Aparato do Entretenimento: BATPALMA! 28 curiosidades sobre o Batman nos 80 anos do herói
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

BATPALMA! 28 curiosidades sobre o Batman nos 80 anos do herói

Capa comemorativa de "Detective Comics #1000". Créditos - DC Comics/Divulgação/Reprodução

"Eles dizem que o velho está fazendo 80 anos, mas toda vez que eu me sento para desenhá-lo, me sinto como aquele garotinho outra vez." Esse foi o parabéns do mestre Frank Miller (que prepara sua estreia em um título solo do Superman) àquele que podemos chamar de super-herói favorito de todo mundo

Se hoje a cultura popular tem o Batman como um Cavaleiro das Trevas, a culpa de Miller disso é indiscutível. 


PADRÃO: o Batman de Frank Miller. Créditos - DC Comics/Reprodução

Quase 20 anos após a série de 1966 acabar, o detetive ainda era associado ao programinha que trouxe a famosa dancinha e outros memes inesquecíveis - e ficou a cargo de Miller devolver as trevas ao Maior Detetive do Mundo na graphic novel emblemática de 1986. 


Cartaz comemorativo dos 80 anos. Créditos - DC Comics/Divulgação/Reprodução

E quem seria o Batman, hoje, sem as marcas deixadas por Miller e outros mestres como o co-criador Bill Finger, Alan Moore, Chuck Dixon ("A Queda do Morcego") e Grant Morrison, nomes que redefiniram o Batman muito além dos quadrinhos? Muito além deles é exatamente aonde o Mundo Geek vai com essas 28 curiosidades em comemoração aos 80 anos do herói.


Créditos - DC Comics/Reprodução

aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
MARTHA - Thomas e Martha Wayne foram assassinados às 22h47 do dia 25 de setembro. O ano varia conforme a continuidade ou adaptação. Originalmente, o crime do beco ocorreu em 1927.

PÉROLAS - A continuidade original retratou o crime como o grande público conhece: os dois sendo baleados no beco. Em versões posteriores, entretanto, foi restabelecido que Martha morreu de parada cardíaca com o choque ao testemunhar o assassinato do marido.


O crime no beco em "Detective Comics #27", a estreia do Batman nas HQs. Créditos - DC Comics/Reprodução

ACERTO DE CONTAS - Bruce Wayne já reencontrou Joe Chill anos após o assassinato de seus pais. Durante os Novos 52, ele (então com 18 anos) o localizou na intenção de matá-lo e ficou repleto de ódio ao descobrir que Chill só queria o famoso colar de pérolas para comprar bebida. Bruce, contudo, poupou-lhe a vida.


Bruce volta para Joe Chill nos Novos 52. Créditos - DC Comics/Reprodução

E MAIS - O evento Zero Hora apagou (brevemente) Joe Chill da continuidade da DC Comics, em 1994. Nesse reboot, foi restabelecido que os pais de Bruce foram mortos por um desconhecido e o caso permaneceu sem resolução. Daí, a motivação do Batman na luta contra o crime não seria uma vingança contra (ou causada por) uma figura em particular, mas pelo problema do crime em si. 

aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)

SUPER-HOMEM-MORCEGO - Quando a ideia de um Homem-Morcego brotou na cabeça de Bob Kane, o Super-Homem já era um Melhor do Mundo para a DC Comics (então National Comics). A revista "Action Comics" fazia sucesso e o que os editores queriam era mais heróis para vender. O desenho original de Kane faz grande referência ao Homem de Aço.


SUPER-BAT-MAN - O desenho original de Bob Kane. Bill Finger recriou o traje para o que se conhece hoje. Créditos - Reprodução da Internet

MISTUREBA - Durante o crossover DC/Marvel, o Batman e o Wolverine se fundiram, formando o metamutante Logan Wayne, o Garra Negra. Além dos pais, Logan perdeu o tio que o acolheu. Adulto, ingressou no projeto canadense Arma X, onde conheceu Creed Quinn. Enquanto Logan se tornou o Garra Negra de Nova Gotham City, Quinn perdeu a sanidade no projeto e se transformou em seu arqui-inimigo Hiena.


O híbrido Wolverine-Batman no crossover Marvel/DC. Créditos - DC Comics/Marvel Comics/Reprodução

NÃO ROLOU - Como aconteceu com a série do Batman de 1966, os filmes de Tim Burton ganhariam continuação em HQ e a arte proposta (e espetacular, exceto o traje da Batgirl) chegou a ser divulgada por Joe Quinones e Kate Leth. A DC Comics barrou a publicação do título em mais um de seus vacilos imperdoáveis. 


DROGA, DC! A saga do Batman de Tim Burton voltaria à vida na HQ de Joe Quinones e Kate Leth. Créditos - Joe Quinonez' Interweb-log/Reprodução
O nosso querido Lando Calrissian finalmente viraria o Duas Caras. Créditos - Joe Quinones' Interweb-log/Reprodução
A história se passaria após os eventos de "Batman - O Retorno" e daria aos fãs a oportunidade de conhecer versões burtonianas de Arlequina, Robin e Hera Venenosa, bem como o retorno da Mulher-Gato e Billy Dee Williams (Harvey Dent) finalmente transformado em Duas-Caras... É realmente difícil acreditar que a DC tenha se recusado a publicar esse antídoto perfeito para o que Joel Schumacher fez com a saga.


