Aparato do Entretenimento: CRÍTICA: 'Veneno' mais que uma série LGBT, uma crítica social sobre as minorias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

CRÍTICA: 'Veneno' mais que uma série LGBT, uma crítica social sobre as minorias

Daniela Santiago em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Em maio de 2019 postei uma matéria aqui no site informando que a Atresmedia iria produzir uma série baseada na vida de Cristina Ortiz, um dos mais importantes e populares nomes da causa LGBT da Espanha. 


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Hoje, quase um ano depois, retorno aqui não só para anunciar que o episódio piloto de 'Veneno' já está disponível, como também para trazer a primeira crítica da série em solo brasileiro. Atresmedia é uma das produtoras líderes do mercado de audiovisual na Espanha, partindo dela grandes produções que ganharam proporções mundiais, tais como o êxito 'La Casa de Papel' e a recente 'Toy Boy', ambas presentes no catálogo da Netflix. 

Acompanhei o primeiro episódio da série e trago para você leitor os aspectos positivos e negativos da produção.

  
Logomarca da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Antes de começar é preciso que você conheça a história e o elenco principal de 'Veneno'


Isabel Torres em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Isabel Torres
Interpreta Veneno na fase mais velha

Após anos e depois de uma terrível experiência traumática, Veneno mudou, física e psicologicamente. Sua esplêndida figura se desintegrou e a medicação fez dela praticamente um zumbi, movendo-se em Valência sem rumo, auxiliada por sua amiga, Paca la Piraña. É nesse momento, que todos parecem tê-la esquecido, quando ela conhece uma jovem admiradora, que vê Cristina como um modelo e propõe uma ideia para se levantar e recuperar a fama que o destino lhe tirou.


Daniela Santiago em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Daniela Santiago
Interpreta Veneno na fase jovem 

Cristina deixou Joselito para trás e agora, em sua nova vida, tenta fazer seu caminho nas poucas maneiras pelas quais uma mulher como ela pode ter sucesso nos anos 1990. A seu favor, ele tem uma forma física espetacular, muita engenhosidade e um grande caráter para enfrentar as dificuldades, que são o pão de cada dia em uma vida como a dela. Mas essas mesmas qualidades são aquelas que também atraem a atenção do apresentador de TV do momento, Pepe, que, maravilhado com o fato de que a conhece, começa a suspeitar que algo mágico está escondido atrás daquela mulher.


Créditos: Atresmedia

Jedet
Interpreta Veneno antes de tornar-se transexual

O passar dos anos e seu novo trabalho fizeram de Joselito uma pessoa incrivelmente atraente para mulheres e outros homens. Sua disseminação, sua beleza e sua habilidade de sempre fazer o que quer, lhe rendeu o carinho das novas pessoas ao seu redor. Joselito começa a descobrir dessa forma o amor, o sexo, o mundo do meio ambiente e do amor. Um amor que eventualmente o fará repensar quem ele realmente é e que curso sua vida deve tomar.


Créditos: Atresmedia

Marcos Sotkovszki
Interpreta Joselito adolescente

Os anos passaram e Joselito agora está ciente do que o diferencia, aceita como ele é e não o esconde. Isso, na Espanha, no final dos anos 70 e início dos anos 80, ainda não é fácil, especialmente em uma cidade como a sua, onde ele terá que aprender rapidamente como enfrentar aqueles que pretendem tornar sua vida impossível, a fim de encontrar seu lugar no mundo.


Créditos: Atresmedia

Guille Marquez
Interpreta Joselino criança

Joselito tem 9 anos e é livre, corajoso e muito sensível. Ele adora fazer travessuras pelo bairro e brincar com os animais, cuja companhia tende a preferir a das pessoas, especialmente a de outras crianças, que começam a perceber que ele não é exatamente como os outros. Mas Joselito não se deixa levar e procura se expressar como se sente, sempre com um objetivo claro: alcançar o amor de sua mãe, Maria José.


Créditos: Atresmedia

Paca "La Piraña"

Paca é uma cuidadora por excelência, uma pessoa cheia de tanto amor que precisa distribuí-lo para que não exploda. Paca "La Piraña" pertence à primeira geração que já lutava quando a Espanha ainda vivia em preto e branco em busca da liberdade de expressão, mesmo que fosse apenas um suspiro. Por ter recebido o carinho e a aprovação necessários para crescer em um ambiente saudável, Paca é exatamente o oposto de Cristina; uma pessoa pacífica, educada e calma.


Créditos: Atresmedia

Desiree Rodríguez
Interpreta Paca "La Piraña" jovem

'La Piraña' é uma mulher que retém tudo, pois acredita que jogar fora é o mesmo que abandoná-la, e isso é errado, então, desde que conheceu Cristina, se tornou uma sua amiga íntima e mãe adotiva.


