Aparato do Entretenimento: Risus sardonicus: 27 curiosidades sobre o Coringa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Risus sardonicus: 27 curiosidades sobre o Coringa


Créditos: Reprodução Internet

Saudações! Sádico, assassino, anarquista, misterioso, psicopata, imortal e dono de um sorriso contagiante... e mortal! Eis as características necessárias para se criar o vilão preferido de todo mundo. Depois de não ser levado tão a sério em "Esquadrão Suicida" (2016), o Coringa vai ganhar seu próprio filme de origem no qual será vivido por Joaquin Phoenix. 

O longa será dirigido por Todd Phillips ("Cães de Guerra" e "Se Beber Não Case") e foi descrito pela Warner Bros. como a "exploração de um homem negligenciado pela sociedade".


SEU DESEJO É UMA ORDEM: Coringa mata Jason Todd em cena clássica de "Morte em Família". O destino do Robin foi famosamente escolhido a voto popular.

Ao longo de 74 anos de publicação e aparições marcantes na televisão, no cinema e nos games, o Coringa transcendeu de super-vilão dos quadrinhos a um ícone pop e praticamente uma força maligna da natureza prevalente no Universo DC. 

Do ajudante esquecido à filha com a Arlequina, confira um aparato de curiosidades sobre o Palhaço do Crime.
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
INSPIRAÇÕES - O Coringa foi criado por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson (que tinha apenas dezessete anos) em 1940. A aparência inconfundível veio do Gwynplane (Conrad Veidt) no clássico do cinema mudo "O Homem Que Ri" (1920).




PARA FICAR - Originalmente, a ideia era que o Coringa morresse no final do arco iniciado em "Batman #1" (1940), sua estreia nos quadrinhos. O então editor da DC Comics, Whitney Elsworth, viu o potencial no personagem e decidiu mantê-lo vivo.

ESSÊNCIA - Jerry Robinson descreveu a ideia por trás do Coringa em uma entrevista:


Eu pensei primeiro em criar um vilão maior que a vida, um que merecesse o Batman. [...] Eu queria [criar] alguém visualmente excitante. Queria alguém que causasse uma impressão indelével, que fosse bizarro, memorável como o Corcunda de Notre-Dame.
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
VENENO - "Batman #1" também marcou a primeira aparição do veneno do Coringa, a toxina que mata as pessoas de rir, literalmente. 

HORROR - A toxina também causa espasmos em cadáveres - ou seja, o Coringa também é capaz de fazer gente morta rir.


"Batman - The Brave and the Bold #111" exemplificou o efeito pós-morte do Veneno do Coringa.


AJUDANTE - O Coringa já possuiu um fiel escudeiro nos quadrinhos. Gaggy Gagsworthy era um anão ex-artiste de circo frustrado que ganhou a função de divertir a quadrilha do Coringa. Ressentido após ser trocado pela Arlequina, Gaggy tentou matá-la. Embora esquecido nas HQs ao longo dos anos, Gaggy apareceu no desenho "Batman - Os Bravos e Destemidos".


CIÚMES: Gaggy ataca Arlequina.

VOZ - Mark Hamill dá voz ao Coringa em diversas animações e games da DC desde a série animada do Batman em 1992. O ator é conhecido por interpretar Luke Skywalker na saga Star Wars.

COULROFOBIA - Tim Curry foi originalmente escalado para dar voz ao Coringa, mas acabou substituído por Hamill após sua interpretação ser considerada assustadora demais para o desenho. Curry aterroriza gerações como o palhaço Pennywise em "It - Uma Obra-Prima do Medo" (1980).

INCLUSIVE - O Coringa de Mark Hamill foi uma das inspirações do ator Cameron Monaghan no papel de Jerome Valeska na série "Gotham". A performance injustamente esnobada de Monaghan foi elogiada pelo próprio Hammil no Twitter.


                 Cameron Monaghan como os gêmeros Jerome e Jeremiah Valeska em "Gotham".
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase) 
PIONEIRO - Cesar Romero foi o primeiro ator a encarnar o Coringa em live-action, na série "Batman" de 1966. A maquiagem era aplicada sobre o bigode do ator cubano, que se recusou a raspá-lo.

RECRIAÇÃO - Para compor o vilão em "O Cavaleiro das Trevas", Heath Ledger se inspirou em Sid Vicious e no personagem Alex de Large, de "Laranja Mecânica". 


Coringa toca o terror em "O Cavaleiro das Trevas" (2008): A performance assombrosa de Heath Ledger recriou o personagem no imaginário popular.

