquistar a independência financeira nos Estados Unidos, país de primeiro mundo, e o contraste com as dificuldades de se viver no México garantem a trama cenas que mesclam o inglês com o espanhol. É compreensível a temática, seu desenvolvimento é correto, contudo é um tanto quanto irritante as mudanças constantes de idioma - principalmente quando os personagens tidos como 'gringos' já se encontram em solo mexicano, local onde a língua nativa é o espanhol. Soa até como arrogância. A situação como um todo não atrapalha a incursão no quesito apresentação da história, contudo é uma "pedrinha no sapato" de quem acompanha.

Uma protagonista empoderada

Seria Abril amiga íntima de Ariadna López de 'Vencer el Desamor'? Deixo a dúvida no ar [...], porém o senso de justiça das duas é algo elogiável. Empoderadas, fortes e decididas, Abril mostrou nos primeiros cinco capítulos que não aceita desaforo e que o seu não é não. Contudo o excesso de docilidade e confiança com a família, podem no futuro se rebelar como uma grande porta de entrada para problemas.

Siga o nosso perfil no Google News

Federico Ayos e Carlo Guerra em cena da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

Destaques

Gabriel e Jorge defendidos pelos atores Federico Ayos e Carlo Guerra foram os destaques da 1ª semana de 'Amor Dividido', a dupla que na trama vivem um casal entregaram ao público uma diversidade de conflitos, que foram do amor ao preconceito até a busca por aceitação e respeito. Outro ponto assertivo é o núcleo de Sonia, interpretada pela atriz Ligia Uriarte que brilhantemente coordenou a delicadeza de sua personagem com a temática factual do cotidiano dos PcD's. Soma-se também aos destaques positivos o ator Jorge Gallegos, que na produção interpreta Omar, o assistente engraçado e destrambelhado da empresa onde a novela se desenvolve, o ator e cantor desempenhou bem o seu papel. E por fim, Gabriela Rivero, que despensa muitos comentários. 

Para tornar esse conteúdo mais amplo, abri espaço para uma opinião extra. Confira abaixo o ponto de vista do telespectador Fernando.

Terminei oficialmente a primeira semana de Amor Dividido e me surpreendi: gostei. Os personagens parecem interessantes assim como suas abordagens. A busca incessante pelo "sonho americano" não caiu no estereótipo de algumas outras novelas e séries. O ponto alto da semana de estreia sem dúvidas foi Debra exercendo sua escolha em realizar o aborto, uma temática atual e de difícil aceitação, mas que na trama foi imposta como uma decisão da mulher. Sobre a protagonista Abril, não posso negar, a princípio ela não me agradou tanto, senti a personagem apagada pelos demais em cena e isso é raro na primeira semana de uma novela da produtora Angelli Nesma, porém a Eva Cedeño segue maravilhosa no papel. Sua química com Andrés Palacios é ótima, aliás me surpreendeu o Bruno, seu personagem é interessante - estou sentindo que irei odiar e amar ao mesmo tempo. Falando em odiar já declaro que Fabrício, Alejo e Minerva já têm meu ódio. O trio de vilões tem tudo para entregar. Outra coisa positiva na novela é a representatividade, amei o casal gay Gabriel e Jorge, eles têm química e história, a única coisa que faltou foi um beijo. Ainda em relação a representatividade vale honrarias a abordagem da personagem Sonia, que apesar de ser cadeirante não foi retratada como alguém indefesa ou amargurada como já aconteceu em outras novelas. Para finalizar essa semana, creio que ‘Amor Dividido’ foi uma das melhores estreias do horário das seis desde ‘Te Dou A Vida’, Angeli Nesma tem um diamante em suas mãos e se continua a cuidar como foi nesses cinco primeiros capítulos, teremos um novelão.
Irina Baeva e Gabriel Soto em cena da novela 'Amor Dividido'. Créditos: Televisa S.A

A considerar a primeira semana de 'Amor Dividido' é possível constatar que Angelli Nesma optou por retornar com o básico bem trabalhado, o folhetim é agradável, fornece boa fonte de informação e atende seu caráter social. É um melodrama com uma equipe acostumada a trabalhar unida e que possui os parâmetros necessários para se consolidar como uma boa opção para sua faixa de horário.

----- || ----- || -----

Curtiu a matéria com as primeiras impressões de 'Amor Dividido'? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. Até a próxima!

Colaboração: @IamNando_
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Primeiras Impressões | Amor Dividido: Aberta para discutir temas importantes, novela que marca o retorno de Angelli Nesma a Televisa pode se revelar como um grande acerto