Aparato do Entretenimento: Studio Ghibli: Sete filmes animados japoneses para você se emocionar na Netflix
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Studio Ghibli: Sete filmes animados japoneses para você se emocionar na Netflix

Cena do filme 'A Viagem de Chihiro' - Créditos: Studio Ghibli

As animações japonesas estão entre os produtos do catálogo da Netflix mais assistidos, e essa dinâmica não é frequente somente no streaming da plataforma, os filmes e animes figuram entre as produções com maior identificação a população japonesa, sendo cada vez mais difundidos por outros países na TV aberta e a cabo. Uma das empresas que contribuíram para essa visão foi o 'Studio Ghibli'.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma continua sendo até hoje um dos produtores de conteúdos mais reconhecidos do Japão, acumulando prêmios, indicações e muito prestígio no mercado cinematográfico. Se antes suas produções já faziam sucesso, agora seus filmes conseguem chegar a todos os públicos e países, tudo devido a parceria do Studio Ghibli com a Netflix. Para te ajudar, separamos sete indicações de filmes do Studio para você se emocionar e apaixonar. 

  
Pôster promocional do filme 'A Viagem de Chihiro' - Créditos: Studio Ghibli

A Viagem de Chihiro
Título original: Sen to Chihiro no Kamikakushi
(千と千尋の神隠し)

Durante a mudança de sua família para os subúrbios, uma menina mal-humorada de 10 anos de idade vagueia em um mundo governado por deuses, bruxas e espíritos, e onde os humanos são transformados em bestas.

Com mais de 30 prêmios ao redor do mundo, incluindo o Óscar de Melhor Animação, 'A Viagem de Chihiro' é muito mais que uma simples animação, a obra de Hayao Miyazaki destaca-se por incluir um diálogo aberto sobre questões humanas, conversas que vão desde o bullying até trabalho escravo. A personagem Chihiro é um claro exemplo de desconstrução social. Incluída em um ambiente que contrapõe tudo que viveu e acredita, a jovem mostra-se sempre disposta a conhecer e aprender sobre a nova cultura ao qual agora faz parte, criando laços de amizade com os habitantes.

Confira o trailer




Pôster promocional do filme 'Princesa Mononoke' veiculado em países de língua inglesa - Créditos: Studio Ghibli

Princesa Mononoke
Título original: Kari-gurashi no Arietti 
(借りぐらしのアリエッテ)

Em uma jornada para encontrar a cura para a maldição de um Tatarigami's, Ashitaka se encontra no meio de uma guerra entre os deuses da floresta e Tatara, uma colônia de mineração. Nesta missão, ele também conhece San, a Mononoke Hime.

Uma crítica social e ambiental muito bem escrita e dirigida, 'Princesa Mononoke' é sem sombra de dúvidas uma produção atemporal. Outra obra premiada e com boa aceitação, o filme narra de forma clara e proeminente as ações dos humanos sobre a natureza, atitudes essas que  acabam desencadeando uma série de equívocos ambientais e gradualmente a fúria dos espirítos. A briga entre a gana pelo dinheiro através da figura humana, sobrepondo a disputa pela vida da natureza, através dos espirítos contrasta exatamente com o reflexo da violência e ganância contemporânea do homem sobre a fauna e flora mundial.

Confira o trailer




Pôster promocional do filme 'O Mundo dos Pequeninos' veiculado por países de língua inglesa - Créditos: Studio Ghibli/Disney Studios

O Mundo dos Pequeninos
Título original: Kari-gurashi no Arietti 
(借りぐらしのアリエッティ)

Arrietty mora com seus pais, um povo de dez centímetros de altura que vive anonimamente na residência de outra família, pegando itens simples para sua casa, como açúcar. Porém, a vida deles muda drasticamente quando Arrietty é descoberta por Sho, um garoto humano que está disposto a descobrir mais sobre ela e sua família.

Através de um toque sutil e absurdamente doce, 'O Mundo dos Pequeninos' aborda justamente a disfunção de classe e o preconceito de raças. A protagonista Arrietty e o jovem Sho são de mundos completamente opostos, porém dispostos a compreender a importância de uma convivência sadia. Contudo nem todos estão na mesma sintonia, logo o diferente é taxado como algo ruim e digno de ser exterminado. Momento ideal para a abertura de uma conversa sobre respeito e empatia. 

Confira o trailer




Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Pôster promocional do filme 'Da Colina Kokuriko' - Créditos: Studio Ghibli

Da Colina Kokuriko
Título original: Kokuriko-zaka Kara 
(コクリコ坂から)

Um grupo de adolescentes de Yokohama procura salvar o clube de sua escola do baile de demolição durante os preparativos para as Olimpíadas de Tóquio de 1964 até que uma paixão surge da forma mais inoportuna.

