Aparato do Entretenimento: Primeiras Impressões | Diseñando tu Amor: Com uma trama simples, Gala Montes surge irretocável com sua primeira protagonista da Televisa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Primeiras Impressões | Diseñando tu Amor: Com uma trama simples, Gala Montes surge irretocável com sua primeira protagonista da Televisa

Pôster promocional da novela 'Diseñando Tu amor'. Créditos: Televisa S.A

'Diseñando tu Amor' estreia nessa segunda-feira, 26 de abril, mas o site do Las Estrellas disponibilizou o primeiro capítulo da novela com exclusividade para os seus leitores.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Protagonizada por Gala Montes e Juan Diego Covarrubias, a substituta de 'Quererlo Todo' é baseada na novela portuguesa 'Meu Amor' em uma nova investida de Pedro Ortíz na faixa de novelas vespertinas da Televisa. Acompanhei o primeiro capítulo e trago para você as minhas primeiras impressões.


Gala Montes como a protagonista Valentina da novela 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

IRRETOCÁVEL

Joia bruta da Telemundo, Gala Montes estreou na Televisa ano passado quando assumiu o coprotagonismo da novela 'La mexicana y el güero' como a personagem Katya, mas sua carreira está longe de ser de principiante. Nos Estados Unidos através da Telemundo esteve no elenco de 'Mi Familia Perfecta', 'El Señor de los cielos' e En otra piel', contudo é com 'Diseñando tu amor' que ela assume o seu maior projeto desde o primeiro papel em 2007 em 'La niñera' remake da TV Azteca baseado na seriado americano 'The Nanny'.

Valentina Fuentes é uma protagonista com todo teor de sofredora, é humilde, pobre e carrega consigo o sonho de ser uma grande estilista, mas que não vê muita perspectiva de mudança por conta da sua origem. Humilhada, apedrejada e expulsa de casa, ela terá a oportunidade de mudar de vida, e lutar por aquilo que acredita, mesmo que para isso tenha que brigar com verdadeiros monstros em seu caminho. Gala Montes surge na personagem como uma leoa, entregue e altamente capaz, conseguiu transpor toda a simplicidade da personagem, moldando o medo, incapacidade e ferocidade sem grandes problemas. Situação bem diferente da protagonista que Gala irá substituir no Las Estrellas.


Ale Müller como a antagonista Nora, irmã da protagonista de 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

ANTAGONISTA

Após uma rápida participação na Telemundo na narconovela 'Preso No. 1' disponível na Netflix, Ale Müller retornou a Televisa para viver a antagonista Nora, irmã invejosa de Valentina, a protagonista. Desta maneira, se em 'Like, la leyenda' e 'El corazón nunca se equivoca' Müller evidenciou o estilo jovem e antenado, Nora aparenta ser justamente o oposto. Alimentada pela soberba e inveja, a personagem aparenta ser uma espécie de rival aos planos de crescimento da irmã, uma sanguessuga. Em sua terceira intérprete com o produtor Pedro Ortíz, Ale já mostrou a que veio, impondo sua interpretação marcante logo no primeiro capítulo, partindo dela um dos principais desfechos da história. Caso continue assim deve firmar-se como um dos destaques positivos da trama.


Recém saído de 'Fuego Ardiente', Chris Pascal vive Ricardo, o namorado mau-caráter de Valentina. Créditos: Televisa S.A

DIREÇÃO

Encabeçada pelo ator, escritor e agora diretor de cena, José Manuel Fernández, a telenovela conta ainda com os experientes Guido Sánchez (Mentir para vivir, Qué pobres tan ricos e Antes muerta que Lichita) e Juan Carlos Muñoz (La chacala, Sin pecado concebido, La malquerida e Corona de Lágrimas) na mesma função e Daniel Ferrer como diretor de câmeras. Com cautela e sem pressa, tanto a direção de cena quanto a de câmera atuam de forma coesa. Com vivacidade e presença, a direção é um braço alinhavado com o texto e produção, conjunto que no vídeo conversa muito bem. O resultado é satisfatório.

PRODUÇÃO

Outra oportunidade! Pedro Ortíz de Pinedo retorna com uma nova telenovela na Televisa após a viajante 'Cita a ciegas' obra protagonizada por Sofía Garza e Victoria Ruffo que rodou boa parte da grade do Las Estrellas em 2019. Vale destacar que 'Diseñando Tu Amor' é o terceiro melodrama do produtor na trajetória que se iniciou em 2017 com 'Divina, está en tu corazón', contudo Ortíz já é bem conhecido no México, tanto pelo seu sobrenome como pela sua carreira nas séries de comédias do grupo Televisa, 'Durmiendo con mi jefe', 'La CQ', 'Una familia de diez', '¡Qué madre, tan padre!' - são exemplos de trabalhos no seu currículo. Ao seu lado está a produtora associada Liliana Cuesta Aguirre conhecida pela participação na produção das novelas 'Tres Mujeres', 'Heridas de Amor' e 'Amor de Barrio'.

