Aparato do Entretenimento: Primeiras Impressões: 'Imperio de Mentiras' - Uma trama intrigante, astuta e envolvente
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Primeiras Impressões: 'Imperio de Mentiras' - Uma trama intrigante, astuta e envolvente

Elenco da novela 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A/Las Estrellas

Liberado! A Televisa enfim estreou 'Imperio de Mentiras' - mas muita calma nessa hora; não é no Las Estrellas e sim a estreia digital no site da emissora mexicana. Diferente da sua antecessora 'La Mexicana y el Güero" que teve três capítulos disponíveis digitalmente, a trama protagonizada por Angelique Boyer teve apenas um. Mistério, né? 


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Porém isso é o de menos, a expectativa nas redes sociais ao entorno do debut da telenovela de Giselle González é grande, Imperio de Mentiras estreia dia 14 de setembro, segunda-feira às 09h30pm (horário do México) no Las Estrellas. Acompanhei o primeiro capítulo da novela e trago agora as minhas 'Primeiras Impressões'. Uma crítica mais detalhada faço mais pra frente. Siga comigo.

Arte promocional de 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A/Las Estrellas

Sinopse

Remake da obra turca "Kara Para Aşk", a história é centrada em um policial humilde e honesto, vivido por Andrés Palacios e uma garota de família rica, interpretada por Angelique Boyer que se apaixonam de uma forma tanto incontrolável quanto proibida. A tragédia os une, após que seu pai e a sua noiva acabam assassinados em circunstâncias estranhas, criando espaço para que o casal comece a investigar misteriosas mortes que permeiam ambos, com o intuito de descobrir a verdade. Juntos, eles descobrem segredos poderosos de um mundo de corrupção que desconheciam, enquanto lutam para defender seu amor e aprender a confiar um no outro.

Andrés Palacios como Leonardo, o seu personagem em 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

Elenco

Entre elenco principal e participações especiais, a novela tem em seu casting: Angelique Boyer, Andrés Palacios, Leticia Calderón, Assira Abbate, Carlos Aragon, Iván Arana, Alejandro Camacho, Jessica Decote, Alejandra Robles Gil, Michelle González, Susana González, Javier Jattin, Juan Martín Jauregui, Alicia Jaziz, Sandra Kai, Verónica Langer, Pilar Ixquic Mata, Hernán Mendoza, Tania Lizardo, Luz Ramos, Patricia Reyes Spíndola, Ricardo Reynaud, Enrique Singer e Cecilia Toussaint.



Angelique Boyer e Andrés Palacios em foto promocional da novela 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

Roteiro

Baseada na obra turca escrita por Eylem Canpola e Sema Ergenekon, em sua versão para o México 'Kara Para Aşk' leva assinatura de roteiro do escritor argentino Leonardo Bechini que com 'Imperio de Mentiras' retorna a parceria com a produtora Giselle González, quatro anos após a conclusão de 'La Candidata' trama protagonizada por Victor González e Silvia Navarro na Televisa.

Ágil e dominante - parafraseando uma fã fiel das novelas mexicanas: "Você não pode piscar um minuto que perde um acontecimento importante" - e sim, ela está certa. Leonardo Bechini, instintivamente criou uma atmosfera que instiga o telespectador e tudo através de uma sequência de situações que envolvem vários núcleos, uma teia de mentiras, uma rede de trapaças.


Angelique Boyer e Andrés Palacios em ação promocional da novela 'Imperio de Mentiras' para a revista People México. Créditos: People en Español/CIRO GUTIERREZ

Direção e fotografia

Assim como em suas produções anteriores, Giselle González e sua equipe apostaram no tom soturno para ambientar os cenários e locações da novela. São takes em locais luxuosos, frios e com pouca entrada de luz, contextualizando com o clímax da obra, o suspense. O poder aquisitivo também é o fio condutor que alimenta a direção de arte e fotografia, o elo essencial para a criação de eventos que rondam a curiosidade do espectador, como por exemplo, o uso de recursos policiais.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Angelique Boyer, Giselle González e Andrés Palacios durante sessão de fotos para ação publicitária da novela 'Imperio de Mentiras' para a revista People México. Créditos: People en Español/CIRO GUTIERREZ

Produção

Olha ela voltando ao prime time do Las Estrellas, Giselle González é a responsável por dar vida, rosto e voz ao texto turco de Eylem Canpola e Sema Ergenekon. Nesta nova incursão, Giselle aparentemente retorna mais madura e centrada - apostando todas as fichas numa composição artística nunca antes abordada no México. O thriller, estilo que já faz parte do seu modus operandi também regressa, agora emoldurado numa grande história de amor e não canalizado numa assassina a sangue frio como Catalina Creel de 'Cuna de Lobos'.

