Altagracia volta com tudo - Créditos: Arcos Comunicación/Telemundo Studios |
Nesta segunda-feira (13 de janeiro) estreou na Telemundo a 2ª temporada de "La Doña". A nova produção da emissora americana, dá sequência ao plano de Altagracia em busca de justiça.
La doña é uma telenovela produzida pelas Argos Comunicación em parceria com a Telemundo Studios, trata-se é uma adaptação da novela Dona Bárbara, sendo exibida entre novembro de 2016 e maio de 2017.
A trama protagonizada por Aracely Arámbula (Abrázame Muy Fuerte), David Chocarro e Danna Paola (Maria Belém). La Doña narra uma história de vingança, sedução e traição e conta a trajetória de Altagracia Sandoval, uma mulher de passado triste, vítima de um estupro na adolescência, ela dá a luz a Mônica Sandoval (Danna Paola) e apesar de amar a filha, não consegue cria-lá devido ao trauma sofrido no passado.
Porém o destino as une novamente e em circunstâncias nada amigáveis, quando mãe e filha se apaixonam pelo mesmo homem, Saul Aguirre (David Chocarro) grande defensor das causas das mulheres ele acaba se envolvendo sentimentalmente com Altagracia e Mônica, o que renderá grandes embates entre mãe e filha ao longo da trama.
Em um jogo onde três mundos distintos irão se unir em um choque de razão, ressentimento e amor. A novela conta ainda com as atuações estrelares de Rebecca Jones, Odiseo Bichir, Andrea Martin, Carlos Torres, Diego Soldano e Fátima Molina.
Trio de protagonistas de "La Doña 2" - Créditos: Telemundo |
Segunda temporada
Devido ao grande sucesso, no dia 09 de maio de 2019 a Telemundo anunciou que haveria a tão esperada 2ª temporada da novela. Protagonizada por Aracely Arámbula, Carlos Ponce, David Zepeda e Danna Paola. Tendo como antagonista a atriz, Kika Edgar.
A segunda temporada de "La Doña" tem como plano de fundo o retorno de Altagracia Sandoval, depois de ser dada como morta, ela volta a Cidade do México para ajudar Mônica a solucionar o desaparecimento de Saul. O segundo arco de episódios conta com as atuações estrelares de Marisela Gonzales, Alejandra Barros (Mariana de la noche), Andrea Martin e os primeiros atores, Patricia Reynes e Eric del Castillo (La mentira). Repleta de ação, mistério e suspense, a segunda temporada teve algumas de suas cenas rodadas no Rio de Janeiro durante o período do carnaval.
As diretoras de casting da Arcos Comunicación Ana Vega e María Badillo da Telemundo Studios, unidas a diretora geral, Marcela Mejía da Arcos Televisión compõem uma conversa afiada com a mulher, que na produção apresenta personagens destemidas e donas de si, da protagonista a vilã. É uma verdadeira briga das mulheres contra a figura do patriarcado.
Assim como na direção, os produtores executivos: Héctor Sotelo Blancas, María Eugenia Fernández, Mariana Iskandarani e Marcos Santana conduzem uma produção afiada.
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Roteiro
História original de José Vicente Spataro (Mi Familia Perfecta, Santa Diabla), tem roteiro assinado por Basilio Álvarez (José José: El Principe de la Canción), Alejandra Díaz, Felipe Espinet (Eva La Trailera) e José Ramón Menéndez (Educando a Nina) assessorado por Yutzil Martínez (Dama y Obrero), com a edição literária de Iralyn Valera (Guerra de Idolos).
La Doña 2 tem diálogos até complexos, temas e assuntos difícies de serem abordados. Toda essa complexidade é compensada com um roteiro meio que "mastigado" para o público final, que por sua vez, compreende o que está sendo apresentado no vídeo. Obviamente, mesmo assim, alguns trechos e gírias padecem de uma melhor explicação, mas nada que atrapalhe o desenrolar das tramas e subtramas da novela.
Cenografia e fotografia
Dentro do esperado a cenografia é mais neutra nos núcleos onde Carlos Ponce (León Contreras) é apresentado, bem como as cenas de David Zepeda (José Luis Navarrete), com tons soturnos, trazendo a dinâmica de seu personagem com o ambiente em que convive.
A equipe de fotografia composta por Mariano Diluch, Juan Pablo Ambriz, Andrés León Becker e Consuelo Saldaña foram inteligentes ao usar a câmera de mão em alguns takes, trazendo maior naturalidade as cenas de ação, por exemplo. Marca registrada das produções da Telemundo, mistura filtros coloridos e a tons negros, de acordo com a personalidade de seus personagens.
