Aparato do Entretenimento: Se Nos Deixam: Cinquenta (50) motivos para você assistir a nova novela da tarde do SBT
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Se Nos Deixam: Cinquenta (50) motivos para você assistir a nova novela da tarde do SBT

Mayrín Villanueva e Marcus Ornellas em foto promocional da novela 'Se Nos Deixam'. Créditos: Televisa S.A

O SBT já decidiu que 'Se Nos Deixam' será a substituta da série 'A Usurpadora' no horário nobre da emissora de Silvio Santos, ou ao menos essa era a ideia. Um dos últimos êxitos da Televisa nos Estados Unidos, a telenovela estreia amanhã, 01 de novembro, no México e logo mais aqui no Brasil.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Protagonizada por Mayrín Villanueva e Marcus Ornellas, a novela guarda vários elementos que podem agradar o público do sofá. Pensando nisso, me juntei ao Abner para trazer cinquenta (50) motivos que podem te ajudar a escolher sintonizar a novela no SBT.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.


🚨 ALERTA DE SPOILER
Esse texto pode conter alguns spoilers da novela. Prossiga com cuidado ✅ 

1º) A volta de Gabriela Spanic, uma atriz muito querida pelos brasileiros.

2º) Para quem se encantou com Mayrín Villanueva interpretando a vilã Isabela, de ‘Meu Coração é Teu’ desta vez vai se ‘enamorar’ com a decidida, forte e bondosa Alice/Alicia.

3º) O brasileiro, gaúcho, Marcus Ornellas e seu mocinho Martin. Para quem não aguenta mais mocinhos tóxicos nas novelas, o personagem é um alívio, pois possui a mente aberta, é verdadeiro, compreensivo... um prato cheio.

4º) Apesar de ser tratada como novela no SBT, ‘A Usurpadora' é uma série. Então ‘Se Nos Deixam' será responsável por marcar a volta das novelas mexicanas no horário nobre da emissora.

5º) A novela trata de vários assuntos importantes, principalmente nos dias de hoje. Exposição na internet, bullying, diferença de idade, diferença de classes, machismo, alzheimer, são apenas alguns exemplos.

6º) O texto de Leonardo Padrón é simplesmente impecável, faz o telespectador sentir, se emocionar e odiar e tudo isso ao mesmo tempo que os personagens. Se fossemos trazer para uma alusão aos padrões brasileiros, poderíamos dizer que o texto é digno de Manoel Carlos.

7º) A amizade entre Alice/Alicia, Fernanda/Fedora e Rebeca. Uma amizade que todos nós almejamos. Sempre juntas, apoiando uma a outra, cuidando.

8º) Se você é fanfiqueiro, então o casal Marlicia é pra você. Além das cenas românticas presentes na novela, o casal abre margem para muitas histórias. Os próprios fãs já escreveram fanfics, como espécie de um spin-off do casal.

9º) E falando no casal, a química gritante entre Mayrín e Marcus. Esqueça os casais sem sal, sem graça, Marlicia possui química até com o olhar, num beijo e nas cenas quentes então... pegue algo para se abanar, pois o calor é grande.

10º) E pra quem gosta de um romance entre os mais velhos, vai se apaixonar pelo casal Rebeca e Fábio/Fabián. Fábio está sempre conquistando a esposa, é amoroso, compreensivo, romântico... até difícil acreditar que é amigo de Sergio. E Rebeca é um doce de pessoa, uma amiga verdadeira, uma esposa amorosa. E além disso os dois têm muita entrega cênica.

Siga o nosso perfil no Pinterest

11º) Para quem ama novelas onde os vilões são reais, vai ser bem servido. Sergio e Julieta não são vilões exagerados, com frases de efeito, que estão sempre tentando matar alguém... pelo contrário, são vilões da vida real. Um esposo que trai a mulher, não aceita o divórcio e nem que ela recomece e uma amante que tenta de todas as maneiras ficar com o homem só pra ela e, mesmo assim, não abaixa a cabeça para o mesmo.

12º) Pelo fato da trama ter apenas 83 capítulos, não tem espaço para a famosa ‘barriga’ - termo rotineiro entre os fãs de novelas. É uma trama gostosa de se assistir. Até mesmo em capítulos que pode-se dizer que "nada acontece" (poucos), a novela prende a nossa atenção e não cansa e nem desgasta o telespectador.