Letícia Calderón, Alejandra Robles Gil e Susana González em cena da novela 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

Giselle González entrega no primeiro capítulo uma produção bem trabalhada, instigante e envolvente. Em suma: uma releitura feroz.
 
Andrés Palacios e Angelique Boyer em cena do teaser de 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

Atuação

O folhetim está recheado de boas atuações, não há exceções a regra até o presente momento. Elisa Cantú, a protagonista vivida por Angelique Boyer é repleta de espontaneidade e dramaticidade e a produção inteligente aproveitou e muito o talento de Angelique. Boyer é explorada ao máximo em cenas cheias de suspense, drama e romance. Por sua vez, Andrés Palacios com Leonardo Velasco é mais singelo no quesito atuação, mesmo assim transmite emoção. A trama está muito no começo, mas é bem possível que o 'shippe' pegue com facilidade, visto o tamanho do sofrimento que ambos irão viver durante toda a novela.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Ivan Arana e Angelique Boyer em cena da novela 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

Vilões e mentiras

Ivan Arana surpreendeu e deu gás para o seu vilão Darío Ramírez. Assustou Elisa, sequestrou María José, perseguiu as irmãs. E tudo num curto espaço de tempo. Um oponente a altura que promete agitar a trama.

Iván Arana como Darío, seu personagem em 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

Estreante na Televisa, Iván Arana já tem experiência de sobra em novelas da Telemundo, razão que o faz competente para viver um vilão emblemático e disposto a destruir todos para conseguir o que deseja.


Angelique Boyer e Andrés Palacios em arte promocional da novela 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

Destaques positivos

Susana González é sem sombra de dúvidas um dos maiores acertos da trama, sua personagem, Renata Cantú é carismática na mesma medida que tem todos os trejeitos para ser odiada. A perspicácia de Susana ao compor Renata é algo louvável, que foge do básico e trivial - sua atuação contempla sim uma personagem neurótica e obsessiva, porém, sem os rótulos de uma 'vilã' com caras e bocas 'circenses'. 

Juan Martín Jauregui e Susana González em cena da novela 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

A dose dramática de Susana deverá ser explorada ao extremo como Renata, entrega essa que a atriz é capaz de fornecer sem grandes problemas. Vide a cena onde Renata surta no banheiro. Juan Martín Jauregui retorna novamente ao lado de González, numa atuação regular e pouco expressiva, mas que tende a melhorar com o desenvolvimento de seu personagem Marcelo Arizmendi.

Letícia Calderón como Victoria. Créditos: Televisa S.A

Victoria Robles de Cantú defendida por Letícia Calderón também é outra personagem com relevância neste primeiro capítulo. Como uma leoa travestida em plumas, a personagem reflete elegância, na mesma proporção que ostenta prepotência. Provavelmente será uma 'caixa de pandora' recheada de mentiras e ocultações, tudo para esconder a má fama da família e os erros que rondam sua linhagem.

Angelique Boyer e Alejandro Camacho em cena da novela 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A

Sorrateiro e quase invisível, Eugenio Serrano, papel de Alejandro Camacho quase não apareceu, mas o pouco tempo de arte que teve serviu para adiantar o que veremos nos próximos capítulos. A cobiça e o jogo de intrigas fará parte do seu arsenal de armas para tomar as rédeas da empresa e tirar tudo das sobrinhas. Um destaque sutil, como o ataque de uma serpente.


Siga o nosso perfil no Google News

Elisa (Angelique Boyer) e Leonardo (Andrés Palacios) em cena da novela 'Imperio de Mentiras'. Créditos: Televisa S.A 

Vale a pena assistir?

'Imperio de Mentiras' apresenta vários aspectos positivos de produção, delineamento técnico, atuação e roteiro; o que eleva a telenovela a outro patamar. Nada de novela rosa, com mocinha sofrida e que corre atrás de homem para resolver seus problemas - o que é apresentado no primeiro capítulo da obra novelesca é uma sucessão de acertos, narrados através de Elisa, a figura de uma mulher que está disposta a lutar por justiça, mesmo estando imersa em um ambiente hostil, misógino e machista. Por outro lado, Leonardo é o contraponto para essa divisão - é partir dele que os elementos acontecem, os traços da investigação, o clímax policial e sobretudo os atributos para o thriller de fato acontecer. É uma opinião final? Óbvio que não, tudo pode mudar, mas até lá, o que vale é isso. Vale a pena, sim!

Curtiu a crítica? Então compartilhe.


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Primeiras Impressões: 'Imperio de Mentiras' - Uma trama intrigante, astuta e envolvente