Coraima Torres como a protagonista de 'Kassandra'. Créditos: RCTV |
Em outubro de 1992, Kassandra, fenômeno midiático venezuelano chegava à Radio Caracas Televisión (RCTV) e despontava a carreira de Coraima Torres e Osvaldo Ríos, conhecidos mundialmente, a trama latina completa em 2020, vinte e oito anos de história. Para comemorar essa data, a coluna ‘Em Equipe’ de hoje falará sobre ‘Kassandra’ o melodrama que encantou gerações.
Osvaldo Ríos e Coraima Torres, os protagonistas de 'Kassandra'. Créditos: RCTV |
Produzida pelo trio Hernando Faria (De oro puro), Alberto Giarroco (Pobre Diabla) e Leonor Sotillo (La Rochela), três nomes importantes da teledramatúrgia latina, o melodrama venezuelano ganhou destaque justamente por conta da simplicidade, com situações críveis, verossímeis e que despertavam o interesse do espectador. A fácil conexão com uma protagonista de raiz humilde, semblante alegre e sempre disposta a ajudar os outros; ingredientes que somados ao bom romance fizeram de ‘Kassandra’ uma obra atemporal.
Coraima Torres como a sua personagem na novela 'Kassandra'. Créditos: RCTV |
Circense e não no modo pejorativo, a telenovela mostrava o mundo mágico do circo, ao introduzir uma protagonista que vive da arte, uma cigana com todos trejeitos, vestimenta e cultura. Aquela frase “Vou fugir com o circo” - nunca foi tão real. No Brasil a novela foi exibida pelo SBT apenas uma vez, entre janeiro à julho de 2000, completando neste ano incríveis 20 anos da estreia de ‘Kassandra’ em terras tupiniquins.
Foto promocional da novela 'Kassandra'. Créditos: RCTV |
A trama começa com a história da jovem Andreina Aroucha, filha do milionário Afonso Aroucha, um homem respeitado em sua cidade, casado com Hermínia e que tinha dois filhos gêmeos Luiz David e Inácio. A jovem nutria uma enorme paixão pelo amigo de seu pai, o jovem médico Ernesto que acaba descobrindo que Andreina sofre de leucemia e só tinha mais um ano de vida e mediante a essa situação, Ernesto resolve corresponder a paixão pela jovem e se casa com ela a pedido de seu pai, porém ao dar a luz à sua filha, Andreina acaba vindo a falecer e Ernesto ao deixar a filha recém-nascida aos cuidados de Afonso e Hermínia, também morre em um desastre aéreo. Porém o que ninguém suspeitava era que Hermínia queria se livrar da filha de Andreina, para que seus filhos não perdessem a herança de Afonso e com a ajuda do empregado Matias, a vilã fica sabendo que uma menina recém-nascida acaba de morrer no acampamento dos ciganos que pertencem ao circo que se encontra na cidade, com isso a vilã resolve trocar os bebês a e com isso, a filha de Andreina é levada embora da cidade junto com os ciganos, retornando 18 anos depois como uma bela jovem chamada Kassandra.
Siga a nossa revista no Flipboard
A novela ‘Kassandra’ tem uma particularidade bastante interessante, comparada com outras novelas, a obra oferece ao telespectador uma trama intensa e cheia de acontecimentos. É preciso acompanhar todo dia e entrar de cabeça na trama, caso contrário o telespectador fica completamente perdido na história, pois a história em si possui muitos elementos e fios soltos que vão se encaixando ao longo do tempo, conforme a história vai se desenrolando, como o segredo da troca dos bebês, o assassinato de Inácio no qual alguns capítulos antes do fim da novela se descobriu quem era o verdadeiro assassino do filho de Hermínia, no qual a acusação do crime caiu sobre Kassandra, sem contar o maravilhoso mundo do circo que teve grande destaque durante toda a novela.