13º) Você lembra da Alicia de ‘Meu Coração é Teu? A menina preocupada com a aparência e que era ligada à moda. Dessa vez, Isidora Vives dá vida à Miranda. Uma adolescente que é ligada no mundo gamer, e usa os jogos como maneira de fuga da sua vida. Na escola ela sofre bullying e todos a chamam de estranha, já em casa tem que lidar com o divórcio dos seus pais, o qual não aceita. Isidora deu um show de atuação mais uma vez.

14º) Sabe aquele personagem moralista? Que preza pela família, pela classe social, que julga a todos, mas que não é tão perfeita como parece? Em ‘Se Nos Deixam’ temos a personificação conhecida como Eva, interpretada pela elogiada Susana Dosamantes. A mãe de Alice inferniza a vida da própria filha e pede para que ela se submeta a viver um casamento infeliz e continuar sendo enganada, simplesmente pelo "bem da família" e do que os outros vão pensar. E quando descobre que a filha se apaixonou por alguém mais novo, Eva não mede palavras para acabar com a autoestima da filha. Mas o que ela esconde é um vício em jogos de azar que chega a extrapolar os limites do aceitável.

15º) O clássico amor impossível, um casal com classes sociais diferentes, mas que estão dispostos a enfrentar tudo e todos para serem felizes. Iara/Yuri é filha de Alice e Sergio, ela é advogada, adora o pai a quem não quer decepcionar e está de casamento marcado com Moisés, mas quando é colocada para defender Paulo/Cholo, tudo muda. É amor à primeira vista, os dois vivem um romance às escondidas, mas quando esse romance é descoberto muitas coisas estarão em jogo.

16º) Alexis Ayala é o grande ‘vilão’ de ‘Se Nos Deixam’ - um homem machista, misógino e preso em ‘outro século’ que enxerga a esposa como um mero ‘objeto de decoração’. O interessante desta proposta é justamente o giro que sua vida toma quando sua rotina muda totalmente com a chegada de Julieta, sua amante, que o trata justamente como o oposto.

17º) E por falar em Alexis Ayala, o ator retorna com outro personagem detestável nas novelas. Uma figura cafajeste e altamente tóxica, perfil que tornou-se uma espécie de especialidade sua nas telenovelas.

18º) Ainda focando no ator, Ayala retorna ao Brasil na TV aberta após as bem sucedidas exibições de ‘Abismo de Paixão’ e ‘O que a vida me roubou’ ao lado de Angelique Boyer.

19º) ‘Se Nos Deixam’ marca a estreia de Scarlet Gruber no Brasil, revelada pela Telemundo e com destaque na novela teen da Nickelodeon ‘Vikki RPM’ - Gruber é um nome em ascensão na Televisa, sua antagonista Julieta é um contraponto entre o cômico e o ódio. Ela alimenta grande parte da trama com suas trapaças em busca de seu desejo pelo sucesso.

20º) Aqui cabe uma curiosidade, Alexis Ayala e Scarlet Gruber vivem um dos casais de ‘Se Nos Deixam’, porém em ‘Quererlo Todo’ telenovela que ambos estrelaram meses antes, os dois viviam pai e filha. Estranho? Somente para o público mexicano, aqui no Brasil isso vai passar em branco.

Siga o nosso perfil no Google News

21º) Embora seja uma novela da Televisa, uma das maiores produtoras de telenovelas da América Latina, vale destacar aqui a mão da W Studios, que garante um charme diferenciado à novela.

22º) Produzida por Carlos Bardasano, ‘Se Nos Deixam’ marca a trilogia de sucesso vinda do encontro do produtor executivo com o escritor Leonardo Padrón, antes vieram ‘Amar a Muerte’ (ainda inédita no Brasil) e ‘Rubí’ um dos produtos mais consumidos do Globoplay aqui no Brasil.

23º) Quer outra curiosidade? Boa parte da equipe de ‘Se Nos Deixam’ assina a direção da série ‘A Vingança das Juanas', sucesso da Netflix baseada na novela colombiana ‘Las Juanas’.

24º) Luis Manzo, um dos diretores de ‘Se Nos Deixam’ retorna ao SBT após a exibição de ‘Betty em Nova York’ onde também desempenhou a mesma função.