Audiência
Chega ser estranho ver "La Doña 2" não despontar na audiência. O fôlego da trama ainda existe e mesmo assim segue com índices regulares na conquista do público nos Estados Unidos, talvez muito se vale por conta do disposto pela concorrência direta, que traz opções mais leves. É triste, pois a produção merece.
Elenco
Encabeçado por Aracely Arámbula - La Doña 2 - trouxe da Televisa, David Zepeda, astro já conhecido no Brasil por novelas como "Abismo de Paixão" e "Sortilégio" por exemplo, numa clara tentativa de tentar barrar o sucesso de "El Dragón" atual cartaz do Univision, cadeia pertencente ao grupo Televisa nos Estados Unidos e concorrente direto da Telemundo no mercado hispânico de TV.
Junto a David Zepeda, desembarca na produção, Eric del Castillo, outro veterano das novelas mexicanas, presente no elenco de telenovelas como "Abismo de Paixão", "O que a vida me roubou", "A Dona", "Maria do Bairro", dentre outras. A composição de elenco e trama, subjulgados ao roteiro da novela traduzem um cenário promissor da Telemundo. A busca cada vez mais frequente de trazer rostos conhecidos do telespectador hispânico para seus projetos.
Danna Paola retorna a "La Doña" e entrega uma personagem linear, novamente sua atuação é correta e condizente com o esperado por ser uma das co-protagonistas da novela. O destaque mesmo é dado a Aracely, com Altagracia, que retorna ainda mais destemida e com forças para lutar contra seus algozes. Uma justiceira de poucas palavras e muita ação.
Confira o trailer promocional
Entrada
Interpretada pela própria Aracely em parceria com Gloria Trevi, Soy tu obsesión, o tema musical é uma extensão muito bem trabalhada da própria trama. Com diversos elementos vividos por Altagracia, expostos de forma linear conforme é apresentado ao espectador, a abertura aposta no jogo de contraponto entre história, canção e computação gráfica. O estilo de "La Donã" foi preservado e digamos assim, que modernizado no novo ano da novela. Um ponto assertivo, visto que a Telemundo tem ousado e tentado trazer cada vez mais realidade munida a tecnologia em suas novas produções.
Pontos positivos
Um dos fatores que mais causou impacto foi a gravação de externas no Brasil, fato quase que incomum em produções da Telemundo que muitas vezes pautam suas novelas e séries nos Estados Unidos e México. O arco desenvolvido no Brasil vai bem de encontro com a proposta inicial da novela, Altagracia é uma típica "gringa" com sotaque americano e que envolve-se com um brasileiro. É interessante e novo. Logo um ponto positivo.
O uso de uma linguagem mais enfática é outro ponto que merece destaque, o espectador logo de cara reconhece o estilo já empregado na season 1 e que retorna com ainda mais enfoque.
Pontos negativos
Por mais que "La Doña" seja uma telenovela com foco na vingança e consequentemente no "óbito" de seus personagens, muitas vezes cenas com excesso de violência extrapolam o limite. Ação é bem-vinda, mas com doses que não atrapalhem o desenvolvimento de seus núcleos. Ficar conhecida como "narconovela" pode ser um preço muito grande para uma produção do nível de "La Doña", que entrega bons resultados de direção, produção e roteiro.
A sexualização da novela é outro ponto negativo que pode atrapalhar a audiência, takes e mais takes de sexo, podem afugentar o público que buscará tramas mais leves na concorrência, como o caso de "Ringo" atual cartaz da Univision e que concorre diretamente com "La Doña". Dosar e trazer maior naturalidade talvez seja um dos maiores desafios da produção da Telemundo.
Vale a pena assistir?
Novos capítulos, novas buscas, novos personagens. Os primeiros episódios de "La Doña 2" apresentaram uma trama ousada, polêmica e que busca um espectador específico e sedento por ação e romance. Logicamente não é uma trama água com açúcar, pelo contrário, é rebuscada e com um enredo bem mais forte.
Pelo sim e pelo não, La Doña 2, provavelmente será uma boa produção da Telemundo para este ano de 2020 e que vale a sua visita para maiores conclusões.
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Crítica escrita para o selo #EmEquipe do site. Curtiu? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.
Dentro do esperado a cenografia é mais neutra nos núcleos onde Carlos Ponce (León Contreras) é apresentado, bem como as cenas de David Zepeda (José Luis Navarrete), com tons soturnos, trazendo a dinâmica de seu personagem com o ambiente em que convive.
A equipe de fotografia composta por Mariano Diluch, Juan Pablo Ambriz, Andrés León Becker e Consuelo Saldaña foram inteligentes ao usar a câmera de mão em alguns takes, trazendo maior naturalidade as cenas de ação, por exemplo. Marca registrada das produções da Telemundo, mistura filtros coloridos e a tons negros, de acordo com a personalidade de seus personagens.
