Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: 2ª temporada de 'Enemigo Íntimo' retorna ainda mais feroz e dominante
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: 2ª temporada de 'Enemigo Íntimo' retorna ainda mais feroz e dominante

Pôster promocional da 2ª temporada de 'Enemigo Íntimo'. Créditos: Argos Comunicación/Telemundo

Depois de adiar a estreia por conta da pandemia de Coronavírus, a Telemundo finalmente levou ao ar no dia 22 de junho o primeiro capítulo da segunda temporada de Enemigo Íntimo.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


E nós claro acompanhamos tudo, desta maneira, trazemos com exclusividade uma resenha do folhetim com os pontos positivos e negativos da trama estrelada por Fernanda Castillo e Raul  Mendes. Quer saber o que aconteceu nos primeiros episódios da segunda temporada da produção? Então continue conosco.

Foto promocional da 2ª temporada de 'Enemigo Íntimo'. Créditos: Argos Comunicación/Telemundo

Entenda a história!

Produzida pela Argos Comunicación em parceria com a Telemundo Studios, o narco drama protagonizado por Fernanda Castillo e Raul Mendes narra a história dos irmãos Alejandro Ferrer e Roxana Rodilles. Depois de presenciar o assassinato dos pais, os dois são separados ainda na infância e vinte e cinco anos depois, Alejandro já Capitão da Polícia Federal reencontra a irmã perdida. Sequestrada e criada por traficantes, Roxana acaba se tornando a líder de 'Mil Cumbres' arquirrival dos Zopilotes - o cartel que o policial tenta deter a todo custo.

Segunda temporada

Com um salto temporal de dois anos em relação a temporada anterior. O segundo arco de episódios já começa de forma caótica e repleto de ação, tendo como pano de fundo a volta de Roxana à prisão. Encurralada, já que não consegue mais se esconder em seu pseudônimo, a narcotraficante lutará para restabelecer o cartel Mil Cumbres e aumentar o seu império de dentro de Las Dunas. Evidentemente Alejandro, que também conhecerá o local para onde são levados seus algozes, fará de tudo para tornar a sua vida impossível, agora que ele sabe que o “professor” e sua irmã desaparecida são a mesma pessoa. 


Esse conflito, desencadeará uma guerra sangrenta entre os dois irmãos - que de lados opostos - passam a ser agora 'inimigos íntimos' mostrado que o sangue os une, mas a vida os separa, fazendo jus ao título do programa. 

Além da dupla de protagonistas a segunda temporada conta com as atuações estrelares de Aitor Luna, Manuel Ojeda, Irán Castillo, Elyfer Torres, Maria del Carmen Félix, Luis Alberti, Germán Bracco, Amaranta Ruiz, Yuvanna Montalvo, Tiago Correa, Erick Chapa, Julio Casado, Hector Kotsifakis, Ruy Senderos, Jorge Gallegos, além das participações especiais de Matías Novoa, Alejandro Speitzer, Leonardo Daniel, Claudette Maillé, Arturo García Tenorio, Luis Zahera e Tony Plana que atuam como atores convidados ao longo dos episódios. 


Foto promocional da 2ª temporada de Enemigo Íntimo. Créditos: Argos Comunicación/Telemundo

Primeiras impressões

Quem acompanha as produções da Telemundo sabe que lentidão e a "famosa barriga" não fazem o estilo da emissora. Tanto que a estreia da segunda temporada de 'Enemigo Íntimo' já chegou com tudo: trazendo além de muita perseguição, tiro, pancada e bomba; alegria e despedidas para o telespectador. Cheio de ação e adrenalina, o primeiro capítulo começa com uma perseguição implacável onde Alejandro tenta capturar a irmã, mas a disputa frenética não tem o resultado esperado. 

Depois de atirar no irmão, Rodilles consegue despistá-lo. Além de toda a tensão em torno da fuga, a série iniciou a temporada trazendo logo no primeiro capítulo uma surpresa um tanto inesperada que deixou todos de boca aberta: Daniel "tilapia" o protagonista masculino da primeira temporada interpretado por Matías Novoa morre com um tiro a queima roupa tentando proteger a amada. Desolada, Roxana promete se vingar do irmão, fato que desencadeia uma disputa acirrada de poder entre os dois que acaba se tornando o fio condutor dos desdobramentos dessa nova temporada. 