Propostas de Joel Quinonez e Kate Leth para a Hera Venenosa, a Batgirl e a Arlequina na HQ burtoniana. Apague as teias que ficará tudo bem, Batgirl! Créditos - Joe Quinones' Interweb-log/Reprodução

AERÓDINO - Bob Kane se inspirou em um ornitóptero ao criar a primeira versão da famosa capa de morcego do Batman. Leonardo da Vinci desenvolveu o aparelho no século XV.

HÁ DEDO SEU NISSO - A imagem que se tem do Batman hoje se deve em 99,9% ao co-criador Bill Finger. Foi Finger quem sugeriu a Kane as mudanças no traje original para o que se conhece hoje: o capuz, a capa, as luvas e a cor preta.


BEGINS: Batman estreia na icônica "Detective Comics #27", com o design de Bill Finger. Créditos - DC Comics/Reprodução

BATISMO - O nome Bruce Wayne também foi ideia de Finger. Ele o tirou de Robert Bruce, um patriota escocês, e Anthony Wayne, oficial do exército americano e personagem de destaque na história dos EUA. A continuidade da DC logo incorporou Anthony como ancestral de Bruce.


Anthony Wayne e Robert Bruce, que originaram a identidade civil do Batman. Créditos - Reprodução


aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
PREDESTINADO - Dentro da continuidade, Thomas Wayne batizou o filho em homenagem ao primo Bruce N. Wayne, que era nada mais, nada menos que um renomado detetive de Gotham. Bruce N. Wayne ainda vivia quando o jovem Bruce se tornou Batman e, de tão bom detetive que era, chegou a suspeitar que o vigilante era o sobrinho. 

A SOMBRA DO SOMBRA - Duas influências gritantes na criação do Batman foram o Fantasma e o Sombra. Outros ícones que inspiraram a criação do Batman foram Flash Gordon (a capa de estreia homenageia o herói) e lendas dos quadrinhos policiais/pulp como Doc Savage, Whisperer e claro, o Zorro - herói de infância de Bruce e cujo filme ele e seus pais viram momentos antes do crime no beco. 


MAS E NÓS? O Fantasma e o Sombra inspiraram Bill Finger na criação do Batman. Diferente do Morcego, entretanto, os dois ainda aguardam as adaptações bem sucedidas que merecem...
Créditos - Reprodução

LEGADO - Adam West, que viveu o Batman em 1966, deu voz a Simon Trent, o Fantasma Cinzento, na série animada do Batman. Durante uma sequência de atentados semelhantes à trama de "Fantasma Cinzento", programa de infância favorito de Bruce Wayne, o *ator aposentado* Simon Trent se junta ao Batman como o personagem para enfrentar o vilão. 



IMORTAIS: Burt Ward (Robin), Yvonne Craig (Batgirl) e Adam West eternizam os personagens em "Batman" (1966). Créditos - Greenway Productions/20th Century Fox Television/Warner Bros.

Além do paralelo com a carreira de Adam West, o Fantasma Cinzento possui traços do Sombra - quaisquer semelhanças com a realidade são uma bela homenagem ao legado do Batman.


LEGADO: Adam West deu voz ao Fantasma Cinzento na "Série Animada", ao lado de Kenvin Conroy como Batman. Créditos - Warner Bros./DC Comics/Reprodução

OLHAR - Em uma decisão criativa inusitada, a versão da Terra-1 do Batman é a única nas HQs em que o traje deixa à mostra os olhos de Bruce. 


VISÃO MESÓPICA: Na Terra-1, o Batman deixa à mostra suas emoções. Créditos - DC Comics/Reprodução


FANTASIA - O ator Lewis Wilson foi o primeiro a vestir a capa negra do herói no cinema, em 1943. Ele também é o mais jovem a vivê-lo até hoje, tendo sido escalado aos 23 anos. O filme "O Morcego" ("Batman") também teve Douglas Croft como Robin e Bob Kane fazendo uma ponta.


VIDA: Lewis Wilson e Douglas Croft encarnam a dupla dinâmica em "O Morcego" (1943), a estreia do Cruzador Encapuzado em live-action. Créditos - 

SANGUE - Após muito tempo enfrentando gângsters, o Batman encontraria seu primeiro super vilão fantasiado em "Detective Comics #31", em 1939 - o Monge Louco. O inimigo à altura surgiu sequestrando a então noiva de Bruce, Julie Madison, e logo se revelou ser um vampiro... bastante apropriado para as histórias de um Homem-Morcego, não? Nesse tempo, o Batman ainda matava e acabou fazendo a Buffy com o Monge, que retornaria à continuidade apenas em 1982 e simboliza o início da transformação do Batman de vigilante a super-herói.


