Aparato do Entretenimento: Primeiras Impressões | Vencer el Pasado: Com protagonista cancelada na internet por um beijo, novela de Rosy Ocampo estreia com abordagem de temas importantes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Primeiras Impressões | Vencer el Pasado: Com protagonista cancelada na internet por um beijo, novela de Rosy Ocampo estreia com abordagem de temas importantes

Arantza Ruiz, Angelique Boyer, Erika Buenfil e Ana Paula Martínez em foto promocional da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Rosy Ocampo voltou ao Las Estrellas com mais um volume da saga 'Vencer' - e desta vez com o enredo voltado para o mundo digital e o linchamento nas redes sociais. Sob o título de 'Vencer el Pasado' a produção ganhou na tarde de ontem, 09 de julho, sua pré-estreia.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Ambientada em um cenário extremamente contemporâneo, a telenovela estreia definitivamente nesta segunda-feira, 12 de julho às 08h30pm no México através do sinal principal do conglomerado Televisa. Acompanhei o primeiro capítulo da novela e trago agora minhas críticas e primeiras impressões acerca da produção a cargo de Rosy Ocampo.


Arantza Ruiz, Angelique Boyer, Erika Buenfil e Ana Paula Martínez em foto promocional da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Sinopse

Renata Sánchez (Angelique Boyer) é uma jovem e notável bióloga molecular, com um futuro promissor; ela tem um lugar invejável em seu trabalho e está prestes a se casar com Alonso Cancino (Horacio Pancheri), seu namorado da faculdade. Mas por uma confusão, Renata é acusada de ser uma namorada infiel e traiçoeira, devido a um post que rapidamente se torna viral nas redes sociais de um vídeo onde ela aparece beijando apaixonadamente um estranho; sem desconhecer a internet e o seu julgamento, Renata acaba desencadeando sérias consequências após um simples clique do botão publicar.

Seguindo a sinopse oficial disponível no site do Las Estrellas é possível notar que o foco da novela será mesmo na personagem defendida por Angelique Boyer, ou seja, ela é sim a protagonista principal, assim como foi Paulina Goto em 'Vencer el Miedo' e Claudia Álvarez em 'Vencer el Desamor' - contudo é válido recordar que todas as outras três protagonistas também terão núcleo e desenvolvimento, cada qual com seus problemas a enfrentar, amores, desamores e uma luta diária contra o linchamento das redes sociais.


Angelique Boyer e Claudia Álvarez em foto promocional da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Crossover

Seguindo a proposta das novelas antecedentes, Rosy Ocampo deu sobrevida a personagens dos volumes anteriores da saga, desta forma, retornam em participações especiais ou ainda em definitivo nomes importantes. A começar por Ariadna, peça fundamental de 'Vencer el Pasado' abrindo o estopo do capítulo numa ligação mais que notória da corrente 'Vencer' - esmiuçando ao público que agora novas mulheres irão lutar para conquistar seu espaço, assim como ela ousou. E por ser o mesmo universo a presença de Gemma (Valentina Buzzurro) é tão imprescindível, visto que seu arco não foi definitivamente encerrado e agora com uma nova oportunidade ela conseguirá finalmente alcançar seus objetivos. Outros personagens também regressam, como por exemplo, Beatriz Moreno com sua fofoqueira Dona Efy.  

Roteiro

Praticamente o mesmo time foi mantido das divisões anteriores, com exceção de Luís Gamboa que marca sua estreia na equipe de Rosy Ocampo após uma bem sucedida coadaptação no suspense 'Te acuerdas de mí' de Carmen Armendáriz. 'Vencer el Pasado' é uma história original de Pedro Armando Rodríguez (Papá a toda madre) e Alejandra Romero (Antes muerta que Lichita) e conta com a colaboração textual de Humberto Robles (Qué pobres tan ricos) e Gerardo Pérez Zermeño (La doble vida de Estela Carrillo). A linha de pesquisa e entrega social continua impregnada no roteiro da novela, que cumpre mais uma vez um papel duplo, de entreter e informar. Outro grande acerto continua, a inserção de mensagens de cunho social associados a trabalhos de ONG's, apoio médico, assessoria jurídica; entre outros - introduzidos sempre no fim de cada capítulo - ligando desta forma o conteúdo multimídia ao factual do pós-tela.

Claudia Álvarez em cena da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Direção

Um novo arco de capítulos e a mesma direção - 'Vencer el Pasado' não ousou e retornou a parceria entre Benjamín Cann e Fernando Nesme na função de diretores de cena, o que garante, logicamente um fio folhetinesco muito mais amarrado. A experiência acumulada das sagas 'Miedo' e 'Desamor' também funcionam a favor nesta continuidade, além é claro da longa carreira de ambos ao lado de Rosy Ocampo e Carlos Moreno. A única diferença latente agora é o digital, que volta muito mais forte [...] e atrelado a ele, o diálogo com o telespectador, que desta vez se transcreve de forma mais explicativa, dramática e contextualizada - o que abre espaço para um gerenciamento extra por parte da direção de cena na condução dos enredos. É preciso tudo isso? Sim e justamente por conta da produção alcançar vários públicos e idades, onde muitos deles ainda desconhecem os meandros da internet e das redes sociais. É preciso quase desenhar, mas sem parecer muito didático.

