Aparato do Entretenimento: Quero saber: Você conhece esses produtores de novelas e séries da Televisa?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Quero saber: Você conhece esses produtores de novelas e séries da Televisa?

Fernanda Castillo e Dulce Maria em cena da série 'Mujeres Asesinas'. Créditos: Televisa S.A

No México a figura do produtor executivo é uma espécie de showrunner, numa clara alusão ao mercado de séries nos Estados Unidos, desta forma esse profissional tem sob sua responsabilidade o gerenciamento total da obra que leva sua assinatura.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



No Brasil vários produtores executivos já ganharam as telinhas com suas telenovelas, Carlos Moreno, Salvador Mejía, Carla Estrada, Nathalie Lartilleux e Angelli Nesma são apenas alguns exemplos.  

  

O produtor executivo dentre tantas funções tem sobre a sua incumbência a oportunidade de compartilhar créditos com um produtor associado, profissional este que atua como suporte. Inclusive aqui vale um destaque: todos citados acima já trabalharam como associados até ganharem janelas de criação próprias. 
Outra situação curiosa e até que recorrente na Televisa é a contratação de produtores de programas de televisão para assumir a composição de séries e telenovelas. Com essa pauta sobre a mesa, trago nesta matéria o nome de alguns profissionais que de alguma maneira encaixam-se neste cenário. Será que você os conhece? Já assistiu algo?  

Elenco protagônico das três temporadas de 'Mujeres Asesinas'. Créditos: Televisa S.A

Pedro Torres

Ator, produtor e diretor, Pedro Torres foi por muito tempo o nome relacionado a linha de realitys shows da Televisa, responsável pelas versões do Big Brother, por exemplo. No Brasil sua fama é ligeiramente associada a elogiada série antológica 'Mujeres Asesinas' exibida aqui pela CNT. Na obra, remake da argentina de mesmo nome, Pedro cria histórias e situações onde mulheres são colocadas em evidência após casos de estupro, abuso físico, sexual ou ainda até crimes de feminicídio. Com cenas extremamente fortes, o projeto tornou-se 'cult' e conseguiu trazer grandes nomes ao seu elenco durante as três temporadas. Daniela Castro, Nailea Norvind, Itatí Cantoral, Angelique Boyer, Lucía Méndez e Verónica Castro são apenas alguns nomes creditados no seriado. Se hoje comemora-se a representação da diversidade nas novelas mexicanas, Pedro usou esse argumento em 2010 na sua terceira temporada no episódio 'Eliana Cuñada' na qual as atrizes Dulce María e Fernanda Castillo acabam envolvendo-se amorosamente mediante uma situação traumática.


Pedro Torres também produziu 'Gossip Girl: Acapulco' para a Warner Bros. e 'Tiempo final' para a FoxTelecolombia. 


Adriana Louvier em foto promocional da série 'Sin Rastro de Ti'. Créditos: Televisa S.A

Silvia Cano

Ao lado de Florinda Meza, Roberto Gómez Fernandez, Angelli Nesma e Rosy Ocampo, Silvia Cano foi criando sua experiência na produção de novelas. Creditada em vários folhetins como associada, ganhou sua primeira e única oportunidade como executiva (até o momento) na elogiada série 'Sin Rastro de Ti'. Uma história original de Adriana Pelusi e Carlos Quintanilla, a obra trouxe Adriana Louvier, Danilo Carrera e Ana Layevska como um triângulo amoroso repleto de intrigas, mentiras e suspense. Atualmente Silvia Cano continua na Televisa e no ramo das novelas atuando ao lado de Rosy Ocampo na bem sucedida trilogia 'Vencer'.


'Sin Rastro de Ti' foi exibida no Brasil através do sinal do Las Estrellas Latinoamérica disponível para os assinantes da Guigo TV.



Eduardo Meza

Rosy Ocampo é uma produtora desprendida de apegos, tanto que lançou Silvia Cano em 2016 durante a sua gestão como produtora responsável na Televisa, mesma época em que também lançou seu grande amigo e parceiro de anos, o produtor Eduardo Meza. 'La doble vida de Estela Carrillo', 'Antes muerta que Lichita', 'Por ella soy Eva' e 'La Fuerza del Destino' são apenas alguns frutos da parceria de Meza e Ocampo - que desde meados de 2017-2018 não atuaram mais juntos em outra novela. Neste período Eduardo produziu como executivo as tramas 'Papá a Toda Madre' e 'Doña Flor y sus dos maridos' - enquanto a primeira alcançou uma audiência satisfatória, a segunda amargou baixos índices de audiência.


Seguindo os mesmos moldes que Rosy, Eduardo priorizou a criação de elementos caricatos e familiares em seus romances, criando uma espécie de sobrevida aos melodramas da amiga, vez que Ocampo apagou de vez com o seu antigo estilo de novelas rosas. Vale destaque aqui a tentativa de levar ao telespectador abordagens categóricas de temas tabus através de uma imagem suave aos olhos do público final. Cabe neste discurso o beijo entre o casal gay da novela 'Papá a toda madre'. 

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Foto promocional da série 'Sin Miedo a la Verdad'. Créditos: Televisa S.A

Rubén Galindo Jr.

Produtor, roteirista e diretor, Rubén Galindo Jr. viveu sua maior experiência na carreira ao criar a série 'Sin Miedo a la Verdad'. Sucesso instantâneo, a obra chega ao Brasil em breve através do Globoplay. Na trama, Álex Perea vive Manuel Montero um especialista em tecnologia que usa seus dons para ajudar casos sem solução, especialmente em núcleos de pessoas onde a justiça insiste não enxergar. Rubén Galindo Jr. é filho do ator, produtor, diretor e roteirista Rúben Galindo nome responsável pela novela 'Amy, la niña de la mochila azul' trama protagonizada por Danna Paola, atriz e cantora, hoje conhecida mundialmente por conta da série 'ELITE' da Netflix.

