Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: Future Nostalgia de Dua Lipa e sua percepção de cada faixa do aclamado segundo álbum
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: Future Nostalgia de Dua Lipa e sua percepção de cada faixa do aclamado segundo álbum


Créditos: Warner Music Brasil

'Future Nostalgia' é o segundo álbum de estúdio da cantora britânica Dua Lipa que estava programado para sair hoje (3/4), o disco foi adiantado para o dia 27/03 após o vazamento completo da obra na internet semanas antes do lançamento previsto.

Desde ganhar sua primeira estatueta na cerimônia anual do Grammy's em 2019 como Best New Artist (Melhor Artista Novata), Dua vinha trabalhando no disco e já havia revelado em entrevistas que estava numa vibe mais "futurística e nostálgica" ao mesmo tempo buscando trazer disco e europop no mesmo disco. Dua comentou que se inspirou em artistas como Madonna e Gwen Stefani, as duplas OutKast e Moloko e a banda Blondie para a sonoridade.

Dua revelou em entrevista ao Metro:

"O que eu queria fazer com esse álbum era sair da minha zona de conforto e me desafiar a criar músicas que pareciam estar ao lado de algumas das minhas músicas pop clássicas favoritas, enquanto ainda me sentia fresca e exclusivamente minha. [...] Meu som naturalmente amadureceu um pouco conforme cresci artisticamente, mas eu queria manter a mesma sensibilidade pop que eu tinha no primeiro disco."

Em 1° de novembro de 2019, Dua lançou o carro chefe do álbum "Don't Start Now".


Ensaio fotográfico para o single "Don't Start Now". Fonte: Warner Music

A música foi bem recebida pela tanto pela crítica especializada quanto comercialmente rendeu a Dua seu maior hit nos Estados Unidos atingindo a segunda posição da principal parada até então.


Capa oficial do single. Fonte: Warner

Um clipe para a mesma foi disponibilizada no mesmo dia do lançamento (01/11)




No dia 13 de Dezembro, Dua lançou como single promocional do álbum a faixa-título "Future Nostalgia". Em entrevista a Rolling Stone, ela descreveu a música como:

"É uma coisinha para amarrar os fãs até o Ano Novo. Eu escrevi essa com Jeff Bhasker e Coffee numa tarde em Los Angeles. É tudo brincalhão e divertido e não nos levando muito a sério, mas nós amamos tanto que queríamos compartilhá-la ".

A canção foi muito bem recebida pela crítica especializada. Ela contém influências de disco, electro e funk. No dia 16 do mesmo mês, Dua lançou um lyric vídeo da canção.



No dia 29 de Janeiro de 2020, Dua Lipa revelou através de suas redes sociais a capa do álbum e a data de lançamento.


Capa do álbum, fotografada por Hugo Comte. Fonte: Warner

No dia 31 de janeiro, Dua lançou o segundo single oficial do projeto intitulado "Physical".


Ensaio fotográfico para a capa do single "Physical". Fonte: Warner

Como as anteriores, "Physical" não só recebeu boas críticas de revisas especializadas quanto teve um ótimo desempenho comercial no reino unido atingindo a terceira posição no UK Charts.


Capa do single. Fonte: Warner


No mesmo dia do lançamento da música, o vídeo oficial da música foi disponibilizado.



Em entrevistas a rádio ainda na divulgação de "Physical", Dua revelou que o próximo single do album seria a inédita "Break My Heart" e que a mesma já tinha gravado um vídeo para a música.


Ensaio para a capa do single "Break My Haert". Fonte: Warner

Mais tarde, a canção havia sido anunciada para ser lançada acompanhada de um vídeo no dia 27 de março mas em  decorrência do vazamento do álbum, Dua adiantou o lançamento tanto do vídeo, quanto da música "Break My Heart" para um dia antes (26).


Capa do single "Break My Haert"


A canção também recebeu ótimas críticas e já está recebendo um sucesso comercial enorme, atualmente a música se encontra na sexta posição do UK Charts e está prevista para estrear no top 20 da principal parada dos EUA, a Billboard Hot 100.


Contra Capa do álbum. Fonte: Warner

O álbum por sua vez, teve seu lançamento adiantado como dito previamente e foi lançado no dia 27 de março. A crítica especializada no geral aclamou o álbum justamente por ter um conteúdo sonórico e lírico de qualidade. Dua realmente sabia o que estava fazendo e escolheu a dedo cada música presente no álbum. Bora saber o que ela pensa sobre cada canção?

