Aparato do Entretenimento: Perdona Nuestros Pecados: A novela polêmica chilena em sua melhor forma, a de expressão da arte
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Perdona Nuestros Pecados: A novela polêmica chilena em sua melhor forma, a de expressão da arte

Pôster promocional de 'Perdona Nuestros Pecados' com os atores Mario Horton e Mariana Di Girolamo - Créditos: Mega

Criada por Pablo Illanes, nome responsável pelo sucesso ‘¿Dónde está Elisa?’ e também pela adaptação chilena da argentina ‘Floribella’ - Perdona Nuestros Pecados - é a representação da polêmica em sua melhor face, o reflexo através de uma obra de arte. Considerada por muitos como a telenovela de maior contenda da história do Chile, o folhetim tem um valor inestimável para os bons apreciadores de uma telenovela latina.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Através de um roteiro nada convencional, a ‘nocturna’ do canal chileno Mega dá voz a uma trama repleta de artifícios e contextualizações, numa tentativa bem coesa de apresentar argumentos que tipificam a hipocrisia e o falso moralismo da sociedade chilena da década de 50.


Mario Horton em cena da novela 'Perdona Nuestros Pecados' - Créditos: Mega

Sucesso de audiência e repercussão na mídia, a obra criada por Pablo Illanes em colaboração com Mauricio López Fernández narra a trajetória de uma família poderosa da alta aristocracia chilena da década de 50, onde um clã liderado pelo temível Armando Quiroga (Álvaro Rudolphy), usa todo seu poder para alcançar seus objetivos mais mundanos, criando um ambiente mutável para que a intriga, o suspense e romance construam uma trama repleta de paixão, cenário ideal para que a falsidade da nobreza impere.



Mario Horton, Gabriel Cañas e Mariana Di Girolamo em cena da novela 'Perdona Nuestros Pecados' - Créditos: Mega

No Brasil novelas com temática religiosa, de base católica ou não, já foram destaque na TV, como as minisséries ‘Hilda Furacão’, ‘Decadência’ e novela ‘A Padroeira’; bem como as telenovelas bíblicas da Rede Record de Televisão como ‘Jesus’, ‘Os Dez Mandamentos’, ‘Apocalipse’, ‘A Terra Prometida’, dentre outras - mas, nada se compara a controvérsia ‘Perdona Nuestros Pecados’ do Chile onde um padre, em pleno anos 50, apaixona-se por uma jovem em plena revolução, criando um litígio entre a moralidade e a política.


Uma das cenas mais polêmicas da novela 'Perdona Nuestros Pecados' - Créditos: Mega

Se já não bastasse o plot principal ser cálido, a diversidade sexual também é abordada na trama de forma aberta, mostrando em carne a hostilidade vivida pela comunidade LGBT ainda nos anos 50, uma célebre denotação do preconceito sexual em sua figura mais hostil. ‘Perdona Nuestros Pecados’ é uma fenda artística visceral e marcante na trajetória teledramatúrgica do Chile, tendo sua faixa etária para maiores de 18 anos.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Mario Horton como Padre Reynaldo Suárez em cena da novela 'Perdona Nuestros Pecados' - Créditos: Mega

Produzida por Daniela Demicheli (Eres Mi Tesoro e Amanda), e dirigido pelos diretores Nicolas Alemparte e Javier Cabiese, encabeçaram a direção da novela, embora Nicolas Alemparte foi o diretor geral da trama, ambos souberam conduzir as cenas de uma forma muito ousada e assertiva. Um dos fortes dessa direção era a carga dramática que ao longo das duas temporadas foram mostradas, cenas fortes e de violência, mas ao mesmo tempo mostrando sensibilidade em cenas mais ousadas.

Confira o soundtrack de entrada da novela

A trilha sonora de 'Perdona Nuestros Pecados' é composta na maioria por sons instrumentais, o responsável pela trilha sonora é o compositor Turco, Toygar Işıklı, no qual compôs o tema de abertura da novela, e outras músicas instrumentais para as duas temporadas da novela. Toygar Işıklı soube magistralmente encabeçar todas as nuances dos personagens, através da suas músicas, desde temas mais tranquilos até os mais misteriosos, trazendo uma atmosfera perfeita para esta produção tão polêmica e marcante que foi 'Perdona Nuestros Pecados'.


