Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: 'Disney Bia' lança especial para plataforma de streaming mergulhada em qualidade técnica
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: 'Disney Bia' lança especial para plataforma de streaming mergulhada em qualidade técnica

Elenco de Disney Bia - Divulgação: Disney Plus

"Bia, Un Mundo Al Revés" foi lançado mundialmente nesta última sexta-feira (19 de fevereiro) no Disney Plus. O especial de 1 hora e 30 minutos, produzida pela Non Stop e Paisaga, tendo Ceci Mendonça como produtora executiva e de conteúdo, entrega uma história nunca vista antes e totalmente distinta do universo da série original do Disney Channel Latam.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento



'Bia: Un Mundo al Revés' apresenta um universo imaginário oposto da história original apresentada na série. Uma aventura cheio de conflitos, personalidades divergentes, enganos e intrigas que afeta diretamente Bia Urquiza, a protagonista da trama e seus amigos. Nesse mundo alternativo tudo é diferente: as alianças, os segredos, os enganos, as motivações e o caráter de cada um se transformam, armando uma história onde a música guia e onde tudo vale para brilhar no show online.



Narrativa e Roteiro

O texto de 'Bia, Un Mundo Al Revés' não é primoroso, tem vários furos no geral, mas se destaca por ser mais despretensioso e cheio de referências ao texto da série, mesmo estando em um outro universo, mantendo a linha coerente com a proposta geral da mesma. Por se tratar de uma obra juvenil não temos um texto robusto, pelo contrário ele é bem simplório, mas beira longe do clichê raso, mesmo abraçando o clichê juvenil em sua plenitude.

Isa, Guido e Julio, os protagonistas de Bia - Divulgação: Disney Plus

Atuação

Assim como na série de TV, o grande destaque segue sendo Isabela Souza e Gabriella di Grecco, essa última inclusive, roubou a cena para si entregando uma Helena diferente, tudo nesse mundo contrário no ponto, um balanço da Helena da série, melancólica e apaixonada pela música e uma Helena, impulsiva e rebelde deste universo. Isabela Souza, manteve-se constante, ela preferiu recriar a Bia, se afastar um pouco da personagem original, porém mantendo-se fiel as motivações da personagem, ela guardou para si a entrega emocional da personalidade da protagonista e acessou de outra forma, colocando em outra perspectiva. Uma maneira egocêntrica de amar. Julio Peña é um excelente ator, reafirmo aqui com todas as letras aquilo que já havia dito em outras críticas - desta vez ele não só entregou um bom trabalho, como se superou, o jovem acessou seu lado cômico super bem, sem canastrar um só instante, mostrando-se um ator firme e promissor que é capaz de jogar com qualquer personagem. Sexy, egoísta e popular, nada parecido com o Manuel, o Puma do Amor, deu a Julio Peña a chance de se superar e mostrar o porque ele é o melhor ator protagonista de telenovela juvenil da história da Disney Latam.


Daniela Trujillo, entrega o ápice de sua performance como atriz no especial. Créditos: Disney Plus

Daniela Trujillo quando começou a série, essa jornalista aqui duvidou da sua capacidade como atriz, sim, confesso que a achava apática e com uma certa limitação, ela canastrava às vezes, isso era nítido, até a Pixie crescer dentro da narrativa, incluir plots interessantes para personagem e ela começar a mostrar o "monstro" do drama que ela é em cena, a artista foi provando que consegue sim render, chegando nesse especial para roubar e deslegitimar completamente meu comentário: "como ela é incrível como atriz" - a virada da personagem, as camadas, nuances, tom, postura, voz, trejeitos cênicos, todos no devido lugar e com uma ressalva: sem canastrar e se perder. Ela criou sozinha esse universo em cima da Pixie original, tem muito do comprometimento dela nesse cenário alternativo. Palmas Trujillo, você foi perfeita. Destaque também para a troca dela com André Lamoglia, que assim como na história original exalaram química nas cenas. Luxie, é endgame e os dois fizeram um ótimo trabalho juntos. Lamoglia que deixando registrado aqui melhorou muito na sua atuação ao longo da sua trajetória, nesse especial chegou a um ponto bastante promissor, hein? De olho nesse rapaz, ele tem tudo pra crescer mais.

Guido Messina, outro que incomodava na história original justamente por apresentar muitas curvas de oscilação na sua atuação, inclusive haviam cenas onde o ator ia super bem, mas quando exigia demais, acabava se perdendo, contudo no especial esse argumento não aconteceu. O Alex nerd fofo foi a jogada perfeita para ele se encontrar como ator, fruto de um amadurecimento cênico e nas experiências que o próprio construiu com o personagem, ele brincou e deixou-se libertar de um peso de ser o coprotagonista da história. 