1. Future Nostalgia

“Fui ao estúdio para escrever com o produtor Jeff Bhasker e me senti pronta para fazer algo realmente ousado. Eu disse a ele que o nome do álbum seria Future Nostalgia e ele acabou de usar seus instrumentos e começou a tocar todos esses sons loucos e diferentes. Era só diversão e sem levar muito a sério. E também, para mim, um sentimento de empoderamento e audacioso. Quando escrevi a letra: "Sei que você não está acostumada com uma alfa feminina", não quis dizer que fui a primeira. A letra é sobre os ombros dos gigantes em que me apoiei e o fato de ter sido inspirada por alfas que me mostraram que podemos fazê-lo. Parecia o abridor de álbuns perfeito por causa do destemor. ”



2. Don't Start Now

“Todas as músicas deste álbum tinham que se encaixar no tema da nostalgia, e essa tem um elemento divertido de discoteca. Sonoramente, é bem diferente do que eu expus antes, mas liricamente ainda mantém meu plano. É uma música de término perfeita, sobre quando você finalmente encontra os pés e alguém decide voltar rastejando exatamente quando você segue em frente. É uma afirmação poderosa sobre ser mais forte do que você pensa. Eu sempre quero fazer música na esperança de que as pessoas possam se relacionar com ela. Quando é honesto e sobre assuntos reais e coisas que aconteceram, me sinto mais segura.”



3. Cool

“Meu A&R (gerente artístico) me tocou essa música há dois anos e eu instantaneamente odiei. Eu fiquei tipo, 'Por favor, nunca mais me toque isso de novo'. Mas um ano depois, quando eu estava escrevendo, ele sentou-se e disse: 'Eu tenho algo para tocar você'. E ele apenas tocou o instrumental e era como, 'Isso é realmente muito bom sem letra.' Fui ao estúdio com a Tove Lo e me diverti explorando. Ela tem algumas influências do Prince, e era uma variedade da minha voz que eu não havia tentado. Todo o álbum era sobre explorar crescimento e experimentar coisas novas, então eu queria abraçar desafios. Nós escrevemos algo que me pareceu realmente real, e é apenas uma música romântica e de verão, sobre conhecer alguém que faz você perder toda a calma. ”



4. Physical

"Quando essa sair, quero que as pessoas pensem: 'OK, estamos dando tiros'. É quando a festa fica realmente louca. Mas eu estava nervosa com essa música; Eu pensei que poderia ser um pouco Marmite (quando muitos amam e odeiam ao mesmo tempo algo), porque é tão implacável e lá fora e na sua cara, e a ponte da música apenas aumenta ainda mais. Eu não esperava que as pessoas ficassem tão loucas por isso quanto estão, por isso estou muito agradecida pela resposta. Em termos líricos, usei palavras como "rico em diamantes" que me pareciam bastante nostálgicas, mas adicionei mais diversão para garantir que parecesse atual. Era um tipo de música do momento, que às vezes tinha uma vibe Eurythmics.”



5. Levitating

“Esta é a primeira música que escrevi, onde realmente senti que havia todo mundo a bordo com o conceito do álbum. Quando eu estava escrevendo, senti como se estivesse em Austin Powers e fiquei tipo, 'Se eu faço um vídeo para isso, Mike Myers tem que estar nele.' Tinha que ser divertido e borbulhante, mas com letras que pareciam muito inteligentes . É sobre eu explorar músicas felizes e fazer algo que não é 'chorar de dança'. É sobre se divertir, conhecer alguém e se apaixonar e pensar: 'Você provavelmente me conheceu no momento perfeito, vamos em frente.' É o sentimento quando o amor faz você se sentir como se estivesse levitando. É de outro mundo. As coisas ficam bastante idiotas aqui, mas é divertido, e a ponte da música é quase como a minha versão britânica do rap de Blondie. Eu senti que precisava transmitir meu lado britânico também neste disco, porque às vezes as pessoas não sabem de onde eu sou. ”



6. Pretty Please

"Este é o primeiro momento em que você realmente respira no disco, especialmente depois de 'Levitating', que é tão cheia. Parece legal e fria, mas é o contrário. Eu gosto de brincar com sons e conceitos nisso. A música é sobre prometer a alguém - ou a você mesmo - que você ficará realmente relaxado nos estágios iniciais do relacionamento, mas depois perceberá que 'Sim, isso não sou eu'. A letra que abre é 'Algum lugar no meio / acho que menti um pouco. 'Isso resume tudo. "


A canção contem co-composição e backing vocals da cantora norte americana Julia Michaels.