Na nova assinatura de Pedro Ortíz é perceptível a tentativa de diversificar seu leque de opções e apostar em uma trama mais palpável ao público da Televisa, acostumado com obras mais segmentadas e focadas no estilo 'rosa' - cenário diferente do observado em 'Cita a Ciegas' que trazia uma proposta de comédia contextualizada. Pinedo ousou, mas com os pés no chão.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Ale Müller e Gala Montes, as irmãs Fuentes de 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

ROTEIRO

Baseada na história original do novelista português António Barreira, 'Diseñando Tu Amor' leva a adaptação para televisão do quarteto Guillermo Quezada Correa (Amor de Barrio), José Henrique Jiménez Díaz (Heridas de Amor), Oscar Ortíz de Pinedo (Renta Congelada) e Gabriel Rojas Carrillo (Que te Perdone Dios). Com uma equipe eclética de roteiristas, a trama conversa muito bem com todos os estilos, apostando em núcleos de drama, comédia e suspense. A presença de Óscar, irmão do produtor Pedro Ortíz também mostra-se eficiente, vez que, ambos são os responsáveis pela barra de comédia da Televisa por anos, incluindo a série 'Renta Congelada' - cenário que deve ser melhor explorado nos próximos capítulos.

María Sorté como Consuelo, a primeira atriz de 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

Embora preserve um frescor e equilíbrio, o clímax do primeiro capitulo é justamente o drama, ao apresentar no texto todos os caminhos que culminam na tragédia familiar que envolve a protagonista Valentina, bem como os anseios de uma traição - administração textual que confere a protagonista o status de moça sofrida - filão folhetinesco que é muito bem recebido pelo público que acompanha as novelas mexicanas. Outro ponto assertivo do roteiro é a apresentação inicial dos vilões e antagonistas, suas falhas de caráter, a busca por dinheiro e inveja, o maior destaque neste sentido é notado principalmente em Nora, papel defendido por Ale Müller.

Diferente de 'La mexicana y el güero' e 'Los Elegidos' que tiveram séries como base, 'Diseñando Tu Amor' tem ao seu dispor mais de 300 capítulos da obra original para serem transpostos para a TV mexicana, circunstância que trabalha a favor da produção, vez que, argumentos podem ser suprimidos e condensados para uma revisitação da obra portuguesa, garantindo maior versatilidade e rapidez a trama do Las Estrellas, e não a visita a velhos fundamentos já batidos e que pouco acrescentam ao folhetim.


Juan Diego Covarrubias é o protagonista Claudio. Créditos: Televisa S.A

MESMO VISUAL?

O maior erro de 'Diseñando tu amor' foi a preservação do visual do protagonista Carlos interpretado por Juan Diego Covarrubias, recém saído do ar em fevereiro após a conclusão de 'Vencer el Desamor' onde viveu o antagonista Eduardo Falcón, o ator é a fiel representação do antigo personagem, mesma roupa, cabelo e modo de interpretação. Ao menos no primeiro capítulo não houve essa diferenciação. Resta aguardar o desenrolar.

Ela quer ser odiada, Martha Julia é a vilã Patricia em 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

UMA VILÃ QUE PROMETE

Com várias vilãs e antagonistas em seu currículo, Martha Julia regressa para consolidar-se (talvez) como um dos maiores acertos da novela. Patricia ainda é morna e um verdadeiro capacho de seu pai, mas tudo deve mudar com o desenvolvimento dos capítulos e a sua chegada ao principal núcleo da telenovela, a empresa de moda. Em entrevista ao site do Las Estrellas a atriz enfatizou: 'Quero que me odeiem' - portanto, seu pedido será uma ordem.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Cena da novela 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

FOTOGRAFIA

Com cenários naturais, os 52 minutos de arte do primeiro capítulo conseguiu mesclar muito bem a intercalação de cenários, diferenciando a fotografia da cidade cenográfica com as paisagens naturais da zona rural, aliás, a fazenda onde concentra-se boa parte da trama é uma beleza a parte. No quesito filtros, a tonacidade também é eclética e  muda de acordo com o ambiente, sendo mais colorido e firme nos takes do campo e com tons pastéis frios na cidade, em especial na empresa de moda, sendo facilmente acessível aos olhos a associação visual.