Coraima Torres e Osvaldo Ríos em foto promocional da novela 'Kassandra'. Créditos: RCTV |
Vale destacar que ‘Kassandra’ além do enorme sucesso que fez na Venezuela, revelou e deu destaque à alguns talentos que simplesmente tiveram um enorme destaque durante a trama, como a atriz Nury Flores que interpretou a vilã Hermínia Aroucha com maestria, onde desde o início da novela, já vinha mostrando a que veio, Loly Sanchez que defendeu a personagem Rosaura, a empregada na casa da Família Aroucha, no qual começou com um papel pequeno e foi ganhando cada vez mais destaque na novela, se mostrando uma grande vilã, superando até mesmo as maldades de Hermínia que era a sua patroa. Vale destaque também relembrar que foi Rosaura a assassina de Inácio. O ator Osvaldo Rios não deixou a desejar em nada, a sua interpretação no papel dos gêmeos Inácio e Luiz David, principalmente no momento que Luiz David se passa por Inácio para enganar a todos, com intuito de descobrir quem matou o seu irmão, Coraima Torres em seu primeiro papel de protagonista, deu o tom certo a sua personagem-título, sem fazer caras e bocas e com expressões sem exageros. E claro, que não podemos esquecer do ator Henry Soto que defendeu o personagem Randú, o líder do ciganos de forma sensacional, dando destaque total e emoção na cena em que Randú ao defender Kassandra por quem era apaixonado, leva um tiro e morre nos braços da amada.
Siga o nosso perfil no Pinterest
Coraima Torres. Créditos: Reprodução Instagram: @lacoraima |
O que Coraima Torres fez após Kassandra?
Com o término da novela, Coraima continuou na RCTV onde esteve no elenco de ‘Dulce Ilusión’ ao lado de Gabriel Fernández, em 1994, estreou numa breve participação a série espanhola da Antena 3 ‘Compuesta y sin novio’ onde deu vida a Ivonne, no mesmo ano, protagonizou na RTI Televisión, emissora colombiana à novela ‘Sueños y espejos’ junto a Nicolás Montero. Coraima voltou a RCTV em 1998 para interpretar Daniela Martinez na novela ‘Cambio de piel’ e após o sucesso da trama, mudou-se para o Peru onde emprestou seu talento e beleza para a protagonista de ‘María Emilia: Querida’, novela na qual dividiu o protagonismo com Juan Soler, e teve a oportunidade contracenar com Ana Bertha Espín e Ana Patricia Rojo, duas grandes atrizes conhecidas do público mexicano.
Eclética, Coraima desembarcou em 2000 na Argentina para protagonizar a novela ‘Amor Latino’ da Central Park Producciones, novela que contou com Mario Cimarro de ‘Pasión de Gavilanes’ e ‘La Usurpadora’ no elenco. No ano seguinte, 2001, Torres voltou ao Peru para a última produção da América Producciones, intitulada ‘Soledad’ a trama foi baseada na obra da escritora Delia Fialo, responsável por ‘Kassandra’ como já falamos acima. Em 2004, Coraima voltou a Venezuela, mas agora na Venevisión para ser a protagonista de ‘Amor del Bueno’ trama que dividiu os créditos com Ricardo Álamo. Desprendida de rótulos e países, Coraima retornou à Colômbia em 2005 para interpretar a protagonista da novela ‘Lorena’ da RCN Televisión.
Coraima Torres. Créditos: Reprodução Instagram @lacoraima |
Com a conclusão de ‘Lorena’ - Coraima Torres - fez participações especiais nas produções ‘El ultimo matrimonio feliz’, ‘Los actores del conflicto’, ‘Mujeres asesinas’, ‘Salvador de mujeres’, ‘La Pola’ e ‘Confidencial’, isso tudo até 2013, quando enfim voltou às novelas com ‘5 Viudas Sueltas’ folhetim colombiano fruto da parceria da Sony com a Caracol Televisión. Dado o desfecho da obra em 2014, Coraima deu uma pausa na carreira e retornou em 2018, desta vez, em solo americano. Estreou na Telemundo a supersérie ‘Mi Familia Perfecta’ como Amparo, razão que logo despertou o interesse da RCN que a contratou para ‘La Ley del Corazón’ um dos últimos grandes sucessos da emissora colombiana. Seus últimos dois trabalhos incluem o filme da Amazon ‘Jack Ryan’ e a série ‘El Señor de los Cielos’ da Telemundo.