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Roteiro

Dando continuidade a história original de Hubert Barrero (Suave Pátria, Cuando pienso en Che, El Internado) e repetindo a parceria de sucesso - a nova temporada tem a assinatura de Lina Uribe e Darío Vanegas (Maria Magdalena, La querida del Centauro, Más sabe el diablo), conta ainda com a edição literária de Tatiana Andrade, Valentina Párraga e colaboração de Iris Dubs. Apesar de parecer uma trama previsível a segunda temporada está repleta de temas fortes e diálogos complexos que prendem a atenção do público. Rodeada de suspense, a atual temporada vem cumprindo com o que foi prometido dentro da história. E claro, existem algumas gírias do mundo narco que merecem uma explicação melhor, porém nada que compromete o andamento da história. 


Foto promocional da 2ª temporada de Enemigo Íntimo. Créditos: Argos Comunicación/Telemundo

Direção e Produção

As diretoras de casting da Argos Comunicación, Mabel Vargas e Ximena Cantarias juntamente com os profissionais da Telemundo Studios, Dany Cavidia, Laura de la Garza, Marcela Mejia, Walter Dohener e o diretor-geral; Felipe Piper Aguilar conseguiram com maestria em uma série policial predominante dominada por homens, introduzir perfis de mulheres de diferentes idades, fortes, donas de si, sejam elas protagonistas ou vilãs. 

Siga o nosso perfil no Pinterest

Tanto que nesta segunda temporada os três universos (o policial, o narco e o da prisão) que ordenam o contexto do folhetim são completamente dominados por mulheres que fazem parte da trama. Cada uma tem um papel importante no desenvolvimento do enredo, mostrando que a força e o poder feminino estão representados em todos os lugares. Assim como na direção, Marcos Santana, Mati Fernandes e Mônica Francesca conduzem uma produção afiada.

Cenografia e fotografia 

Como era de se esperar, os tons soturnos amarelados marcam essa temporada. A equipe de fotografia composta por Luís Ávila; Juan Pablo Ambris e Damian Aguilar utilizam de maneira brilhante a câmera de mão e os drones, dando naturalidade as cenas de ação que foram gravadas dessa vez na Espanha e no México. Vale ressaltar que Enemigo Íntimo é aquele tipo de produção que constrói sua identidade a partir de determinado cenário. Assim como aconteceu na primeira temporada, a cidade central da trama continua sendo a Ciudad Juárez, por isso as cores e atmosfera perigosa que pairam o lugar acompanham os personagens. Assim como casos de feminicídios, mortes provocados por cartéis e prisões semelhantes às de 'Las Dunas' dando mais realismo a história.


Abertura

Diferente da maioria das produções da Telemundo mais uma vez o instrumental predomina na abertura. Disposta em um jogo de cenas em que a melodia clássica do violino apresenta ao telespectador uma prévia dos embates que serão vividos pelos protagonistas, que se alternam de acordo com a intensidade da música. Emblemática e moderna a abertura preserva o estilo original da série que cativa e prende o espectador. E o convida de certa forma a acompanhar os capítulos.


Trilha sonora

Além do instrumental, as bachatas e as músicas rancheras (gênero musical popular no México) também fazem parte da trama. Principalmente nas cenas em que há reuniões e comemorações dos cartéis.

Atuações

Figura carimbada na emissora estadunidense e conhecida no brasil por interpretar Daniela Montalvo na novela 'Teresa' - Fernanda Castillo é o nome da série. Podemos dizer que Roxana Rodilles nada mais é do que a patroa que manda e desmanda. O tom altivo e frio da personagem e a batalha interna entre razão emoção gera a dúvida: destruir ou não o inimigo. Com uma interpretação visceral, Castilho está em estado de graça, demostrando mais uma vez porque é uma das mais consagradas do gênero na atualidade. 


Outro que está muito bem é Raul Mendes. Se Alejandro Ferrer já era impulsivo e calculista na primeira temporada agora está mais implacável que nunca. O herói policial incorruptível da trama vem ressaltando ainda mais o talento do ator que agora dá vez ao bandido que mesmo preso por seu maior inimigo faz alianças improváveis e usa todas as armas e artimanhas para deter o professor.


