Aparato do Entretenimento: Qual é o verdadeiro poder de uma 'novela circo'?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Qual é o verdadeiro poder de uma 'novela circo'?

Maite Perroni em foto promocional da novela 'Cuidado com o Anjo'. Créditos: Televisa S.A

Você já se perguntou o porquê de tal novela fazer tanto sucesso? Pois é, hoje vamos falar das famosas novelas 'circo' e tentar entender o real motivo das telespectadores gostarem dessas tramas.

Mas que carga d' água leva uma telenovela ser classificada como um 'circo'? A premissa é simples, estes melodramas levam o espectador a um cenário onde praticamente TUDO pode acontecer, em outras palavras, são novelas onde situações das mais estapafúrdias geram entretenimento. Elas podem agregar no desenvolvimento, sim, mas nem sempre. Muitas vezes são sequelas para garantir audiência, repercutir, ou ainda evidenciar uma tentativa de se fazer um melodrama com ideias fantasiosas e empolgantes, porém preso em um mísero orçamento de produção.

E isso não agrega na qualidade do enredo? Depende muito do ponto de vista de cada noveleiro. Os grandes mestres das "novelas farofas" no México são rapidamente associados a Nathalie Lartillex, Salvador Mejía e Emilio Larrosa e no Brasil, esse título é quase sempre vinculado ao autor Walcyr Carrasco. 

As ditas produções 'farofa' apresentam quase sempre elementos já batidos e usados em demasia na teledramaturgia; são exemplos: a protagonista presa por algo que não cometeu, gravidez na prisão, doenças que surgem do nada, acidente mirabolantes, cegueira, perda de memória, entre outros esqueletos folhetinescos.  


O mesmo teor também vale para o mocinho defensor da trama, que por muitas vezes se apresenta como um filhinho da mamãe, facilmente manipulável e machista. E por falar em clichês, outro bastante utilizado nas novelas é o teste de gravidez. Funciona como uma artimanha nada original para segurar o mocinho, sendo um plot comum e muito utilizado pelas vilãs para segurar um relacionamento já fadado ao fracasso.

Alguns destes argumentos são elementos comuns e frequentes em muitas telenovelas, inclusive nas 'cults'. O que pesa mesmo neste quesito é a usabilidade e o teor onde o 'nada original' é aplicado. O resultado pode ser catastrófico na tela do público de casa, principalmente se o roteiro não conversar com a produção e a direção - o caminho é assustador. Esse diálogo falho, geram novelas totalmente desprovidas de qualquer coerência em suas narrativas. São tramas que, a partir de um certo ponto, viram uma mistura, uma bagunça, uma verdadeira salada de frutas.


Mas porque as pessoas gostam dessas novelas?

Simples! Porque o circo as entretém. As pessoas assistem esse tipo de conteúdo para rir das situações absurdas que acontecem, como por exemplo uma mocinha “atropelar” um carro, um parto feito com a gestante vestida com calça jeans e uma protagonista caindo enquanto lavava a pia do banheiro. As 'novelas circo' são produções que não devem ser levadas a sério, afinal de contas, as pessoas não assistem por acharem que elas são “novelões” e sim para rir das coisas que acontecem na trama. Se distrair. A principal função de uma novela é o entretenimento. Uma boa 'farofa' também é sempre interligada a um romance impossível, recheado de empecilhos, vilões asquerosos e mocinhos que muitas vezes beiram a idiotice, imersos em um verdadeiro conto de fadas e protegidos pelas benções da Virgem de Guadalupe. Esse enredo é o fio de condutor que acaba muitas vezes levando as situações nada convencionais e agradando o público, pois é fácil de entender.


Espera um pouco, então quer dizer que os 'circos' não podem ser considerados boas novelas? Claro que podem! Pois a ideia de 'novelão' é relativa, ou seja: o que é 'novelão' pra mim, não é pra você e vice-versa. O público classifica uma novela como (boa) com base em seus gostos pessoais e o meu gosto é diferente do seu. Simples. Portanto, não há nada de errado você gostar de um belo 'circo'. 

Vale destacar mais uma vez que a principal função de uma novela é entreter e as 'farofas' cumprem muito bem esse papel. Antes de me despedir, gostaria de saber: Qual é a sua novela circo de estimação? Agora sim, até a próxima.

Colaboração: Hiago Júnior

Escrito por Matheus
Siga-me no Twitter: @MGSNoveleiro 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Qual é o verdadeiro poder de uma 'novela circo'?