Aparato do Entretenimento: De novo Televisa? Os mesmos protagonistas de sempre! Vamos mudar: Conheça 10 atores que deveriam ganhar protagônicos na emissora mexicana
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

De novo Televisa? Os mesmos protagonistas de sempre! Vamos mudar: Conheça 10 atores que deveriam ganhar protagônicos na emissora mexicana

Emmanuel Palomares. Créditos: ricardocruickshank

Assim como a Rede Globo no Brasil que fabrica galãs em suas novelas, a Televisa no México trabalha na mesma sintonia. Considerada as duas empresas que mais produzem este tipo de conteúdo no mundo, ambas não apenas compartilham este mérito, como também a criação e permanência destes mocinhos durantes anos em seus melodramas.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Por mais que algumas pessoas fechem os olhos e neguem esse fato, ele acontece. Basta observar; nova novela, porém com os mesmos rostos, tanto masculinos quanto femininos. É uma realidade. No caso dos mocinhos esse cenário é ainda mais complexo, pois a circulação de atrizes nas telenovelas é muito mais amplo, situação que acaba garantindo uma flexibilidade maior para elas. A Televisa é um conglomerado, mas sua maior associação ainda continua sendo as novelas, obras estas que criaram vínculos afetivos com boa parte do mundo, incluindo o público brasileiro. E em time que está ganhando não se mexe, não é mesmo? Talvez essa seja a ideia. Nos anos 80, a emissora mexicana experimentou o gostinho do sucesso ao lançar grandes atores como galãs de novelas, panorama que não mudou com o passar dos anos, apenas se adequou a novas fisionomias. Quem acompanha as novelas mexicanas pela TV aberta através do SBT logo reconhece os rostos de Fernando Colunga, César Évora, Sebastián Rulli, David Zepeda, entre outros devido a tamanha exposição de seus semblantes.

Você pensa que mudou? Está enganado. Atualmente o canal continua produzindo novelas e insistindo na escalação do 'repeteco' - desta fase destaca-se os nomes de José Ron, Danilo Carrera, Gabriel Soto... que pouco descansam suas imagens e já emendam outro trabalho. Será que a Televisa está tão ruim de protagonistas assim para precisar sempre reciclar? Essa pergunta não é difícil de ser respondida, apenas pense [...] se antigamente sem a criação de novas emissoras e tampouco a oferta de streamings essas circunstâncias de repetir atores era comum, agora aloque tudo isso na atual conjectura. A Televisa agora é bombardeada de todos os lados, seja por plataformas de streaming como Netflix, Prime Video, Claro Video, Paramount+, Disney+ que tem oferecido propostas de trabalho para atores no México ou ainda pela migração destes para outras emissoras, como a Telemundo nos Estados Unidos, numa frequência bem maior que no passado. O questionamento continua: é errado continuar com os mesmos atores? Lógico que não, aliás bom para eles, mais dinheiro no bolso. Contudo é necessário observar que existem sim jovens atores que poderiam assumir protagônicos na emissora e este é o foco desta coluna, evidenciar alguns deles.


Créditos: Esteban Calderón

Alfredo Gatica é um ator com trabalhos já exibidos no Brasil, porém com pouco destaque. Em 2014, esteve numa rápida participação em 'A Gata' trama que trazia Daniel Arenas e Maite Perroni como protagonistas, já no streaming seu currículo é mais recheado por aqui - "Cachito de Cielo' e 'Enamorándome de Ramón' através da Guigo TV além do sucesso 'Rubí' disponível no Globoplay onde deu vida a Loreto, o melhor amigo da vilã/protagonista. Entre seus trabalhos mais recentes destaque para 'Ringo, la pelea de su vida' onde interpretou o marrento El Turco e 'Vencer el desamor' com o detestável Cuauhtémoc. Alfredo Gatica também é presença garantida nas novelas 'Tres veces Ana', 'La vecina' e 'De que te quiero, te quiero'. Quase sempre escalado para viver personagens de caráter duvidoso, vilões ou antagonistas, Gatica poderia muito bem segurar um protagônico de um folhetim, só falta oportunidade.


