Aparato do Entretenimento: Todas as formas de amar: Novelas Filipinas que abordam o amor LGBTQIA+ em seu cerne folhetinesco
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Todas as formas de amar: Novelas Filipinas que abordam o amor LGBTQIA+ em seu cerne folhetinesco


Glaiza de Castro e Rhian Ramos em pôster promocional da novela 'The Rich Man's Daughter' - Créditos: GMA

As novelas ou nobelangs Filipinas fazem parte da cultura Filipina, embora faça parte de sua cultura, existe um órgão regulamentar do governo para todos seus programas: novelas, seriados, reality show, filmes e noticiários. O órgão regulamentar do governo é chamado de MTRCB (Movie and Television Review and Classification Board/Conselho de Revisão e Classificação de Filmes e Televisão), cujo conselho é responsável pela liberação e veiculação de todos os programas da televisão Filipina.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento

Embora exista esse conselho de liberação de suas produções, lá nas Filipinas aconteceu até então algo inédito na história da teledramaturgia Filipina, existem produções com a temática central lgbttqiap+. Ainda que mesmo com a censura do conselho de classificação de seus produtos, eles produziram e produzem produções lgbttqiap+, que serão abordadas por ordem cronológica.

  

Tom Rodriguez, Dennis Trillo e Carla Abellana em pôster promocional da novela 'My Hushband's Lover' - Créditos: GMA

A primeira novela foi 'My Husband's Lover' exibida em 2013 pelo canal Filipino GMA com a temática g, que foi indicada em 2013 ao Emmy International como a melhor novela do mundo, mas quem ganhou foi 'Joia Rara' da Rede Globo. 'My Husband’s Lover' foi escrita por Suzette Doctolero e contava a história de dois melhores amigos que se apaixonam; Vincent Soriano (interpretado pelo ator Tom Rodriguez) e Eric del Mundo (interpretado pelo ator Dennis Trillo). Vincent ao longo da história acaba se casando com Lally Agatep (interpretada pela atriz Carla Abellana), a fim de ocultar sua verdadeira orientação sexual. No decorrer dos capítulos Vincent e Eric voltam a se reencontrar, revivendo sentimentos do passado e do presente.



Uma curiosidade sobre essa novela é que ambos os atores tanto Tom e Dennis acabaram gravando um álbum intitulado TomDen, e foi sucesso nas Filipinas, os dois acabaram fazendo shows em vários países, e tendo boa repercussão na mídia. Embora tenha sido a primeira novela com a temática central lgbttqiap+ não houve cenas de beijos e de sexo entre os personagens, porém, depois que a novela acabou foi veiculada a cena de beijo censurada na internet.



Gabby Eigenmann e Glaiza de Castro em pôster promocional de 'Dading' - Créditos: GMA

A segunda novela foi 'Dading' com a temática b exibida em 2014 pela GMA, escrita por Denoy Navarro-Punio. 'Dading' contava a história de Ricardo (interpretado pelo ator Gabby Eigenmann), um homem com dúvidas sobre sua sexualidade que acaba se casando com Elizabeth Marasigan (interpretada pela atriz Glaiza de Castro), na qual Elizabeth acaba ficando grávida de JM Rodriguez (interpretado pelo ator Benjamin Alves), porém, Ricardo também acaba se apaixonando por JM. Contudo, será que ele será feliz com nessa vida de casado ou vai viver sua verdadeira identidade e ser feliz?

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

A terceira novela foi 'The Rich Man's Daughter' com temática l exibida em 2015 pela GMA, escrita por Suzette Doctolero. 'The Rich Man’s Daughter' foi baseada em fatos da história do magnata bilionário Chinês, Cecil Chao que ofereceu mais de 200 milhões de reais para quem se casasse com sua filha lésbica Gigi Chao.


Rhian Ramos e Glaiza de Castro em cena da novela 'The Rich Man's Daughter' - Créditos: GMA

A história de 'The Rich Man’s Daughter' conta a história de Jade Tanchingco (interpretada pela atriz Rhian Ramos), a filha única mulher vinda de uma família Chinesa-Filipina e filha do bilionário Oscar Tanchingco (interpretado pelo ator Al Tantay). Jade acaba conhecendo sua alma gêmea chamada Althea Guevarra (interpretada pela atriz Glaiza de Castro), uma mulher lésbica assumida, independente e coordenadora de casamentos.


Siga o nosso perfil no Pinterest

Jade acaba conhecendo Althea justamente no casamento de seu irmão mais velho, e coloca em prova seus sentimentos mais profundos e adormecidos, se redescobrindo como pessoa e vendo a vida de uma outra maneira. Jade acaba numa jornada de tentar entender e compreender as novas formas de amar. Além, das personagens lgbttqiap+ Jade e Althea de 'The Rich Man’s Daughter', a novela possuem mais personagens homossexuais, tais quais: Paul Tanchingco (interpretado pelo ator Mike Tan), cujo personagem era irmão da Jade, Batchi Luna (interpretada pela atriz Chynna Ortalea) e Willa (interpretada pela atriz Katrina Halili).


Uma curiosidade de 'The Rich Man’s Daughter' é que a novela foi considerada um marco na teledramaturgia Filipina, teve fãs espalhados pelo mundo, e acabou sendo a primeira produção Filipina que teve fãs de outros países legendando a novela pelo fandom Jathea/Rastro. Essa novela contou com o maior número de personagens lgbttqiap+ na história da teledramaturgia Filipina.

Siga o nosso perfil no Google News


Ken Chan e Fabio Ide em cena da novela 'Destiny Rose' - Créditos: GMA

A quarta novela foi 'Destiny Rose' com temática t exibida em 2015, também exibida pela GMA, escrita por Kutz Enriquez e Wiro Michael Ladera. 'Destiny Rose' contava a história de Joey Flores-Vergara, Jr/Destiny Rose (interpretado pelo ator Ken Chan), uma menina designada menino ao nascer. Joey sempre teve o sonho de ser uma autora de sucesso, se apaixona por Gabriele Antonioni (interpretado pelo ator Fabio Ide).

Ela acaba conhecendo o empresário milionário Armani Vitto (interpretado pelo ator Michael De Mesa), que a salva de um ataque transfóbico, fazendo com que sua vida mude totalmente, ao apadrinhar Destiny em sua jornada de transformação. 'Destiny Rose' realiza seu sonho de criança ser a mulher e autora que sempre sonhou em ser, inclusive, acaba sendo reconhecida mundialmente pelos seus livros best-sellers. Destiny e Gabriele se reencontram e vivem novos sentimentos e descobertas de uma nova forma de amar.

Uma curiosidade de 'Destiny Rose', é que um dos protagonistas dessa novela é Brasileiro e vive nas Filipinas a mais de 12 anos. Fabio Ide é um ator, modelo e empresário Brasileiro naturalizado Filipino, e foi sua primeira novela como protagonista, inclusive, vem fazendo outros trabalhos para a GMA em outras novelas da casa.

P.S¹
Todas as novelas mencionadas estão no YouTube completas no canal oficial da GMA legendadas em Inglês e algumas com a opção de tradução automática. 

P.S²
Os beijos censurados foram apenas divulgados na internet.

----- || -----

Matéria escrita por Camila Júlia.
Siga-me no Twitter: @cj_cabo 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Todas as formas de amar: Novelas Filipinas que abordam o amor LGBTQIA+ em seu cerne folhetinesco