Nos últimos anos Galindo Jr. assinou também na Televisa a produção executiva da biosérie 'Hoy voy a cambiar' sobre a vida da cantora Lupita D'Alessio e o reality show 'Pequeños gigantes'.


Pôster promocional da série 'Esta Historia Me Suena'. Créditos: Televisa S.A

Genoveva Martínez

Produtora de televisão com passagens principalmente pela TV Azteca no México, Genoveva hoje faz parte do casting de produtores da Televisa. No conglomerado San Ángel assina desde 2019 a série 'Esta historia me suena' produção que coloca a música como o ponto chave.



Seguindo a mesma linha, Martínez também assina eventualmente alguns episódios do seriado 'Como dice el dicho' outro sucesso da emissora.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Pôster promocional da novela 'Cita a Ciegas'. Créditos: Televisa S.A

Pedro Ortiz de Pinedo

Diretor, produtor, roteirista e ator, Pedro Ortiz também é uma figura relativamente nova no ambiente das telenovelas da Televisa. Sua primeira oportunidade neste segmento surgiu em 2019 com 'Cita a Ciegas' comédia familiar protagonizada por Sofía Garza e Victoria Ruffo que infelizmente não garantiu bons índices de audiência e circulou por vários horários da grade. Neste ano ele retorna com uma nova telenovela 'Diseñando tu amor' estrelada por Gala Montes e Juan Diego Covarrubias, melodrama baseado na portuguesa 'Meu Amor'. Ainda nas novelas Pinedo fez parte da telenovela teen 'Divina, está en tu corazón' parceria da Pol-Ka Producciones e Televisa.


Contudo seu currículo foi voltado por muito tempo para as sitcoms, seja criando, produzindo, dirigindo ou até atuando. 'Renta congelada', 'Una familia de diez' e '¡Qué madre, tan padre!' são exemplos de comédias que fazem parte da sua carteira de trabalho.


Foto promocional da supersérie 'La Piloto'. Créditos: W Studios/Televisa S.A

Patricio Willis

Muito provavelmente você já deve ter assistido alguma novela de Patricio Wills, nome por trás dos êxitos 'Zorro: La Espada y La Rosa' e 'La Reina del Sur', Wills hoje atua como Presidente da Televisa Studios e desde quando assumiu o posto em meados de 2018, trouxe junto ao México a produtora W Studios, empresa que passou a atuar em parceria na produção de novos conteúdos. Atualmente Carlos Bardasano é quem responde pela W Studios, mudança que não alterou em nada a ligação das duas produtoras, tanto que 'Si nos Dejan' está sendo gravada e será transmitida no Las Estrellas ainda esse ano.


Antes de chegar a Televisa, Bardasano e Wills criaram uma carreira na Telemundo, emissora americana conhecida pelas narconovelas. E foi com essa pegada que juntos eles produziram 'La Bella y las Bestias' e 'La Piloto' para o Las Estrellas, ambas disponíveis no catálogo da Netflix Brasil. Com uma roupagem semelhante as narconovelas estadunidenses, as obras não agradaram a audiência mexicana, mesmo assim 'La Piloto' foi renovada e ganhou outra temporada. Carlos e Patricio também produziram 'Descontrol' minissérie lançada exclusivamente para a plataforma de streaming Blim.

Siga o nosso perfil no Google News

Iván Sánchez em foto promocional da novela 'Yago'. Créditos: Televisa S.A

Carmen Armendáriz

Produtora de programas como 'Hoy', 'Hacer y Desacer' e 'Ventaneando' - Carmen Armendáriz se reencontrou na produção de telenovelas. Responsável pela série clássica de terror 'La Hora Marcada' (1988 - 1990) que contou com os diretores de cinema Guillemo del Toro, Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu ainda em inicio de carreira, Armendáriz retomou sua trajetória no cenário dramatúrgico com os seriados 'Locas de amor' (2010) e 'Cásate conmigo, mi amor (2013).

Após um hiato de três anos, período onde voltou a dedicar-se aos programas matinais e vespertinos, Carmen retomou apenas em 2016 para a teledramaturgia com 'Yago' versão mexicana do drama turco 'Ezel'. Considerada uma trama problemática no quesito audiência, Yago não agradou o público do sofá. Protagonizada por Iván Sanchez a supersérie nunca foi exibida no Brasil.


Contudo seu nome ganhou bastante evidência quando ela foi a escolhida em 2019 para reviver o clássico 'La Usurpadora' para o projeto 'Fábrica de Sueños', com uma versão totalmente diferente da versão que alçou Gabriela Spanic para o estrelato, Carmen conseguiu elogios da crítica, além de garantir uma audiência satisfatória para a emissora, tanto no México quanto nos Estados Unidos. Premiado, o remake protagonizado por Sandra Echeverría está disponível no Brasil através da Amazon Prime Video.


Atualmente Carmen Armendáriz ocupa o prime time do Las Estrellas com 'Te Acuerdas de Mí' adaptação da turca 'Gecenin Kraliçesi'.

----- || ----- || -----

Existem muitos outros nomes que compõem panoramas semelhantes, pensando aqui por alto consigo me lembrar de outros três Harold Sánchez (La Reina Soy Yo), Andrés Santamaría (Los Elegidos) e Hugo León Ferrer (La Viuda Negra e Las Bandidas).

Curtiu a matéria? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. Escrita por Hiago Júnior.

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Quero saber: Você conhece esses produtores de novelas e séries da Televisa?