Andrea de Alba é uma atriz brilhante desde o inicio, uma atriz de camadas, de viradas e de construção. Isso é um fato. O que ela fez com a Carmin (exatamente o que ela já vem feito durante todo o processo) desconstruir e construir novamente camadas para a mesma personagem, mantendo-se fidedigna com a mesma. Nunca foi um problema para Alba, química com seus colegas de cena, aqui a troca com Julia Argüelles, foi esplendorosa. Argüelles, que mesmo apagada pela narrativa conseguiu se impor em cena e fez uma Mara, com camadas mais sutis e tudo sem perder de vista seu lado mais intenso, característica marcante da Mara, no mundo real.

Gabi, Rhener e Fer Dante, coprotagonistas de Disney Bia - Divulgação: Disney Plus

Rhener Freitas provando que em todos os universos sempre terá química com Gabriella di Grecco, evidenciou seu lado cômico, no Thiago, ao avesso, o dono da gravadora interessada na Moondust entregou um rapaz sem escrúpulos, cheio de esferas densas e sedutor, ao contrário do personagem original, ele não tem medo de se declarar quando o convém. Rhener, prova que é um ator cheio de modulações, um excelente cantor e que consegue segurar bem qualquer coisa que se propõe.

Agustina Palma e Giulia Guerrini ficaram apáticas no especial, caso que ocorreu com outros personagens. Créditos: Divulgação/Disney Plus

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Os demais submergiram na narrativa onde poucos foram favorecidos, Micaela Díaz, até tentou sobressair-se dentro do plot antagônico, inclusive deu até um "up" na personagem que de longe é a mais desconexa da série. Fe Dante, mesmo tendo destaque um pouco maior dentro do especial, ainda assim sofreu da insuficiência da narrativa. Não adianta ter tempo de tela se o texto não ajuda. Palma e Giulia Guerrini, as amigas da protagonista não conseguiram mostrar o quão talentosas são, mas uma vez a culpa é dele mesmo, o texto.


Júlio Peña, O Pulma do Amor, mudança no visual reafirma a qualidade técnica do especial. Créditos: Disney Plus

Direção e Produção

O ponto mais alto do especial é sem sombra de dúvidas a parte técnica. Um verdadeiro show, as transições, estéticas, tomadas, direção de cena, direção de atores e fotografia, tudo em perfeita harmonia. Destaca-se a direção de cena, assim como as tomadas de longa distância que foram muito bem executadas, o que contribuiu e muito com a dinâmica da narrativa, diminuindo a sensação de correria da história em si comprometida pelo tempo. Os efeitos sonoros conversaram super bem com a nova ambientação, bem como as paisagens das externas que também contribuíram bastante para da uma nova perspectiva na história. Os figurinos dialogam muito com as novas personalidades dos personagens, mas isso sempre foi um ponto certeiro da produção.


Isa Souza, Agus Palma e Giulia Guerrini interpretam Bia, Celeste e Chiara respectivamente em Bia, el mundo Al Reves. Créditos: Divulgação/Disney Plus

Trilha Sonora

O EP lançado nas plataformas digitais no dia 12 de fevereiro trouxe seis músicas originais, mas no especial foram entregue cinco regravações de músicas já conhecidas. 

Es un Juego
Uma música grupal, mescla o pop com o rock anos 80, explora vocalmente os atores: Isabela Souza, Gabriella di Grecco, Rhener Freitas, Dani, Fernando Dante, Julio Peña e Mica Souza, os demais são inclusos em pequenas estrofes. A harmonização é o principal ponto destacável na canção. A letra brinca com a sensação de batalha, mostrando cada um em seu ponto de conforto e situa os personagens na nova realidade. Um bom número de abertura.


Siga o nosso perfil no Pinterest

En Tu Cara
Dueto de Isabela Souza e Gabriella di Grecco, o que exala aqui é a química vocal, e isso é evidente. A voz soprana de Isa contrapondo com a força da mezzo soprana Grecco é o acerto para aquela que é sem dúvidas a melhor música original do especial. É bastante divertido notar como a produção brincou com os arranjos de guitarra e colocou uma vibe bem rock roll na canção.


Vale, Vale
Dueto protagônico entre Isabela Souza e Julio Peña, emergido na sintonia dos intérpretes, sempre foi o melhor de todo o projeto a troca de ambos. É muito bem trabalhado o grave de Julio, e nessa música o artista coloca uma pitadinha sexy na voz o que o torna irresistível. A letra diz muito sobre o Manuel, quero dizer, o Pulma do Amor, o sedutor web star que caiu de amores por Bia, e nisso os compositores souberam usar nessa canção bem rock anos 50, muito da metalinguagem para passear pela narrativa do casalzinho Binuel, uma letra leve e divertida.