Produção

A presença de Rosy Ocampo e Silvia Cano na produção executiva de 'Vencer el Pasado' já não era novidade para ninguém, principalmente por conta da parceria entre elas representar um sucesso na Televisa. Na trama encabeçada por Angelique Boyer o primeiro capítulo pouco ousou, sendo totalmente compreensível por conta da apresentação inicial da novela, porém em um retrospecto comparativo, os capítulos das anteriores mostraram mais enredo e problemáticas que ligaram o telespectador rapidamente ao drama das protagonistas. Neste sentido faltou. Contudo o mais incompreensível neste piloto é o elo frágil do cancelamento de Renata, e principalmente em pleno século XXI, onde o cenário se apresenta. Lógico que a narrativa tentou fomentar que nas redes sociais explodem de casos como o dela [...] e realmente situações de traição estampam as manchetes das principais revistas. Mesmo assim é um pouco complicado digerir que um simples beijo será o responsável pela desgraça de uma família; sim é possível acontecer, mas também é possível encontrar várias linhas e opções. Tudo pode mudar.

Abertura

Repleta de transições e efeitos com emojis, a entrada de 'Vencer el Pasado' é uma clara homenagem ao ambiente virtual. A canção composta por J. Eduardo Murguía e Mauricio L. Arriaga é interpretada pela dupla HA*ASH, vozes que casam perfeitamente em tom e melodia com a temática da novela, além de conversar coerentemente com seu público através dos versos da canção. A abertura entrega um trabalho promissor, odiado por alguns e amado por outros. O ponto aqui é outro, os créditos. Angelique Boyer é a protagonista principal e óbvio é creditada em primeiro plano, porém a sequência é quebrada para dar lugar a outros personagens e não as protagonistas restantes. Não figura um erro, mas que é triste de notar, isso é.


Miguel Martínez e Leticia Perdigón em cena da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Destaques positivos e (negativos)

Após viver Nacho na comédia 'La mexicana y el güero' de Nicandro Díaz, Miguel Martínez retornou ao Las Estrellas agora como Erik, o irmão de Renata (Angelique Boyer). O jovem ator conhecido no Brasil por 'Alegrifes e Rabujos' é um nome que postula muito bem tanto no drama quanto na comédia e a sua entrega logo no primeiro capítulo não deixou a desejar. Erik é um irmão dedicado e engraçado que irá garantir altas doses de risadas e lágrimas, vez que, ama a irmã e fará de tudo para defendê-la. Deste mesmo núcleo destaque também para Sonia Vidal interpretada por Leticia Perdigón, uma mãe zelosa, preocupada e despreparada para o ambiente tóxico das redes sociais. Perdigón que estava longe da TV desde 2019 quando fez uma rápida participação na série 'Sin miedo a la verdad' é um dos principais nomes da produção. Um bom regresso.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Manuel 'Flaco' Ibáñez em cena da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Amém! A parceria entre Rosy Ocampo e Manuel 'Flaco' Ibáñez foi renovada, o ator que também faz parte do mesmo núcleo de Martínez e Perdigón é o vínculo mais forte da família. No quesito atuação, o ator conseguiu roubar a cena desde os primeiros minutos e melhor: através de uma interpretação dramática e séria, cenário muito diferente do apresentado nas novelas 'As tontas não vão ao céu' e 'Que pobres tão ricos' ambas exibidas no Brasil pelo SBT. Uma escolha bem coerente sua escalação.
 

Ana Paula Martínez como Danna em cena da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Olhando a imagem de Ana Paula Martínez talvez o público pense que ela é uma estreante nas novelas, mas esse é um erro primário. Ana Paula possui quase 10 anos de carreira, seu nome é creditado por exemplo nas novelas 'Mentir para vivir', 'Lo que la vida me robó', 'Simplemente María', 'Antes muerta que Lichita', 'Tenías que ser tú' além dos unitários 'Como dice el dicho' e 'La Rosa de Guadalupe'. Ela é uma jovem atriz em construção e sua protagonista é o exemplo mais claro. Pouco desenvolvida no primeiro capítulo, a personagem a princípio pode parecer chata e mimada, mas essa conjuntura pode e irá mudar. Danna irá enfrentar a alcunha justiceira da internet em plena adolescência, fase de mudanças físicas e psicológicas onde os hormônios criam uma combustão de emoções. Destaque sim, porém ainda em criação. Um post scriptum - Danna (Ana Paula Martínez) e Rita (María Perroni) possuem uma conexão cênica incrível e que deve ganhar força com o desenrolar dos capítulos. Rosy faça acontecer.


Siga o nosso perfil no Pinterest

Erika Buenfil em cena da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Erika Buenfil que me perdoe, mas Carmen não brilhou neste primeiro capítulo. Sua personagem ficou opaca perto das outras e tudo graças as marcas de um desenvolvimento quase nulo que priorizou outros núcleos, como o de Renata, por exemplo. Contudo seu enredo é promissor e sem sombra de dúvidas deve ganhar volume com o decorrer dos capítulos. Agora 
Heriberto vivido por Roberto Blandón, esse sim foi um destaque [...] Aliás o símbolo de pentear o bigode foi muito bem pensado, engraçado e brega, mas bem pensado. Digo mais, esse traço contrasta bastante com a masculinidade frágil e o machismo evidente do personagem.