Créditos: W Studios/Televisa

Carlos Said é um jovem ator em ascensão, atualmente vivendo seu melhor papel nas novela latinas em 'Si nos Dejan' como Gonzalo, o ator e cantor começou sua carreira em uma rápida participação na trágica 'Me Declaro Culpable' de Angelli Nesma em 2018 e no mesmo ano ganhou seu primeiro e único protagonista (compartilhado) em 'Like, la leyenda'. Na sequência 'Como tú no hay dos' da W Studios onde interpretou Luis Ramírez, contudo o seu destaque viria somente em 2021 com a nova versão de 'Señora Isabel' pelas mãos de Carlos Bardasano. Gonzalo é o seu passaporte para novos voos na emissora mexicana, principalmente pela sua entrega ao personagem e também pelo ensejo de compartilhar cenas com grandes atores e atrizes como Gabriela Spanic, Alexis Ayala, Mayrín Villanueva e Susana Dosamantes, por exemplo.



Créditos: Ciro Gutierrez

Emmanuel Palomares é outro ator que poderia muito bem encabeçar o protagonismo de uma novela, seja ela do gênero drama/romance ou comédia/familiar. Considerado um dos pontos positivos revelados por Rosy Ocampo nos dois primeiros volumes da saga 'Vencer' - Palomares já não é uma feição desconhecida no México, esteve creditado em 'Antes muerta que Lichita' (participação especial), 'Corazón que miente', 'Mujeres de negro', 'En tierras salvajes' e 'Y mañana será otro día mejor' além dos unitários 'La Rosa de Guadalupe' e 'Como dice el dicho'. Recentemente esteve no casting de 'Volverte a Ver' próxima novela de Ignacio Sada, mas acabou não sendo o escolhido para estrear como protagonista solo. Porém, algo me diz que essa promoção não demorará muito.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Créditos: Televisa S.A

Do drama a comédia, da lágrima ao riso, Federico Ayos ou simplesmente Fede Ayos também é outro ator que figura muito bem como um nome para assumir um protagonismo nas novelas. Recém saído de um antagonista no suspense 'Te Acuerdas de Mi' de Carmen Armendáriz onde viveu Gastón Cáceres, Ayos quase sempre associa seu nome a drama mais potentes como os casos de 'El dragón' e 'La candidata'. Ao lado de José Alberto Castro estampou duas novelas 'Médicos, línea de vida' e 'Por Amar Sin Ley' com Juan Osorio 'Mi Marido Tiene Família' e 'Mi corazón es tuyo' além é claro da urbana e simplória 'Corazón que miente' da produtora Mapat L. de Zatarain. Uma carreira eclética, sinônimo de que ele poderia muito bem assumir um protagonismo em diversos gêneros.


Créditos: Marq Mendez | LA Photographer

Com apenas duas novelas da Televisa em seu currículo, Fernando Noriega voltou a Televisa após mais de dez anos e atualmente segue no ar como o antagonista arrependido Mariano Rueda em '¿Qué le pasa a mi familia?'. Escalado em circunstâncias nada convencionais, Fernando Noriega foi o escolhido para substituir Gonzalo Peña que acabou sendo desligado da trama de Juan Osorio. E o que seria um trabalho complicado, Noriega construiu seu espaço e moldou o personagem a sua maneira, sendo um dos maiores destaques do drama familiar nesta reta final. Enquanto esteve afastado da emissora mexicana após concluir 'Sortilegio' em 2009, Fernando engatou vários trabalhos na Telemundo, sendo alguns deles nas narconovelas. 'Bajo el mismo cielo', 'El Chema' e 'El Señor de los Cielos' são exemplos dessa parceria.


