Seleção da Disal taz obras que ajudam os apaixonados por pizza a entender a origem, as variações pelo globo e um pouco mais da cultura italiana
O Dia da Pizza é celebrado em 10 de julho. A data foi instituída em 1985 por ocasião do encerramento de um concurso no estado de São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas. A primeira pizzaria do Brasil foi aberta em 1910 e, somente na cidade de São Paulo, são consumidas cerca de 1 milhão de pizzas por dia.
Para celebrar toda a paixão gastronômica por essa receita tão tradicional, a Disal preparou uma seleção que é um verdadeiro mergulho na história e nas variações em diferentes regiões do planeta, incluindo títulos assinados por famosos e guia para aprender italiano cozinhando.
Confira:
Receitas De Pizza - 50 Cartas Que Ensinam A Fazer Massas, Molhos E Recheios
Jaqueson Dichoff
A pizza era, originalmente na Itália, um alimento dos plebeus. Ela passou a ganhar o devido reconhecimento nas mãos do pizzaiolo Raffaele Esposito no final do século XIX, quando ele desenvolveu a pizza margherita, batizada assim em homenagem a rainha Margherita. Neste livro em forma de caixinha estão reunidas algumas das melhores receitas desse sabor real (incluindo a margherita), várias dicas de preparo da massa e do molho e os utensílios indispensáveis na cozinha. Você vai aprender as técnicas de um dos mais consagrados pizzaiolos do Brasil e saber como fazer pizza com massa tradicional, integral, sem glúten e de frigideira. Uma obra deliciosa para ter em casa e presentear os amigos.
Baco - Em Busca Da Pizza Perfeita
Luiz Recena Grassi
Nada melhor do que o deus do vinho e das festas para dar nome a uma pizzaria. “Baco: em busca da pizza perfeita” narra os 10 anos de um restaurante que surgiu com novas propostas em termos de gastronomia. Um registro para a memória da capital do Brasil e do contínuo aprendizado que leva à realização de um sonho. Escrito por um jornalista "conhecedor" dos bons pratos, o livro, que vem recheado de fotografias e das experiências vividas pelo proprietário Gil Guimarães, conta, ainda, com diversas receitas, com destaque para as de pizza feitas com fermentação natural, que fizeram o local ser eleito uma das melhores pizzarias do Brasil.
Pizza: Uma História Global
Carol Helstosky
A pizza que consumimos nos dias de hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu na cidade italiana de Nápoles, por volta do século 18. Contudo, a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura foi criada bem antes, há 6 mil anos, consumida por hebreus e egípcios e chamada de “pão de Abrahão” ou “piscea”.
Desde então, o debate sobre a melhor maneira de fazer uma pizza é interminável. Ela pode ser de massa fina ou grossa; ser coberta com pepperoni, atum, mussarela, manjericão... Não importa a combinação dos ingredientes, a pizza pode ser preparada de diversas maneiras. Neste livro, Carol Helstosky apresenta a fascinante e agitada história da pizza, desde onde surgiu até os dias atuais, em que podemos encontrá-la em todos os cantos do planeta. O livro também traz receitas para que o leitor possa comprovar a deliciosa simplicidade e complexidade desse prato.
Pizza do Faustão
Fausto Silva e Massimo Ferrari
Com receitas do papa da culinária italiana Massimo Ferrari e apresentação de Fausto Silva, o livro traz um pouco de história desse prato tão consumido pelos brasileiros e os 14 mandamentos de uma boa pizza, além de 51 receitas, com fotos incríveis que mostram o passo a passo de pizzas como Aperitivo, Clássicas, Inventadas, dos Famosos e Doces. Os fenícios deram uma contribuição fundamental à receita inicial criando a cobertura, que levava carne e cebola – mal sabiam eles que o formato atual passaria a ser feita com dezenas de ingredientes. Mas foi em Nápoles que a pizza se popularizou: era vendida em barracas nas ruas, dobradas ao meio, e até com pinhão como recheio! E foi nesse porto, por intermédio dos espanhóis, que o molho de tomate – ingrediente essencial – desembarcou.
Italiano na cozinha
Angela Emilia Mela
A comunidade italiana no Brasil é a segunda maior do mundo. Nesta obra podemos conhecer, por meio das receitas caseiras regionais da Itália, um pouco das histórias pessoais da autora e de curiosidades da cultura italiana. Além da tradução das receitas, que incluem algumas de pizza, o livro contém um amplo vocabulário italiano-português que contempla desde o preparo das receitas até os ingredientes e utensílios utilizados. Uma forma primorosa e apetitosa de se aprender a língua italiana. A autora, Angela Mela vive em Roma e dá aulas e palestras sobre a história da cozinha italiana.
Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro
0 thoughts on “Dia da Pizza: Histórias, curiosidades e receitas deste símbolo da gastronomia”