Aparato do Entretenimento: Relembrando Sucessos: Sigo te Amando, um drama rural denso como base para um folhetim inesquecível
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Relembrando Sucessos: Sigo te Amando, um drama rural denso como base para um folhetim inesquecível


Claudia Ramírez como Luísa em cena da novela - Créditos: Televisa S.A

O ano era 1996 e a produtora Carla Estrada estava em alta na Televisa após produzir o grande sucesso ‘Laços de Amor’ no ano interior. Com isso Carla foi designada a voltar para o horário nobre da emissora na expectativa de que ela novamente produziria um grande sucesso por lá.

Estrada então decidiu apostar em um melodrama rural para a faixa e usou um original de Delia Fiallo como base para o folhetim. Esse texto da autora inclusive já havia sido adaptado para a Televisão nos anos 80. Foi nesse contexto que surgiria um dos grandes sucessos daquele ano e um dos melhores folhetins da carreira de Carla: ‘Sigo te Amando’.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


José Luis Santander e Claudia Ramírez em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Uma cidade do interior é palco para um complicado caso de amor. Inácio Aguirre é um poderoso fazendeiro acostumado a ter tudo o que quer. Luiza é uma jovem órfã, que assim como seu irmão, vivem ao lado de sua avó, Dona Paula. Mulher de fibra e de classe, ela domina os netos e não se conforma por estar passando por dificuldades financeiras. A situação os obriga a hipotecar os bens e Dona Paula vê como única saída para não perder a casa em que vive, comprometer sua neta Luiza a se casar com seu credor, o fazendeiro Inácio Aguirre. Submissa, Luiza aceita a decisão da avó e transforma sua vida num verdadeiro inferno.

Na capital vive Luiz Angel, médico ortopedista de grande prestígio, que o destino coloca no caminho de Luiza. Antes de seu casamento com Luiza, Inácio sofre um acidente no qual fica paralítico. Operado de emergência por Alberto, irmão de Luiza, ele culpa o futuro cunhado de tê-lo deixado assim. Já casada com Inácio, Luiza sofre com seus autoritarismo e por sua reclusão - pois ele não permite que ela saia da fazenda. Um dia, cansada de tudo, ela foge e se esconde numa cidade a beira mar. Na mesma cidade encontra-se Luiz Angel, tentando se recuperar de uma desilusão amorosa. Os dois se encontram e nasce entre eles uma louca paixão. Dias depois Luiza é encontrada pelo marido e obrigada a retornar para à fazenda, deixando para traz a chance de ser feliz. À procura de algum tratamento que o faça andar novamente, Inácio leva até a fazenda um médico renomado que tem uma técnica revolucionária para esse tipo de problema.

O médico é ninguém menos que Luiz Angel. Ele não faz ideia que lá vive Luiza e que é a esposa de Inácio. Ela também desconhece que o médico que vai chegar é o mesmo homem por quem ela está apaixonada. Durante o tempo em que esteve na fazenda, Luiz Angel acaba se transformando na grande paixão de Letícia, a irmã de Inácio, e em sua chance de sair das garras do irmão dominador. Porém o médico não corresponde ao seu amor, e ela que sabe a verdade sobre Luiz, assim Luiza conta tudo para o irmão. Inácio, espera apenas ser operado para expulsar o médico da fazenda.

María Rojo e Sergio Goyre em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Uma novela repleta de acertos em todos os sentidos, ‘Sigo te Amando’ é um daqueles folhetins que você fica ‘babando’ em frente a televisão: admirando sua história e sua qualidade.

Carla Estrada como de praxe, caprichou bastante na produção da novela, escolheu uma boa história, uma direção de cena super competente, belos cenários, um figurino de bom gosto, uma ótima trilha sonora e um elenco acima da média.

Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da novela foi a excelente adaptação de René Muñoz que conseguiu apresentar uma história ágil e envolvente e sem enrolação, com personagens incrivelmente bem definidos e desenvolvidos.

A direção de cena a cargo da saudosa Mónica Miguel foi outro fator que contribuiu para o sucesso. Mónica era uma daquelas diretoras que conseguia passar tudo que os escritores queriam com sua impecável direção, por isso que a novela foi repleta de momentos marcantes.

