Aparato do Entretenimento: Patrimônio venezuelano: 28 anos da estreia de 'Kassandra' a novela que cativou o público brasileiro
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Patrimônio venezuelano: 28 anos da estreia de 'Kassandra' a novela que cativou o público brasileiro

Coraima Torres como a protagonista de 'Kassandra'. Créditos: RCTV

Em outubro de 1992, Kassandra, fenômeno midiático venezuelano chegava à Radio Caracas Televisión (RCTV) e despontava a carreira de Coraima Torres e Osvaldo Ríos, conhecidos mundialmente, a trama latina completa em 2020, vinte e oito anos de história. Para comemorar essa data, a coluna ‘Em Equipe’ de hoje falará sobre ‘Kassandra’ o melodrama que encantou gerações.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Baseada na obra da escritora cubana Delia Fiallo, que em julho deste ano completou 96 anos, Kassandra foi uma das primeiras obras da novelista em solo venezuelano. Delia conhecida do público brasileiro pelas versões mexicanas de suas obras ‘El privilegio de amar’, ‘Mar de Amor’, ‘Esmeralda’ e ‘La que no podía amar’ teve em solo brasileiro a apresentação de ‘Kassandra’ através do SBT, marcando uma das poucas inserções de telenovelas venezuelanas na emissora de Silvio Santos. Dirigida por Olegario Barrera, responsável pela direção de ‘Pura sangre’ e Grazio D'Angelo de ‘Mariana de la noche’ (1975) - Kassandra - foi uma obra singela e agradável.

Osvaldo Ríos e Coraima Torres, os protagonistas de 'Kassandra'. Créditos: RCTV

Produzida pelo trio Hernando Faria (De oro puro), Alberto Giarroco (Pobre Diabla) e Leonor Sotillo (La Rochela), três nomes importantes da teledramatúrgia latina, o melodrama venezuelano ganhou destaque justamente por conta da simplicidade, com situações críveis, verossímeis e que despertavam o interesse do espectador. A fácil conexão com uma protagonista de raiz humilde, semblante alegre e sempre disposta a ajudar os outros; ingredientes que somados ao bom romance fizeram de ‘Kassandra’ uma obra atemporal.



Coraima Torres como a sua personagem na novela 'Kassandra'. Créditos: RCTV

Circense e não no modo pejorativo, a telenovela mostrava o mundo mágico do circo, ao introduzir uma protagonista que vive da arte, uma cigana com todos trejeitos, vestimenta e cultura. Aquela frase “Vou fugir com o circo” - nunca foi tão real. No Brasil a novela foi exibida pelo SBT apenas uma vez, entre janeiro à julho de 2000, completando neste ano incríveis 20 anos da estreia de ‘Kassandra’ em terras tupiniquins. 


Foto promocional da novela 'Kassandra'. Créditos: RCTV

A trama começa com a história da jovem Andreina Aroucha, filha do milionário Afonso Aroucha, um homem respeitado em sua cidade, casado com Hermínia e que tinha dois filhos gêmeos Luiz David e Inácio. A jovem nutria uma enorme paixão pelo amigo de seu pai, o jovem médico Ernesto que acaba descobrindo que Andreina sofre de leucemia e só tinha mais um ano de vida e mediante a essa situação, Ernesto resolve corresponder a paixão pela jovem e se casa com ela a pedido de seu pai, porém ao dar a luz à sua filha, Andreina acaba vindo a falecer e Ernesto ao deixar a filha recém-nascida aos cuidados de Afonso e Hermínia, também morre em um desastre aéreo. Porém o que ninguém suspeitava era que Hermínia queria se livrar da filha de Andreina, para que seus filhos não perdessem a herança de Afonso e com a ajuda do empregado Matias, a vilã fica sabendo que uma menina recém-nascida acaba de morrer no acampamento dos ciganos que pertencem ao circo que se encontra na cidade, com isso a vilã resolve trocar os bebês a e com isso, a filha de Andreina é levada embora da cidade junto com os ciganos, retornando 18 anos depois como uma bela jovem chamada Kassandra. 



Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

A novela ‘Kassandra’ tem uma particularidade bastante interessante, comparada com outras novelas, a obra oferece ao telespectador uma trama intensa e cheia de acontecimentos. É preciso acompanhar todo dia e entrar de cabeça na trama, caso contrário o telespectador fica completamente perdido na história, pois a história em si possui muitos elementos e fios soltos que vão se encaixando ao longo do tempo, conforme a história vai se desenrolando, como o segredo da troca dos bebês, o assassinato de Inácio no qual alguns capítulos antes do fim da novela se descobriu quem era o verdadeiro assassino do filho de Hermínia, no qual a acusação do crime caiu sobre Kassandra, sem contar o maravilhoso mundo do circo que teve grande destaque durante toda a novela. 


