Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: La Mexicana y el Güero, novela tem todos os parâmetros para se firmar como o novo sucesso do Las Estrellas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: La Mexicana y el Güero, novela tem todos os parâmetros para se firmar como o novo sucesso do Las Estrellas

Arte promocional da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Após o término de 'Hijas de la Luna' em 2018, Nicandro Díaz González resolveu dar uma pausa na produção de novelas, diferente de Juan Osorio que emenda um folhetim atrás do outro, Nicandro foi atrás de um texto original e inédito no México, e encontrou no Chile a série 'Cómplices' da TVN.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Dessa busca nasceu 'La Mexicana y el Güero' trama que sofreu logo com a pausa nas gravações devido a pandemia de Covid-19. Protagonizada por Itatí Cantoral e Juan Soler, o melodrama mexicano estreia amanhã no Las Estrellas. Acompanhei os três primeiros capítulos disponíveis em adelanto no site da emissora e deixo as minhas primeiras impressões sobre a novela.

Itatí Cantoral como Andrea em foto promocional da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Enredo

O melodrama narra a estória de Andrea (Itatí Cantoral), uma vigarista profissional e sua trupe de trapaceiros, Andrea descobre que Tyler Somers (Juan Soler), um milionário americano enlutado está em busca da sua mãe biológica no México e consequentemente sua família. Para tirar dinheiro do gringo, Andrea arma uma arapuca, formando uma família 'fake' para enganar Tyler e ficar com sua fortuna. O que ela não esperava é que se apaixonaria pelo gringo e com isso o seu plano desmoronasse pouco a pouco.


Roteiro

Baseada na história original de Victor Carrasco, Carlos Galofre, David Bustos, Rodrigo Ossandon e Carlos Aporto. A versão mexicana fica a cargo da competente escritora Kary Fajer, parceira de Nicandro em tramas como 'Soy Tu Dueña' e 'Amores Verdaderos', a adaptação para TV por sua vez é assinada pela dupla Gerardo Luna (Destilando Amor) e Julián Aguilar (Teresa).

Sem grandes novidades o "guión" é engraçado e contemporâneo, além de focar na utilização de argumentos atuais. Embora pareça agradável, o roteiro entregue nos primeiros capítulos é um pouco complicado de se entender, principalmente por conta da genealogia da família falsa montada por Andrea e também por conta do motivo dos golpes anteriores, atitude que torna o roteiro inicialmente desalinhado. Algo que pode ser facilmente corrigido com o andar da carruagem. O plot principal da trama é bem frágil, principalmente por ser baseado numa série e não numa novela. Os adaptadores do livreto original terão que suar a camisa para criar situações que possam enganar o "Güero" e sustentar o folhetim por mais de 100 capítulos. Uma tarefa árdua e difícil.


Julio Camejo e Irán Castillo em foto promocional da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Fotografia e Cenografia

Com gravações no México e Canadá, La Mexicana y el Güero apostou alto na fotografia. O tom gélido dos primeiros minutos de cena, mesclado ao colorido da cultura latina formam uma roupagem interessante e crível. A cenografia é outro ponto assertivo, justamente por mostrar cenários luxuosos em um ambiente recheado de ricos e golpistas que ostentam uma boa vida. Não há cenas, por exemplo, de bairros simples ou famílias humildes, mostrando em suma o viés central da trama. O vestuário também compõe o conteúdo de forma correta. São roupas de estirpe, jóias e adereços, espaço também para mostrar o resultado de uma família "fake" baseada na riqueza, mas que tem base na pobreza. Roupas de marca, envelopadas com muito mau gosto nas estampas. 


Montserrat Marañon, Itatí Cantoral e Luis Roberto Guzmán em foto promocional de 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Atuação

Itatí Cantoral é a protagonista da obra e preserva o estilo cômico de outras produções da qual já fez parte, existe um pouco de Soraya Montenegro em sua atuação, bem como de Alejandra de "Hasta que el dinero nos separe" nesta composição datada em 2020. Contudo é preciso constar que a personagem de Itatí nos três primeiros capítulos da novela, acabou tendo um desenvolvimento irregular. Tanto no quesito texto, quanto direção de cena. A dosagem entre o lúdico e o cômico quase beirou o exagero. Menos nesse caso, é mais. Não é um problema acentuado, obviamente e nem atrapalha o andamento da trama, mas é algo que precisaria ser revisto. Talento, Itatí tem para dar e vender.

Juan Soler em foto promocional da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Juan Soler vai na mesma linha de Itatí Cantoral, quase beirando o exagero. O que me leva a conclusão; Será que a trama não quer mesmo mostrar uma comédia pastelão? Há quem goste. Soler como gringo é algo que foge do convencional, é preciso deixar a imaginação fluir e encarar a trama como uma obra aberta e lúdica, feita apenas para entreter. Com o desenrolar dos capítulos, seu personagem tende a ser melhor explorado, principalmente com a descoberta dos crimes na qual foi envolvido injustamente. A entrega de cena com personagens como Jacqueline Andere, por exemplo, justificam a escalação de Soler para a novela.


