Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: "Siempre Bruja" - Bela fotografia, roteiro romantizado e viagens no tempo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: "Siempre Bruja" - Bela fotografia, roteiro romantizado e viagens no tempo

Sebastian Eslav, Angely Gaviria e Lenard Vanderaa - Créditos: Netflix / Caracol 

Sabe aquelas séries que você se apaixona logo de cara? Pois bem, esse caso raro, aconteceu com "Siempre Bruja". Produção da Caracol Televisión com a Netflix, o seriado colombiano criado por Ana María Parra (Francisco el Matemático, Cuando vivas conmigo, Amas de casa desesperadas, Clase 406) estreou no dia 1º de fevereiro no catálogo da Netflix. Seu roteiro simplório e envolvente, conversa muito bem com o público jovem, e narra a busca por um amor que sobreviveu as ruínas do tempo. 

Siga aqui comigo no Aparato, vamos conversar sobre o seriado. Só vem.   
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
HISTÓRIA

Carmen (Angely Gaviria) é uma escrava e bruxa de apenas 18 anos e está prestes a ser queimada na fogueira por ter cometido um crime que não pode ser perdoado: se apaixonar por um homem branco. Porém, um velho bruxo oferece uma salvação - a capacidade de avançar no tempo para um lugar onde ninguém acredita em bruxas. Neste novo cenário, Carmen poderá viajar, contudo não poderá usar nenhum dos seus poderes. Chegando ao século XXI, começando uma nova vida, encontrando amigos e até cursando uma faculdade. Mas, logo seus instintos virão a tona e mostrarão que uma vez uma bruxa, sempre será bruxa. 




ATUAÇÃO

Por se tratar de uma série voltada quase que proporcitalmente para o público jovem, as atuações não são dignas de premiação do Óscar [se é que me entendem]. O que não significa que sejam ruins, ao contrário, respeitam o padrão imposto pelo roteiro, não fugindo do proposto logo nos episódios iniciais. A série aposta mais no romantismo e na preservação do amor e amizades, o que por fim, não coloca cenas de ações, dramáticas e embates contra vilões como prioridade. Destaque para a atuação de Angely Gaviria, que dá vida a protagonista Carmen, que mostra comprometimento e entrega a personagem que mescla medo e empoderamento.

Angely Gaviria e Dylan Fuentes - Créditos: Juan Pablo Gutiérrez/Netflix

Dylan Fuentes, que interpreta Johnny Ki, melhor amigo e convidente de Carmen, também é outro destaque positivo da trama. Começa quase sem cenas e ganha visibilidade conforme o desenvolvimento de "Siempre Bruja" acontece. Sebastian Eslav e Lenard Vandera, que vivem os pares românticos de Carmen no futuro e passado, respectivamente, acabaram sendo "engolidos" pela parceria Angely e Dylan.   aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase)
ROTEIRO

É simples. Não adianta vangloriar, trazer conotações que a série por viajar no tempo e abordar o tema bruxaria, teria por obrigação trazer menções a fatos históricos e culturais da Colômbia, até por que isso não acontece. "Siempre Bruja" tem como pivô central, o arco de amizades que rodeiam Carmen, seus amores em épocas diferentes e por fim, a magia em terceiro plano. Não existe uma tentativa de trazer o "cult" ao roteiro, ação mais do que correta, pois o foco é totalmente oposto. 


Angely Gaviria e Lenard Vanderaa - Créditos: Juan Pablo Gutiérrez/Netflix

Todavia o discurso de Carmen é empoderador e transformador, sua conduta muda conforme os episódios vão se desenvolvendo, o que culmina em um desfecho onde sua personagem passa a ter domínio da mulher forte e destemida que se tornou. Assuntos como raciscmo e ódio são abordados quase que constantemente, trazendo um tom importante para a obra. 

Falta intensidade nos vilões e talvez este seja um ponto a ser revisto na temporada 2.
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque tinta branca sobre essa frase) 
FOTOGRAFIA e CENOGRAFIA


Perfeição. Se existe uma vertente de "Siempre Bruja" que é digna de uma salva de palmas, essa é a fotografia. A criação dos ambientes, tanto no passado quando no futuro são críveis. Saltam aos olhos. Cartagena na Colômbia é um paraíso com suas águas limpas, ilhas isoladas, praias paradisíacas, florestas, áreas verdes... E todo esse ambiente é retrato pelas lentes da câmera com muito compromisso. A inserção de Carmen na faculdade, cursando Biologia agrega ainda mais ao cenários, que passam a ganhar mais takes. 


Angely Gaviria - Créditos: Juan Pablo Gutiérrez/Netflix

O século passado também foi bem diluído pelos criadores da série, as vestimentas, itens de colecionador, armas, objetos históricos, bem como as atitudes e costumes. Ponto certeiro.  
aqui começa o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
aqui termina o anuncio (coloque cor branca sobre está frase)
DIREÇÃO

A Caracol Televisión tem um bom senso crítico para dirigir novelas, tanto que grandes produções foram produzidas pela empresa. Este histórico, unido ao da Netflix, fazem de "Siempre Bruja" um produto diferenciado. Tem uma empatia com o público jovem e conversa sorretareamente com os adultos. 


Angely Gaviria - Créditos: Juan Pablo Gutiérrez/Netflix 

O jogo de câmeras em cenas de ação não abusam do "nervoso" onde é quase um teste mental acompanhar, nem tampouco se utiliza de filtros e efeitos grotescos que difundem o telespectador. É tudo bem natural. Em relação aos efeitos especiais, são comuns. Não espere algo ao estilo Harry Potter, com explosões, varinhas mágicas, feitiços sofisticados... É simples. E favor, não confunda simplicidade com falta de qualidade. É totalmente aceitável.

-------------------------------

"Siempre Bruja" possui 10 episódios que variam entre 38 e 41 minutos cada e estão disponíveis em idioma original e dublado. 

Espero que tenham gostado da crítica. Quaisquer dúvidas sobre a série, deixe nos comentários. Compartilhe com seus amigos. Até a próxima. 


-------------------------------

Escrito por: Hiago Júnior 
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: "Siempre Bruja" - Bela fotografia, roteiro romantizado e viagens no tempo