Aparato do Entretenimento: Balanço de 100 Días para Enamorarnos: Nova proposta reconta a história e repara equívocos da obra original
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Balanço de 100 Días para Enamorarnos: Nova proposta reconta a história e repara equívocos da obra original


Telemundo aposta em texto argentino sucesso de vendas no mercado internacional - Créditos: Telemundo Studios

As comédias provenientes da Argentina sempre tiveram um grande destaque no mercado internacional, sendo sucesso constantemente em vendas no cenário seja para exibição original ou adaptação, como o caso de "100 Días para Enamorarse" adquirido pela Telemundo no final de 2019.

Repetindo o êxito rotundo de "Betty en NY" no seguimento do horário nobre, a emissora hispânica levou ao ar o primeiro capítulo de sua nova aposta no dia 28 de maio. A produção que também ganhou uma versão no Chile, produzida pela Mega TV é baseada na original escrita por Sebastián Ortega e exibida na Argentina pela Telefe em 2018.

Siga o nosso perfil no Instagram




Ficou curioso para saber como foi a estreia da novela? Eu e a minha amiga Grazy, colunista do Aparato acompanhamos os primeiros capítulos do folhetim e trazemos todos os detalhes. Vem com a gente.


Sinopse



A trama gira em torno dos conturbados relacionamentos de duas amigas, Constanza (Ilse Salas) e Remedios (Mariana Treviño). Contanza é casada com Plutarco (Erick Elías) há 18 anos e os dois são sócios em um escritório de advocacia, porém a relação do casal está desgastada e não flui mais como antes. Enquanto isso, Remedios que vive há três anos com seu pai, seu esposo e sua filha também enfrenta problemas em sua relação, por conta da irresponsabilidade de seu marido.




Após não aguentarem a falta de firmeza e comprometimento em seus relacionamentos, as amigas decidem se divorciar de seus respectivos parceiros. Sem saída e tendo de concordar com a decisão da esposa, Plutarco propõe um contrato que estabelece uma pausa de 100 dias no relacionamento do casal, passado esse período eles devem decidir se continuam juntos ou não.






A medida que esses eventos acontecem Remedios reencontra Emiliano (David Chocarro), seu ex-namorado, velhos sentimentos batem à porta e segredos do passado voltam a ressurgir revirando assim sua vida de cabeça para baixo.



Siga o nosso perfil no Google News


Durante esses 100 días, as vidas de Contanza, Plutarco, Remedios e Emiliano passarão por grandes mudanças, muita confusão e grandes reviravoltas, dando a oportunidade para que cada um deles refaça sua própria história.



Trailer 100 Días - Telemundo


Primeiras Impressões

A trama que se passa em Houston tem um tom mais contemporâneo e como em outras produções da Telemundo os diálogos oscilam entre o espanhol e o inglês. Logo de cara nos primeiros minutos do capítulo, o público é apresentado a questão que será um divisor de águas na trama - na primeira cena, Plutarco questiona Constanza sobre o divórcio e propõe um contrato de 100 días de separação - passado esse período, os dois poderão decidir se continuam juntos ou não. Há um certo feedback onde a trama volta 24 horas da cena inicial, assim conhecemos um pouco da rotina de Constanza e Plutarco, tanto quando de seus dois filhos adolescentes.   



Constanza está voltando de uma viagem de trabalho e se decepciona ao não ser recepcionada no aeroporto pelo esposo, ainda mais considerando que o casal está completando 18 anos de casados. A partir de então, vemos diversos momentos em que fica claro que a relação do casal está com problemas, como a frieza com a qual Plutarco recepciona sua esposa, quando ela chega em casa, ou ainda as constantes desconfianças, por parte de Constanza, de que seu marido tem uma amante. 



Paralelo a isso, o público é apresentado a Remedios, amiga de Constanza, na qual também enfrenta problemas no relacionamento com seu esposo. Durante uma visita de rotina ao ginecologista, Remedios acaba reencontrando com Emiliano, seu ex-namorado e pai de sua filha Ale (Macarena García).

Para celebrar seu aniversário de casamento, Constanza e Plutarco fazem um jantar que conta com a presença de seus amigos mais próximos, incluindo Emiliano, o qual é convidado por Plutarco sem o consentimento de Constanza. Durante o jantar, os amigos bebem e discutem sobre os prós e os contras dos relacionamentos e Constanza percebendo o que representa acaba expondo o fim na relação do casal e pede o divórcio. 

