Aparato do Entretenimento: SBT 38 Anos: Programas Infantis que marcaram uma geração
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

SBT 38 Anos: Programas Infantis que marcaram uma geração

Mara Maravilha foi um dos grandes nome dos programas infantis nos anos 80 e 90 - Créditos: SBT

Olá #Amoras. Nos 38 anos do SBT, não podemos deixar de falar de um  segmento que durante muitos anos, foi o grande carro-chefe da emissora de Silvio Santos, os programas infantis. 

Os programas fizeram parte da programação do canal durante muitos anos e permanecem ainda vivos na memória de muitos telespectadores que foram crianças no final dos anos 80, início dos 90.

Vamos relembrar agora, daquelas atrações infantis que alegraram as nossas manhãs e tardes da emissora.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento

Show Maravilha 

"Show Maravilha" - Créditos: SBT 

Foi um programa de enorme sucesso de audiência durante muito tempo, sob o comando da apresentadora Mara Maravilha. O programa estreou no dia 6 de abril de 1987, às 16h30 da tarde, substituindo a segunda parte do programa Bozo, onde com o fim da atração, passou a ocupar toda a faixa vespertina do SBT e em 1991 foi migrado para o horário da manhã, batendo de frente com o Show da Xuxa e com a TV Colosso da Rede Globo. 



Em 1994, Mara recebe uma proposta de uma emissora argentina para comandar uma atração naquele país, e no dia 16 de fevereiro de 1994, foi ao ar o último Show Maravilha, com reprises até o dia 19 de março daquele ano.



Oradukapeta 

" Oradukapeta" - Créditos: SBT

Sob o comando de Sérgio Mallandro, a Oradukapeta estreou no dia 22 de junho de 1987, de 8h da manhã às 10h30, passando a começar as 7h30 da manhã à partir de agosto de 1988. 

O carro-chefe da atração, sem sombra de dúvidas era a brincadeira “Porta dos Desesperados”, que levava as crianças da plateia à loucura para participar desse quadro. Devido ao enorme sucesso que estava fazendo, Sérgio Mallandro deixa o SBT e assina com a Rede Globo em 1990, ocasionando o fim do seu programa, porém em 1994, com o fim do Show Maravilha, o apresentador retorna ao SBT para comandar o Programa Sérgio Mallandro nas manhãs do SBT ficando menos de um ano no ar.



Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony 

"Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony" - Créditos: SBT 

No dia 15 de agosto de 1988, a cantora e apresentadora Simony estreia no SBT o seu programa "Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony" às 10h30 da manhã. O programa tinha como temática, a preservação da natureza e contava com desenhos, músicas e brincadeiras, e como apoio de palco Simony contava com  auxílio de 4 personagens que eram o Palhaço Gargalhada, Cordélia a Fada das Cores, Professor Osório e o Papagaio Alvarenga. 



Programa Mariane 

Em 15 de maio de 1989, Mariane Dombrova assumiu o comando do programa "Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony" após o afastamento da apresentadora Simony. Em maio de 1990 a atração passou a ser chamada de "Programa da Mariane" e contava com desenhos, atrações musicais e brincadeiras no palco. O programa ficou sob o comando de Mariane até 07 de setembro de 1991, quando a apresentadora foi demitida, segundo fontes por cortar os cabelos sem a permissão da emissora.



" Bozo" - Créditos: SBT 

"Bozo" sem sombra de dúvidas foi um dos programas infantis mais populares da TV brasileira. 

O carismático palhaço, encantava crianças e com os personagens Vovó Mafalda, Salci Fufu, Maroca, Candinho, Zico, Macarrão, Garoto Juca, King Bozo, Kuki, Bozolinda, encantou uma geração de 15 de setembro de 1980 a 2 de março de 1991. 



Durante o programa, eram realizadas brincadeiras com o auditório, sorteios, além de encenações com os personagens coadjuvantes do programa. O palhaço também lia cartas enviadas pelos telespectadores e cantava as músicas dos seus discos, que o fizeram ganhar discos de ouro por recorde de vendas. 

O programa foi muito popular entre o público infanto-juvenil, já que até adolescentes faziam parte da plateia de Bozo, chegando a ganhar o Troféu Imprensa entre os anos de 1981 e 1986 como o melhor programa infantil do Brasil.


"Casa da Angélica" - Créditos: SBT 

"Casa da Angélica" foi atração do SBT de 09 de agosto de 1993 até 11 de maio de 1996. 

O programa tinha música, plateia, desenhos e quadros de humor. "Casa da Angélica" era exibido às 15h em 1993. Em 1994 às 16h o programa conseguia um alto índice de audiência para o SBT (11 pontos) enquanto era exibido no horário da tarde. Em 1995 foi para às 7h30. 

O programa foi transferido para as manhãs para evitar o desgaste da imagem de Angélica que comandava uma maratona de programas na emissora com os também TV Animal e Passa ou Repassa. Em 1996, a apresentadora foi contratada pela Rede Globo. 



Bom Dia & Cia 


"Bom dia e Cia" - Créditos: SBT 

Bom Dia & Cia é um programa de televisão infantil brasileiro exibido pelo SBT desde 2 de agosto de 1993.

É conhecido por ser o programa infantil brasileiro há mais tempo em transmissão, focado principalmente em apresentadores e desenhos animados sendo um dos mais populares programas infanto-juvenis do mundo. 



Já passou por inúmeros apresentadores que comandavam os desenhos, muitos deles conhecidos e que marcaram geração Eliana, Jackeline, Yudi, Priscilla, Maísa e Silvia Abravanel. É um dos poucos programas infantis que ainda resistem na TV aberta brasileira. Atualmente, atinge mais de 36 milhões de telespectadores todas as manhãs. 




                                           Escrita por Gigio e Danny 
Revisado por: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “SBT 38 Anos: Programas Infantis que marcaram uma geração