Arantza Ruiz como Mariluz em cena da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

É ela! Mariluz foi o maior destaque do primeiro capítulo de 'Vencer el Desamor' e tudo caminhou a favor. Graças ao seu elo folhetinesco ser bem mais sólido que o das outras três, a obra garantiu uma melhor contextualização dos fatos. Desta maneira, não foi difícil se afeiçoar ao drama da jovem, que será enganada pelo namorado ao ser exposta nua nas redes sociais nos próximos capítulos. O jogo cênico de Arantza é um brinde aos telespectadores, um belo presente, pois une o jovial e meigo, ao desenlace de uma relação tóxica. Espero que seu nome seja bem acolhido na Televisa após o término da novela.

África Zavala como a vilã Fabiola. Créditos: Televisa S.A

A chegada de Fabiola marcou a estreia de uma vilã na saga 'Vencer'. Seu andado, gesticulação e ações ao menos garantem que ela será uma vilã de verdade e não uma antagonista de consequências da vida. África Zavala deu o tom esperado a personagem através da sua presença avassaladora.


Siga o nosso perfil no Google News

Angelique Boyer e Horacio Pancheri em cena da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Os BoyerRulli irão me matar, mas Angelique Boyer e Horacio Pancheri têm química em cena. E isso é um fato. Convenhamos que não é um trabalho muito complicado, pois Angelique possui química até com uma porta, contudo é válido destacar que esse envolvimento pode render.

Angelique Boyer como Renata em cena do primeiro capítulo de 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Renata conseguiu ser um dos destaques do primeiro capítulo, apesar da amarração frágil da sua estória. A personagem é simples, adepta do uso da bicicleta, ama a família e vive para sua profissão. Não poderia dar errado. O público facilmente a comprará.

Horacio Pancheri em cena da novela 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Horacio Pancheri também preencheu os requisitos dramáticos, não extrapolou ao ponto de cair em exageros e conseguiu dar vida e voz a Alonso, um personagem ambíguo, ciumento e que não entende o uso da palavra perdão.

Angelique Boyer em cena final do primeiro capítulo de 'Vencer el Pasado'. Créditos: Televisa S.A

Angelique Boyer é a grande chama da novela, tanto é que seu rosto é o mais associado e com maior tempo de tela, porém outros personagens também ganharam visibilidade o que acabou por garantir um equilíbrio a trama de Rosy Ocampo. Em suma, 'Vencer el Pasado' começou morna para quente e seus próximos capítulos devem dizer se a saga merece continuar ou encerrar seu feliz resultado de vez. Até o momento a sobrevida é válida.

Para finalizar as primeiras impressões, segue abaixo o relato na íntegra de Renata, uma fã assídua da saga 'Vencer.

O capítulo de estreia de "Vencer el Pasado" foi bom. Apresentou os personagens de forma coerente, os conflitos das protagonistas de forma válida, teve várias atuações agradáveis, além de uma direção e fotografia bonita de acompanhar. Porém, nem tudo foram flores. O primeiro capítulo de "Vencer el Pasado" apesar de bom, sofreu com várias cenas chatas de conversas entre personagens, que acabavam cansando, além de ter tido um ritmo bem lento. Se enquanto em "Vencer el Miedo" e em "Vencer el Desamor" o público é deleitado com capítulos de estreia repletos de cenas surpreendentes logo de cara em "Vencer el Pasado" o capítulo só começou a fluir mesmo após o minuto 30. Além desses dois problemas é possível notar algumas situações bem forçadas no roteiro. Tudo bem que a ideia de Renata (Angelique Boyer) era sofrer por um vídeo seu viralizar, mas sério, que mundo é esse onde um vídeo de uma mulher beijando outro rapaz na sua despedida de solteira (embora no vídeo nem ficasse claro isso) iria viralizar a ponto de todos os personagens da novela terem comentado? Em resumo, "Vencer el Pasado" teve uma estreia boa, porém com várias problemáticas que a fizeram ficar abaixo das estreias de "Vencer el Miedo" e "Vencer el Desamor". Enfim, agora é a fala de sempre: "Vamos acompanhar essa história e desejar que a trama vá melhorando e ficando tão perfeita quanto o restante da saga foi".

Curtiu a crítica? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. E não se esqueça 'Vencer el Pasado' estreia segunda-feira, 12 de julho às 08h30pm. No Brasil a novela poderá ser acompanhada através do site do Las Estrellas de forma gratuita após a exibição dos capítulos na TV aberta mexicana.

Escrito por Hiago Júnior com a colaboração de Renata.

Colaboração: Renata (@Perronichior)
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Primeiras Impressões | Vencer el Pasado: Com protagonista cancelada na internet por um beijo, novela de Rosy Ocampo estreia com abordagem de temas importantes