Cena da novela 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

CENOGRAFIA

O mesmo argumento da fotografia cabe na cenografia, a produção soube diferenciar os panoramas de cada situação e núcleo, o luxo e o básico.

Ale Müller e Gala Montes em cena da novela 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

VESTUÁRIO

Como observado na foto acima o vestuário é bem carregado, a intenção, acredito tenha sido criar alusões claras as personagens e suas origens, algo muito corriqueiro nas telenovelas latinas, principalmente nas mexicanas. Thalía, Verónica Castro e Ana Brenda Contreras, são exemplos dessa mesma vibe. Contudo um fato é diferente, embora seja carregado com cores e estampas, as roupas não são estereotipadas, muito pelo contrário, são trajes usáveis e comuns no ambiente na qual estão inseridos. O mesmo vale para as trapagens do resto do elenco, como o de Helena, defendido por Ana Belena que traduz todo o requinte de uma estilista.

Ana Belena, a coprotagonista de 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

COPROTAGONISTAS 

Ana Belena e Osvaldo de León são os coprotagonistas, mas o envolvimento de ambos não acontece logo no primeiro capítulo, muito pelo contrário, a junção deve se consolidar após a perca de esposa de Héctor e a aproximação com Helena. Contudo, Héctor já se encontra de certa forma inserido neste núcleo, justamente por conta de Leonardo, interpretado por Adrian Di Monte, seu irmão e rival que trabalha com a futura pretendente. 

Em seu primeiro trabalho na Televisa, Ana Belena já mostrou serviço. Com uma personagem forte, a atriz deve garantir seu passaporte na empresa mexicana em outras produções após a conclusão, seja pelo seu belo trabalho ou ainda para suprir a falta de novos rostos femininos. Osvaldo é um 'itinerante'. Sem contrato, trabalha por obra e sempre consegue resultados satisfatórios em suas produções, com essa não deve ser diferente.


Osvaldo de León e Adrian Di Monte em cena da novela 'Diseñando tu amor'. Créditos: Televisa S.A

ATUAÇÕES

De modo geral a novela não apresentou atores fora do tom, excesso ou caracterizações com demasia. Um erro aqui e outro ali, mas nada que atrapalhe o resultado final. Uma boa aposta para o horário, aliás, caminha para ser uma aposta até melhor que a faixa a qual se destina. Ela caberia melhor às 8h30PM, atual faixa hoje ocupada pela telenovela de Juan Osorio ou ainda às 06h30PM que atualmente compreende 'Fuego Ardiente'.

Sergio Goyri como Guillermo Vargas em seu retorno as novelas mexicanas. Créditos: Televisa S.A

RECEIO

Guillermo Vargas é as portas se abrindo novamente para Sergio Goyri após um longo hiato. O ator não está fora do tom, mas seu personagem é mais do mesmo. Não é o vilão, mesmo assim é algo muito semelhante a outros papéis. Logicamente ainda é muito cedo para fechar uma conclusão, porém aqui cabe um receio, que aconteça algo muito costumeiro - logo quando um ator ou atriz de grande porte assume uma novela deste estilo - sua personalidade se dilui e muda a medida que os caminhos vão sendo desenvolvidos. Sabine Moussier, por exemplo, já viveu isso em algumas situações durante sua longa trajetória nas novelas, inclusive na sua última personagem, Olinka de 'La mexicana y el güero'.

Siga o nosso perfil no Google News

Ana Belena em cena da novela. Créditos: Televisa S.A

ABERTURA
Simples e com efeitos de transição básicos, a entrada da novela é o reflexo do primeiro capítulo, acessível. Destaque mesmo para a canção tema interpretado por Gala Montes, 'que por um acaso do destino' também é a protagonista.

Gala Montes e Ale Müller, a rivalidade vai ser imensa. Créditos: Televisa S.A

INVEJA

O ponto alto sem sombra de dúvidas é a rivalidade entre as irmãs Nora e Valentina, temperada com muita inveja, os embates devem se concentrar com o andamento dos capítulos, mostrando que Ale Müller e Gala Montes vieram para brilhar nesse drama urbano-rural.

NO BRASIL

'Diseñando tu Amor' estreia no mesmo dia que o México através do sinal do Las Estrellas Latinoamérica às 18h35, horário de Brasília através da Guigo TV.

----- || ----- || -----

'Diseñando tu amor' estreia amanhã, 26 de abril às 4h30PM no Las Estrellas. Curtiu a crítica? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Primeiras Impressões | Diseñando tu Amor: Com uma trama simples, Gala Montes surge irretocável com sua primeira protagonista da Televisa