Dejarlo Todo
Solo da protagonista, a canção traz toda a diva dentro de Bia e consequentemente de sua intérprete. Uma observação sobre Isabela é que como cantora ela sempre foi limitada, sua voz não tem tantos recursos e uma grande extensão, mas sempre entregou muito bem as músicas que cantou em toda trilha sonora, sobretudo nessa faixa especificamente nota-se algo distinto, ela cresceu vocalmente e alcançou lugares vocalmente falando, uma região nunca antes vista, amadureceu tecnicamente e entregou uma versão perfeita para a melodia, uma peça pop carregada de energia.


Vengo desde Lejos
Outro dueto desta vez entre Gabi e Fernando Dante, não é a primeira vez que os vemos cantando juntos - visto que na novela há varias cenas desse encontro vocal, que sinceramente é uma das coisas mais impressionantes da parte musical da novela, mas aqui infelizmente nem toda essa potencialidade salva a música de ser a mais fraca de todo o especial. O arranjo destoou muito das vozes e a letra infelizmente é super rasa.


Quiero Bailar
Grupal é a primazia de toda a discografia de 'Disney Bia' sempre se destacou como o cristalzinho das faixas, não é diferente aqui nessa canção explosiva onde a harmonia brilha por si só. "Quiero Bailar" é a típica canção pop pegadizia radiofônica, feita para soar nos quatro cantos e se destacar comercialmente falando. Ela imprime todo o DNA Disney e funciona muito bem como música de encerramento.


Siga o nosso perfil no Google News

Pôster promocional do show 'Bia, un mundo al revés'. Créditos: Disney Plus

Reversões de Musicas anteriores

Thumbs Up - Dani
Música solo da senhorita Dani, uma voz delicada, porém forte que apresenta tons graves e modulações carregadas de potencialidade, um caminho a seguir, Dani é uma excelente cantora. A versão original dessa música foi interpretada por Andrea de Alba.

Tu Color Para Pintar - Julia Argüelles e Andrea de Alba
Tons distintos que se encaixam perfeitamente bem, o contraponto perfeito entre o grave de Argüelles, uma contralto de ofício e o agudo da mezzo soprana Andrea, destaque para as ondulações vocais de ambas. Originalmente essa música foi interpretada por Isa Souza, Agustina Palma e Giulia.

Los Besos que te Di - Rhener Freitas 
Estilo bem musical da Broadway, trabalhada em um vocal bem suave que encaixa-se no arranjo que deram a música, que originalmente é um reggaeton, Rhener, reafirma seu talento como cantor modulando muito bem e usando de melismas durante parte da música. Uma obra de arte. 'Los Besos que te Di' é interpretada oficialmente por Guido Messina.

Nadie nos va a Parar - Alan Madanes
Um reggaeton transformado em jazz clássico, uma combinação pouco provável é verdade, mas não é que deu certo? Alan Madanes entregou uma ótima versão da canção, usando de vocais agudos que mostra todo seu potencial vocal e ainda arrasou no recurso cênico. A música foi originalmente interpretada por Jandino.

Primer Amor - Guido Messina 
Se Bia não morreu de amores por essa versão, essa jornalista aqui sim. Guido é um barítono que sabe como interpretar uma balada, até mais do que qualquer outro ritmo. Muito mais do que zona de conforto, as baladas tocam muito nas emoções algo que a interpretação de Messina, entrega muito bem, ele consegue alcançar boas regiões em sua textura de voz, sabe como usá-la e olha, toda a segurança levou o jovem a soltar um high note surpreendente. 'Primer Amor' é interpretada por Fernando Dante oficialmente.

----- || ----- 

Pôster promocional do especial 'Bia, un mundo al reves'. Créditos: Disney Plus

"Bia: Un Mundo al Reves" funciona muito bem como história alternativa, uma ideia muito bem desenvolvida e super bem executada, mas é frustrante cogitar que seja o ponto final do projeto "Disney Bia" justamente por ser desconexa do arco original que deixou várias pontas soltas na narrativa. Não é o final digno que o projeto merece, na verdade "Bia" nunca teve o tratamento a altura, muito dos erros cometidos ficam na conta da própria Disney. A pandemia desestruturou algo que eles mesmo não fizeram tanta questão de concertar. A terceira temporada do folhetim não foi confirmada pela Disney, mas é muito provável que não aconteça, desta forma, fecha-se as cortinas para as irmãs Urquiza, fim da linha. Espero estar errada. Que o tempo responda.

Curtiu a crítica? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas. Escrito por Graziely Sofia com revisão de Hiago Júnior.

Siga-me no Twitter: @GrazyMaslow 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: 'Disney Bia' lança especial para plataforma de streaming mergulhada em qualidade técnica