25º) Diferente das novelas mexicanas já exibidas com exatidão no Brasil, ‘Si Nos Dejan’ não possui cenários pobres e nada realistas. Algo semelhante ao visto em ‘Te Dou a Vida’ e ‘A Usurpadora’ - desta vez - a cenografia é um dos pontos que a trama busca diferenciar. São poucos os núcleos e por conta disso é fácil notar a presença marcante de cada personagem, seja pelas mobílias expostas em suas casas, ou ainda pela particularidade sentimental de cada um.

26º) E por falar em qualidade técnica, a novela ‘bebe da mesma fonte’ das novelas atuais da Televisa, que apostam e (muito) neste aspecto. O foco é deixar plausível e nada artificial.

27º) Participações especiais? Temos. Destaque para Marcelo Buquet, o Rodrigo de ‘A Usurpadora’ (versão da Gabriela Spanic) e Sonya Smith, atriz muito conhecida pelas novelas na Telemundo. Inclusive foi ela a responsável por personificar Griselda na versão americana da brasileira ‘Fina Estampa', atualmente disponível no Globoplay.

29º) Seguindo na mesma linha, outra participação especial chega perto da reta final da novela. Trata-se de Juan Pablo Gil, ator que por curiosidade, também atuou em ‘Meu Coração é Teu’, como Mayrín e Isidora. Ele marca o seu retorno à Televisa após viver Adán em ‘Como tú no hay dos’.

30º) O casal de cantores Belinda e Christian Nodal é quem interpretam o tema de abertura da novela. Produzida por Jaime González através da composição de José Alfredo Jimenez Sandoval, a música lançada pelo selo da Universal Music é uma regravação do sucesso ‘Si Nos Dejan’ conhecida mundialmente na voz de Luis Miguel.

31º) Já o tema de encerramento da novela e também do casal protagonista é interpretado por Ara Saldivar. A atriz que também faz parte da novela como ‘Chela’, a melhor amiga de Yuri, foi a responsável pela composição da canção. Curiosamente o mesmo título da abertura e coincidentemente da novela, ‘Si Nos Dejan’ acabou tornando-se uma das músicas mais populares da artista.

32º) Falando em Ara Saldivar a atriz revelada na TV mexicana, estará no ar em duas novelas pelo SBT, no período da tarde em ‘Te Dou a Vida’ como Gabriela e no horário nobre como Chela Ortega, uma estudante de jornalismo.

33º) O ambiente do telejornalismo e seus bastidores alimentam o principal núcleo da novela, que ainda garante espaço para uma escola para jovens da elite e as irregularidades da polícia através da função do Ministério Público.

34º) Embora a novela use de um artifício comum que liga vários personagens, o suspense policial e seu segredo é revelado desde o 1º capítulo, desta forma, o desenvolvimento caminha para que o(s) culpado(s) sejam pegos e paguem pelos seus crimes.

35º) A ambientação do suspense neste caso é bem distribuído durante os 83 capítulos, e mesmo que em alguns momentos trilhe um ‘vai e volta’ os giros ao entorno desse mesmo senso de justiça faz com que a trama ganhe ares de respiro e tudo graças ao inúmeros problemas que a família Carranza se envolvem.

36º) A internet é uma ferramenta muito utilizada na novela, seja para o bem, mas muito principalmente para o mau. E justamente por ser cravada sob os bastidores de um telejornal, às fake news rolam soltas. Além é claro do cyberbullying vivido na pele por Miranda, papel de Isidora Vives.

37º) Elissa Marie, filha de Gabriel Soto e Geraldine Bazán marca sua estreia (com um papel regular) em uma novela com ‘Se Nos Deixam’. Na trama, a jovem dá vida a Sofía Guerra, filha do protagonista Martín, que não conformada com o divórcio de seus pais, teima por aceitar o novo relacionamento de seus pais, principalmente por ser com uma mulher mais velha.

38º) Idade. Esse é um dos temas que mais rondam o melodrama. O etarismo é usado com muita frequência na telenovela e justamente em tom pejorativo e de chacota, a começar pelo casal de protagonistas que enfrentam uma diferença de 15 anos, simples motivo que coloca em dúvida todo o amor da pareja. Seja no relacionamento ou ainda na vida profissional de Alicia, o etarismo está sempre presente. E neste sentido o texto de Leonardo Padrón é sutil e ao mesmo tempo incisivo para ‘desenhar’ o preconceito.