A sequência de cenas que envolve todos os personagens da trama, revela logo de cara o ponto crucial do folhetim: as rupturas que envolvem os quatro protagonistas. Desta maneira, o fio condutor terá influência direita na condução dos demais personagem no decorrer da história.


Capitulo 1 - Créditos: Telemundo


Roteiro

Fiel ao original de Sebastián Ortega, o roteiro é adaptado por Ricardo Álvarez Canales (La familia P. Luche, Una familia con Ángel) e Amarís Páez (Señora Acero, La Doña) a trama segue a linearidade da versão  argentina. Obviamente a história recebe algumas atualizações para o cenário americano. O local escolhido dessa vez é a cidade de Houston, onde todos os núcleos estão condensados nela.

Festivais escolares de open class, escolas de futebol americano, grupos de pais e mestres, assim como citações de escritores espanhóis e americanos durante as cenas, são  alguns exemplos dessas mudanças. Outro ponto que merece destaque é que vez ou outra os personagens dizem algumas expressões típicas da Argentina, fazendo referência a versão original. Apesar disso, questões pontuais do roteiro original permanecem intactas. 

É preciso destacar que a trama possui um discurso moderno, e que nada lembra folhetins tradicionais já conhecidos do público da emissora estadunidense, porém ao mesmo tempo que entrega uma premissa interessante na qual dependendo de seu desenvolvimento pode render ou cair no mais do mesmo, os personagens e as situações que estão presentes na história são bem realistas, afinal quem nunca se perguntou o que fazer depois que se termina um casamento? 

O felizes para sempre realmente existe? 100 días podem mudar relações de uma vida inteira? Esses questionamentos fazem parte do arco principal da novela e são abordados de maneira correta, sem  beirar o "caricato". Tem tudo para cair nas graças do público, o que ocorreu após os 10 capítulos originais, onde a trama pegou ritmo e desenrolou seus arcos iniciais.

Remanescente do roteiro original, a masculinidade tóxica dos personagens foi mantida, porém suavizada, claro que poderia ter sido anulada, mas em comparação a argentina onde Plutaco e seus companheiros de cena machistas subiam o tom, aqui vemos uma proposta de redenção e desconstrução.

Direção e produção

Como em time que está ganhando não se mexe, um dos pontos positivos em "100 Días para Enamorarnos" é sem dúvidas a direção. A cargo de três experts no assunto: Mariano Ardanaz (Educando a Nina), Fez Noriega (Sin Miedo a la verdad e Plan V) e Ricardo Schwarz (Betty en NY). 

Camaleônico, Ardanaz dirigiu a versão original da novela, sendo um dos diretores mais conceituados da Argentina, sua visão trás para essa nova adaptação um certo frescor e naturalidade, fatores indispensáveis para um bom andamento da trama que vem de uma realidade mais orgânica e corriqueira, diferente do caso da Argentina. Para a composição das cenas, por exemplo, os diretores alternam entre planos mais abertos (expondo os cenários bem realistas) e planos mais fechados, capturando a emoção dos atores, além de fazer uso de movimentos rápidos de câmera e plano sequência.

A produção tem a assinatura de Marcos Santana (Presidente da Telemundo Global Studios, NBC Universal, Telemundo Interprises e Telemundo internacional, além de Miguel Varoni, que seguiu no departamento visto o sucesso que a telenovela protagonizada por Elyfer Torres e Erick Elías alcançou. 



Negativamente vale ressaltar o baixo investimento nas chamadas de estreias que pouco eram vistas na programação do canal e a estratégia errônea de estrear o folhetim primeiro no Peacock, nova plataforma de streaming da NBC Universal. O conjunto é fidedigno ao que foi mostrado nos promocionais, o estilo novela com ares de série estão ainda mais evidenciados devido a alta tecnologia utilizada na produção da novela, coisa que a Telemundo nunca deixou a desejar.
  
Fotografia

A novela apresenta cenários bem realistas, os quais em conjunto com a fotografia bem iluminada e em tom pastel conferem a trama uma visão mais confortável, se contrapondo a apresentada em "Betty en NY", que era fria e cinzenta. É perceptível que mais uma vez, a Telemundo investiu pesado nas locações externas, criando cenários reais que vão do mais suntuoso (casa de Plutarco e Constanza) ao mais simples como visto na casa de Remédios e Jimena), contrapondo a realidade dos espaços. 

Cenários da cidade do Texas como parques: Houston Parks Board e a área central da capital do petróleo dão mais verossimilhança a história.