Siga o nosso perfil no Pinterest

Créditos: Luis de la luz

José Manuel Rincón começou sua carreira nos unitários da Televisa e somente em 2017 ganhou seu primeiro personagem fixo, o Nico de 'Caer en Tentación' na produção assinada por Giselle González. E logo de cara em um papel fortíssimo e que exigia de Rincón uma alta carga dramática, justamente por conta do envolvimento de seu personagem com uma mulher mais velha, além é claro dos excessos da juventude e da problemática que circulava os quatro protagonistas. Em 2019 sob a tutela de Lucero Suárez, José Manuel ganhou outro grande personagem, o jovem Rafael que compartilhava várias cenas com César Évora em 'Ringo'. Infelizmente seus dois e únicos grandes papéis na Televisa. O ator acabou migrando para a Netflix, onde viveu Gonzalo Carranza na série de Salma Hayek e Diego Gutierrez, 'Monarca'.



Créditos: lialarrea

Josh Gutierrez não para, ele sempre está emendando uma novela na outra, porém a maioria delas apenas em participações especiais. Para se ter ideia de 2019 pra cá, Gutierrez esteve na novela 'Un poquito tuyo' da Imagen Televisión e na Televisa frequentou a sequência 'La usurpadora', 'Médicos, línea de vida', 'Te Doy la vida', 'Vencer el Desamor' e 'Te Acuerdas de Mi'. Sinceramente não entendo o motivo de seu nome não figurar nos castings para viver protagonistas. Josh atua bem, tanto é que sempre é chamado por inúmeros produtores executivos para participações especiais ou fixos de caráter breve. 'Sin miedo a la verdad', 'La jefa del Campeón', 'Por amar sin ley', 'El hotel de los secretos', 'Amor de barrio', 'Muchacha italiana viene a casarse', 'La malquerida' e 'Miss XV' são exemplos da sua vasta andança pelos corredores da Televisa. 

Créditos: W Studios/Televisa S.A

Paco Luna é outra jovem promessa das novelas, atualmente em 'Si nos Dejan' onde desempenha o papel do jogador de games Culebra, Paco vem de outra bem sucedida aparição, o drama familiar 'Vencer el Desamor' onde deu vida a Juancho, o amigo invejoso de Gael (Emmanuel Palomares). Seu passado nas novelas não é tão distante, Paco estreou na televisão mexicana na biosérie 'Hoy voy a cambiar' do produtor Rubén Galindo Jr. em 2017 e não parou mais. 'Ringo, la pelea de su vida' é outra produção que leva seu nome, nela viveu Guachin, um dos alívios cômicos da novela.

Siga o nosso perfil no Google News

Créditos: Reprodução/Instagram @ramses_aleman

Ramses Alemán é um ator muito pouco aproveitado na Televisa, destaque positivo da novela 'Te Doy la Vida' onde viveu Samuel, o coprotagonista da trama ao lado de Ara Saldivar, Ramses marca basicamente sua trajetória em participações especiais, entre elas: 'Por amar sin ley', 'Sin miedo a la verdad' e 'Me declaro culpable'. Recentemente esteve em um dos capítulos da nova temporada da série 'La Rosa de Guadalupe'. Espero que ganhe espaço, pois tem talento.

Créditos: Alex Padron

Desde seu último trabalho em 'La mexicana y el güero' Sian Chiong não foi escalado para outra produção e não foi por baixa repercussão, pois seu personagem Diego movimentou duas grandes torcidas, Katya (Gala Montes) e Sebastián (Eleazar Gómez/Ferdinando Valencia) para o fechamento de um triângulo amoroso, ou melhor, o desmantelamento de um triângulo para a formação de um casal. Logicamente Chiong é muito jovem e possui pouca experiência na televisão, porém seu nome poderia muito bem ser bem quisto nos castings, principalmente em tramas jovens. 'Like, la leyenda' e 'El corazón nunca se equivoca' também fazem parte do seu currículo que ainda conta com uma passagem pela Amazon Prime Video na série biográfica 'Súbete a mi Moto' que narra a trajetória do grupo musical 'Menudos'.

----- || ----- || ----- ||-----

Sentiu a falta de algum nome? Você acredita que algum deles não tem porte de protagonista? Deixa nos comentários sua opinião. E com isso me despeço, até a próxima!

Escrito por Hiago Júnior
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “De novo Televisa? Os mesmos protagonistas de sempre! Vamos mudar: Conheça 10 atores que deveriam ganhar protagônicos na emissora mexicana