Osvaldo Ríos atualmente. Créditos: Reprodução Instagram |
O que Osvaldo Ríos fez após Kassandra?
Osvaldo já era conhecido do público noveleiro quando protagonizou ‘Kassandra’, mas foi com a novela que ele ganhou notoriedade a nível mundial. Com o fim da novela, Ríos, voltou a Telemundo para viver Juan Carlos, um dos protagonistas de ‘Tres Destinos’ obra de Angel del Cerro. Entre 1995 e 1996, fez participações nas produções ‘Los hijos de nadie’ e ‘Al son del amor’ voltando às novelas com ‘La viuda de Blanco’ da RTI Televisión da Colômbia, sob a produção de Hugo León Ferrer, a trama foi um sucesso e ganhou até um remake em 2006 pela Telemundo protagonizado por Itatí Cantoral e Francisco Gattorno.
Nos anos seguintes novamente fez rápidas participações, destaque para ‘Asesinato en primer grado’ e ‘Abrázame muy fuerte’ da Televisa, produção de Salvador Mejía já exibida no Brasil sob o título de ‘Abraça-me Muito Forte’. Em 2000, Osvaldo retornou à Colômbia para a parceria da Caracol Televisión e RTI Televisión - Rauzán - onde contracenou ao lado de Susana Torres do sucesso ‘Las Juanas’. Até a sua próxima novela em 2004, Gata Salvaje, Osvaldo fez parte das produções ‘Más allá del límite’ e ‘Bento Cego’. Em ‘Gata Salvaje’ exibida pela RedeTV! e disponível no catálogo do Prime Video, Torres fez outra participação especial e viveu Silvano. Em seguida veio o filme ‘Plaza vacante’ que não mostrou muita força no cenário cinematográfico. ‘Ángel Rebelde’ de 2004 veio para apagar essa imagem, parceria da Fono Video Productions, Univisión Network e Venevision, a trama trouxe Grettell Valdez e Víctor Noriega como protagonistas, no folhetim, Torres viveu Alejandro Valderrama, um dos papéis regulares da novela.
Siga o nosso perfil no Google News
Com o término de Triunfo del Amor, Osvaldo Ríos voltou as participações no cinema e na TV, estando no elenco das produções: ‘La Niña y El Mar’, ‘Marcelo’, ‘Gloria: Diva Suprema’, ‘Elsa & Fred’ e ‘En ausencia de ti’. Além de ator, Osvaldo também é produtor e em 2015 assinou a produção do longa americano ‘Dark Places’ baseado no livro da escritora Gillian Flynn.
Um legado memorável
‘Kassandra’ deixa um legado que não foi apagado com o passar dos anos, uma novela ágil, intensa e com uma mística forte. Encantadora e que fez o seu melhor papel, entreter e oferecer informações sobre a cultura circense e cigana. Em 2005, Nathalie Lartilleux produziu um remake, intitulado ‘Peregrina’ assim como a original de 1973 da Venevisión, a novela foi protagonizada por África Zavala e Eduardo Capetillo. Um fracasso de audiência, o folhetim nunca foi exibido no Brasil.
Curtiu a coluna? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.
Escrita por Gigio Hideki e Hiago Júnior para o selo 'Em Equipe'.
0 thoughts on “Patrimônio venezuelano: 28 anos da estreia de 'Kassandra' a novela que cativou o público brasileiro”