Aparato do Entretenimento: Luxo Natural: Pedras garantem mais elegância nos ambientes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Luxo Natural: Pedras garantem mais elegância nos ambientes

                                        Pedra Moledo - Imagem real de projeto realizado pelo Nosso Estúdio

Profissional dá dicas de como usar o material em diferentes espaços e explica os tipos disponíveis no mercado

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Está de volta a tendência das pedras naturais! Material que ganhou destaque na década de 40, volta com tudo em 2020/2021. Com sofisticação e elegância, as pedras dão um ar mais moderno com toque da natureza, combinando com diferentes ambientes.

Elas podem ser utilizadas em qualquer ambiente da casa. Em um de nossos projetos recentes, por exemplo, utilizamos a Pedra Moledo na suíte máster, revestindo parte do dormitório e parte do banheiro, vinda de Minas Gerais. Utilizamos também o Seixo Rolado no banheiro social, vindo da Indonésia e a Pedra Portuguesa no piso da varanda, vinda do Rio de Janeiro”, contou a engenheira Ana Alves, do Nosso Estúdio.

 

Pedra Moledo é um revestimento feito do granitoide (rochas com aparência de granitos naturais). A aparência é rústica e porosa imitando uma parede natural de rocha e garante assim um efeito único na sua colocação. Esse modelo é muito utilizado no revestimento de muros, fachadas e montagem de cascatas.

 

Os Seixos são conhecidos também como pedrinha de rio, justamente pelo local em que costumam ser encontrados. Como estão sempre em locais molhados, possuem superfície lisa e formato arredondado devido a ação da água na rocha. Essas pedras são fragmentos de minerais ou rochas, geralmente quartzo.

 

O resultado do acúmulo e conjugação de pedras de pequenas dimensões e formas irregulares, que são calcetadas de forma a constituírem padrões decorativos, deram origem a calçada de pedra portuguesa.

 

Segundo a especialista, a aplicação de pedras naturais em casa, precisa ser pontual, em uma área que dê destaque. “Além de ser um elemento mais caro do que os revestimentos mais convencionais, como o porcelanato, dada a sua aparência, peso e forma, o ideal é que ele tenha um lugar de referência no projeto. A ideia é que os ambientes que recebam esse tipo de material, tenham nas outras paredes ou pisos, revestimentos mais leves, como uma pintura, por exemplo”, explicou a engenheira.

 

Mas atenção, é necessário entender o contexto em que será aplicado, para não sobrecarregar o ambiente. “Formatos muito grandes e rochosos, como a pedra moledo, podem reduzir demais o ambiente e deixar com aparência de apertado. Já o seixo rolado é uma pedra excelente para o uso em paisagismo, ou como acabamento de parede e piso. Ele é leve, tem um tamanho pequeno e textura bem agradável ao toque”, afirmou Ana.

 

É fundamental definir o tipo de pedra natural para cada ambiente, dentro do uso. “Se for uma área externa, sugerimos sempre um revestimento que tenha o acabamento ‘in natura’, ou seja, rugoso, áspero, que evite o escorregamento ao receber água ou produto de limpeza. Para áreas internas, principalmente em paredes, você pode utilizar tanto o de aspecto natural como o liso. Sempre lembrando que o liso permite a melhor aplicação em áreas de circulação ou banho”, complementou a engenheira.

 

Vale lembrar que a criatividade também é um item fundamental no uso dessas pedras, pois você traz a natureza para dentro do projeto e não precisa ser somente no paisagismo.


“Ao sugerir uma pedra natural em seu projeto, verifique a viabilidade dela na região. A maior parte das pedras naturais estão concentradas na região sudeste, principalmente em Minas Gerais. Então, é muito importante pensar na questão de logística dos materiais, principalmente no valor do frete. Outro ponto importante é o prazo de fabricação e entrega. Sendo elas naturais, sua ‘fabricação’ é a própria extração das rochas, o que demanda bastante tempo. Então, sempre prever um prazo maior para instalação desses materiais”, finalizou Ana Alves.

 

Confira mais imagens do projeto do Nosso Estúdio citado na matéria:






Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 


TAG

Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Luxo Natural: Pedras garantem mais elegância nos ambientes