Claudia Ramírez como Luísa em cena da novela - Créditos: Televisa S.A

O elenco esteve também de muito bom gosto, a começar por Claudia Ramírez que ganhava a chance de protagonizar uma novela do horário nobre após fazer um relativo sucesso no ano anterior na novela ‘María Jose’. Aqui Claudia pode compor uma personagem bastante sofredora que comia o pão que o diabo amassou na mão do vilão da história após ser praticamente vendida a ele por sua avó.

Vindo do grande sucesso ‘Laços de Amor’, José Luis Santander repetiu a dobradinha com Carla e ficou responsável por viver Luis Angel o par romântico de Luísa, no geral o ator também esteve bem, mas por conta de tantos outros destaques, acredito que ele ficou um pouco apagado.

Agora quem mais chamou atenção foi Sergio Goyre na pele da peste Inácio Aguirre. O ator compôs um vilão ensandecido pra ninguém botar defeito, era um daqueles vilões que passava por cima de tudo para atingir seus objetivos e nem mesmo sua família estava livre da sua ira. Não é exagero dizer que esse é disparado o melhor personagem da carreira de Sergio.

Olivia Collins também esteve muito bem na pele de Letícia, a irmã de Inácio que fica obcecada em fisgar José Ángel a todo custo. A grande atriz Katy Jurado voltava a televisão em um papel de grande destaque como Justina a governanta de Inácio e Letícia e simplesmente deu um show na personagem que foi a responsável por acabar com Inácio no último capítulo. Essa ainda seria muito que infelizmente a última aparição de Katy no mundo das novelas.

Katy Jurado como Justina em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

María Rojo deu aula de atuação em cena na pele de Felipa a amargurada empregada de Inácio e que também era sua amante. Magda Guzmán e Osvaldo Benavides também se destacaram na pele de Ofélia e Lázaro, duas pessoas com problemas mentais e que eram tratados como mendigos pelo povoado. Yadhira Carrillo também se destacou como Teresa a melhor amiga de Luísa, embora o papel estivesse bem abaixo de sua capacidade.

Juan Manuel Bernal que também vinha de ‘Laços de Amor’ se destacou bastante como o alcoólatra Alberto, irmão de Luísa que vivia causando dor de cabeça para a mesma.

Após o fim da novela, ele, María Rojo, Claudia Ramírez, Olivia Collins e Luis José Santander, deixaram a Televisa. Entretanto, María Rojo regressaria em 2003 na novela ‘Mariana da Noite’, Luis José Santander voltaria numa participação especial em ‘Inocente de Ti’, de 2004, Olivia Collins retornou em 2011 vivendo a vilã de ‘Dos Hogares’ e Claudia Ramirez enfim regressava a rede em 2014 vivendo a grande vilã Rebeca da novela ‘El Color de la Pásion’. 

Siga o nosso perfil no Pinterest

Vale dizer que apesar de muito elogiada pela crítica e pelo público, Delia Fiallo, autora da obra original fez questão de tecer várias críticas ao folhetim para a imprensa. Segundo ela, Claudia Ramírez não era bonita para fazer o papel principal, María Rojo já estava velha para fazer um papel do porte de Felipa e por fim que a história era muito violenta e que não condizia com a obra que ela tinha escrito.

No Brasil, a trama foi exibida no SBT entre 17 de julho e 20 de novembro de 2000, no horário das 16h, em 91 capítulos, substituindo ‘Kassandra’ e sendo substituída por ‘Maria Isabel’.

Na Televisa o tema de abertura foi interpretado por Juan Gabriel, Já aqui no Brasil este tema foi trocado pelo hit "Teu Beijo" da Família Lima sendo muito lembrada pelo público até hoje. Mesmo tendo feito muito sucesso, a novela nunca foi reprisada, sendo esquecida em meio a mil e uma reprises da mesma coisa. Lamentável. 

Nos prêmios TVyNovelas de 1998 recebeu oito indicações vencendo em quatro categorias, incluindo melhor ator para Sergio Goyre.

José Luis Santander e Claudia Ramírez em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Siga o nosso perfil no Google News

No geral, ‘Sigo te Amando’ foi um drama rural incrível, muito bem produzido e escrito que soube usar de maneira satisfatória truques clássicos de folhetins do tipo como uma história de amor impossível, vilões marcantes e um grande rio de lágrimas. Uma novela que sempre será lembrada com carinho por todos.

 
Siga-me no Twitter: @EduardoOAlves2



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Relembrando Sucessos: Sigo te Amando, um drama rural denso como base para um folhetim inesquecível