COMO UM LICOR: Bem antes de Drácula, Coringa e toda a galeria, o Monge teve a honra de ser o primeiro super vilão a cruzar o caminho do Batman. Créditos - DC Comics/Reprodução

A PROPÓSITO - "Detective Comics #31" também marcou a estreia do batrangue nas HQs.

AY, CARAMBA! Alguns países latino-americanos adaptaram os nomes dos heróis da DC em suas publicações e Bruce Wayne foi rebatizado de Bruno Díaz. Outros nomes adaptados dados à bat-família foram Ricardo Tapia (Dick Grayson), Jaime Fierro (James Gordon), Jason Todd (Raul Zeas) e Rita Rios (Vicky Vale).

SUBTEXTO - Em 1954, o infame livro "A Sedução dos Inocentes" tornou oficial a discussão entre um possível subtexto gay entre Batman e Robin nas HQs. O shipper autor, Dr. Fredrich Werthan, apontou a possível relação entre os dois como exemplo do mal que os quadrinhos poderiam causar às crianças.

RESULTADO - Esse comentário fez a DC Comics criar a Mulher-Morcego original (Kathy Kane) como uma possível namorada para o Batman. Ironicamente, a Batwoman atual é um ícone LGBT+ e sua série tem estreia marcada para 2019. 


RUBRA: A Batwoman deve estrear na televisão em breve. Créditos - DC Comics/Reprodução

TIMBRE - Foi ideia do ator Kevin Conroy usar vozes diferentes para Bruce Wayne e para o Batman, na "Série Animada". Ele venceu outros 50 atores para o papel e já deu voz ao Cruzador Encapuzado em mais de trinta versões diferentes do herói - incluindo séries animadas, filmes e games. 


Kevin Conroy é a voz oficial do Batman desde 1992. Créditos - Reprodução

SONO - Bruce desenvolveu uma técnica conhecida como micro cochilo - sonecas breves que lhe compensam a vasta quantidade de horas acordado.


Créditos - DC Comics/Reprodução

MEDO - O Batman não é imune à toxina do Espantalho, mas é capaz de resistir a ela por tempo suficiente para deter o vilão.

MENTE - Bruce Wayne luta 127 tipos de artes marciais, fala 23 línguas - incluindo Tamaraneano, Kryptonês e português do Brasil, graças à nossa querida conterrânea Fogo - e possui média de QI de 192.


CRIAS: Helena Wayne (a Caçadora original) e Damien Wayne (o Robin atual). Créditos - DC Comics/Reprodução

PROLE - Bruce já foi pai em diversas ocasiões ao longo dessas oito décadas. A Caçadora original da DC, Helena Wayne, era a filha de Bruce e Selina Kyle - a Mulher-Gato - na Terra-2. Em "O Filho do Demônio", Bruce e Thalia Al Ghul têm um bebê que acaba enviado para adoção após Thalia forjar um aborto. O roteirista Grant Morrison criou o segundo filho dos dois, fertilizado in vitro e treinado pela Liga dos Assassinos - o Robin atual, Damian Wayne. 


Dick Grayson conhece o Batman. Créditos - DC Comics/Reprodução

PRODÍGIO  - Falando no Robin, o menino-prodígio debutou em "Detective Comics #38" em 1940. A chegada do ajudante trapezista marcou a mudança no tom das histórias do herói, que de sombrias assumiram teor mais leve e infantil. O sucesso transformou em moda os ajudantes de super-herói nas HQs, fazendo surgir figuras como Bucky Barnes. 



aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)

NÓS PODEMOS - Ouvir o nome "Batgirl" não remete a outra civil que não seja a insubstituível Barbara Gordon. Contudo, outras mulheres já vestiram o manto do morcego nas HQs e ganharam títulos próprios de longa duração, como Bette Kane (a Bat-Girl original), Cassandra Cain e Stephanie Brown. Lembrando que a Batgirl também deve ganhar filme solo em breve.


INSUBSTITUÍVEL: Barbara Gordon é a Batgirl definitiva para muitos fãs. Créditos - DC Comics/Reprodução

EXCELSIOR! No especial "Imagine..." (2001) em que Stan Lee recriou os principais heróis da DC Comics, o Batman se chama Wayne Williams, um nova-iorquino acusado de matar o próprio pai em uma emboscada orquestrada pelo criminoso Handz. 


O Batman de Stan Lee em "Imagine...". No Multiverso DC, essa realidade corresponde à Terra-6. Créditos - DC Comics/Reprodução

Na prisão, Wayne conhece o cientista Fredrick Grant, que o ajuda com o desenvolvimento físico e da mente. Wayne logo é absolvido após uma rebelião e se torna um lutador famoso e rico, o Batman. Com a ajuda de Grant, Wayne embarca em uma missão para se vingar de Handz e proteger inocentes de outros criminosos como ele. 

O curioso dessa versão é Wayne dando uma mansão a Grant e "passando a trabalhar" como seu mordomo, tudo para manter a identidade secreta.


Capa comemorativa de "Detective Comics #1000". Créditos - DC Comics/Divulgação/Reprodução


Siga-me no Twitter: @zevirtovsf 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “BATPALMA! 28 curiosidades sobre o Batman nos 80 anos do herói