7. Hallucinate

“Isso é bem diferente das outras músicas do álbum, que se unem. Mas eu só queria que isso fosse como uma pista de dança divertida dos anos 90. Parecia tão libertadora. Essa é a minha música do festival. Sempre que faço músicas, imagino como elas seriam se eu as tocasse em Glastonbury. Eu sabia que não havia como fazer um festival sem essa música. ”



8. Love Again


"Um relacionamento não funcionou para mim e escrevi isso quando senti que não havia luz. Era uma música para mim, para me abraçar um pouco e era sobre ter esperança de que eu me apaixonasse novamente. Nós já tínhamos essas belas cordas, então o produtor e compositor Clarence Coffee Jr. teve a ideia genial de adicionar uma amostra de 'Your Woman' de White Town. Isso realmente deu à música o impulso necessário, porque definitivamente precisamos de um elemento mais sofisticado. Eu escrevi em um momento difícil, mas às vezes as músicas ajudam você a sair de determinadas situações. É como terapia barata, e acho que essa é minha música favorita no disco. "



9. Break My Heart

"Isso mostra" Need You Tonight ", do INXS, e é uma explicação perfeita de 'choro de dança'. É sobre finalmente estar em um lugar feliz e saber que essa nova pessoa é incrível. Mas então, pensando: 'Nada mais se compara a isso, e se isso acabar e partir meu coração?' É o fato de estar com medo de ser feliz demais, como quando seu dia está indo muito bem e você pensa: 'Qual é o problema? uma coisa que vai estragar tudo? ”Sou uma romântica sem esperança e sempre me pergunto: 'Como vou proteger isso?' Mas também é um lugar doce e vulnerável, porque você também vê quanto você se importa. Ajudou as pessoas com quem escrevi a conhecer meu namorado, o que me ajudou a ser realmente aberta ”



10. Good In Bed

"Eu me perguntava sobre mudar o título dessa, porque está na sua cara. Eu acho que essa música faz o que diz na lata: é sobre quando o sexo bom é a única coisa que mantém duas pessoas juntas. Foi muito divertido fazer uma música como essa e ser tão despreocupada e aberta. Esses relacionamentos nunca duram; é uma história de advertência. "



11. Boys Will Be Boys

"Eu falo muito sobre o empoderamento feminino, mas nunca fiz uma música que realmente fale sobre as dores crescentes de como é ser uma mulher. Eu estava no estúdio com a equipe com a qual escrevi 'Physical' e estava apenas conversando sobre como era descer do ônibus da escola e voltar para casa, sabendo que haveria meninos em bicicletas pelas propriedades, e que eu ficaria com tanto medo se eles me chamassem ou me perseguissem para casa ou o que quer. Para as meninas na escola, sempre havia o medo de tentar chegar em casa antes que escurecesse demais. Eu não posso acreditar que eu tive que realmente colocar as chaves nos meus dedos, como Wolverine, no caso de alguém dizer algo ou tentar me perseguir ou me perseguir. É uma loucura que tenhamos que pensar nessas coisas e não nos sintamos seguras por uma caminhada de três minutos do ponto de ônibus até o seu apartamento, e acho que talvez não eduquemos os meninos o suficiente para entender como é ser uma garota. Eu só quero que essa música comece a dialogar. Eu também quero que seja apenas um pouco de abrir os olhos. Não é uma música que ofenda ninguém, ou aponte qualquer dedo. Mas eu queria que a letra fosse bastante cortante por causa da conversa e na esperança de que pudesse haver mudanças. É também mostrar solidariedade com outras garotas e dizer “eu também já passei por isso.” E ao mesmo tempo, para qualquer jovem fã ou ouvinte, é algo que talvez eles perguntem à irmã ou irmão mais velho sobre, e tentar entender por que eu decidi colocar isso em uma música. Essa música é um elemento completamente diferente, mas liricamente era muito importante para mim tê-la no disco.”



Essas entrevista sobre faixa-a-faixa do álbum foi feita pela Dua Lipa a Apple Music e traduzida para o português-BR para um melhor entendimento do álbum!



Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Siga-me no Instagram: Érick Luiz 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: Future Nostalgia de Dua Lipa e sua percepção de cada faixa do aclamado segundo álbum