Aparato do Entretenimento: Café con Aroma de Mujer | O que esperar da nova versão do clássico de Fernando Gaitán protagonizado por Laura Londoño e William Levy?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Café con Aroma de Mujer | O que esperar da nova versão do clássico de Fernando Gaitán protagonizado por Laura Londoño e William Levy?

Pôster promocional de 'Café con aroma de mujer'. Créditos: Telemundo Studios

A Telemundo anunciou que no dia 25 de maio um novo texto do dramaturgo Fernando Gaitán desembarca nos Estados Unidos, após o sucesso da nova versão de 'Yo Soy Betty, la fea' a Telemundo se uniu a RCN Televisión para revisitar uma das obras mais irretocáveis da teledramaturgia latina, a clássica 'Café con Aroma de Mujer' produzida em 1994 e que trouxe Margarita Rosa de Francisco e Guy Ecker como protagonistas.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



Cena da novela 'Café con aroma de mujer'. Créditos: Telemundo Studios/RCN Televisión

Exibida no Brasil pelo SBT, o melodrama original foi um sucesso de audiência e repercussão, tanto que foi responsável pela vinda dos atores para participações em programas de televisão da casa como 'Hebe', por exemplo. A nova roupagem de 'Café con Aroma de Mujer' pretende mudar alguns aspectos da espinha dorsal da colombiana, a começar pela escalação de uma atriz com trejeitos muitos diferentes da protagonista de Gaitán, o que a princípio causou muita estranheza. 

Nesta nova visitação, o protagonismo fica a cargo de Laura Londoño e William Levy, trazendo Carmen Villalobos em sua estreia como vilã nas novelas latinas. Na matéria dessa semana trago para vocês minhas expectativas acerca da telenovela. Afinal de contas; O que podemos esperar da nova versão do clássico de Fernando Gaitán?


 Laura Londoño e William Levy em cena da novela 'Café con aroma de mujer'. Créditos: Telemundo Studios/RCN Televisión

Roteiro modernizado

Quando Fernando Gaitán deu vida a história de Gaivota e Sebastião ainda nos anos 90, era comum utilizar o argumento da submissão da mulher ao homem, tanto que boa parte da obra caminha colocando Sebastião como uma vítima da falta de amor, o taxando como ingênuo e relativizando as dores de Gaivota, contudo o drama muda com o andar dos capítulos e a protagonista ganha cada vez mais força para combater o patriarcado. Partindo deste ponto o texto de Gaitán vai alinhando 'equívocos' de sua própria criação e alocando tudo em seu devido lugar. A nova página dessa novela terá Paola Cazares, Javier Giraldo e Adriana Suárez como adaptadores, o roteiro assinado para a TV como adiantado mudará alguns aspectos da original, a começar pela 'virgindade forçada' de Sebastián aos 40 e poucos anos, a presença marcante da vilã Lucía, tanto quanto apagada na obra primogênita e a modernidade ao trazer elementos cruciais da nova era como a internet, celulares e aplicativos de troca de mensagens. Outra mudança que deve ser causar é o melhor desenvolvimento da vilã Lucía, que deve ganhar mais tempo de tela, enredo e destaque que sua original vivida por Alejandra Borrero.

Contudo o romance continua como o pano de fundo, assim como as intrigas e investidas amorosas. Um fato curioso é que boa parte dos nomes dos personagens não foram alterados, fazendo desta forma uma ponte mais rápida as outras versões da novela, principalmente a colombiana.


O casal protagonista da novela. Créditos: Telemundo Studios/RCN Televisión

Dirigida por Mauricio Cruz, nome por trás das telenovelas 'El dragón', 'La Bandida', 'La Reina del Sur' e 'El Clon' o melodrama latino-americano conta  ainda com a assinatura da diretora Olga Lucia Rodríguez das obras 'Contra el destino' e 'Lala's Spa'.

A julgar pelos trailers liberados pela RCN Televisión e Telemundo, a direção será o grande ponto alto da novela, os takes sutis e necessários nos cafezais, o jogo de câmera rápido e a suavização do excesso caricato de drama, devem conduzir o romance como o principal argumento da novela. Espaço também para embates entre a protagonista, a vilã e sua melhor amiga protagonizada por Mabel Moreno, e tudo através de uma direção astuta e inteligente.



Laura Londoño foi a escolhida para reviver o papel imortalizado por Margarita Rosa de Francisco. Créditos: Telemundo Studios/RCN Televisión

Carisma

Laura Londoño não foi a primeira opção para viver a protagonista Gaviota Suárez, quando a Telemundo anunciou a produção da novela ainda em 2020, Carmen Villalobos que hoje vive a vilã foi a creditada em release da empresa americana como protagonista, cenário que mudou em questão de horas, saindo Londoño de Lucía para Gaviota e Villalobos o caminho inverso. A mudança foi questionada por muitos veículos de imprensa e telespectadores das novelas latinas nas redes sociais, mesmo assim a mudança não foi revertida.


