Aparato do Entretenimento: Migração: Tudo mudou! Os fãs das novelas mexicanas não assistem mais os melodramas apenas pelo SBT
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Migração: Tudo mudou! Os fãs das novelas mexicanas não assistem mais os melodramas apenas pelo SBT


Desde 1982 o SBT exibe novelas mexicanas e isso fez com que os brasileiros se apaixonassem pelas tramas vindas do México. Mesmo assim, a imprensa brasileira e algumas pessoas criticam as novelas mexicanas dizendo que são ruins, que não prestam, que são cafonas e tudo mais.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



O que essas pessoas não sabem é que existe uma multidão de gente que ama as novelas da Televisa tanto que decidem ir além da Televisa que o SBT apresenta. Tem muita gente que assiste novelas mexicanas por outros meios e inclusive vê novelas em espanhol, e é sobre esses que vamos falar agora.

 

Estamos em 2021, um tempo em que as pessoas assistem muitas produções na internet via streaming ou através de sites de vídeos. O alto consumo de produções audiovisuais através da internet cresceu tanto que começou a tirar audiência da televisão, fazendo com que a audiência das emissoras de TV não fosse a mesma de antes. Lá em 1990 as pessoas dependiam da TV para assistir novelas, seriados e filmes, já agora em 2021 a conversa é outra.

Hoje em dia se consome muito produto audiovisual pela internet através de plataformas de streaming como Netflix e Prime Vídeo, e através de sites de vídeos como o YouTube. Se assiste até produções audiovisuais que não possuem dublagem em português, como os fãs de novelas turcas fazem. E os fãs de novelas mexicanas, como fazem? Nós também entramos nessa roda.


Alan e Sol se beijando em "¿Qué le pasa a mi familia?". Créditos: Televisa S.A

A maioria da população brasileira depende do SBT para ver novelas mexicanas. Porém existem pessoas que não se conformam só com o que é apresentado pela emissora e decide ir mais além. Isso é possível devido ao avanço da internet, pois se eu voltasse no tempo e falasse para um fã de novela mexicana lá em 1990 que em 2021 existiriam brasileiros que iriam assistir as novelas direto da Televisa, esse fã muito provavelmente iria dizer: “Você está louco”.

A tecnologia nos permitiu quebrar a barreira da distância. Mas pera lá, se aqui no Brasil existe uma emissora que exibe novelas mexicanas dubladas em português, porque ainda assim assistem novelas em espanhol pela internet? Pois bem, para responder essa pergunta, vamos analisar a programação do SBT. A grade de programação no dia 27 de maio de 2021 é divulgada da seguinte forma: Primeiro Impacto, Vem Pra Cá e Bom Dia & Cia de manhã, Focalizando, Casos de Família e dois horários de novelas mexicanas à tarde. Só com esse balanço já observamos que o espaço para a Televisa é pequeno. Desses dois horários, somente um é de novelas inéditas, então o espaço para as produções inéditas é ainda menor. O que acontece é que a Televisa é imensa, ela não cabe nesse pouco. Espera um pouco, mas não são dois horários? Sim! Mas um é de reprises.


Mariano, Regina e Lalo, os irmãos Rueda em mais uma briga na novela ¿Qué le pasa a mi familia?. Créditos: Televisa S.S

Tem muitas novelas inéditas que merecem chegar ao Brasil, mas como elas vão caber em apenas um horário? Como já disse, a Televisa é imensa, ela não cabe em um único horário. Lembrando que estamos falando do horário de INÉDITAS. O horário de reprises nós não levamos em conta aqui, pois é a parte da Televisa que já chegou até nós. Óbvio que não queremos que o SBT viva somente de novelas mexicanas, pois a emissora tem sim que produzir seus próprios programas e ter sua própria dramaturgia. O ponto em questão é ilustrar a migração dos fãs das novelas mexicanas para outras opções fora TV aberta brasileira.
 


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

O brasileiro ama as novelas mexicanas ao ponto de não se contentar apenas com o que é apresentado aqui, buscando outras janelas de conteúdo do mesmo segmento. Também existem as pessoas que não se contentam com o tratamento que a emissora do dono do Baú dá para as novelas promovendo cortes e censuras nos capítulos. Outro detalhe é que a Televisa apresentada pelo SBT é a Televisa de dez anos atrás (ou até mais). Atualmente, na emissora mexicana temos gravação em 4K, fotografia digna de cinema, cenografia bem mais realista e tramas bem atualizadas. 


Carlos Ferro, Claudia Martin, Kuno Becker, Fernando Ciangherotti e Mariana Torres em cena da novela 'Fuego Ardiente'. Créditos: Televisa S.A

Para o pessoal que não entende espanhol, existem as novelas que foram dubladas para exibição em Angola e Moçambique e que pouco a pouco estão sendo disponibilizadas na internet, fazendo com que a oferta de novelas dubladas aumente ainda mais. O amor que os fãs de novelas mexicanas têm é algo que os faz ultrapassar a barreira do idioma. Eles assistem os folhetins em espanhol, entendem o que é falado, pois o espanhol é um idioma parecido com o português. Algumas pessoas inclusive assistem às novelas que estão no ar atualmente na Televisa, chegando até a assistir na mesma hora em que são transmitidas no México.


Siga o nosso perfil no Pinterest

Pois é galera, o amor pelas novelas mexicanas é muito grande. Termino esse texto dizendo que se você não quer se ater somente ao que é apresentado aqui no Brasil, aproveite as opções que a internet te dá. Como já disse, na década de 80 e 90 a o público dependia das emissoras para ter acesso aos conteúdos da Televisa, hoje não mais. Temos uma variedade de opções ao nosso dispor, é só aproveitar. Um adendo, para deixar bem claro: o objetivo desse texto é lhe convidar a conhecer ainda mais esse mundo tão maravilhoso que é as novelas da Televisa.


Carlos Ferro e Mariana Torres em cena da novela 'Fuego Ardiente'. Créditos: Televisa S.A

Sabia que existem artistas que não deram as caras na televisão brasileira e que são muito talentosos? Pois então, no último texto citei alguns. Você vai amar conhecê-los. Nós lutamos sim pelas novelas mexicanas no SBT, lutamos pela continuação delas e principalmente das novelas inéditas, mas também lutamos para que o fandom das novelas mexicanas seja cada dia mais independente das emissoras brasileiras para assistir suas novelas. Bom galera, por hoje é isso. Até mais.


Siga o nosso perfil no Google News

Siga-me no Twitter: @MGSNoveleiro 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Migração: Tudo mudou! Os fãs das novelas mexicanas não assistem mais os melodramas apenas pelo SBT