Preparação do palco para o Eurovision 2021
Créditos: NPO/NOS/AVOTROS Nathan Reinds
Créditos: EBU
Para começar, temos que ir para o primeiro festival, realizado em 1956. A primeira vencedora foi a cantora Lys Assia com a música "Refrain", representando a Suíça.
Agora, vamos para 1964, quando a cantora italiana Gigliola Cinquetti ganhou o festival com a música. Durante a década de 60, ela ficou bastante famosa aqui no Brasil quando filmes e músicas italianas eram bem repercutidas na época. Não é raro de encontrar uma perfomance dela no festival da Record, que dominava naquele tempo.
Siga a nossa revista no Flipboard
Em 1969 aconteceu algo que até hoje é inédito: na edição realizada, não venceu uma música, mas sim QUATRO. Na época, como não havia uma regra para critério de desempate, as quatro foram consideradas vencedoras, todas sendo mulheres.
Representando a Espanha, Salomé cantou "Vivo Cantando"
Representando o Reino Unido, a cantora escocesa Lulu cantou "Boom Bang-a-Bang"
Representando os Países Baixos, Lennie Khur cantou "De Troubadour"
Representando a França, Frida Boccara cantou "Un Jour, Un Enfant". Ela nasceu no Protetorado Francês em Marrocos, atual Marrocos
Em 1973, o festival teve como vencedora a cantora francesa Anne-Marie David com a música "Tu Te Reconnaîtras", representando Luxemburgo. Ela também concorreu em 1979, representando a França com a música "Je suis l'enfant soleil" e ficou em terceiro lugar. Em 2005, em uma edição especial dos 50 anos do Eurovision, ela apareceu novamente para cantar a música.
Siga o nosso perfil no Pinterest
Em 1974, um dos grandes clássicos. O grupo sueco ABBA cantou "Waterloo", uma canção que fala sobre a guerra. O grupo saiu do evento como o grande vencedor. Posteriormente, lançaram verdadeiros hits da década como "Mamma Mia" e "Dancing Queen". A mesma música foi eleita como a melhor do Eurovision em 50 anos na edição especial que ocorreu em 2005.
Chegamos aos anos 80. Literalmente, em 1980, a Irlanda conquista a sua segunda vitória com a música "What's Another Year", interpretada por Johnny Logan. E não contente em ganhar com esta música, ele apareceu novamente no evento de 1987 com a música "Hold Me Now". E ganhou novamente!
Siga o nosso perfil no Google News
Em 1988, mais um ícone da música apareceu no evento e ganhou com gosto. Nada mais, nada menos do que a cantora canadense Celine Dion, que deu as caras com a música "Ne Partez Pas Sans Moi", representando a Suiça.
Chegando em 1989, diretamente da Iugoslávia, foi a vez de Riva ganhar com a música "Rock Me". Na época houve polêmica. Diziam que a vitória do grupo foi mais por um lado político. O comentarista da BBC Terry Wogan considerou a vitória como "a morte do festival".
Bem vindos aos anos 90. E a década começou em grande estilo com Toto Cutugno e a música "Insieme: 1992"
Em 1991, a Suécia chegou ao topo do festival com a música "Fångad av en stormvind", interpretada por Carola. Mas a vitória não foi nada fácil, pois no momento em que os pontos foram dados, esta música e Le Dernier Que A Parlé da cantora francesa Amina ficaram empatadas em primeiro com 146 pontos. No critério de desempate dos 12 pontos continuaram empatadas, já que as duas receberam 48 pontos cada, sendo 4 vezes 12 pontos cada.
A decisão ficou nos 10 pontos e foi aí que Carola levou, pois tinha levado 50 pontos, sendo 5 vezes 10 pontos e Amina levou 20 pontos, sendo 2 vezes 10 pontos.
Em 2006, uma banda com um visual curioso e um rock eletrizante venceu o festival. Foi a banda finlandesa Lordi com "Hard Rock Hallelujah"
No ano de 2010 foi uma música totalmente contagiante e a Alemanha levou o festival com a cantora Lena e a música "Satellite". Sem dúvida foi uma edição bem disputada.
Sem dúvidas, a edição de 2014 foi inesquecível. Quem ganhou foi Concita Wurst, representando a Áustria, com a música "Rise Like a Phoenix"
Em 2017, Portugal conseguiu a sua primeira vitória no Eurovision e foi com tudo. Salvador Sobral interpretou "Amar pelos Dois" e conseguiu incríveis 758 pontos, sendo a música que recebeu mais pontos na história do festival e com uma vantagem de 143 pontos para o segundo colocado, a Bulgária.
Em 2018, Israel garantiu mais uma vitória. Desta vez, foi com a cantora Netta e a música totalmente animada "Toy".
A edição mais recente, a de 2019, consagrou a Holanda como campeã, graças ao Duncan Laurence e a música "Arcade".
Obviamente, em 2020 não houve o Eurovision devido a pandemia da Covid-19, mas neste ano haverá. A sede será a Holanda, como deveria ter sido no ano passado. E na sexta que vem trarei à vocês algumas músicas que têm grandes chances de vencer no festival!
Siga-me no Twitter: @NovelasParaTS
0 thoughts on “Eurovision: Confira algumas músicas que foram vencedoras nestes 65 anos de festival”