Aparato do Entretenimento: QuickVision! Treze fatos sobre Pietro Maximoff, o velocista da Marvel
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

QuickVision! Treze fatos sobre Pietro Maximoff, o velocista da Marvel

PISCOU, PERDEU: Pietro Maximoff teve estreia inusitada em live-action. Créditos - Marvel Comics/Marvel Studios/20th Century Fox/Reprodução 

Saudações! Para um super velocista consagrado (e impaciente) dos quadrinhos, demorou um bocado para Pietro Maximoff estrear em live-action. 

Porém, após 50 anos desde sua criação e com presença frequente em séries animadas, a  chegada surpreendeu: Mercúrio (ou Quicksilver, no original) ganhou não só uma, mas duas versões de carne e osso no cinema. 



Colegas em "Kick-Ass: Quebrando Tudo" (2010), Aaron Taylor-Johnson e Evan Peters dividiram Pietro, encarnando-o no Universo Cinemático Marvel e na franquia X-Men, respectivamente. 

Créditos - Reprodução

Justamente por não serem muito fieis à personagem das HQs, cada um conquistou o público à sua maneira - em particular Evan Peters. 

Apesar das críticas iniciais ao visual, o Mercúrio da Fox acabou se tornando a melhor parte dos últimos filmes de X-Men - além de ter sido melhor aproveitado que o velocista visto ao lado dos Vingadores. 

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



De fato, é dificultoso simpatizar com o Pietro do cinema ou na TV tanto quanto com o personagem das páginas - nos quadrinhos (ao menos originalmente), Mercúrio corre um tanto para longe do perfil "bom moço" mostrado nos longas.



[[COMEÇA AQUI O BREVE SPOLER DE "WANDAVISION"]]

Agora, Evan Peters retorna como um suposto Pietro em uma aparição surpreendente que causou rebuliço nos fãs em "WandaVision", série do Universo Cinemático Marvel. 


A surpresa até gerou especulações de que o figurão grisalho vivido por Peters é na verdade o Speed, um dos filhos de Wanda e Visão, e não o Quicksilver dos filmes de X-Men. 

Também acredita-se que "Pietro" seja, na verdade, o demônio Mefisto - envolvido na maternidade traumática da Feiticeira Escarlate nas HQs e um possível vilão da próxima fase do Universo Cinemático Marvel. 

MULTIVERSO DA LOUCURA: Surpresa de "'Wandavision" causa alvoroço e já levanta teorias na web. Créditos - Disney+/Marvel Studios/eloisebridgerton no Tumblr/Reprodução

Com "WandaVision" expandindo o MCU e sendo Wanda capaz de fazer o que quiser com essa realidade, a chegada "Pietro" pode significar qualquer coisa para o futuro da produções Marvel.

[[TERMINA AQUI O BREVE SPOILER DE "WANDAVISION"]]

Entre a polêmica relação com irmã gêmea, o papel por trás de um evento desastroso e filha Inumana, confira alguns fatos e passagens de destaque da trajetória de Pietro Maximoff nos quadrinhos.

Créditos - Marvel Comics/Reprodução

1) ELE *FOI* UM MUTANTE: Os constantes reboots na origem de Pietro e Wanda na continuidade da Marvel pedem um especial à parte, mas a origem e características apagadas dos dois são obrigatoriedade na lista: Pietro estreou nas HQs como um mutante ao lado da irmã em "X-Men" #4, em março de 1964. 

Os gêmeros Maximoff eram membros da Irmandade de Mutantes liderada por Eric Lensherr, o Magneto.

ESTAVA NOS GENES: Pietro e Wanda ao lado de Magneto à época da Irmandade de Mutantes. A ligação familiar entre os três ainda era desconhecida. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Na época, a ligação familiar com Eric ainda era desconhecida - possivelmente, sequer havia sido pensada pelos roteiristas da Marvel, tão maleável é a continuidade dessas histórias.

Pietro e Wanda acreditavam ser filhos dos ciganos Django e Marya Maximoff. Separados dois pais, passaram a ser hostilizados por humanos até serem resgatados por Magneto. 

Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Sentindo-se em débito, Pietro e Wanda toparam entrar para a Irmandade, embora não compartilhassem os ideais extremistas do Mestre do Magnetismo. 

Pietro, de fato, só havia se juntado ao grupo para proteger Wanda, como fazia desde a infância.

2) ELE SERIA FILHO DE OUTRO VELOCISTA...: Antes de Magneto, outro super maratonista da Marvel foi cogitado como pai de Pietro e Wanda - Robert "Bob" Frank, o Ciclone. Whizzer no original em inglês, Ciclone surgiu durante II Guerra Mundial, na Era de Ouro dos quadrinhos. 

FILHO DE PEIXE-ESPADA: Whizzer acreditou ser o pai de Pietro e Wanda nas HQs. Créditos - Marvel Comics/Reprodução 

Os irmãos já haviam se juntado aos Vingadores quando Frank entrou para a equipe acreditando ser o verdadeiro pai dos gêmeos. 

A essa altura, Pietro e Wanda sabiam que não eram filhos legítimos de Django e Mayra - eles lhe foram entregues pelo criativíssimo Alto Evolucionário (mais sobre essa figura seguir). 

Contudo, a crença de Frank logo se revelaria um equívoco.


Whizzer já fez aparições em duas animações do Homem-Aranha: a série de 1990 e a mais recente "Ultimate Spider-Man: Web Warriors".


3) ...ANTES DE VIRAR O MAGNETO JR.: A longínqua ligação familiar de Pietro e Wanda com o Mestre do Magnetismo foi revelada  em "Avengers" #185 - #187, e em seguida reiterada na minissérie "Visão e Feiticeira Escarlate" (1984) - uma das inspirações de "WandaVision". 

Essa revelação consolidaria os gêmeos no imaginário popular como filhos de Magneto e uma humana chamada Magda.

À direita, Magda dá a luz aos gêmeos nas dependências do Alto Evolucionário; à esquerdam Wanda e Pietro custam a acreditar na "verdade". Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Magda morreu no parto e os recém-nascidos foram, então repassados pelo Alto Evolucionário - um super cientista conhecido por seus experimentos genéticos um tanto bizarros - ao cigano Django Maximoff. 

A revelação de "Avengers" também mostra o quão Wanda é fisicamente parecida com Magda, enquanto a Feiticeira Escarlate observa a forte semelhança entre Pietro e Eric em sua minissérie própria com o Visão. 


Wanda e Pietro seriam adaptados como tal - os herdeiros de Magneto - em "X-Men: A Série Animada" (1992), na inesquecível "X-Men: Evolution" (2000) e em "Wolverine e os X-Men" (2009). 

Infelizmente, esse status seria desfeito nas HQs com a chegada dos dois ao Universo Cinemático Marvel.


 

4) ELE É IMPACIENTE: Um aspecto definitivo que afasta o Mercúrio de um possível status de Flash da Marvel é sua personalidade. O temperamento sempre explosivo ganhou uma explicação (não que isso justifique o fato de ele ter sido um marido abusivo) entre 1991 e 1993, quando Pietro fez parte da equipe mutante X-Factor.

Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Nessa fase, o subestimado roteirista Peter David enfatizou a irritabilidade e arrogância do velocista, justificando:
Imagine só se o mundo inteiro parecesse [uma fila enorme e parada]. [...] Para Pietro, como o próprio disse em uma edição de 'Amazing Spider-Man' anos atrás, o resto do mundo caminha a passos de lesma. Isto com certeza deve dar nos nervos.
Créditos - Marvel Comics/Reprodução


5) ELE É PAI: Pietro teve uma filha com a inumana Cristalys - a pequena Luna Maximoff. 

Cristalys ajudou o velocista a se recuperar após ele quase ser morto por um Sentinela - os icônicos robôs gigantes caçadores de mutantes. 

