Aparato do Entretenimento: Juan Osorio: Um produtor de fases que encontrou a fórmula do equilíbrio folhetinesco
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Juan Osorio: Um produtor de fases que encontrou a fórmula do equilíbrio folhetinesco

Edith González, Maite Perroni e Silvia Navarro em fotos promocionais das novelas 'Salomé', 'Mi Pecado' e 'Mi Corazón es Tuyo' - Créditos: Televisa S.A

Após o sucesso da coluna sobre Nathalie Lartilleux chegou a hora de escrever sobre outro produtor de novelas da Televisa, Juan Osorio, um dos showrunners mais conhecidos do cenário mexicano.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Juan Osorio já apareceu em algumas oportunidades no Brasil, como por exemplo, através da exibição das novelas 'Meu Coração é Teu', 'Meu Pecado' e 'Salomé' todas através do SBT.

  
Eduardo Santamarina e Susana González em foto promocional da novela 'Velo de Novia' - Créditos: Televisa S.A

Atualmente Osorio é um dos principais nomes do casting de produtores executivos da Televisa, responsável pelos três últimos êxitos de audiência da emissora, Juan, retorna ainda esse ano com mais uma obra familiar, desta vez, protagonizada pelo seu filho Emilio Osorio.

Teria ele encontrado a fonte do sucesso? Ou seria apenas sorte? Essa é a pergunta que me faço nesta coluna. Venha saber mais sobre a trajetória do produtor.


Ludwika Paleta em cena da novela 'Duelo de Pasiones' - Créditos: Televisa S.A

Um produtor de fases

Juan Osorio começou sua carreira como produtor de novelas no final dos anos 80 na Televisa e diferente de outros, permanece na emissora até hoje, sendo um dos profissionais com maior aceitação de público no conglomerado mexicano. Contudo, todo esse êxito é repleto de altos e baixos. Para se ter ideia, Osorio têm em seu currículo tanto produções de sucesso como os casos de 'Salomé', 'Mi corazón es tuyo' e 'Mi Marido Tiene Família' quanto de baixo apelo do telespectador como os folhetins 'Velo de Novia' e 'Sueño de Amor'.

Essa mistura deve-se muito a busca de Osorio por projetos diferentes, o que acaba o creditando como um produtor de fases, em outras palavras, Osorio segue sempre em busca de conteúdos de apelo popular que adequem-se as novas propostas e vivências da população. Tal fato, pode ser visto recentemente com 'Mi Marido Tiene Más Família' e a série 'Juntos el corazón nunca se equivoca' onde Osorio deu voz e espaço para a veiculação de um núcleo gay em um dos países mais homofóbicos da América Latina. 


Sara Maldonado e Erick Elias em foto promocional da novela 'Tormenta en el paraíso' - Créditos: Televisa S.A

Reinvenção

Outro ponto que merece destaque na carreira de Osorio é o seu processo de reinvenção. Em alguns momentos, ele acabou vendo-se obrigado a refazer do zero tramas que patinavam na audiência, por circunstâncias diferentes, barracos nos bastidores, baixa aceitação dos protagonistas, script rejeitado pelo público, entre outros.

'Sueño de Amor' é uma delas, considerada um dos maiores fracassos do currículo de Juan Osorio, a trama protagonizada por Cristián de la Fuente e Betty Monroe logo foi rejeitada pelos espectadores e na ânsia de tentar resgatar a trama, Osorio teve a 'belíssima' ideia de raspar o cabelo da protagonista, vítima de câncer, no mesmo momento em que o seu par romântico transava com Cristina, personagem de Marjorie de Sousa que adentrava ao folhetim na vã tentativa de trazer vigor. Não deu certo.




Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Em 2003, em outro exemplo, Osorio levava ao ar a trama 'Velo de Novia' um remake da obra brasileira de Janete Clair, quando polêmicas envolvendo parte do elenco começaram a pipocar nas revistas de celebridades. Não deu outra, a audiência despencou. Sem estrutura firme na trama e com a turbulência do backstage, Osorio interviu e remodelou a trama, mesclando o texto de 'Yo no creo en los hombres' a 'Velo de Novia' - a audiência correspondeu - não tanto como era esperado, mas no quesito história, a trama ganhou um novo gás.


