Ellen Pompeo vive Meredith Grey, a protagonista da série - Créditos: ABC Studios/Shondaland |
O fígado dói. Está com problemas no exercício do metabolismo dos nutrientes. Demonstra seus sentimentos nos exames que diagnosticam os dilemas do colesterol. Triglicérides lá em cima. Cansaço inexplicável, uma cor amarelada na pele, abdômen inchado, dolorido. Pratica esportes, alimenta-se bem, dorme razoavelmente durante seis horas noturnas, sonha pouco. Acha que entende de medicina por assistir, semanalmente, durante quinze temporadas, a série Grey’s Anatomy, com seus dramas, doenças raras, dicas de cirurgias. Da infância, lembra-se de outra série com o mesmo tema: Plantão Médico. Por isso, nega orientações dos consultórios reais. Contudo, desta vez, teve de ouvir a recomendação médica que indicou ajuda psicológica. Sentiu raiva do doutor. Afinal, não estava doido. Estava com dores.
Estressa no trânsito. Irrita-se com as buzinas, com as barbeiragens. Com a lentidão do lado esquerdo, com os motoristas respondendo mensagens no celular. Avalia motoristas de aplicativos com três estrelas. “Se fossem duas estrelas e meia, seria a minha nota”, relata nas rodas de amigos. Não tolera motociclistas nem os minutos do semáforo. Gesticula palavrões aos pedestres que estão na faixa.
Contou tudo isso ao terapeuta. Lembrou-se de outras histórias, escondeu algumas em que sentiu vergonha. Ficou com medo do julgamento do olhar compreensivo dele. Admitiu que sente raiva, que é raivoso durante grande parte das 24 horas. Percebeu que a emoção é biológica e também social. Entendeu que a raiva é um sentimento que pode ser bom ou muito mau. Um instinto de sobrevivência, de autodefesa, de proteção para não demonstrar suas verdades. Esconde-se nas mágoas. Queria ser mais leve, tranquilo, “de boa na lagoa”, internamente, na sua centralidade. Infelizmente, o fígado armazena tudo. E dói! Precisa de ajuda, de colo, de diálogo. E experimentar algumas futilidades.
----- || ----- || -----
Artigo publicado originalmente no site "Blog do Juliano"
Juliano Azevedo
Jornalista, Professor, Escritor, Terapeuta
E-mail: julianoazevedo@gmail.com
Instagram: @julianoazevedo
0 thoughts on “#AndaComigo: Você guarda as emoções na gaveta?”