Quintessa Swindell, Kiana Madeira e Brianna Hildebrand em cena da série "Trinkets" - Créditos: Allyson Riggs/Netflix |
Após a crítica de Chernobyl, agora é a vez de deixar a Ucrânia e partir rumo aos Estados Unidos. A crítica da vez é "Trinkets" ou "Gatunas", título em português. O seriado aborda o círculo de amizade entre três viciadas em pequenos furtos.
Bom, sem mais conversa. Sigam-me e vamos de crítica da série.
Brianna Hildebrand e Henry Zaga em cena da série "Trinkets" - Créditos: Allyson Riggs/Netflix |
Sinopse
Quando três adolescentes de diferentes cantos do refeitório do Ensino Médio se encontram na mesma reunião anônima de shoplifter’s, uma improvável amizade se forma. Elodie (Brianna Hildebrand) - a desajustada de luto, Moe (Kiana Madeira) - a misteriosa forasteira e Tabitha (Quintessa Swindell) - a imagem imperfeita da perfeição, encontrarão força umas nas outras enquanto negociam questões familiares. O drama do ensino médio e o complicado dilema de tentar se encaixar enquanto anseiam por sair das amarras da sociedade.
Elenco e Personagens
Jovem e descolado, o casting de "Gatunas" conta com grandes nomes do cinema e da TV americana. Elenquei os personagens mais contantes e importantes para o andamento da trama.
Brianna Hildebrand
Elodie Davis
Conhecida por Deadpool (2016), Deadpool 2 (2018) e As Garotas da Tragédia (2017), Brianna interpreta Elodie, uma jovem que vive em dilema com a sua sexualidade, excluída da sociedade estudantil e ignorada por seu pai. Vista em um novo ambiente, sem sua mãe, morta em acidente de trânsito, Elodie enxerga como única resposta aos seus problemas, o furto. E desta ação negativa conhece Moe e Tabitha. Juntas, floresce a verdadeira amizade e os problemas de uma união tão complicada.
Kiana Madeira
Moe Truax
Uma carreira com muitas participações em séries - The Flash - uma delas, Kiana tem em "Trinkets" sua primeira grande oportunidade como atriz. Na série da Netflix ela interpreta Moe, uma garota descolada e que renega o seu pai. Amorosa e zelosa com a mãe, vive para ajudá-la com as contas da casa e afazeres domésticos. Sexualizada ao extremo, vive um romance secreto com Noah Simos. Uma das suas válvulas de escape, são os pequenos furtos, condição que considera normal.
Quintessa Swindell
Tabitha Foster
Produções de sucesso, Swindell tem no currículo Voyagers, Granada Nights e Euphoria, essa última o novo hit da HBO. Em "Trinkets", Quintessa dá vida a Tabitha, uma jovem rica e influente nas redes sociais. Presa a um relacionamento abusivo com Brady, aproveita a amizade com Moe e Elodie para vingar-se do ex-namorado e em uma jogada de mestre acaba com um dos maiores amores de Brady. Só que a investida ganha proporções nada boas.
Brandon Butler
Brady Finch
Scott Reed em "13 Reasons Why", Brandon interpreta Brady Finch em "Gatunas". Atleta da escola, charmoso e pegador é o namorado de Tabitha. Violento e possessivo, encara o relaciomento como acesso livre para o sexo e nada mais.
Odiseas Georgiadis
Noah Simos
Murph em "The Perfect Date" também da Netflix, Odiseas é Noah Simos em "Trinkets". Namorado secreto de Moe, apaixonado pela ficante, mas que não tem o retorno esperado. Uma espécie de "boneco de sexo" para Moe.
Henry Zaga
Luka Novak
Barmen e adulto responsável em "Trinkets", Henry Zaga tem uma carreira famosa na TV e cinema, está no elenco de produções como "13 Reasons Why", "Looking for Alaska", "Teen Wolf" e "The New Mutants". Em "Gatunas" é o desejo sexual de Tabitha.
Larry Sullivan
Doug Davis
Pai da protagonista Elodie, Larry é um ator consagrado. Presente em produções como "Will & Grace", "Big Little Lies", "Modern Family" e "The Trip", Sullivan é o pai ausente em "Trinkets".
Larisa Oleynik
Shawn
Imortalizada como a icônica Bianca Stratford do filme "10 Things I Hate About You", Larisa Oleynik interpreta Shawn em "Trinkets", a condutora do grupo de ladrões anônimos. Uma das personagens que mais encoraja Elodie a encarar seus medos.
Henry Zaga e Quintessa Swindell em cena da série "Trinkets" - Créditos: Allyson Riggs/Netflix |
Atuação
O elenco é bem entrosado, em especial o trio de amigas interpretado por Quintessa Swindell, Kiana Madeira e Brianna Hildebrand. Voltada para o público teen - Trinkets - não aflora muito seu drama, muito menos aposta em romances avassaladores, em contrapartida seu elemento suspense é até bem trabalhado. E grande parte do sucesso neste quesito se deve a atuação do trio de amigas, que juntas lideram o ranking de destaques do seriado.
Roteiro
Simples e sem grandes reviravoltas. Tem um "Q" de séries como "Freaks and Geeks" e "Glee", onde o dilema adolescente é posto à prova. Escrita fácil de ser "digerida", tem diálogos precisos e focados. Sem enrolação. Ponto alto da produção. É tudo muito cíclico.
Brianna Hildebrand e Katrina Cunningham em cena da série "Trinkets" - Créditos: Allyson Riggs/Netflix |
Equipe Técnica
Produtores Executivos: Shelley Zimmerman, Brin Lukens e Rebecca Glashow
Escritores/Produtores Executivos: Amy Andelson, Emily Meyer e Kirsten “Kiwi” Smith
Showrunner/Produtora Executiva: Linda Gase
Produtora: AwesomenessTV
Data de estreia
Mundialmente através da Netflix no dia 13 de junho de 2019.
Episódios, Dublagem e Legendas
Ao todo são dez episódios com cerca de 30 minutos cada. A série está disponível em áudio original (inglês) e com dublagens nos idiomas: alemão, francês, italiano e português, assim como no quesito legendas.
Curtiu? Então clique aqui que te levo a Netflix.
Quintessa Swindell, Brianna Hildebrand e Kiana Madeira em cena da série "Trinkets" - Créditos: Allyson Riggs/Netflix |
Considerações Finais
Uma série casual, livre de preconceitos e aberta para o novo. "Gatunas" é uma conversa saudável com o público jovem, aborda estigmas recorrentes dessa fase da vida e aplica sem medos o furto como um problema social que precisa ser revisto e tratado.
"Trinkets" não é uma série digna de premiação, muito menos apresenta um roteiro devastador. Longe disso. É uma típica série para o fim de noite, sem grandes expectativas, mas que mesmo assim merece seu tempo.
----- || ----- || -----
Até a próxima. Câmbio, desligo.
Escrito por Hiago Júnior
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior
0 thoughts on “CRÍTICA: Trinkets - As gatunas dos shoplifters anonymous”