Umi Matsuzaki é uma garota que vive com grandes responsabilidades para sua idade, é de juízo dela cuidar da avó, mãe e suas irmãs, além dos afazeres da casa. Estudiosa, Umi é uma das melhores alunas do colégio, mas pouco envolve-se com os amigos de sala e seus projetos. Até que Shun Kazama aparece e a apresenta um velho clube masculino. Apaixonada, Matsuzaki ajuda Kazama a mudar a administração do clube para que o mesmo não seja demolido, mas o que ela não esperava é que por parte dele também surgiria uma paixão. Um romance que envolve raízes familiares e muito ódio.

Uma das mensagens mais positivas da obra do diretor Gorô Miyazaki é a dinâmica feminista impregnada em meio ao ambiente machista vivido pelos jovens.

Confira o trailer



 
Pôster promocional do filme 'As Memórias de Marnie' veiculado em países de língua inglesa - Créditos: Studio Ghibli

As Memórias de Marnie
Título original: Omoide no Marnie 
(思い出のマーニー)

Devido à asma, Anna Sasaki de 12 anos acaba sendo enviada para o interior do Japão. Agora sob a tutela de parentes, Anna acaba recordando de fragmentos da sua vida que não se recordava, assim que conhece Marnie, uma menina loira que vive reclusa em um casarão abandonado.

Extremamente emocionante 'As Memórias de Marnie' se direciona ao telespectador através de uma abordagem lenta, assim como os ensaios da memória da protagonista Anna, uma jovem que vive em negação com sua família adotiva e que aos poucos se descobre apaixonada por Marnie, uma garota loira que vive no casarão depois do lago. Assim como Sasaki, Marnie é cheia de segredos, sequelas e ambições amorosas. Amizade que fornece o crescimento necessário para que Anna cure suas feridas e consiga enfim, viver em paz.

Confira o trailer




Pôster promocional do filme 'O Castelo Animado' - Créditos: Studio Ghibli

O Castelo Animado
Título original: Hauru no Ugoku Shiro 
(ハウルの動く城)

Quando uma jovem não-confiante consigo mesma é amaldiçoada com um corpo de idosa por uma bruxa rancorosa, sua única chance de quebrar o feitiço é encontrar um jovem bruxo auto-indulgente, porém inseguro, e seus companheiros em seu castelo ambulante de pernas.

O que é bom e o que é mal? De qual lado você está? Os demônios são realmente seres pestilentos? Sophie Hatter nunca se considerou bonita, tampouco uma mulher com tino para os negócios, que ao longo dos seus 18 anos seguia feliz por trabalhar numa simples chapelaria. Sem grandes expectativas de vida, seu mundo gira 360 graus ao conhecer Howl, um mago muito conhecido nas redondezas. Ela logo se apaixona e assim desperta o ódio da Bruxa das Terras Desoladas, que com raiva roga uma praga a transformando numa senhora idosa. Com uma nova visão física de si mesma, Sophie sai disposta a encontrar o mago Howl. 

Tendo a diferença etária como um dos temas principais, bem como a percepção da protagonista com as mudanças em sua vida; narrativa de compreensão e aceitação. O filme mostra as dificuldades do avanço da idade em meio a uma guerra mística entre dois extremos, garantindo espaço para discussão de temas importantes.

Confira o trailer




Siga o nosso perfil no Google News

Pôster promocional de 'O Serviço de Entregas da Kiki' - Créditos: Studio Ghibli

O Serviço de Entregas da Kiki
Título original: Majo no Takkyūbin 
(魔女の宅急便)

Uma jovem bruxa, enfim sente-se livre para viver seu ano obrigatório de vida independente, sai da casa dos pais e encontra dificuldades para entrar em uma nova comunidade, enquanto se sustenta executando um serviço de correio aéreo.

Independência? A vida é linda e bela? Não. 'O Serviço de Entregas da Kiki' fala exatamente a respeito destes argumentos, da falsa ilusão de pertencimento e autonomia que muitos jovens acreditam encontrar mundo afora. Nova, humilde e bruxa, Kiki é o instrumento ideal para o desprezo de parte da população da cidade que escolheu para viver, e ela terá que descobrir sozinha que para crescer precisará muito mais do que dinheiro, precisará ser paciente.

Confira o trailer



Todos os filmes estão disponíveis em áudio dublado e original no catálogo da Netflix Brasil.

Curtiu a matéria? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Studio Ghibli: Sete filmes animados japoneses para você se emocionar na Netflix