Coraima Torres e Osvaldo Ríos em foto promocional da novela 'Kassandra'. Créditos: RCTV

Vale destacar que ‘Kassandra’ além do enorme sucesso que fez na Venezuela, revelou e deu destaque à alguns talentos que simplesmente tiveram um enorme destaque durante a trama, como a atriz Nury Flores que interpretou a vilã Hermínia Aroucha com maestria, onde desde o início da novela, já vinha mostrando a que veio, Loly Sanchez que defendeu a personagem Rosaura, a empregada na casa da Família Aroucha, no qual começou com um papel pequeno e foi ganhando cada vez mais destaque na novela, se mostrando uma grande vilã, superando até mesmo as maldades de Hermínia que era a sua patroa. Vale destaque também relembrar que foi Rosaura a assassina de Inácio. O ator Osvaldo Rios não deixou a desejar em nada, a sua interpretação no papel dos gêmeos Inácio e Luiz David, principalmente no momento que Luiz David se passa por Inácio para enganar a todos, com intuito de descobrir quem matou o seu irmão, Coraima Torres em seu primeiro papel de protagonista, deu o tom certo a sua personagem-título, sem fazer caras e bocas e com expressões sem exageros. E claro, que não podemos esquecer do ator Henry Soto que defendeu o personagem Randú, o líder do ciganos de forma sensacional, dando destaque total e emoção na cena em que Randú ao defender Kassandra por quem era apaixonado, leva um tiro e morre nos braços da amada.



Siga o nosso perfil no Pinterest

Coraima Torres. Créditos: Reprodução Instagram: @lacoraima

O que Coraima Torres fez após Kassandra? 

Com o término da novela, Coraima continuou na RCTV onde esteve no elenco de ‘Dulce Ilusión’ ao lado de Gabriel Fernández, em 1994, estreou numa breve participação a série espanhola da Antena 3 ‘Compuesta y sin novio’ onde deu vida a Ivonne, no mesmo ano, protagonizou na RTI Televisión, emissora colombiana à novela ‘Sueños y espejos’ junto a Nicolás Montero. Coraima voltou a RCTV em 1998 para interpretar Daniela Martinez na novela ‘Cambio de piel’ e após o sucesso da trama, mudou-se para o Peru onde emprestou seu talento e beleza para a protagonista de ‘María Emilia: Querida’, novela na qual dividiu o protagonismo com Juan Soler, e teve a oportunidade contracenar com Ana Bertha Espín e Ana Patricia Rojo, duas grandes atrizes conhecidas do público mexicano.

Eclética, Coraima desembarcou em 2000 na Argentina para protagonizar a novela ‘Amor Latino’ da Central Park Producciones, novela que contou com Mario Cimarro de ‘Pasión de Gavilanes’ e ‘La Usurpadora’ no elenco. No ano seguinte, 2001, Torres voltou ao Peru para a última produção da América Producciones, intitulada ‘Soledad’ a trama foi baseada na obra da escritora Delia Fialo, responsável por ‘Kassandra’ como já falamos acima. Em 2004, Coraima voltou a Venezuela, mas agora na Venevisión para ser a protagonista de ‘Amor del Bueno’ trama que dividiu os créditos com Ricardo Álamo. Desprendida de rótulos e países, Coraima retornou à Colômbia em 2005 para interpretar a protagonista da novela ‘Lorena’ da RCN Televisión.

Coraima Torres. Créditos: Reprodução Instagram @lacoraima

Com a conclusão de ‘Lorena’ - Coraima Torres - fez participações especiais nas produções ‘El ultimo matrimonio feliz’, ‘Los actores del conflicto’, ‘Mujeres asesinas’, ‘Salvador de mujeres’, ‘La Pola’ e ‘Confidencial’, isso tudo até 2013, quando enfim voltou às novelas com ‘5 Viudas Sueltas’ folhetim colombiano fruto da parceria da Sony com a Caracol Televisión. Dado o desfecho da obra em 2014, Coraima deu uma pausa na carreira e retornou em 2018, desta vez, em solo americano. Estreou na Telemundo a supersérie ‘Mi Familia Perfecta’ como Amparo, razão que logo despertou o interesse da RCN que a contratou para ‘La Ley del Corazón’ um dos últimos grandes sucessos da emissora colombiana. Seus últimos dois trabalhos incluem o filme da Amazon ‘Jack Ryan’ e a série ‘El Señor de los Cielos’ da Telemundo.


