Aparato do Entretenimento: Relembrando Sucessos: La Mentira, uma história sobre amor, vingança, intrigas e muitas mentiras
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Relembrando Sucessos: La Mentira, uma história sobre amor, vingança, intrigas e muitas mentiras

Guy Ecker e Kate del Castillo em cena da novela 'La Mentira' - Créditos: Televisa S.A

O ano era 1998 e o produtor Carlos Sotomayor lançava um projeto sem pretensão alguma no horário das 17h. Essa trama no entanto foi uma daquelas novelas que chegou quietinha e alcançou um grande êxito, surpreendendo a todos, apresentando uma boa história e um elenco afiado, foi assim que surgiu um dos grandes sucesso da Televisa naquele ano: 'La Mentira'.

Siga o nosso perfil no Instagram
@aparato_entretenimento


A novela segue a história de duas primas chamadas Verônica e Virgínia, sendo a primeira uma mulher muito alegre e determinada enquanto que a segunda é uma mulher má e ambiciosa, que diante de toda sua família e da sociedade finge ser uma boa pessoa, ela joga a culpa de suas maldades em sua prima Verônica.
Na trama, Virgínia se envolve com um homem chamado Rodrigo apenas para roubar tudo o que ele tem. Quando o mesmo descobre a verdade, ele comete suicídio. Seu irmão Demétrio ao voltar para o México para visitar a fazenda em que Rodrigo vivia, descobre que ele se suicidou por causa de uma mulher que possui seu nome iniciado com a letra 'V', com isso decide ir atrás dela para castigar a mulher responsável pelo suicídio de seu irmão.
No entanto, como não sabe bem de quem se trata, e tendo poucas pistas ele acaba chegando na pessoa errada, culpa Verônica e se casa com ela para poder executar sua vingança, e torna sua vida um verdadeiro inferno.
Verônica tempos depois descobre que a responsável pela morte de Rodrigo, é, na verdade sua prima Virgínia. Então, elabora um plano para fazer com que Virgínia confesse a todos que é uma mulher má, dissimulada, ambiciosa, mentirosa e capaz de cometer as maiores atrocidades em nome de seus interesses.
Kate del Castillo em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

O maior destaque da novela foi seu o casal central, com uma relação de amor e ódio e uma química espetacular em cena, Verônica e Demétrio viraram um dos pares favoritos da audiência naquele momento. Kate del Castillo esteve ótima no papel de Verônica, uma mulher determinada e independente que rendeu ótimas brigas com Demétrio. 


Já Guy Ecker que fez muito sucesso na Colômbia em 1994 na novela "Café com aroma de mulher", fez seu debut no México e agradou bastante o público com sua interpretação, Demétrio encantava e irritava na medida certa, mas apesar de ter feitos outras novelas na Televisa, sua carreira não decolou em solo Mexicano como esperado.
Karla Alvarez em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Mas a melhor atuação da novela ficou por conta da saudosa Karla Alvarez, a atriz fez de Virgínia uma falsiane pra ninguém botar defeito, a megera vivia invejando Verônica e fazia de tudo para acabar com a reputação da prima, enfim Virgínia deu verdadeiras aulas de como criar intrigas. Algo bastante curioso da personagem é que ela nunca se interessou por Demétrio, algo bastante diferente naquela época.

Outros destaques do elenco foram Sergio Basañez como o mimado e insuportável João, o ator atuava bem só que seu personagem obviamente não caiu nas graças do público pelos motivos citados anteriormente, tanto que depois dessa novela ele pegou seu passaporte para a TV Azteca e só regressou a Televisa em 2018. 

Ainda destacaram-se Salvador Pineda na pele de Francisco Moguel, um médico que alcoólatra e Tina Romero vivendo Irma, a esposa submissa de Moguel que era agredida por ele. Blanca Guerra entrou na reta final da novela e foi outra grata surpresa na pele de Miranda, a verdadeira mãe de Verônica.


Sergio Basañez, Kate de Castillo e Guy Ecker em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

Apesar de ser uma novela muito boa, 'La Mentira' apresentou algumas falhas. O capítulo mais memorável sem sombra de dúvida foi onde Verônica invadia a cerimônia de casamento de Virgínia e João, para finalmente tirar a máscara da prima e revelar todas as suas mentiras, dizendo que ela era de fato a pessoa responsável pela grande 'mentira' do título da novela. Um capítulo simplesmente fenomenal!

Só que depois dessa maravilhoso capítulo as coisas esfriaram um pouco. Depois de começar de forma bastante ágil, com capítulos muito empolgantes e cheios de reviravoltas vimos a trama se arrastando, pois foi surgindo histórias aleatórias que em nada tinham ligação com a história central, dando aquela impressão que a famosa 'barriga' havia entrando na novela.


Guy Ecker em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

No Brasil, foi exibida pelo SBT entre 8 de maio a 2 de outubro de 2000, em 100 capítulos, substituindo 'O Privilégio de Amar' e sendo substituída por 'Esmeralda', às 20h30. 

Quando ninguém mais acreditava em uma reexibição da novela o SBT decidiu surpreender a todos e reprisar a trama pela primeira vez após 16 anos, entre 28 de março a 15 de julho de 2016, em 80 capítulos, substituindo Chaves e não tendo substituta. 

Durante sua primeira exibição fez sucesso chegando a uma média geral de 14 pontos, embora não tenha superado sua antecessora. Já na sua reprise mesmo com uma divulgação bem fraca e audiência relativamente baixa em seu primeiro mês, a reprise da novela conseguiu reagir após alguns ajustes na grade da emissora e fechou com uma média geral de 6 pontos.

Siga a nossa revista no Flipboard
View my Flipboard Magazine.

A novela definitivamente tem uma história que agrada bastante os produtores já que ganhou quatro remakes deste a exibição dessa versão, mas destaco três deles aqui. 

No SBT, ganhou uma versão intitulada “Corações Feridos”, que foi bem fiel a versão de 1998. Já na Televisa, o primeiro realizado foi “Cuando me Enamoro” que fez bastante sucesso e que trouxe várias adaptações no roteiro, foi estrelada por Silvia Navarro e Juan Soler, essa versão inclusive deve ser exibida em breve no SBT caso o patrão não mude de ideia. Em 2015 ganhou mais uma versão intitulada de “Lo Imperdonable”, que trouxe Ana Brenda Contreras e Iván Sanchéz nos papéis principais, mas essa versão foi um retumbante fracasso e motivos não faltaram para isso.


Guy Ecker e Kate del Castillo em foto promocional da novela - Créditos: Televisa S.A

No geral 'La Mentira' foi uma boa novela, teve uma envolvente história e boas atuações, embora apresente uma queda na qualidade em sua reta final, seu saldo final foi super positivo. Tivemos aqui uma história diferente das apresentadas naquele período, uma ótima produção, belas locações, um casal quimicamente espetacular e uma vilã acima da média.

Siga o nosso perfil no Google News


Siga-me no Twitter: @EduardoOAlves2 



Aparato do Entretenimento

Criado em 2014, o "Aparato do Entretenimento" traz ao seu leitor uma gama versátil de conteúdo. Conta com colunistas especializados em áreas de atuação diferentes, que visam desta forma atender a você querido(a) leitor(a). Além da sua visita, esperamos ser seus amigos e como seremos pode nós dar aquela dica para melhorar, um puxão de orelha, elogiar. Acima de tudo queremos sua participação.


0 thoughts on “Relembrando Sucessos: La Mentira, uma história sobre amor, vingança, intrigas e muitas mentiras