39º) Mesmo rodeada por pré-julgamentos, muitos deles vindos de sua mãe, Dona Eva, a protagonista não responde na mesma moeda. Respeito que ela carrega por boa parte da novela, fato que alimenta a fúria do telespectador, mas que sobretudo diz muito sobre a índole da protagonista, que embora segura, não aceita ‘marcar a ferro’ os outros com o mesmo que viveu na pele.

40º) Vale lembrar que a figura da mãe é bastante respeitada na América Latina, e neste sentido ‘Se Nos Deixam’ acerta em cheio.

41º) Assim como Elissa Marie, Karla Gaytán é outra revelação jovem de ‘Se Nos Deixam’ a atriz conhecida pela sua participação em 'Sin Miedo a la Verdad’ como Lucía, assume na novela de Carlos Bardasano a postura angelical de Luna, uma adolescente que vive em um lar rodeado de mentiras e violência, física e psicológica.

42º) Inclusive além dos temas elencados, outro fator que permeia o núcleo da família Cruz é a relação com o narcotráfico, abordado na trama de forma aberta, porém sem excessos, o que leva a uma contextualização do tema e não a banalização, vez que, toda novela tem como função também informar.

43º) Após integrar o elenco de ‘La mexicana y el güero' como Paulina, Gabriela Carrillo não teve nem descanso ao aceitar a missão de interpretar Carlota, a ex-esposa de Martín (Marcus Ornellas) em ‘Si Nos Dejan’. Uma psicóloga que coloca seu prestígio e profissionalismo à prova ao descobrir que seu ex-companheiro agora está apaixonado por uma de suas pacientes.

44º) Como foi dito no primeiro motivo, ‘Se Nos Deixam’ marca o retorno de Gabriela Spanic às novelas. Mesmo não sendo a protagonista, Gaby, entrega um dos melhores enredos do folhetim. Fedora é uma mulher livre, despretensiosa, apaixonada pela vida e sobretudo pelo amor próprio. Suas falas transparecem toda essa vivacidade.

45º) Mesmo com toda essa versatilidade, Fedora é vítima de um relacionamento abusivo e até nefasto. Toda a liberdade que preza é colocada em prisão ao assumir um romance com Samuel, um homem extremamente bipolar, machista e com trejeitos que levam facilmente ao feminicídio.

46º) Parte do bom desempenho e abordagem do tema se vale da entrega cênica de Gabriela Spanic e José María Galeano.


47º) Se você leu até aqui sabe que boa parte da novela se passa em uma emissora de TV e em específico num telejornal, portanto basta somar um mais dois, que vinganças podem surgir justamente deste cenário. O ao vivo é sempre perigoso.

48º) Na metade da novela o ‘amor bandido’ de Yuri e Cholo ganha outra proporção, de um crime a um romance altamente shippável às escondidas. Num lugar onde ninguém suspeita. É neste local que algumas doses de comédia são acrescentadas, garantindo um frescor necessário ao casal.

49º) ‘Se Nos Deixam’ foi um sucesso de audiência nos Estados Unidos e antes mesmo do seu desfecho em solo americano já ganhava exibições na América Latina. Agora com o ‘fim’ cravado, a produção começou sua ‘andança’ em feiras de televisão que ofertam produtos. Além da estreia no México, Brasil e Espanha, a telenovela também foi adquirida para exibição em Angola e Moçambique através da Zap Novelas com o título traduzido (corretamente) para ‘Se Nos Deixarem’.

50º) Diferentemente de ‘Mirada de Mujer’ outra versão da original ‘Señora Isabel’, ‘Si Nos Dejan’ garante um final bem compatível com o esperado pelos espectadores. Vale lembrar que a primeira versão mexicana da obra segue disponível no catálogo do Prime Vídeo com dublagem em português.

Curtiu a matéria? Então leia também a crítica de 'Si Nos Dejan' e as primeiras impressões.

Escrito por Hiago Júnior com a colaboração de Abner Taciano.

Siga-me no Twitter: @tacabner
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Se Nos Deixam: Cinquenta (50) motivos para você assistir a nova novela da tarde do SBT