Fernando Colunga e Blanca Soto em foto promocional da novela 'Porque el amor manda' - Créditos: Televisa S.A

Outro exemplo claro é a intervenção na telenovela 'Porque el amor manda' de 2012, protagonizada por Fernando Colunga e Blanca Soto, o melodrama já era um sucesso de audiência e repercussão e justamente por trazer Colunga num papel diferente de todos já vistos em sua trajetória na TV, mas Juan Osorio não estava satisfeito e intensificou o plot de seus vilões interpretados por Claudia Álvarez e Erick Elías, o que garantiu ainda mais audiência.

Outras mediações que surtiram efeito foram nas novelas 'Salomé', 'Mi Corazón es Tuyo' e 'Soltero con Hijas'.
 
Cena da novela 'Soltero con Hjas' - Créditos: Televisa S.A

Apelo popular

Já ouviu a história que Walcyr Carrasco consegue audiência em suas novelas da Rede Globo por sempre apostar na fala simplória e popular? Pois bem, muito dessa falácia aplica-se a Juan Osorio. Assim como o autor brasileiro, Juan, busca sempre apresentar núcleos que tendem a chamar atenção pela simplicidade, com diálogos mais 'pobres' e menos robustos, oportunizando uma maior assimilação por grande parte do público.

Outra arbitragem do produtor é a delimitação de vilões, vários, que muitas vezes acabam dividindo-se entre os núcleos cômicos e de drama, alimentando as tramas principais e consequentemente as subtramas. Gerindo acontecimentos e condições para um bom andamento do folhetim. O pecado neste sentido, fica restrito ao desenrolar de alguns núcleos, que através dessa visão, acabam nutrindo uma procrastinação sem necessidade.


Maite Perroni e Eugenio Siller em foto promocional da novela 'Mi Pecado' - Créditos: Televisa S.A

Juan Osorio no Brasil

Assim como no México, Osorio teve altos e baixos no Brasil. Com poucas oportunidades em terras brasileiras, o produtor teve apenas as telenovelas 'El alma no tiene color', 'Salomé', 'Mi Pecado' e 'Mi Corazón es Tuyo' exibidas pelo SBT e 'Maria José' apresentada pela CNT.

Nessa breve incursão, Osorio coleciona êxitos e flops, a começar por 'Mi Pecado' que amargou péssimos índices de audiência em 2014, 'El alma no tiene color' por sua vez, consolidou uma audiência mediana assim como 'Salomé'. Por fim 'Mi Corazón es Tuyo' converteu-se em um sucesso.


Siga o nosso perfil no Google News

Edith González e Guy Ecker em foto promocional da novela 'Salomé' - Créditos: Televisa S.A

'Mi Corazón es tuyo' o maior êxito de Osorio no Brasil já ganhou até reprise pela emissora de Silvio Santos. O que acabou despertando o interesse e solicitação de fãs pela exibição no Brasil de tramas semelhantes do produtor, como 'Mi Marido Tiene Família' e 'Soltero con Hijas', ambas inéditas no Brasil.

Você ainda se lembra do questionamento do inicio desta coluna? Pois bem, teria Juan Osorio encontrado a fonte do sucesso ou seria apenas sorte? Acredito que nenhuma das opções, o êxito de Osorio, atualmente se dá pelo seu equilíbrio. Sempre de olho na audiência e também na repercussão do novo, Osorio tem feito inserções mediativas prudentes, além é claro de trazer obras pouco difundidas em solo latino. Pode ser somente uma fase? Pode, mas acredito que essa fase durará um bom tempo.

----- || -----

Espero que você tenha curtido. Aproveite que leu até o fim e compartilhe, assim este conteúdo acaba chegando a mais pessoas.

Até a próxima.


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Juan Osorio: Um produtor de fases que encontrou a fórmula do equilíbrio folhetinesco