REFERÊNCIA - Já o visual do Coringa no filme aparenta ter vindo da HQ de mesmo nome de Brian Azzarello e Lee Bermejo - embora os produtores jamais tenham confirmado a inspiração, a semelhança com a versão criada por Bermejo é indiscutível.

INFECCIOSO - Na Terra -22 do sombrio Multiverso Negro da DC, antes de morrer, o Coringa consegue (na prática) infectar Bruce Wayne consigo próprio, tornando-o o monstruoso "Batman que Ri". O vilão resultante massacrou os heróis e seu consequente domínio transforma o mundo em uma terra devastada.


O diabólico Batman que Ri: vírus transformou Bruce Wayne em Coringa na Terra -22.

HA, HA e HA - Durante a passagem dos Novos 52 para o Renascimento, Batman descobriu a existência de três Coringas existindo simultaneamente no Universo DC. O causo permanece sem explicação desde 2016 - sem dúvida, o maior mistério que já caiu nas mãos do detetive.


SANTO MISTÉRIO, BATMAN! Coringas múltiplos confundem o Homem-Morcego em "Renascimento".

IDENTIDADE - Jack Napier é popularmente tido como o nome verdadeiro do Coringa. Embora fora do cânone da DC, o nome já apareceu em mais uma origem do vilão nos quadrinhos. 

SEM SEGREDOS - Enquanto a verdadeira identidade do Coringa permanece uma icógnita até para o Batman, o Palhaço do Crime sabe quem o Homem-Morcego realmente é, o que é sugerido por ele sempre atacar pessoas próximas a Bruce Wayne.




DICA - Em "Batman - Lendas do Cavaleiro das Trevas", o Coringa recebe a visita do primo Melvin Reipan, que se refere a ele como "Ja..." antes de ser interrompido pelo vilão.


A versão de Brian Azzarello e Lee Berdejo teria inspirado o visual do Coringa em "O Cavaleiro das Trevas" (2008).

CONTAGEM DE CORPOS - Em "Coringa - Advogado do Diabo"  (1996) é estimado que o palhaço do crime já havia matado 2.000 pessoas até então. 

ALIÁS - O Coringa não customa encarar suas vítimas. De tão frio, ele as mata sem realmente se importar quem são.

INSANA - No universo alternativo do Ponto de Ignição, Martha Wayne se tornou a Coringa (contra o Batman Thomas Wayne) ao enlouquecer após a morte de pequeno Bruce Wayne.

MISTUREBA - No crossover DC/Marvel de 1997, o Coringa foi fundido ao mutante Dentes-de-Sabre resultando no vilão Hiena (Victor Quinn). 


AMÁLGAMAS: Garra das Trevas (Logan Wayne) e Hiena (Victor Quinn) se enfrentam.

ANIMADA - A Arlequina é uma personagem original criada para a série animada do Batman em 1992, debutando nos quadrinhos apenas em 1999.

PAI - O Coringa e a Arlequina são pais de uma menina no universo do game "Injustice" - a pequena Lucy Quinn.


PALHACINHA: Arlequina e Lucy no universo de "Injustice".

PATRIOTA - O Coringa odeia nazistas. No megacrossover entre a DC e a Marvel em 1997, o palhaço topa roubar uma bomba atômica para o Caveira Vermelha, mas corta relações ao descobrir que o contratante é nazista. "Eu posso até ser um criminoso lunático, mas um criminoso lunático americano!", declarou o próprio.


SEM GRAÇA: Coringa estranha o Caveira Vermelha em crossover entre Marvel e DC. 

POR CIMA OU POR BAIXO - Durante os Novos 52, o Coringa conseguiu se infiltrar na Batcaverna a nado. Um segundo banho químico lhe concedeu super-força e habilidades regenerativas que permitiram que o Homem que Ri passasse pelo sistema de segurança nocivo de Bruce Wayne.

ALVOS - Na mesma ocasião, o Coringa decepou a mão de Alfred Pennyworth.

VOCÊ DECIDE - Falando em infernizar aliados próximos a Batman/Bruce Wayne, o Coringa é famoso por ter deixado Barbara Gordon paraplégica e matado Jason Todd. Equanto a violência contra a Batgirl foi considerada exagerada e desnecessária, a famosa morte do menos popular dos Robins foi determinada por voto dos leitores de "Batman" em 1988, para o deleite do Palhaço do Crime.



Siga-me no Twitter: @zevirtovsf 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Risus sardonicus: 27 curiosidades sobre o Coringa