Lola Rodríguez em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Lola Rodríguez
Interpreta Valeria

Valeria é esse tipo de pessoa que, diante das injustiças, tem que agir. Salvando as distâncias do salto geracional, a vida de Valeria é facilmente comparável à de Cristina; uma vida de busca, descoberta e luta. Uma garota culta e inteligente que decidiu cursar jornalismo para aproveitar sua ansiedade em procurar e estampar realidades. Como Cristina, ela também foi chamada pelo nome errado por muito tempo, mas isso continua a mudar, porque Valeria inicia um processo de mudança e descoberta pessoal ao conhecer La Veneno, uma figura que sempre causou seu fascínio desde que a viu pela primeira vez na televisão.


Lola Dueñas em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Lola Dueñas
Interpreta Faela

Faela é uma jornalista astuta, rápida e corajosa que ama seu trabalho. Ele é o braço direito de Pepe para os relatórios do programa "The Mississippi", sempre recebendo o melhor material para apresentar. Devido à licença-maternidade, Faela volta ao trabalho após o parto, descobrindo que o programa seguiu em frente sem ela. Devido à sua insegurança sobre a nova situação, Faela embarca em uma luta desesperada para recuperar seu terreno.


Esther Expósito em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Esther Expósito
Interpreta Machús

Machús é loira, bonita, explosiva, cheia de luz... É espetacular. Uma jovem adorável que estreia como jornalista em 'The Mississippi' substituindo Faela após sua licença-maternidade. Ela é muito boa em fazer seu trabalho, ela sabe exatamente o que Pepe quer para o show e o que o público precisa. Tudo o que Machús tem doce, também tem na mesma proporção de veneno. 


Lola Rodríguez e Mariola Terés em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Mariola Terés
Interpreta Amparo

A melhor amiga de Valéria e sua fiel escudeira. Amparo mora em Valência, é uma garota simples que trabalha em um supermercado como caixa, tem um namorado e se veste com a estética gótica da época. Amparo se importa exatamente com o que Valeria é, a ama como ela é e a admira profundamente. Assim, sem procurá-la, Amparo tem um encontro fugaz com uma pessoa em Valência que mudará totalmente a vida de seu amiga Valeria.


Créditos: Atresmedia

Ciro Petrone
Interpreta Angelo

Angelo é um imigrante italiano que provavelmente passou por dificuldades em sua juventude. De certa forma, é como Poison, um sobrevivente que não teve muita sorte na vida, só que Ciro agora sobrevive às custas dos outros. Atraente, astuto, e malandro, não hesita em se aproximar de Cristina assim que a vê pela primeira vez, sabendo que 'La Veneno' pode gerar uma vida de luxos e assim, Ciro irá sugar até última gota de seu sucesso.


Créditos: Atresmedia

Israel Elejalde
Interpreta Pepe

O rei da noite da televisão, destinado ao jornalismo e comunicação. Pepe é feito de material televisivo. Com uma personalidade astuta, avassaladora, magnética e eloqüente, ele reúne milhões de espectadores todas as noites em frente à TV para assistir seu programa, "The Mississippi". A marca de Pepe é trazer aos espectadores personagens exóticos que não foram expostos de outra forma. É assim que, quando encontra 'La Veneno', fica convencido de que ela tem que estar no programa e que a mulher é feita para a televisão.


Frame dos primeiros segundos do episódio piloto da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Elogiada

Criada por 'Los Javis' - Veneno - estreou no último dia 29 de março através da plataforma de streaming da Atresmedia e antes mesmo da polêmica estreia a série já colecionava elogios da imprensa especializada. O jornal espanhol El País, descreveu o seriado como 'Um relato comovente e completo', assim como o jornal espanhol La Razón que atribuiu status de perfeição a 'Veneno' em suas linhas o jornal escreveu 'Brilhante ficção'

El Confidencial, jornal digital espanhol também limitou o produto a algo extremante brilhante: 'Uma série imprescindível' enfatizou em sua publicação. Outros veículos de mídia impressa e online também elogiaram o projeto: 'Uma obra de arte' - Exclusiva Digital; 'Uma terna carta de amor' - Bluper; 'Uma autêntica joia' - El Televisero; 'Um presente' - Portal Shangay; 'Uma série absolutamente perfeita' - concluiu o site OK Diario.


Valeria, interpretado pela atriz Lola Rodríguez - Créditos: Atresmedia

Javier Calvo e Javier Ambrossi, responsáveis pelo filme 'La llamada' e a série 'Paquita Salas' são os criadores de 'Veneno'. Junto a 'Los Javis' completam a equipe de roteiristas Claudia Costafreda, Elena Martín, Javier Pascual, Ian de la Rosa, Félix Sabroso, Valeria Vargas, Javier Galán, Diego Pinillos e Valeria Vegas, todos com experiência em cinema e TV. 