Osvaldo Ríos atualmente. Créditos: Reprodução Instagram

O que Osvaldo Ríos fez após Kassandra? 

Osvaldo já era conhecido do público noveleiro quando protagonizou ‘Kassandra’, mas foi com a novela que ele ganhou notoriedade a nível mundial. Com o fim da novela, Ríos, voltou a Telemundo para viver Juan Carlos, um dos protagonistas de ‘Tres Destinos’ obra de Angel del Cerro. Entre 1995 e 1996, fez participações nas produções ‘Los hijos de nadie’ e ‘Al son del amor’ voltando às novelas com ‘La viuda de Blanco’ da RTI Televisión da Colômbia, sob a produção de Hugo León Ferrer, a trama foi um sucesso e ganhou até um remake em 2006 pela Telemundo protagonizado por Itatí Cantoral e Francisco Gattorno.

Nos anos seguintes novamente fez rápidas participações, destaque para ‘Asesinato en primer grado’ e ‘Abrázame muy fuerte’ da Televisa, produção de Salvador Mejía já exibida no Brasil sob o título de ‘Abraça-me Muito Forte’. Em 2000, Osvaldo retornou à Colômbia para a parceria da Caracol Televisión e RTI Televisión - Rauzán - onde contracenou ao lado de Susana Torres do sucesso ‘Las Juanas’. Até a sua próxima novela em 2004, Gata Salvaje, Osvaldo fez parte das produções ‘Más allá del límite’ e ‘Bento Cego’. Em ‘Gata Salvaje’ exibida pela RedeTV! e disponível no catálogo do Prime Video, Torres fez outra participação especial e viveu Silvano. Em seguida veio o filme ‘Plaza vacante’ que não mostrou muita força no cenário cinematográfico. ‘Ángel Rebelde’ de 2004 veio para apagar essa imagem, parceria da Fono Video Productions, Univisión Network e Venevision, a trama trouxe Grettell Valdez e Víctor Noriega como protagonistas, no folhetim, Torres viveu Alejandro Valderrama, um dos papéis regulares da novela.


Siga o nosso perfil no Google News

Após ‘Ángel Rebelde’ Osvaldo fez participações especiais em ‘Zorro: La Espada y La Rosa’ exibida no Brasil pela Record TV e na série ‘Decisiones’. Em 2008, outro sucesso, ‘El Juramento’ ao lado de Natalia Streignard, a obra da Telemundo contou ainda com o astro Héctor Bonilla e Dominika Paleta, a María Joaquina de ‘Carrusel’. De volta a Televisa no ano seguinte, Osvaldo protagonizou a nova versão de ‘Corazón Salvaje’ como Juan de Dios, no folhetim Ríos sofreu comparações com Eduardo Palomo, além de ver os índices da novela despencarem. Uma novela para se esquecer. A redenção, ainda na Televisa, veio em 2010 com ‘Triunfo del Amor’ sucesso protagonizado por William Levy e Maite Perroni, na produção Osvaldo contracenou com Victoria Ruffo, uma das estrelas da emissora mexicana. 

Com o término de Triunfo del Amor, Osvaldo Ríos voltou as participações no cinema e na TV, estando no elenco das produções: ‘La Niña y El Mar’, ‘Marcelo’, ‘Gloria: Diva Suprema’, ‘Elsa & Fred’ e ‘En ausencia de ti’. Além de ator, Osvaldo também é produtor e em 2015 assinou a produção do longa americano ‘Dark Places’ baseado no livro da escritora Gillian Flynn.


Um legado memorável 

‘Kassandra’ deixa um legado que não foi apagado com o passar dos anos, uma novela ágil, intensa e com uma mística forte. Encantadora e que fez o seu melhor papel, entreter e oferecer informações sobre a cultura circense e cigana. Em 2005, Nathalie Lartilleux produziu um remake, intitulado ‘Peregrina’ assim como a original de 1973 da Venevisión, a novela foi protagonizada por África Zavala e Eduardo Capetillo. Um fracasso de audiência, o folhetim nunca foi exibido no Brasil.


Curtiu a coluna? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.

Escrita por Gigio Hideki e Hiago Júnior para o selo 'Em Equipe'. 

Siga-me no Twitter: @GigioHideki
Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Patrimônio venezuelano: 28 anos da estreia de 'Kassandra' a novela que cativou o público brasileiro