María José Bello e Soledad Cruz em cena da novela 'Perdona Nuestros Pecados' - Créditos: Mega

Mortes, traições, sangue, sexo e muita volúpia, são os ingredientes que alinhados ao bom roteiro, fazem de ‘Perdona Nuestros Pecados’ uma obra eclética e atemporal. A falta de temor é outro componente bem interessante da compilação novelesca, o criador não teve receio ao introduzir um padre político, visionário e que luta por classes minoritárias numa trama fincada nos anos 50, cenário até que semelhante ao vivido na novela de Tiago Santiago - ‘Amor e Revolução’ do SBT exibida em 2011 pela emissora brasileira.


Siga o nosso perfil no Pinterest

‘Perdona Nuestros Pecados’ soube conduzir com maestria a abordagem LGBT, mostrando em pelo horário nobre Chileno cenas até então nunca emitidas em televisão aberta, ao mostrar um relacionamento proibido entre as duas personagens, Mercedes Möller (interpretada pela atriz Soledad Cruz) e Bárbara Román (interpretada pela atriz María José Bello), popularmente conhecidas como o casal Barcedes (entre os fãs da novela). A história de amor delas contava com duas personagens completamente opostas, uma a jovem Mercedes que tinha pouca experiência de vida e nunca havia tido nenhum relacionamento antes, e da jovem Bárbara, uma mulher forte, independente e casada, a relação das duas começa de forma conturbada, muito em virtude do forte atrito pela diferença de personalidade das duas, mas no decorrer dos capítulos acabam se apaixonando perdidamente, levando pra si ‘’esse pecado’’, até então escondido.


Mario Horton e Mariana Di Girolamo em cena da novela 'Perdona Nuestros Pecados' 

Ao todo, Perdona Nuestros Pecados teve 312 capítulos, divididos em duas temporadas, com capítulos de cerca de uma hora cada, levados ao ar em pleno horário nobre do canal chileno Mega, conhecido na América Latina por produzir obras polêmicas e que trazem uma questão a ser trabalhada em seu cerne folhetinesco. O melodrama latino estava sendo reprisado desde março deste ano pelo seu canal de origem, o Mega, mas a obra de Pablo Illanes foi retirada do ar, embora quem for membro do canal oficial do Mega no YouTube, ainda pode assistir a novela. É uma lástima que todos não possam ter mais acesso à essa produção. É válido salientar também que infelizmente a novela não está disponível em nenhum streaming brasileiro, tampouco, possui dublagem ou legendas em português, porém não é muito complicado encontrar ‘Perdona Nuestros Pecados’ na internet. Numa busca rápida pelo Google, por exemplo, sites como Dailymotion e YouTube, geram resultados satisfatórios.


Siga o nosso perfil no Google News

Logomarca da novela 'Perdona Nuestros Pecados' - Créditos: Mega

'Perdona Nuestros Pecados' ganhou os Copihue de Oro (conhecido como o Óscar Chileno), como melhor série ou telesérie, já que no Chile eles têm o costume de designar suas novelas chamando-as de telesérie. Uma das curiosidades acerca de Perdona Nuestros Pecados além de ter ganhado os Copihue de Oro, foi uma das novelas mais longevas da história da teledramatúrgia Chilena, até porque lá no Chile eles tem o costume de produzir suas teleséries/novelas curtas não passando dos 100 capítulos, mas Perdona Nuestros Pecados fechou com 312 capítulos divididos em duas temporadas.

Em suma, Perdona Nuestros Pecados foi revolucionária e presente, uma telenovela que fez história, quebrou tabus e que hoje, mesmo recente, faz parte da luta por igualdade e voz na sociedade. Uma produção necessária nos dias atuais.



----- || ----- 

Curtiu a matéria? Então compartilhe. Faça este conteúdo chegar a mais pessoas.

Coluna escrita por Camila Júlia e Hiago Júnior para o selo 'Em Equipe' do site.


Siga-me no Twitter: @cj_cabo
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Perdona Nuestros Pecados: A novela polêmica chilena em sua melhor forma, a de expressão da arte