Trilha Sonora


O folhetim tem uma trilha sonora contemporânea. A abertura da atração ao som de "Quiero Despertar" é uma melodia foolk dançante que antecipa de antemão do que se trata a história da novela. A discografia é composta ainda por algumas canções americanas e instrumentais latinos, sem deixar de lado a nossa querida e famosa MPB. Cabe destacar ainda - Que será de tí - música que embala o romance do casal principal, Plutaco e Constanza, uma versão de 'Como Vai Você', canção eternizada na voz de Roberto Carlos.




Atuações

Erick Elías se consagra na empresa que o consolidou como galã do primeiro time - Créditos: Telemundo Studios

Depois de protagonizar o sucesso "Betty en NY" e se tornar o novo galã da Telemundo, Erick Elías está de volta ao horário nobre da emissora na pele do advogado Plutarco.

Atrapalhado, o personagem em certos momentos lembra muito Armando Mendoza, personagem que o consagrou como ator nos Estados Unidos e que ainda está muito recente na memória do telespectador, entretanto a medida do avance da narrativa, Elías consegue, mesmo que a muito custo, encontrar o tom do personagem e alcançar as camadas que o intérprete exige. 

Tudo isso aconteceu devido aos ajustes do roteiro que a trama vem sofrendo após seus capítulos iniciais. Erick tem como ponto forte o carisma recuso que ele usa a seu bel prazer. Em cena o ator e cantor, alterna facilmente entre a comédia e o drama, e aos poucos vamos conhecendo as novas facetas desse personagem.

Depois de dar vida ao ativista, Saul Aguirre em 'La Dueña', David Chocarro também fez uma boa apresentação de seu Emiliano, assim como Mariana Treviño com sua Remedios, o espírito livre da personagem condiz com a interpretação da atriz.  



Ilse Salas apresenta uma atuação correta através de sua personagem, mas ao mesmo tempo apática, morna e arrastada, diferente de Perterson que crescia em cena equilibrando a personalidade forte e sofisticada da personagem. Constanza está vivendo um momento conturbado na trama, o tom dado a personagem já deixa claro que a advogada viverá os 100 dias de liberdade condicionada de maneira intensa sem deixar o profissionalismo de lado.


Longe do torpe, mas ainda cômica se consolida como uma grande atriz do gênero. Créditos: Telemundo Studios 

Sylvia Sáenz também está muito bem como Jimena Sosa, a atriz encontrou o tom correto de sua personagem, uma advogada cômica que pensa que tem a família perfeita e que terá a vida virada de cabeça para baixo ao descobrir que seu marido não é o que ela imaginava. Sáenz repete a elogiada interpretação de Betty imprimindo muito bem a sua veia cômica, o que a credencia como uma das melhores atrizes de comédia em atividade.


Macarena entrega uma interpretação perfeita em 100 Días - Créditos: Telemundo Studios

Sem dúvidas o grande destaque da telenovela nestes primeiros capítulos foi Macarena Garcia. Sua personagem Ale Rivera é um dos destaques da versão original e a menina não fez feio. Ela tem a personagem nas mãos e sabe como explorar as camadas da mesma, dando toques de profundidade emocional para a adolescente. A cena em que Ale aparece no espelho retirando as bandagens que usa para esconder os seios impactou o público. Em tempos a personagem tem tudo para ser um dos arcos mais bem desenvolvidos da trama, já que no decorrer da mesma descobre ser transexual.  


Galã teen da trama Xabiani é um nome promissor que precisa ser notado - Créditos: Telemundo Studios

No núcleo além do arraso da Macarena Garcia, o ator Xabiani Ponce (Violetta) se destaca no arco teen da telenovela. Ponce entrega uma interpretação correta para o seu galã Dani, o líder da turma. Mesmo com pouco tempo de tela, o jovem consegue imprimir a personalidade forte, mas ao mesmo tempo sofre por ser o filho mais velho de Plutaco. 

O lado músico de Dani veio a agregar positivamente a condução do mesmo, visto que essa característica é vista no próprio Xabi que também é musico de ofício. Ele e Sheryl Rubio possuem uma química enigmática em cena, o que cresce ambos os personagens.


De modo geral, todo o elenco está indo bem. Apenas um pequeno detalhe tem incomodado quem está acompanhando a trama; o uso em demasia de palavras em inglês feita por todos os personagens. Quem não está muito familiarizado com a língua nativa americana fica perdido sem entender os diálogos da novela.


Caras novas

Novos talentos se somam a '100 Días para Enamorarnos' entre eles a pequena Elissa Marie de 11 anos, filha de Geraldine Bazan e Gabriel Soto, sua personagem terá o mesmo nome da menina e ainda dividirá a cena com a mãe que também participará de alguns capítulos da novela.