Pietro e Cristalys se conhecem à esquerda; à direita, já com Luna. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Os dois acabaram se envolvendo e se casando, gerando Luna. Curiosamente, a menina nasceu sem qualquer super-habilidade inumana ou mutante. 

Em teoria, um gene havia suprimido o outro e vice-versa, embora essa explicação tenha perdido o sentido com a "atualização" nas origens de Pietro e Wanda.

A atriz Isabelle Cornish interpretou Cristalys na malfadada série dos Inumanos, fracasso épico do Universo Cinemático Marvel. Créditos - Marvel Studios/Reprodução


6) ELE ERA O OUTRO: Cristalys estava envolvida com Johnny Storm - o Tocha-Humana do Quarteto Fantástico - quando conheceu Pietro. Ela terminou com Johnny para engatar o novo romance. 

O nascimento de Luna Maximoff. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Ironicamente, Pietro e Cristalys se casaram na edição #150 de "Fantastic Four". O comportamento explosivo de Pietro - em uma ocasião, o vilão inumano Maximus o deixou psicótico - logo deu início a um relacionamento abusivo e marcado por idas e vindas, o qual Cristalys levou anos para terminar de vez.

Créditos - Marvel Comics/Reprodução

A série "Inumanos" - conhecida por ser um dos poucos fracassos genuínos de público e crítica dos estúdios Marvel - teve a australiana Isabelle Cornish no papel de Cristalys. 

Apesar dessa falha, e diante das possibilidades incalculáveis de "WandaVision", não é impossível que o live-action adapte o romance e a filha do casal no futuro - de preferência, sem a parte abusiva.

 

7) ELE FOI RESPONSÁVEL PELA DINASTIA M: Não *o* responsável, mas uma peça-chave no evento.

Um dos arcos mais marcantes da continuidade do universo Marvel e mais uma inspiração de "WandaVision", a Dinastia M foi uma realidade utópica de prosperidade mutante, onde os heróis viviam com seus desejos realizados.

Desesperado, Pietro incentiva Wanda a moldar a realidade. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Mentalmente instável e responsável pelo fim dos Vingadores, Wanda criou este novo mundo influenciada por Pietro. 

Desesperado com o estado da gêmea (considerada uma ameaça por ambos Vingadores e X-Men), o velocista incentivou a Feiticeira Escarlate a conceber a Magneto, aos heróis e a si mesmos o "mundo melhor" pelo qual sempre lutaram, de modo que ela fosse poupada de um possível assassinato.

É TUDO MENTIRA: A Dinastia M criada por Wanda. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

As intenções de Pietro, porém, tiveram consequências desastrosas para todos, pois...

8) ...ELE FOI MORTO PELO PRÓPRIO "PAI": Desfeito o encanto, Magneto descobriu a verdade sobre a influência de Pietro e o matou, consternado com as loucuras feitas em seu nome. 

CHEGA DE MUTANTES: A Feiticeira Escarlate revive Pietro e extingue o gene X de milhares; porém, ela também tira os poderes do irmão. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Em retaliação, a onipotente Wanda ressuscitou o irmão e tirou os poderes de centenas de milhares de mutantes ao redor do mundo, incluindo Magneto. 

O HERDEIRO: Pietro luta para recuperar suas habilidades e salvar a raça mutante. Créditos - Marvel Comics/Reprodução


9) ELE PERDEU OS PODERES...: Acidentalmente, Pietro também teve as habilidades tomadas pela irmã no processo. A mudança o levaria a uma fase memorável de sua trajetória nas HQs. 

Mesmo sem sua super velocidade, Pietro logo mostraria até onde poderia chegar para reparar as arestas do Universo Marvel.

Créditos - Marvel Comics/Reprodução

10) ...E GANHOU OUTROS: Pietro ressurge no fundo do poço, suicida e pelejando para recuperar suas habilidades na minissérie "O Herdeiro", sequência direta da Dinastia M. 

Na trama, o Mercúrio se depara com as consequências de seus atos - o Homem-Aranha o confronta por ter perdido Gwen Stacy e o tio Ben (que estavam vivíssimos na Dinastia) outra vez.

