Aparato do Entretenimento: EXCLUSIVO: Rede Gazeta e seus 90 anos de sucesso
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

EXCLUSIVO: Rede Gazeta e seus 90 anos de sucesso

Primeira câmera utilizada na TV Gazeta Vitória em 1976 (Foto: Darlan Nascimento).

A Rede Gazeta de Comunicação continua sendo o maior grupo de comunicação no estado do Espírito Santo e uma das maiores do Brasil, sua fundação foi no ano de 1928 com o jornal A Gazeta. Portanto completando 90 anos no próximo mês de setembro de 2018.

Todos os portais em uma única redação (Foto: Darlan Nascimento).

A Rede está dividida em três plataformas: TV, Rádio e Mídia Impressa/Gazeta Digital, além de mais outras três redes próprias nos municípios de Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. A sede do Grupo está situada em dois prédios no bairro Monte Belo em Vitória - ES, com uma área construída em 15.450,21 metros quadrados.

Redação de Multimídia (Foto: Darlan Nascimento).

A TV Gazeta Vitória começou suas transmissões no dia 11 de setembro de 1976 no canal 4, sendo a décima afiliada da TV Globo das 123 espalhadas pelo país. Desde o começo até os dias atuais várias coisas mudaram, principalmente em 2009 com a chegada do canal digital que trouxe muitos benefícios para os telespectadores.

Banner com apresentadores do ESTV 1ª Edição nos corredores da emissora  (Foto: Darlan Nascimento).

Atualmente a TV na capital conta com cinco programas locais, são eles: “Bom Dia ES”, “ESTV 1ª e 2ª edição”, “Em movimento” e “Jornal do Campo”(que teve sua estreia antes mesmo que o “Globo Rural”).

Philipe Lemos e Rafaela Marquezini na apresentação do ESTV 1ª para todo o estado (Foto: Darlan Nascimento).

Em 2016 nos 40 anos da TV, comemorações foram feitas nas TVS regionais e na sede, com shows de Alceu Valença, Ivete Sangalo e Marisa Monte. Na ocasião para celebrar houve uma edição local do “Globo Repórter” para o estado, além de outras produções especiais como vídeos de momentos especiais da TV e de funcionários, os conteúdos foram exibidos no “ESTV 1ª Edição”. 

O ano de 2016 também foi importante para as rádios CBN Vitória, Rádio A Gazeta AM (ambas apenas para Vitória e regiões próximas) e Litoral FM, onde completaram 20 anos de existência, elas pertencem ao mesmo grupo. Recentemente mais uma filial da Litoral FM foi inaugurada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do estado.


 Rádio Gazeta AM (Foto: Darlan Nascimento).
Estúdio da rádio CBN Vitória (Foto: Darlan Nascimento).

A rádio Litoral está situada em outras cidades além da capital e abrange diversos municípios, a emissora de rádio tem sede nos mesmos municípios onde o grupo está presente: Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.


Rádio litoral para Vitória e região metropolitana (Foto: Darlan Nascimento).
Estúdio da rádio Litoral FM - VItória (Foto: Darlan Nascimento).


















Na mídia impressa desde 1928 o jornal A Gazeta é atualmente o segundo jornal mais antigo do país, sua redação está integrada na Redação Multimídia. A nova redação foi a primeira do estado com o modelo inovador, que funciona todas as plataformas em um mesmo lugar, reunindo a elaboração de todas as produções para mídia imprensa, internet e a rádio CBN.


Redação Multimídia da Rede Gazeta (Foto:Darlan Nascimento). 

A Rede Gazeta possui um acervo de quase nove décadas, reunidos em dois Centros de Documentação (Cedoc), um com Mídia Eletrônica e outro de Mídia Imprensa, onde os conteúdos de todo grupo estão reunidos. As pesquisas no acervo são realizadas pelos profissionais do setor e podem ser adquiridas pelos interessados, basta apenas entrar em contato com os responsáveis.


Parque Gráfico inaugurado em 1999 pela Rede Gazeta com impressora Newsliner (Foto: Darlan Nascimento).
Parque Gráfico onde são produzidos jornais e revistas do Grupo Gazeta (Foto: Darlan Nascimento).

Quase nove décadas de história no país a Rede Gazeta tem um papel importante no Espírito Santo, a informação com credibilidade e isenção. O Brasil acompanha os fatos mais relevantes que acontece no estado através da Gazeta.

Câmera utilizada também pela  TV Globo Rio (Foto: Darlan Nascimento).

A câmera RCA TK-60 foi a primeira que a TV Gazeta Vitória utilizou em sua inauguração no dia 11 de setembro de 1976. Esse mesmo equipamento foi emprestado e utilizado pela TV Globo Rio messes antes, devido um incêndio que ocorreu na emissora da TV no Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre a história da TV Gazeta clique >>> AQUI <<< 


Siga-me no Twitter: @Darlanrio



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “EXCLUSIVO: Rede Gazeta e seus 90 anos de sucesso