Aparato do Entretenimento: 11 brincadeiras divertidas para aproveitar o período em casa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

11 brincadeiras divertidas para aproveitar o período em casa


Não deixe o isolamento atrapalhar a diversão, confira algumas opções para entreter as crianças.


Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


Ninguém esperava por uma pandemia em pleno início de 2020, muitos menos os papais e mamães que trabalham fora e agora precisam lidar com um time de crianças cheio de energia em casa.

Todos sabemos que a situação é complicada, mas, neste momento, o confinamento é um ato de cuidado e amor com todos para que não sejam afetados pelo novo coronavírus. 

Agora que já aceitamos a jornada tripla de trabalho que vem junto da quarentena, é preciso entreter as crianças e, para isso você vai precisar ser muito criativo!

É hora de voltar à sua infância: lembra quando não existia Internet ou milhares de opções de brinquedos? As crianças de antigamente se viravam bem!

Por isso, a Pampili que oferece tênis infantis preparou uma lista de brincadeiras divertidas longe das telas e que podem ser feitas dentro de casas ou apartamentos. 

Vamos lá?

Jogos de tabuleiros

Se tem uma coisa que pode deixar uma turminha do barulho ocupada por um bom tempo são os jogos de tabuleiro. Ludo, damas, xadrez, Monopoly… são várias opções para que a brincadeira nunca fica repetitiva. 

A dica para engajar os pequenos é escolher o jogo de acordo com a idade dos participantes, assim ninguém vai se sentir por fora.

Stop!




Essa é para as criança maiorzinhas, que já sabem ler e escrever. Muita gente conhece essa brincadeira por adedonha, que, além de ser um bom entretenimento, pode estimular a criançada a expandir o vocabulário e também a cultura. 

Para brincar, você vai fazer colunas de diversos temas, como por exemplo: 

- Nome
- Cor
- Fruta
- Animal
- País 

Invente quantos quiser, tudo vai depender do nível de conhecimento das crianças.

Depois, vocês vão sortear uma letra do alfabeto e todos têm que escrever em cada coluna um item que comece por aquela letra. 

Por último, é hora da revelação. Respostas inéditas valem 10 pontos, a repetidas valem 5, e quem não completou, zero. Ganha quem pontuar mais alto ao final de algumas rodadas. 

Mímica


Uma brincadeira ideal para toda a família, seja individualmente ou em grupos.  As crianças mais competitivas e criativas vão adorar esse embate. Escolham temas para variar bastante, por exemplo: filmes, músicas, animais, profissões, etc. Depois, é só se virar para interpretar sem poder falar nada!

Cabaninha


Crianças adoram subverter a ordem. Se você estiver disposto, deixe que eles façam uma pequena baguncinha. Lembre-se: é pelo bem do entretenimento!

Fazer uma cabaninha é fácil: basta um lençol e arrastar alguns móveis, como mesa, cadeiras e sofá, para que eles tenham uma cabana na sala para brincar. Almofadas e uma luminária tornam o espaço mais gostoso. 

Circuito com obstáculos


Nessa brincadeira, os móveis da sua casa vão virar obstáculos e os pequenos serão desafiados a cumprir missões dignas de um verdadeiro 007. Monte circuitos desafiadores para eles chegarem até o quarto, por exemplo, passando por debaixo da mesa, pulando em um pé só no corredor e tudo isso segurando uma bola com uma mão. O circuito é o equivalente a uma aula de educação física e vai fazê-los treinar equilíbrio, raciocínio e muito mais.

Pintura


Proteja bem o chão, encontre caixas de papelão ou até cartolinas grandes, tinta guache (lavável e atóxica) e deixe a imaginação das crianças fluir! Muitas vezes os pequenos só precisam de uma atividade criativa e sem muitas regras para gastar energia e relaxar.

Cabo de guerra


Quem tem mais de um filho em casa e conta com um espaço como garagem, jardim ou quintal pode propor uma disputa de cabo de guerra. Separe os pequenos em duas equipes em que a força das crianças seja mais ou menos equivalente. Cada uma segura a corda em uma ponta, você dá o grito de partida e os mais fortes vencem!

Boliche


Esse é bem fácil, divertido e cabe até mesmo dentro de um apartamento. 

Junte algumas garrafas de leite ou refrigerante e chame as crianças para ver quem é o melhor de pontaria usando uma bola de tamanho médio. Quem sabe não rola um campeonato em família?

Contação de histórias


A leitura é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos, e esse momento lúdico também é uma oportunidade incrível para se aproximar das crianças. Deixe elas participarem do momento lendo um trecho do livro, comentando o que acham das histórias ou até criando os próprios finais felizes. 

Caça ao tesouro


Para os que gostam de ação, nada como uma caça ao tesouro! A brincadeira vai colocar a criançada para se mexer e exercitar os cinco sentidos. Quem é fã de Detetives do Prédio Azul (DPA) vai adorar!

Para instigá-los a serem bons detetives, saia escondendo vários objetos ou um grande prêmio pela casa. Assim que terminar, dê algumas pistas para que eles possam encontrar. 

A brincadeira também valoriza o trabalho em equipe e, no final, ainda vão poder aproveitar juntos a descoberta.

Mini-horta


Como os pequenos estão direto em casa, esta é uma ótima oportunidade para realizar atividades que eles não costumam fazer no dia a dia. Além disso , sair da rotina é saudável para as crianças.

Para isso, aposte em um dia para falar sobre plantas, legumes, e verduras enquanto montam a própria horta, seja no jardim ou em um pequeno vaso. O importante é fazer as crianças colocarem a mão na massa.

Essa atividade deve ir evoluindo: depois de aprender a plantar, você pode ensiná-los a cuidar da hortinha, ir acompanhando diariamente o desenvolvimento dela até finalmente ver as flores ou fazer a colheita.

Siga-me no Instagram: @caarlosdecastro 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “11 brincadeiras divertidas para aproveitar o período em casa