FOI VOCÊ: Transtornado, Peter confronta Pietro pelas perdas com o fim da Dinastia M. Créditos: Marvel Comics/Reprodução

O ex-velocista acaba se joga de um prédio, mas é resgatado e curado - outra vez - por Cristalys (os roteiristas simplesmente não a afastariam do velocista tão cedo).

Reacendendo suas antigas ligações com os Inumanos e reencontrando a filha Luna, Mercúrio decide recorrer ao misterioso Pó Terrígeno para voltar a ser super. 

REBATISMO: Pietro recorre ao Pó Terrígeno para recuperar suas habilidades. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

O "herdeiro" consegue alcançar a substância, passando pelo processo conhecido como Terrigênese (de destaque na série "Agents of S.H.I.E.L.D."). 

O mergulho parece não ter surtido efeito, até Pietro ser surpreendido por uma versão mais velha de si mesmo. Ele é informado de que a Terrigênese, na verdade, lhe concedeu as habilidades de viajar no tempo e criar clones temporais. 




11) ELE TENTOU DESFAZER O ESTRAGO:
 À sua maneira, Pietro também tentou usar o Pó Terrígeno para restaurar a população mutante do Universo Marvel - agora à beira da extinção.

Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Infelizmente, suas intenções não eram exatamente honestas e suas tentativas foram em vão: além de temporários, os efeitos do Pó Terrígeno se revelaram danosos para alguns dos mutantes que o Herdeiro tentou ajudar - garantindo que haviam encontrado uma cura.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

12) ELE AGORA É UM HUMANO GENETICAMENTE MODIFICADO: Para entrar em sintonia com o Universo Cinemático Marvel e distanciá-los das histórias mutantes da casa, a Marvel Comics decidiu resetar outra vez a origem de Pietro e Wanda. 

OPS: Após décadas acreditados como mutantes, os gêmeos descobrem nova origem imposta pelo cinema. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Em 2015, a edição "Uncanny Avengers" #2 trouxe os gêmeos descobrindo terem sido geneticamente alterados pelo Alto Evolucionário. 

Décadas que os consolidaram como personagens mutantes de destaque fora dos títulos de X-Men foram apagadas por imposição dos filmes -  embora, para muitos, Wanda e Pietro jamais deixarão de ser filhos de Magneto.

[Mais após o anúncio.]

 


13) ELE SE RELACIONOU COM WANDA: Que os gêmeos sempre foram muito próximos, o leitor já entendeu. Porém, o roteirista maluquinho Mark Millar decidiu elevar essa proximidade a níveis preocupantes...

COMO ASSIM? Pietro e Wanda transformam amor fraternal em outra coisa no Universo Ultimate - Créditos - Marvel Comics/Reprodução

Uma das passagens mais infames dos quadrinhos é a relação incestuosa entre Pietro e Wanda no Universo Ultimate - publicado no Brasil como "Marvel Millenium" nos anos 2000. As histórias se destacavam pelo teor relativamente mais maduro (e sensual) em comparação às do universo padrão.

Nesta continuidade, que trouxe versões "modernizadas" dos heróis, Pietro e Wanda eram amantes e estava tudo bem. Em uma cena perturbadora, Janet Van Dyne (a Vespa) faz a revelação ao Capitão América como se isso fosse a coisa mais comum na realidade de Ultimate. Vai entender.

MUNDO BIZARRO: O Mercúrio e a Feiticeira Escarlate no Universo Ultimate. Créditos - Marvel Comics/Reprodução

O roteirista responsável, Mark Millar também é conhecido por ter criado "Kick-Ass" - cujo filme foi estrelado por Evan Peters e Aaron Taylor-Johnson e ganha referências inevitáveis em "WandaVision".

Siga o nosso perfil no Pinterest






Siga o nosso perfil no Google News



Siga-me no Twitter: @zevirtovsf 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “QuickVision! Treze fatos sobre Pietro Maximoff, o velocista da Marvel