O que poderia representar um erro de escalação, caiu como um presente nas mãos da equipe da novela. Laura esbanja carisma e simpatia nos teasers e trailers da novela disponíveis no YouTube, trazendo uma visão forte e emblemática da personagem, porém com uma delicadeza entrecortada. O estilo limpo, jovial e meigo também contrasta muito bem com a imponência e força inabalável que a intérprete necessita e para completar a mudança no figurino e visual dizem muito sobre a mudança que Teresa Suárez terá ao longo dos capítulos.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Gaivota aparece nesta versão com novo visual, muito mais moderno. Créditos: RCN Televisión/Telemundo Studios

Se você acompanhou a história original pode perceber que a essência era ambientar uma jovem mulher, com sonhos e disposta a viver na roça, cantando, bebendo e sendo feliz em meio a simplicidade da vida no campo. Neste sentido, a fotografia tratou de suavizar as roupas dos personagens e mesclou filtros, trazendo uma ambientação divergente de acordo com o núcleo e cenário onde a cena se enquadrava. Essa versão deve preservar esse mesmo delineamento visual, contudo com uma melhor qualidade técnica, visto que atualmente os folhetins produzidos tanto pela RCN quanto pela Telemundo destacam-se pela excelência neste quesito. 'La ley del corazón', 'Enfermeras', 'Buscando a Frida' e 'La Reina del Sur 2' dizem muito sobre as últimas investidas das emissoras no segmento.


William Levy e Carmen Villalobos em cena da novela 'Café con aroma de mujer'. Créditos: RCN Televisión/Telemundo Studios

William Levy e Carmen Villalobos, uma escolha da Telemundo

Laura Londoño é uma estrela da RCN, na emissora deu vida a Julia Escallón na bem sucedida 'La Ley del Corazón' que ganhou até uma versão na Televisa protagonizada por Ana Brenda Contreras, mas na Telemundo quem domina é Carmen Villalobos, a atriz esteve nas narconovelas 'El Final del Paraíso', 'Sin Senos Sí Hay Paraíso' e 'El Señor de los Cielos' situação bem diferente de William Levy que moldou sua carreira com grande fervor na Televisa, no Brasil ele é inclusive o mais conhecido entre os três. Em seu currículo constam 'Cuidado com o Anjo', 'Sortilegio' e 'Triunfo do Amor' todas exibidas pelo SBT.

'Café con Aroma de Mujer' é uma coprodução da RCN com a Telemundo, desta maneira Carmen e William foram nomes vindos da Telemundo, nomes que trazem boa repercussão no mercado americano, enquanto Laura é bem recebida pelo público colombiano, compreensível, visto que a novela será transmitida pelas duas emissoras. O balanceamento se fez necessário.

Siga o nosso perfil no Pinterest

Mabel Moreno em cena da novela 'Café con aroma de mujer'. Créditos: Telemundo Studios

O destaque veio mesmo para a escalação de Mabel Moreno, um nome peculiar visto que a atriz já trabalhou em ambas emissoras. Na Telemundo esteve no elenco de 'El Señor de los Cielos' e na RCN Televisión viveu o auge da sua carreira ao interpretar Gema na vencedora do Emmy Internacional em 'La Reina del Flow' - Moreno também deu vida a Maria del Pilar em 'La Ley del Corazón' marcando desta forma o reencontro de Laura e Mabel em outra telenovela. Em 'Café' ela viverá Lucrecia Valencia, uma das antagonistas e rivais de Gaviota. Talentosa, bonita e experiente, deve se postar como uma das grandes revelações do melodrama.



Laura Londoño e Lincoln Palomeque em cena da novela 'Café con aroma de mujer'. Créditos: RCN Televisión/Telemundo Studios

O elenco masculino também teve bons acréscimos, Lincoln Palomeque (Señora Acero e Santa diabla) e Diego Cadavid (El General Naranjo, La Negociadora e Ingobernable) são exemplos claros dessa escalação. Ambos serão rivais diretos de Sebastián, papel defendido por William Levy, seja por dinheiro ou rivalidade no amor.


Siga o nosso perfil no Google News

Logomarca da novela 'Café con aroma de mujer'. Créditos: Telemundo Studios

A produção fica a cargo de Yalile Giordanelli (Pa' Quererte, Allá Te Espero e La Ley del Corazón) pela RCN e Marcos Santana pela Telemundo (Betty en NY, Falsa Identidad e La suerte de Loli). A trama será distribuída pela RCN International Distribution, RCN Televisión S. A. e NBCUniversal Global Distribution devendo fazer parte do catálogo do Peacock nos Estados Unidos e ganhar exibição na Netflix em toda América Latina após exibição nas emissoras citadas.


Entonces, ¿qué esperar de la nueva versión de Café con aroma de mujer?

Como em todas as matérias dessa coluna é quase impossível cravar com plena exatidão o resultado final de uma obra televisa, mas uma coisa é possível, analisar o caminho. Sendo assim, Café con aroma de mujer tem todos os predicados para ganhar a audiência latino-americana, bons profissionais afrente do roteiro, da produção e direção e que juntos podem garantir um conjunto plausível na tela, garantindo também uma atuação coesa dentro do esperado. A simplicidade da trama, mesclada a inserções atualizadas podem fazer da novela uma obra interessante, mesmo panorama observado com 'Betty en NY' que acrescentou, corrigiu erros e se mostrou como uma versão bem sucedida do texto de Fernando Gaitán.

Curtiu a matéria? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. Quer falar sobre essa versão? Então me procure no Twitter.

Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Café con Aroma de Mujer | O que esperar da nova versão do clássico de Fernando Gaitán protagonizado por Laura Londoño e William Levy?