Outra filha de famosos que está no elenco é Marielena Davila, sua mãe é a famosa apresentadora do programa "Mira Quién Baila" Chiquinquira Delgado. Na trama a estreante venezuelana que já tinha feito algumas coisas como atriz, interpreta Sol, uma adolescente que nos primeiros capítulos torna a vida de Plutarco impossível. Um ressalvo aqui: a garota arrasa na comédia e não deixa a desejar ou se intimidar com a excelência cênica de Elías em nenhum momento. 

Elemento chave paro o êxito da novela original, Carla, desembarca na Telemundo - Créditos: Telemundo Studios



Participação Especial

Assim como ocorreu em "Betty en NY" alguém chega da Argentina para participar de '100 Días para Enamorarnos'. Depois de ser premiada pela sua interpretação de Laura Comtemponi, uma das protagonistas da história original, Carla Pertson participará dessa nova versão da Telemundo como uma advogada que se intrometerá entre Plutarco e Constanza, casal formado por Erick Elías e Ilse Salas.


Vale a pena acompanhar?


Apesar de estar com a audiência muito aquém do esperado, o folhetim merece ser acompanhado. A novela promete ser ambiciosa, pois mostrará uma visão mais realista sobre os relacionamentos. A versão argentina da série conseguiu cativar a audiência por tratar de temas importantes que mexem com a sociedade. Problemas que podem acontecer no dia a dia de qualquer família, relação familiar ou de trabalho. Ali foram discutidos temas como bullying, transexualidade, divórcio, relações abusivas, drogas, alcoolismo, entre outros. 



Por isso, apesar de seguir num ritmo menos frenético do que a maioria das produções costumeiras da Telemundo, essa realmente demora a engajar, a novela tem tudo para conquistar o público. '100 Días para Enamorarnos' contará  histórias universais que terão uma conexão imediata com os telespectadores.

Siga o nosso perfil no Pinterest


O viciado em sexo, a mãe abnegada, a esposa confiada, a obcecada por trabalho, o imigrante que luta para viver o sonho americano, a solteirona, são personagens com os quais todos poderão se identificar. A história trata de dramas cotidianos atuais sem deixar de lado a veia cômica. E tem todos os ingredientes para conquistar o público.


Núcleo central da telenovela - Créditos: Telemundo Studios

Curiosidades

↪ Apesar de o público estar estranhando a escalação do elenco de '100 Días para Enamorarnos' as muitas caras repetidas é um fato recorrente nas produções da Telemundo, pois é muito comum um ator estar em duas produções ao mesmo tempo. Como é o caso de Humberto Zurita (El Señor de los Cielos) e  Isabella Sierra que também está no ar através da reprise de 'La reina del sur'. Ter um casting pequeno dá nisso.

↪ Muitos atores que estavam em 'Betty en NY' também estão no elenco de '100 Días para Enamorarnos' (vide o elenco de apoio de Betty en NY) muitos foram convidados para fazer parte do projeto, enquanto gravavam os últimos capítulos da novela. Sylvia Sáenz e Erick Elías, visto que a pré-produção de '100 días' aconteceu concomitantemente entre a reta  final da produção de Betty.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.


↪ Apesar de ser um rosto novo para os telespectadores, Mariana Treviño possui uma carreira consolidada. A atriz é  figurinha conhecida pelo seu fabuloso papel na série "Club de Cuervos" onde interpreta Isabel Inglesias e também pode ser vista na plataforma em 'Narcos: México 2' como Cecilia Rosado.

↪ Ilse Salas é outra que já tem uma carreira tanto na TV como no cinema, recentemente a atriz ganhou o Prêmio Ariel de Melhor Atriz, por sua atuação no filme 'Niña de Bien'. 


↪ Falando nela, essa não é a primeira vez que Erick Elías e a atriz trabalham juntos. Eles já haviam atuado juntos na série 'Locas de Amor' (2009) e em 'Hotel de los  Secretos' onde Erick interpretou Julio Olmedo e Sala interpretou a vilã Belen Garcia.

↪ O texto de '100 Días' é o terceiro mais exportado para remakes da Argentina, ela só perde para as tramas de Cris Morena e da telenovela "Lalola".

↪ Carla Perterson possui o título de atriz mais exportada mundialmente da televisão argentina, suas novelas já foram vistas em todos os continentes ao redor do mundo.

Crítica escrita por Lorena Paixão e Graziely Sofia
Revisão: Hiago Júnior



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Balanço de 100 Días para Enamorarnos: Nova proposta reconta a história e repara equívocos da obra original