Siga o nosso perfil no Google News


Foto promocional da segunda temporada de 'Enemigo Íntimo'. Créditos: Argos Comunicación/Telemundo

Depois de protagonizar 'Betty en NY' sucesso que a fez ficar conhecida mundialmente, Elyfer Torres está de volta a emissora que a consagrou. Na série ela interpreta Alicia Garcia, uma jovem inteligente e solitária que vai parar nas dunas após tomar uma má decisão tentando ajudar a mãe que está doente. E acaba se tornando a mão direita e principal aliada de Rodilles dentro e fora da prisão. Camaleônica, a atriz que deixou de lado seus lindos cachinhos para compor a personagem é um dos grandes destaques dessa temporada. Apesar de ser seu segundo personagem na casa, Torres joga de igual para igual com seus companheiros (a dobradinha com Fernanda Castillo é um dos pontos altos da obra). Torres mostra toda sua versatilidade indo facilmente da comédia ao drama. E promete surpreender ainda mais, já que Alicia passará por uma grande transformação e terá um papel ainda mais importante na trama. 

Foto promocional da segunda temporada de Enemigo Íntimo. Créditos: Argos Comunicación/Telemundo

Outra que que está indo muito é Amaranta Ruiz. Mariscala, sua personagem na série não lembra em nada a Sofia Peña de 'Betty en NY'. Arquirrival de Roxana, a bandida do pavilhão B é dissimulada e altamente malvada, o que têm deixado o público atônito no decorrer dos capítulos.

Sucesso em 'Oscuro Deseo' na Netflix, Alejandro Speitzer é outro que está de volta com tudo nesta segunda temporada. Na série ele interpreta ‘Berebere' famoso narcotraficante e chefe dos opilotes. Rival do professor no comando dos cartéis ele faz de tudo para destruí-lo. E se na primeira temporada Speitzer estava um tanto caricato, cheio de gestos e expressões que não lembravam nem de longe um narcotraficante, nesta nova temporada ele encontrou o tom do personagem indo de chefão vingativo e impiedoso a um líder carismático aclamado pelo povo (característica peculiar dos chefes desse tipo de organização) mostrando porque é um dos atores mais conceituados de sua geração.

Foto promocional da personagem vivida por María del Carmen Félix. Créditos: Telemundo

Menção honrosa para María del Carmen Félix

Depois de ajudar Berebere a fugir pensando que ele era cúmplice de Roxana e ter se tornado refém durante dois anos, ela está de volta ao Las Dunas onde reencontra sua 'chefinha'. Dona de um vocabulário e acento peculiar, a personagem perspicaz vai da malvadeza ao riso em questão de segundos, sendo sem dúvidas um dos grandes acertos da produção, brilhando a cada capítulo e ressaltando ainda mais o talento de sua intérprete, fator que enriquece ainda mais o folhetim. 

Além da agilidade e apesar de mastigada, a trama não perdeu o fôlego e surpreende a cada episódio. Um ponto que têm chamado atenção  é a qualidade da temporada. É notório que a Telemundo busca investir cada dia mais em suas produções. Fato comprovado com 'Enemigo Íntimo 2'. É uma história que visivelmente se desfruta muito mais. As locações internas e externas, assim como os cenários e figurinos que apesar de serem iguais (caso dos uniformes usados na prisão) foram pensados milimetricamente de acordo com as histórias e características de seus personagens.

Erros? Vamos falar sobre eles!

Negativamente vale ressaltar que a censura está roubando a cena nesta segunda temporada, apesar de utilizar uma linguagem enfática que o público gosta e reconhece, o famoso piiiiii... tem entrado em cena todas às vezes que aparecem palavras chulas de baixo calão. Situação que tem incomodado o telespectador, que na maioria das vezes fica sem entender o contexto dos episódios. Se tratando de uma novela da Telemundo é lamentável que palavras imprevisíveis na compreensão do enredo sejam silenciadas. Se o horário permite, por que prejudicar a estética da série? Fica o questionamento.

Foto promocional da 2ª temporada de Enemigo Íntimo. Créditos: Telemundo/Argos Comunicación

Vale a pena assistir? 

Se você gosta de produções estilo "narco novelas". Essa é uma novela para você. Apesar de parecer repetida, haja visto que a maioria das produções da emissora seguem essa linha - Enemigo Íntimo - apresenta uma história ousada. Com personagens cheios de mistérios, emoções e suspense. Em outras palavras: surpresas certamente não vão faltar. Pelo sim ou pelo não; é uma série de alta qualidade que merece ser vista. Pois não fica atrás das grandes produções cinematográficas. Lembrando que a primeira temporada está disponível na Netflix.

Curtiu a crítica? Compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.

Escrito por Lorena Paixão
Twitter: @Lorenapaixxao


Revisão: Hiago Júnior
Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: 2ª temporada de 'Enemigo Íntimo' retorna ainda mais feroz e dominante