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Luis Roberto Guzmán como René em foto promocional da novela La Mexicana y el Güero. Créditos: Televisa S.A

Luis Roberto Guzmán é uma surpresa na trama, quase sempre escalado para dramas, desta vez o ator fincou seu nome em uma comédia familiar. Com pouquíssimo destaque e tempo de arte nos primeiros capítulos, René, seu personagem será o grande vilão da novela. E seus atos iniciais já mostram o caminho do intérprete. Guzmán, diferente de Itatí e Soler, não caiu no quase exagero de cena e isso tem um motivo, René é mais sério, um cafona apaixonado e com ares de vilão, logo a acidez cômica não se fez tão necessário. 

Sabine Moussier em cena da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Destaque mesmo vai para Sabine Moussier que fugiu do estereótipo de vilã sanguinária e tornou-se uma corruptora de marca maior. É engraçada na medida certa e forma uma bela dupla de cena com Itatí numa "empresa" de golpes. 

Jacqueline Andere em cena da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Jacqueline Andere é de longe o maior acerto de todo elenco, a estrela do casting e a melhor personagem em desenvolvimento. O talento de Andere transpõe o enredo como um todo, e mostra a versatilidade da atriz. Matilde é engraçada, debochada e instigante. Engana tão bem como uma mãe sofrida que é uma viagem teledramatúrgica observar seu talento em cena. 

 
Juan Soler e Nicandro Díaz González durante as gravações da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Produção

Nicandro Díaz González retorna ao Las Estrellas com uma obra inédita, adaptação de uma comédia chilena, La Mexicana y el Güero é uma continuação da atual visão do produtor no quesito gênero. Longe dos dramas rurais desde "Amores Verdaderos" seu último grande sucesso, Nicandro tem em mãos uma comédia que tem todos os elementos para abocanhar o público órfão de uma comédia pastelão, obviamente não é um "circo", mas preserva elementos das comédias de sucesso da emissora. Ainda que Nicandro produza com maior propriedade dramas rurais é interessante notar o empenho dele como produtor na busca por novos caminhos e livretos inéditos. La Mexicana y el Güero até o presente momento é uma trama regular, uma obra gentil e singela, e que cumpre o seu papel de entreter o telespectador.


Siga o nosso perfil no Pinterest

Destaques

Eleazar Gómez e Sian Chiong em cena da novela ' La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

La Mexicana y el Güero mostra um casal gay, vivido por Eleazar Gómez e Sian Chiong de forma real e sem estereótipos. Um casal bem sucedido, instável financeiramente e que vive o amor de forma aberta. 

Montserrat Marañon como Chabela em foto promocional da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Chabela, personagem de Montserrat Marañón é incluída como parte fundamental da família de golpistas, e não taxada como uma empregada, contratada apenas para limpar e cozinhar. Ela participa dos crimes e tudo de uma forma aberta, parte dela, por exemplo, acobertar e criar empecilhos para que Tyler não descubra todas as mentiras da família 'fake' e melhor, tudo através de uma atuação magistral. 



Gala Montes e Sian Chiong em foto promocional da novela 'La Mexicana y el Güero'. Créditos: Televisa S.A

Gala Montes é outra atriz que destaca-se entre o restante do elenco, Katya é uma extensão de Itatí Cantoral. No tom correto da personagem, Gala fornece todos os subsídios para um desenvolvimento e apego do espectador. 

La Mexicana y el Güero preserva elementos pastelões clássicos das telenovelas mexicanas, apresentadas agora com uma nova resposta tecnológica. O que acaba não entregando ao público final, o telespectador, cenas de caráter duvidoso, como partos de calça jeans ou "sabonetes assassinos".


Siga o nosso perfil no Google News

Foto promocional de La Mexicana y el Güero com parte do elenco principal da novela. Créditos: Televisa S.A

Vale a pena assistir? 

Pelo visto nos três primeiros capítulos disponíveis, vale a pena sim. "La Mexicana y el Güero" tem tudo para melhorar com o desenvolvimento do seu núcleo principal, assim como o de suas tramas paralelas. Endossando a fala do próprio Nicandro González, a novela tem a missão de entreter e este papel ela cumpre muito bem.

Quando estreia?

'La Mexicana y el Güero' estreia amanhã, 17 de agosto às 08h30pm no Las Estrellas. Os três primeiros capítulos já estão disponíveis no site oficial do Las Estrellas.

----- || -----

Curtiu a crítica? Compartilhe.


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: La Mexicana y el Güero, novela tem todos os parâmetros para se firmar como o novo sucesso do Las Estrellas