A abordagem textual é forte, afinal de contas, 'La Veneno' era uma personagem importante. Toda essa coragem é vista através do roteiro, que não poupa esforços para trazer crivilidade, seja através de gírias, ou mesmo, diálogos que instiguem o telespectador a conhecer um pouco mais do dia a dia das transexuais na Espanha de anos atrás. A naturalidade é a peça fundamental do roteiro, assim como a mudança temporal entre seus personagens, a começar pela própria Veneno que tem sua vida abordada através de vários lapsos temporais, que vão da infância até sua meia idade. Fornecendo desta forma subsídios para o acolhimento do público, atitude que o roteiro soube amarrar. 


Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

Daniela Santiago em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Dirigida pelos seus criadores com a participação do renomado diretor Alex Rodrigo (La Casa de Papel/El embarcadero/Vis a Vis) - Veneno - tem todo o delineamento de cinema, apostando em takes que usam a câmera como objeto principal da sondagem, evidenciando desta maneira a protagonista e seus coadjuvantes. Com locações em pontos como Isleta del Moro, Almería e Andalucía na Espanha, a série mescla em sua fotografia elementos gráficos a cenários soturnos, o que no fundo, para o telespectador acaba deixando o produto com uma carga sombria e dramática. O que pode parecer estranho a primeira vista, vai de encontro com o mundo de segredos e esconderijos vivenciados por muitas transexuais, o que volta mais uma vez a bater na tecla: naturalidade e representatividade.

Machús, vivida pela atriz Esther Expósito é uma das peças chave da série - Créditos: Atresmedia

Produzida pela Atresmedia Studios em parceria com a Suma Latina, Veneno já um sucesso de mídia. Com poucos dias no ar pelo streaming da Atresmedia, já figura como uma das produções mais assistidas da plataforma digital. Resultado que nem gera estranheza, vez que, o elenco segue entrosado e apresenta um belo trabalho. No episódio piloto destaca-se as atuações da estreante Lola Rodríguez, interpretando um jovem estudante de jornalismo que busca aceitação e reconhecimento através de uma mudança em seu estilo de vida, tornando-se Valeria. Lola Dueñas é outra grande revelação da estreia, dando vida a Faela, a atriz entregou-se totalmente ao projeto, compondo uma personagem distinta, corajosa e disposta a brigar. Esther Expósito, talvez seja o rosto mais conhecido do elenco atualmente, a atriz que interpretou Carla nas três temporadas de 'Élite' da Netflix em 'Veneno' causou boa impressão nas cenas destinadas a sua personagem Machú. 

Confira os primeiros minutos da série




Lola Rodríguez e Mariola Terés em cena da série 'Veneno' - Créditos: Atresmedia

Isabel Torres e Daniela Santiago são as grandes estrelas de 'Veneno' escaladas para viverem a homônina na série, ambas mostram um olhar assertivo de fases distintas da atriz e cantora, enquanto Daniela vive o status, Isabel vive o declínio. 



Neste conflito de idades e fases, Cristina Ortiz é representada de forma visceral, o que não deixa de ser uma espécie de homemagem das atrizes que interpretam 'La Veneno'.


Siga o nosso perfil no Google News

Daniela Santiago em cena da série 'Veneno'. Créditos: Atresmedia

'La Veneno' é uma conversa franca sobre a dura realidade da comunidade LGBT nos anos 70, 80 e 90, e que até hoje reflete em busca de direitos iguais e respeito. Também é uma série onde a narrativa é aberta, dando espaço para sentimentos mútuos, a medida que 'La Veneno' é uma personagem totalmente midiática e ambígua, de coração leve e que gera comoção. A crítica social que ronda todo seu desenvolvimento vai desde seus criadores, Javier Calvo e Javier Ambrossi, casados, até o elenco composto por atores gays, atrizes lésbicas e transexuais, trazendo novamente a narrativa de igualdade e o reflexo das minorias. Em sua perdição, Cristina queria apenas uma coisa; ser reconhecida e respeitada.

O primeiro episódio de 'Veneno' está disponível na plataforma ATRESplayer Premium para assinantes, porém quem quiser acompanhar mais episódios da série, terá que esperar um pouco mais, isso tudo devido a pandemia de Coronavírus que atinge a Espanha, que levou a Atresmedia por medidas de segurança e seguindo os protocolos da OMS, suspender as gravações finais de 'Veneno'.

Confira as gravações da série e entrevista com os criadores



Curtiu a crítica? Então compartilhe e faça este conteúdo chegar a mais pessoas.


Siga-me no Twitter: @Hiago__Junior 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “CRÍTICA: 'Veneno' mais que uma série LGBT, uma crítica social sobre as minorias