Pôster promocional de "La Donã 2" - Créditos: Argos Comunicación/Telemundo Studios |
Audiência
Chega ser estranho ver "La Doña 2" não despontar na audiência. O fôlego da trama ainda existe e mesmo assim segue com índices regulares na conquista do público nos Estados Unidos, talvez muito se vale por conta do disposto pela concorrência direta, que traz opções mais leves. É triste, pois a produção merece.
Encabeçado por Aracely Arámbula - La Doña 2 - trouxe da Televisa, David Zepeda, astro já conhecido no Brasil por novelas como "Abismo de Paixão" e "Sortilégio" por exemplo, numa clara tentativa de tentar barrar o sucesso de "El Dragón" atual cartaz do Univision, cadeia pertencente ao grupo Televisa nos Estados Unidos e concorrente direto da Telemundo no mercado hispânico de TV.
Zepeda e Carlos Ponce em gravações da novela - Créditos: Reprodução/Instagram |
Junto a David Zepeda, desembarca na produção, Eric del Castillo, outro veterano das novelas mexicanas, presente no elenco de telenovelas como "Abismo de Paixão", "O que a vida me roubou", "A Dona", "Maria do Bairro", dentre outras. A composição de elenco e trama, subjulgados ao roteiro da novela traduzem um cenário promissor da Telemundo. A busca cada vez mais frequente de trazer rostos conhecidos do telespectador hispânico para seus projetos.
Danna Paola retorna a "La Doña" e entrega uma personagem linear, novamente sua atuação é correta e condizente com o esperado por ser uma das co-protagonistas da novela. O destaque mesmo é dado a Aracely, com Altagracia, que retorna ainda mais destemida e com forças para lutar contra seus algozes. Uma justiceira de poucas palavras e muita ação.
Confira o trailer promocional
Entrada
Interpretada pela própria Aracely em parceria com Gloria Trevi, Soy tu obsesión, o tema musical é uma extensão muito bem trabalhada da própria trama. Com diversos elementos vividos por Altagracia, expostos de forma linear conforme é apresentado ao espectador, a abertura aposta no jogo de contraponto entre história, canção e computação gráfica. O estilo de "La Donã" foi preservado e digamos assim, que modernizado no novo ano da novela. Um ponto assertivo, visto que a Telemundo tem ousado e tentado trazer cada vez mais realidade munida a tecnologia em suas novas produções.
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Um dos fatores que mais causou impacto foi a gravação de externas no Brasil, fato quase que incomum em produções da Telemundo que muitas vezes pautam suas novelas e séries nos Estados Unidos e México. O arco desenvolvido no Brasil vai bem de encontro com a proposta inicial da novela, Altagracia é uma típica "gringa" com sotaque americano e que envolve-se com um brasileiro. É interessante e novo. Logo um ponto positivo.
O uso de uma linguagem mais enfática é outro ponto que merece destaque, o espectador logo de cara reconhece o estilo já empregado na season 1 e que retorna com ainda mais enfoque.
Pôster promocional de "La Doña 2" - Créditos: Telemundo Studios/Argos Comunicación |
Pontos negativos
Por mais que "La Doña" seja uma telenovela com foco na vingança e consequentemente no "óbito" de seus personagens, muitas vezes cenas com excesso de violência extrapolam o limite. Ação é bem-vinda, mas com doses que não atrapalhem o desenvolvimento de seus núcleos. Ficar conhecida como "narconovela" pode ser um preço muito grande para uma produção do nível de "La Doña", que entrega bons resultados de direção, produção e roteiro.
A sexualização da novela é outro ponto negativo que pode atrapalhar a audiência, takes e mais takes de sexo, podem afugentar o público que buscará tramas mais leves na concorrência, como o caso de "Ringo" atual cartaz da Univision e que concorre diretamente com "La Doña". Dosar e trazer maior naturalidade talvez seja um dos maiores desafios da produção da Telemundo.
Vale a pena assistir?
Novos capítulos, novas buscas, novos personagens. Os primeiros episódios de "La Doña 2" apresentaram uma trama ousada, polêmica e que busca um espectador específico e sedento por ação e romance. Logicamente não é uma trama água com açúcar, pelo contrário, é rebuscada e com um enredo bem mais forte.
Pelo sim e pelo não, La Doña 2, provavelmente será uma boa produção da Telemundo para este ano de 2020 e que vale a sua visita para maiores conclusões.
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Crítica escrita para o selo #EmEquipe do site. Curtiu? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.
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